Tudo sobre o Grand Hotel Tremezzo Lago di Como – fabuloso hotel de luxo nas margens do lago mais bonito da Itália.
***
O Lago di Como representa uma das mais belas paisagens que já vi na vida. É o 3º maior lago da Itália e está localizado no norte do país, bem pertinho da fronteira com a Suíça (região chamada de Lombardia). O lago tem formato de Y e há dezenas de cidadezinhas charmosas espalhadas por suas margens (uma graça!!). Nessas cidades há muitos palácios, villas e hotéis lindos, que fazem do lugar um destino de luxo (e muito romântico, ao meu ver).
Lago di Como é maravilhoso na primavera, no outono (quando fomos… Paisagem completamente laranjada!!) e no verão, que é a época mais procurada, devido às atividades aquáticas. Nos meses mais quentes (de junho a agosto), o lago fica cheio de gente velejando, praticando wind surf e wakeboard, pescando, e passeando de jet-ski (que delícia!!). No inverno também é lindo, com muita neve no visual, porém um pouco menos interessante, já que tudo fica bem vazio e boa parte dos hotéis estão fechados.
O post de hoje é dedicado ao hotel UAU onde me hospedei recentemente no Lago di Como: Grand Hotel Tremezzo.
O Grand Hotel Tremezzo é um hotel 5 estrelas administrado por uma família, instalado em um palácio art nouveau com mais de 100 anos de história (desde 1910). Local tão icônico que até foi mencionado por Greta Garbo no filme “Grand Hotel” (de 1932), como um “lugar feliz e ensolarado”. Já recebeu artistas como Natalie Portman e Gwen Stefani e faz parte da coleção “Preferred Hotels & Resorts – LEGEND”. (Curiosidade: George Clooney tem uma casa de verão na vizinhança!!).
O GH Tremezzo, devido ao seu tamanho e à toda a infra-estrutura que possui, é um lugar completo para passar até mesmo uma temporada, com dezenas de atividades diferentes para se fazer todos os dias: piscinas diversas, spa, restaurantes, um parque enorme para caminhadas, esportes aquáticos no lago, quadra de tênis e até uma praia privada (sem falar na vista do lago, das montanhas e da cidade de Bellagio que está logo em frente). Uma experiência 360º chamada “T Vacation”. Uma pena que só fiquei 2 dias, mas valeu demais e deu pra aproveitar muito!! 🙂
Como comentei no início do post, o Lago di Como é enooorme, tem 146 km2, e um monte de cidadezinhas charmosas ao seu redor. Portanto, a localização do seu hotel é bem importante, pois ele será a “base” pra você explorar a região.
Gostei muito da localização do Grand Hotel Tremezzo porque está no “coração” do Lago di Como, na região que eles chamam de “mid-lake”. De lá, fica super fácil explorar as cidades mais imperdíveis do lago, seja de barco privado ou de ferry público (que foi o que fizemos), que sai quase que de frente do hotel e em poucos minutos chega a vários pontos interessantes. A cidade mais bonita, na minha opinião, e uma das mais conhecidas, é Bellagio, que está exatamente oposta ao GH Tremezzo. Veja no mapa abaixo a localização do hotel e das principais cidades/villas ao redor do Lago di Como:
Gostei do entorno do hotel, com muito verde, parques para caminhar (o Parco Mayer é um deles – belíssimo!) e a Villa Carlotta como vizinha. Villa Carlotta, que hoje é um museu e um jardim botânico, é a vila mais famosa do Lago di Como. Foi construída em 1690 e tem mais de 70.000m2. O jardim italiano, cheio de degraus, flores, fontes e esculturas, é maravilhoso. A Villa del Balbianello, usada como cenário de James Bond Casino Royale (2006) e de Star Wars Episode II, também não fica distante do hotel.
