UAU! Que ano bem viajado. Em 2015 consegui realizar dois grandes sonhos da VIDA: viajar para a Rússia e para a Tailândia. E além desses dois destinos, pude conhecer um montããão de lugares maravilhosos ao redor do mundo, e repetir alguns pelos quais eu já era apaixonada. Um ano muito feliz e realizado, pois viajei nos 12 meses do ano (e essa era a meta! hehehe :D).
E MAAAAIS feliz ainda, pois foi em 2015 (maio) que nasceu o meu novo blog LALAREBELO.COM, com essa cara moderninha, clean e cheio de ferramentas práticas. O blog virou oficialmente um negócio… O meu TRABALHO.
Tantas viagens, tantas dicas compartilhadas, tantas fotos…
Então vamos à retrospectiva:
Se há um lugar incrível para começar o ano, esse lugar é na PRAIA. E foi assim que meu 2015 começou: em Cancún e na Playa del Carmen, com meus irmãos, cunhados e amigos. Os tons de azul turquesa daquele lugar são de deixar qualquer um de queixo caído (nível máximo no turquesômetro!! hehehe), assim como as histórias da civilização maia. Foram dias de praia, cenotes e passeios maravilhosos.
>>> Leia post aqui.
No Carnaval, foi a vez de conhecer mais uma pedacinho desse Caribe que tanto amo: Porto Rico. Um arquipélago que é uma “partezinha” dos Estados Unidos (na verdade, um “território não-incorporado”). Descobri que Porto Rico vai muuuuito além de seus cantores famosos (Ricky Martin, J’Lo, Bruno Mars… hehehe). O território é cheio de praias lindas (calminhas ou para surf), um centrinho histórico que é uma graça (Viejo San Juan) e uma lagoa bioluminescente bizaaarra (fenômeno de emissão de luz por parte de organismos vivos).
>>> Leia post aqui.
Depois de adiar em um pouco mais de 1 ano essa viagem, enfim conheci a Tailândia. Sou perdidamente apaixonada por este país. Tão completo, tão intenso e tão sereno. Fui embora de lá com a sensação de que a Tailândia é um país abençoado, farto… Tudo o que tem, tem em abundância. Seja no quesito religião, sorrisos, doçura ou até mesmo em culinária. 🙂 Oferece uma experiência plena: templos maravilhosos, cidades caóticas e praias paradisíacas. Conhecemos Bangkok, Chiang Mai e as praias mais lindas (Phi Phi e a famosa Maya Bay, Railay e Phranang Beach em Krabi, Poda, Chicken Island etc.).
>>> Leia os posts clicando abaixo:
. Introdução – tudo o que você precisa saber antes de ir para a Tailândia
. Bangkok
. Chiang Mai
. Praias (Phi Phi, Krabi & mais)
Um lugar de arrepiar. O Camboja mexeu profundamente comigo, me deixou abobalhada com tanta beleza, tanta riqueza de detalhes, e me fez refletir o tempo todo. Não é uma viagem leve, admito. Mas faz um bem absurdo. No país, fomos apenas à cidade de Siem Reap, onde está a maior construção religiosa do mundo e símbolo nacional, o templo Angkor Wat. Lá também ficam outros templos incríveis, como Bayon, Baphuon, Ta Prohm e Banteay Srei. Fizemos um passeio de quadriciclo pela zona rural, no qual íamos encontrando com as crianças cambojanas, que foi super especial.
>>> Leia post aqui.
Na Páscoa, decidimos ir para o México mais uma vez… Só que para uma versão mais rústica do país (e da própria Riviera Maya): Tulum. Amei! Um lugar verdadeiro, puro, genuíno e autêntico. A cidade ficou conhecida principalmente por causa das ruínas maias que estão na beira-mar, no alto de um penhasco, lindíssimas. Mas Tulum também impressiona por suas praias, por seu mood relaxado e até um pouco roots (não há energia elétrica) e seus cenotes UAU. Mergulhamos em um chamado Cenote Dos Ojos que é simplesmente o máximo.
Na mesma viagem, fomos também para Playa Del Carmen, balneário famoso e baladeiro entre Tulum e Cancún, e para Cozumel, uma ilha delícia para mergulhar.
>>> Leia post aqui.
Minha segunda ida a esse arquipélago panamenho, que fica na costa atlântica do país (ele apareceu também na retrospectiva de 2014). Dessa vez, fui com minha amiga Livia que veio me visitar :). É o destino de praia no Panamá mais famoso entre os “gringos”. O lugar é popular devido às suas praias de águas claras e calminhas, típicas do Caribe, e ao mesmo tempo, por suas ondas, que são famosas entre os surfistas. Além das praias, oferece uma atmosfera relaxada, amigável e “easy-going”, casinhas coloridas e uma sensação de estar “no meio do nada”.
>>> Leia post aqui.
San Blas entrar na minha lista de lugares visitados em 2015 não é surpresa pra ninguém, né?! hehehe. 😀 AMO esse arquipélago e vou SEMPRE que posso. O objetivo dessa ida era mostrar o paraíso à minha amiga Livia que estava nos visitando (a mesma amiga que foi comigo para Bocas del Toro). Passamos apenas o dia e as ilhas visitadas foram: Isla Chicheme Chico e Isla Pelicano.
San Blas é um arquipélago com mais de 360 ilhas no Mar do Caribe panamenho que pertence aos índios Kuna (tem status semi-autônomo). Fica a apenas 2h30 de carro + barco da capital, Cidade do Panamá.
>>> Leia post aqui.
Outro destino que também estava na retrospectiva de 2014, e ainda bem que teve repeteco! Nesse ano, a visita a Big Apple teve foco mais gastronômico. Fui a dezenas de restaurantes delicioooosos para fazer uma lista com os 20 imperdíveis para o blog. Também aproveitei para explorar uma outra região de Manhattan: Downtown (SoHo, NoHo, TriBeCa e Meatpacking District).
>>> Leia os posts clicando abaixo:
. Básico de Nova York
. NYC Gourmet – restaurantes imperdíveis
. NOMO SOHO – Hotel Review
Logo após Nova York, fomos para o estado do Colorado, nos Estados Unidos. Um lugar que é normalmente visitado nos meses de inverno, devido às suas centenas de pistas de esqui. Mas nós fomos no verão e mesmo assim foi divertido (mas com gostinho de “quero voltar quando tiver neve!” hehehe). Visitamos Denver (a capital do Colorado), Vail e Beaver Creek (duas cidadezinhas famosas para esquiar) e também fomos ao Red Rocks Amphitheatre, uma casa de shows ao ar livre em meio a rochas giganteeeescas (o único anfiteatro natural com acústica perfeita no mundo), onde vimos um show super animado da banda Barenaked Ladies (que toca a música de abertura da série The Big Bang Theory). Muito bom!
Conheci Cuba em 2013 e neste ano voltei ao país para conhecer uma de suas praias mais famosas: Varadero. São 20km de areia branquinha e mar azul turquesa. Alugamos um carro em Havana e lá fomos nós… Foram 2 horas de estrada e um fim de semana no paraíso.
Depois de aproveitar muito na praia, voltamos para a Havana (como eu amo essa cidade!!) para passear e curtir um pouquinho antes de ir embora para o Panamá. Explorei muitos hotéis e restaurantes bacanas para colocar no blog.
>>> Leia os posts clicando abaixo:
. Varadero
. Dicas gerais de Havana – tudo o que você precisa saber antes de ir
. Hotéis e Restaurantes em Havana
O mês de agosto começou bem do jeito que a gente gosta: com muito sol e praia. Fomos explorar um pouquinho mais do país que moramos… Pegamos o carro e em em pouco mais de 4h estávamos em Pedasí. Ficamos o fim de semana na Playa Venao, uma praia de areia negra, paraíso do surf, com hotéis bacanas e hostels descolados. Ficamos em um chamado Playa Venao Hotel Resort que tinha um piscina lindíssima e uma super vista do por do sol (aliás, o mais lindo que já vi no Panamá).
>>> Leia post aqui.
Eeeee!! Mais uma ida a San Blas (adooooro!!). Dessa vez levamos as visitas, mamãe e titia, para conhecer o paraíso. As ilhas escolhidas foram: Isla Perro Chico e Isla Fragata.
>>> Leia post aqui.
Setembro foi o mês de uma das maiores realizações da minha vida: conhecer a Rússia. E para chegar até lá, voamos de KLM, com conexão em Amsterdam. Claaaro que aproveitei pra dar uma esticadinha e curtir um pouquinho da cidade das bicicletas, queijos e wafels. Estive lá em 2009 e foi um prazer enorme voltar, dessa vez na companhia do meu marido e dos meus pais. Ao invés de hotel, ficamos hospedados em um apartamento charmosíssimo com vista para um um canal.
>>> Leia post aqui.
De todos os lugares do mundo, a Rússia é o que eu mais sonhei em conhecer. Depois de quase 100 anos, fomos os primeiros da família a colocar os pés novamente nessa terra, de onde meus bisavós fugiram para a América com os filhos, escondidos no porão de um navio, após a Revolução Bolchevique. Esse assunto “Rússia” mexe demais comigo (coisa de sangue, de pele, de vidas passadas… Sei lá!!) e estar em contato com tudo isso que faz parte de quem eu sou hoje, me emocionou muito.
Fizemos o roteiro básico das “Duas Capitais”, começando por São Petersburgo e terminando por Moscou. São Petersburgo, uma cidade “pomposa”, ainda transpira o período do Imperialismo Russo, e tem a cara e a alma dos Czares. Já Moscou te dará aquela sensação de estar na Rússia MESMO (com aquele toque de nostalgia soviética). Uma cidade vermelha, cheia de símbolos, avenidas largas, praças gigantes, Igrejas Ortodoxas e um povo ÚNICO (muito RUSSO! Hehehe).
>>> Leia os posts clicando abaixo:
. Introdução Rússia – tudo o que você precisa saber antes de ir
. São Petersburgo
. Moscou
Meu marido já morou na Hungria e é apaixonado pelo país. Minha vontade de conhecer também sempre foi grande. Quando descobrimos que havia um vôo direto de Moscou para Budapeste, não pensamos duas vezes. Após conhecer a Rússia, fomos passar uns dias incríveis nessa cidade belíssima, imponente, com uma atmosfera leve e descomplicada (à parte do idioma húngaro, que é complicadíssimo! rsrs).
>>> Leia post aqui.
Em 2013 e 2014 já tínhamos ido para a República Dominicana outras vezes (Punta Cana), mas foi a primeira vez que resolvemos explorar um território completamente novo: Península de Samaná, no nordeste do país. Um lugar puro e genuíno, que apesar de já ter uma certa estrutura para o turismo, com bons hotéis e estradas, ainda não houve uma superexploração.
Uma natureza quase virgem, repleta de praias de areia branca e água transparente, muito verde, com áreas de reserva florestal e cachoeiras. Um dos lugares mais lindos do país também fica na região: Cayo Levantado – uma ilhotinha PARADISÍACA. Passamos momentos deliciosos no super The Bannister Hotel.
>>> Leia post aqui.
Depois de conhecer Samaná, fomos para Santo Domingo para explorar um pouquinho da capital dominicana. Uma cidade moderna, agitada, em pleno desenvolvimento, com um centrinho antigo fofo, muita história, shoppings, restaurantes bacanérrimos (comemos muuuuito!!!) e uma caverna com lagos subterrâneos que vai te deixar de boca aberta (o Parque Los Tres Ojos). A piscina de vidro do hotel que nos hospedamos, o JW Marriott, também era o máximo. Nos divertimos muito tirando fotos!!
>>> Leia post aqui.
Sempre gosto de fazer alguma coisa bacana (= VIAGEM) no meu aniversário (01/11). Por ter nascido um dia antes do feriado de finados, quase sempre consegui. 😀 Neste ano fomos conhecer uma ilha panamenha que fica no Oceano Pacífico e pertence ao Arquipélago Las Perlas, Isla Viveros. Já escrevi sobre sua vizinha no blog, a Isla Contadora (famosa pela observação de baleias e praias com água clarinha). A Viveros está começando a se desenvolver, possui casas para alugar, um beach club sensacional e um hotel chamado Mara’naa Resort. Para chegar, basta pegar uma balsa que sai da Cidade do Panamá (1h30 de viagem).
Passei um dia de aniversário super especial, com meu marido e dois amigos queridos que também moram aqui no Panamá (Igor e Kaka).
Já tinha ido para a Itália antes, mas não para o norte. E quem é que nunca sonhou em conhecer a romântica Veneza, né?! Pois esse foi meu presente de aniversário!! ♥ Uma delícia caminhar pelas ruas e becos da cidade, bordeando seus canais, e comer uma massinha acompanhada de um bom vinho… Veneza é mesmo um charme!
Depois de Veneza, alugamos um carro e fomos ainda mais para o norte: LAGO DI COMO – uma das mais belas paisagens que já vi na vida. É o 3º maior lago da Itália e fica bem pertinho da fronteira com a Suíça (região chamada de Lombardia). O lago tem formato de Y e há dezenas de cidadezinhas charmosas espalhadas por suas margens.