Outro ponto positivo da localização do hotel é a vista da janela, pois como a cidade de Bellagio está logo em frente, encrustada nas montanhas, a paisagem fica liiinda de dia ou de noite, quando se acendem as luzinhas. 🙂
O jeito mais fácil de chegar no Grand Hotel Tremezzo (e nas cidades do Lago di Como em geral) é alugar um carro partindo do Aeroporto de Milão Malpensa (80km), ou do Aeroporto de Milão Linate (95km) ou do Aeroporto de Lugano – Suíça (37km). Partir do Aeroporto de Veneza (cerca de 300km) é uma jornada mais longa, porém possível e bem tranquila (nós fizemos isso, pois conhecemos Veneza antes de ir para Como).
Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e sempre funcionou perfeitamente. Pesquise aqui.
Outra forma bem prática de chegar é ir de trem até a cidade de Como (um pouco mais que 1h de viagem) e de lá pegar um shuttle ou ônibus para seu hotel.
Já que estamos em um palácio, melhor que a decoração te faça sentir de fato em um, né?! A decoração do GH Tremezzo é de época, com móveis e tecidos luxuosos, tudo em estilo antigo (bem Belle Époque). Mas apesar de clássico, não achei que a decor é VELHA. Senti algo muito “fresco” no ar… Com muita cor, tanto no lobby (tons mais fortes) como nos quartos (tons mais pastéis). Foi remodelado recentemente.
Há vários tipos de quartos e suítes no hotel (90 no total), com vistas para o jardim ou para o lago (recomendo muuuuito a vista para o lago!). Nós nos hospedamos em um “Lake View Prestige Room”. A decoração era linda, toda elegante e muito suave. O banheiro todo em mármore também era muito bonito. A vista nem preciso comentar, né?!?
Além dos QUARTOS TRADICIONAIS, há 6 SUÍTES HISTÓRICAS, cada uma com um nome e uma decoração especial: Garden, Emilia (com acesso privado ao spa), Carlotta, Aurelia, Maria (Honeymoon) e Greta, a maior delas.
As mais recentes (e liiiindas) são as ROOFTOP SUITES, que já têm decoração com um toque um pouquinho mais moderno (mas sem deixar o estilo clássico), e possuem varandas com jacuzzis privadas (e a vista do lago, claro!). São 4 tipos: junior suites, corner suites, front suites e penthouse.
Por ser um hotel disposto a acolher hóspedes por muitos dias (o conceito do T Vacation que comentei acima), a infraestrutura, pra mim, é o ponto mais positivo do GH Tremezzo.
- Piscinas
A começar pelas piscinas (quem me conhece pessoalmente – ou lê o blog e segue o insta – sabe o quanto sou louca por isso! Hehe). São três:
1. Water On The Water – uma piscina que flutua sobre o Lago di Como. Simplesmente hipnotizante de qualquer ângulo, seja de perto, de cima (das janelas) ou de dentro dela.
Pertinho da piscina Water On The Water existe uma “praia privada” (T Beach), com areia e espreguiçadeiras, para tomar um solzinho na beira do lago. 😉 Um restaurante/bar também fica nessa praia!
2. Piscina dei Fiori – fica atrás do palácio, em meio ao jardim do hotel. Super tranquila e relaxante.
3. T Spa Infinity Pool – piscina coberta e aquecida, que faz parte do spa do hotel. A jacuzzi fica na parte externa. Uma delícia pra ir a noite!!
- Parque / Trilha Panorâmica
Atrás do hotel existe um parque de 20.000m2 ideal para fazer caminhadas. No final da trilha, lá em cima, a um sightseeing point.
- Esportes
O hotel dispõe de uma super academia (T Fitness), com 3 andares equipados para musculação e exercícios cardiovasculares, vestiários e saunas e uma quadra de tênis. Os esportes aquáticos (wind surf, wakeboard, pesca, jet-ski, vela etc.), nos meses de verão, também são um grande atrativo. O hotel aluga os equipamentos e auxilia os hóspedes na hora de utilizá-los nas águas do lago (dá até mesmo para agendar aulas privadas por meio do concierge).