Nos hospedamos à convite no Grand Hotel Tremezzo, um hotel 5 estrelas administrado por uma família, instalado em um palácio art nouveau com mais de 100 anos de história. Suas piscinas eram maravilhosas!!!
>>> Leia post aqui.
Foi nossa primeira vez no país, por isso preferimos fazer uma viagem de carro para ir passando por várias cidadezinhas. Vimos um pouquinho da parte italiana, alemã e francesa (Lucerna, Interlaken, Gruyères, entre outras cidades e vilarejos). Ainda não tinha nevado, mas já fazia um friozinho e os dias estavam lindos, com céu muito muito azul. O ponto alto da viagem ficou com o hotel de sonhos Villa Honegg, com uma piscina de borda infinita hipnotizante, com vista para os alpes, para o Lago Lucerna e para a cidade de Ennetbürgen.
>>> Leia post aqui.
Esse lugar, na verdade, foi um ACASO. E que acaso bom! Por um probleminha com o carro que alugamos para percorrer o norte da Itália e Suíça, tivemos que adiar nossa volta (que pena!!) e conhecer mais um lugar nas proximidades. E assim fomos parar no Valle D’Aosta. Uma região autônoma, oficialmente bilingue (italiano e francês), cheia de castelos lindos abertos à visitação, montanhas (com estações de esqui no inverno), construções romanas, casinhas fofas de pedra ou de madeira, comida boa e ótimos queijos e vinhos (tudo produzido lá).
Em agosto, como vocês leram, fomos para Pedasí, mas restringimos a nossa viagem à Playa Venao, famosa pelo surf. Como não surfamos, ficamos curtindo a piscininha linda do hotel! rsrs. Neste mês de dezembro, decidimos voltar à região para explorar outros paraísos que estão por lá, entre eles a ISLA IGUANA (uma ilhotinha no Oceano Pacífico com areia tão branquinha e água tão azul turquesa que até parece o Caribe). Fica a apenas 20 minutos de barco de Pedasí.
Na mesma viagem, aproveitamos para conhecer melhor a cidadezinha e também um beach club super bacana chamado Los Vientos, no condomínio Andromeda.
>>> Leia post aqui.
Déjà vu?! Sim! hehehe. E MUITAS vezes. Neste mês de dezembro foi a única vez no ano que fomos a San Blas para dormir (fomos várias vezes apenas para passar o dia). Nos hospedamos em uma ilha diferente, chamada Coco Blanco, que é bem bem pequenininha, mas as cabanas, apesar de serem SUPER rústicas, têm banheiro dentro. A comida da ilha também era excelente (café, almoço e jantar incluídos na diária). Comemos super bem. Fizemos dois dias de passeios, e além das ilhas que já conhecia (Perro Chico, Fragata e Piscina de Estrellas, que é um banco de areia), fomos a uma ilha “nova” e que, pra mim, ganhou como a mais linda de todas. É a Isla Perro GRANDE, simplesmente ESPETACULAR.
Fomos com nossos amigos Kaka, Igor e Ayla, e foi muuuuito divertido!!! Queremos mais repeteco.
>>> Leia post aqui.
- COSTA RICA
Já estou de malas prontas!!! Costa Rica… Aí vamos nós!!! Nosso réveillon este ano não vai ter festa, mas vai ter muuuuita natureza e muito descanso. Vamos conhecer a região das praias de Uvita e o vulcão em Arenal. Estou super ansiosa. Parece maravilhoso!! Como diz o próprio slogan do país, é “pura vida“. 😉 Na volta escrevo post com os detalhes. Enquanto isso, vá acompanhando nossa viagem ao vivo pelo instagram (@lalarebelo) e pelo snapachat (lalarebelo).
Que delícia de ano. Só tenho a agradecer. Uma coisa posso dizer: foi um ano BEM azul, né?! E agora, que comecem os sonhos e os planos para 2016.
Ano que vem quero conhecer: Jamaica, Belize, Trancoso, Fernando de Noronha, Filipinas, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Bahamas… Uh! Quanta coisa!! Hahahaha! Vamo que vamo… 😀 E vocês, quais os planos para 2016? O que entrará na sua bucket list?
Desejo a todos vocês um 2016 maravilhoso, muito azul, cheio de realizações e, é claro, MUUUUITAS VIAGENS. Obrigada por terem me acompanhado em cada nova descoberta.
Um beijo,
Lala
(acompanhe-me também pelo instagram @lalarebelo e pelo snapchat lalarebelo)