- T SPA
O spa (T Spa) do GH Tremezzo é um dos maiores atrativos do hotel, famoso, inclusive, entre não-hóspedes. Acho que, mesmo se você não estiver hospedado lá, vale a pena agendar um tratamento no local! 🙂
A novidade do hotel em 2015 foi a ampliação do T SPA. Agora, além da área para tratamento junto à piscina coberta (a T Spa Infinity Pool), há um edifício anexo (uma casa de 3 andares com 1000m2 – Villa Emilia) que foi transformado em spa também. Nesse novo espaço há salas de tratamento, banho turco (Hamman), salão de manicure e pedicure (Mosaico Studio) e um lounge de descanso (claro que tem vista para o lago, né?! rs).
Também faz parte dessa nova área a “T Spa Suite”, um espaço dedicado a tratamentos para casais, com banheira, sauna, banho turco, chuveiros etc. tudo para dois.
Parceiro T Spa: ESPA.
- Internet wi-fi grátis em todo o hotel;
- Amenities ESPA;
- Toalhas e roupões fofinhos;
- Secador de cabelo power – eu nem teria levado o meu!
- “Dis-Moi-Oui” – o local que seu nome em português significa “Diga-me sim” é um cantinho especial, com vista para o lago, reservado para momentos românticos e, claro, pedidos de casamento;
- RUY – uma lancha veneziana de 1961 que oferece aos hóspedes tours pelo lago em grande estilo (pagos a parte);
- Free jujubas no lobby! 🙂
Outro ponto alto do Grand Hotel Tremezzo, pra mim, foi a comida (como sempre hahaha #lalagordinha). O hotel possui 5 restaurantes/bares. Só experimentei o primeiro e o segundo da lista abaixo:
1. La Terraza – esse restaurante tem o menu assinado pelo chef Gualtiero Marchesi e, sem exageros, nosso jantar estava divino!! Comi um um tagliolini com molho de frango cremoso e meu marido comeu um ossobuco de vitela com risoto a milanesa, e tudo estava delicioso. Provavelmente a melhor refeição da viagem. Veja o cardápio aqui. O atendimento também foi impecável.
É no La Terraza que também é servido o café da manhã – um dos mais completos que já vi. Só de MEL eram 5 opções (sério, eu nem sabia que existia tanto tipo de mel! hehehe).
Mesmo se não estiver no hospedado no Tremezzo, vale reservar um jantar no local, pela comida e pela vista. Para reservas, ligue para +39 0344 42491 ou escreva um email para concierge@grandhoteltremezzo.com.
2. T Bar – é o bar do hotel e também tem uma super vista! Aberto durante o dia todo (de 9h a meia noite) e também serve almoço.
Como fomos no final da temporada (o hotel entrava em recesso no dia 8/11), apenas o La Terraza e o T Bar estavam abertos. Os outros estabelecimentos abaixo só pude vê-los de fora (não experimentei comida/bebida e nem os vi em funcionamento):
3. L’Escale – é um restaurante especializado em fondues e grelhados (carnes e peixes) com uma extensa carta de vinhos.
4. T Pizza – esse fica pertinho da Piscina dei Fiori, em meio ao verde do jardim. Um snack bar que serve, hum… Pizzas!! 🙂
5. T Beach – este é barzinho/restaurante que fica na “praia”, nas margens do lago, pertinho da piscina Water On The Water. Tem menu variado, com sanduíches, saladas, carnes e peixes.
Veja o mapa do hotel (de fato, é graaande!!):
Sem dúvidas, as PISCINAS. As três possuem visuais completamente diferentes e oferecem experiências distintas. A vista UAU da varandinha do quarto e a comida deliciosa (tanto do jantar como do café da manhã no La Terraza) também me conquistaram!
Site do hotel: grandhoteltremezzo.com
Reserve sua estadia clicando aqui.
Obrigada, Grand Hotel Tremezzo, por essa experiência maravilhosa. 🙂
E obrigada a você pela sua visita aqui no blog!
Beijos, Lala Rebelo
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog