Encontre aqui nesse post todas as dicas de Pedasi Panama, uma região com praias lindas na costa do Oceano Pacífico do Panamá. As mais famosas são Playa Venao, para surf, e Isla Iguana, que tem águas calmas e tão azuis que até te faz se sentir no Caribe. Dicas de onde ficar (os melhores hotéis), como chegar, como se locomover, restaurantes, clima, melhor época para ir e muito mais.
***
Desde que vim morar no Panamá, tenho como meta explorar o país ao máximo e compartilhar meus achados com os leitores do blog e seguidores do insta @lalarebelo. Espero estar conseguindo deixar vocês doidos para vir conhecer! 🙂 Muita gente não faz ideia do que encontrar aqui, pois o Panamá aparece para o mundo mais como um lugar de business e compras. Mas há MUITAS atrações surpreendentemente lindas (para o turismo de LAZER, não apenas de negócios), que incluem praias belíssimas tanto do lado do Atlântico (Caribe) como do Pacífico, selva, cachoeiras, e uma cidade com uma parte moderna cheia de edifícios arranha-céus (estou falando de prédios com quase 70 andares!!) e um centrinho antigo colonial charmosíssimo.
[Clique aqui para ver tudo o que já foi postado sobre o Panamá no meu blog]
O post de hoje é sobre PEDASÍ, um município pequenininho com cerca de 2.500 habitantes, localizado na Província de Los Santos (Península de Azuero). Um vilarejo de pescadores, hoje ocupado por muitos estrangeiros que ali se estabeleceram, abrindo diversas pousadas e restaurantes.
É até impressionante o tanto de inglês que você ouvirá por lá. O cumprimento raramente é um “Hola!”. Quase sempre “Hello!”. A vila é bonitinha, bem pitoresca, mas os destaques da região são as praias. Estive lá duas vezes e, até hoje, foi o que mais gostei no lado do Oceano Pacífico do Panamá. Os destaques ficam, na minha opinião, para: Playa Venao (foto de capa do post) e Isla Iguana (água turquesa como no Caribe). Mas há muuuitas outras praias e atrações.
A região de Pedasí é muito procurada por ser um dos melhores destinos no Panamá para: SURF, PESCA, OBSERVAÇÃO DE BALEIAS e MERGULHO.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros. Já precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Vai viajar pelo Panamá? Então leia também:
- Dicas da Cidade do Panamá
- Dicas de San Blas – paraíso no Caribe do Panamá
- San Blas dormindo e explorando as ilhas em um veleiro
- Dicas de Bocas del Toro
- Isla Contadora – praia pertinho da Cidade do Panamá
- Dicas de Boquete – plantações de café e friozinho no Panamá
- Hotel El Otro Lado – refúgio em Portobelo
Como chegar / Onde ficar
O primeiro passo é chegar até o Panamá:
- Copa Airlines – vôos diretos para Panama City (PTY) saindo de várias cidades brasileiras.
- Avianca – vôos do Brasil para Panama City (PTY) com conexão em Bogotá, na Colômbia (BOG).
Leia post sobre a Cidade do Panamá aqui e sobre Bogotá aqui.
Costumo usar o site da eDestinos pra encontrar passagens aéreas em oferta. Clique aqui para pesquisar e tentar encontrar algo com preço bom também!!
Depois disso, há três maneiras de chegar até Pedasí:
*** CARRO ***
Pra mim, esse é o melhor jeito de ir, pois a estrada é ótima e o caminho é super fácil. Pedasí fica a 350km da capital, e normalmente a viagem dura em torno de 4 horas (+25 min até Playa Venao caso se hospede lá). Mas há horários de pico para sair e entrar na Cidade do Panamá, que podem atrasar sua jornada em algumas horas. Evite SAIR da capital entre 16h e 19h, e VOLTAR de manhã cedinho (não tente “entrar” na capital antes das 9:30).
Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e sempre funcionou perfeitamente. Pesquise aqui.
* Quando você aluga seu carro por esse link, eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada 🙂
Waze funciona muito bem por aqui.
*** AVIÃO ***
A AirPanama realiza vôos entre a Cidade do Panamá (Aeroporto de Albrook – PAC*) e Pedasí (PAC) com 50 minutos de duração. Avião beeeeem pequenininho! hehehe.
* Atenção: Aeroporto de Albrook (PAC) não é o mesmo aeroporto que você chegará no Panamá vindo do Brasil (Tocumen – PTY).
*** ÔNIBUS ***
Não é o jeito mais simples, nem mais rápido, mas funciona para quem está com pouco budget, não ta afim de dirigir ou tem medo de avião teco-teco. rs.
Você vai precisar tomar 2 ônibus:
1º – Cidade do Panamá para Las Tablas (aprox. 5h de viagem)
2º – Las Tablas para Pedasí (aprox. 20 minutos)
Se você for se hospedar em Playa Venao, e não na cidade de Pedasí (o que é o mais comum), vai precisar pegar um 3º ônibus (aprox. 20 minutos).
Mas muita gente pega um taxi em Pedasí para Venao (custará uns US$25), ou até mesmo logo após o primeiro busão, ao chegar em Las Tablas, para ir até Pedasí ou até Venao mais rápido (uns US$40).
Os ônibus Panama City – Las Tablas saem a cada hora do Terminal de Albrook (super central!!). Mas caso pretenda fazer o 3º trecho Pedasí-Venao de bus, tem que sair da capital antes das 9h.
Achei a explicação completa e ilustrada aqui neste site.
*** PLAYA VENAO ***
Como Venao é a praia mais famosa da região, e a com melhor estrutura, a maioria das pessoas que vão a Pedasí se hospedam nela. Eu também acho o lugar mais legal para ficar, pois os hotéis e hostels são ótimos, a praia é enorme, e tem um ambiente super bacana… Mais descolado! 😉 É a praia do surf.
Adorei este hotel. Ficamos lá na nossa primeira ida a Pedasí e foi uma SUPER experiência. Ficamos nos bangalôs (junior suite), que são bem grandes (os outros quartos também são ótimos), o restaurante é excelente (café da manhã incluído, mas servem também almoço e jantar – tudo muito gostoso), e a piscina, com borda infinita, é lindíssima (e super fotogênica!! rsrs).
Ficamos de “molho” quase o tempo todo. O por do sol é MARAVILHOOOOOSO (foto de capa do post). O hotel está na beira da praia e tem um clima bacana, bem familiar.
Reserve aqui sua estadia no Playa Venao Hotel Resort.
Sabe aquele hostel foooooofo? É o Selina. Todo colorido, na beira do mar, com decoração descolada, gente animada, e ainda por cima com excelente custo-benefício! Sem dúvidas, uma das melhores (e mais disputadas) opções de hospedagem em Playa Venao. Dispõe de quartos/banheiros compartilhados (como qualquer outro albergue) mas também tem opção de quartos privados com banheiro dentro. O ambiente é mega animado e em alguns fins de semana acontecem festinhas no local. Pontos altos: a piscina de frente pra praia e a decoração cool. A Kombi na praia é o destaque! 🙂
Para quem quer praticar atividades como aulas de surf, stand up paddle, yoga, passeios a Isla Iguana etc., o hostel ajuda a organizar.
Há um Selina Hostel em Bocas del Toro (ótima opção de hospedagem + econômica no arquipélago – veja aqui).
Reserve aqui sua estadia no Selina Hostel de Playa Venao.
Hotel lindinho, com decoração rústica e piscina gostosa frente ao mar. Fui conhecê-lo rapidamente e gostei, achei bem charmosinho. Uma das minhas opções de hospedagem para uma próxima ida a Pedasí.
Reserve aqui.
*** CIDADE DE PEDASÍ ***
Uma outra opção de hospedagem na região é ficar na CIDADE de Pedasí. Apesar de não ter praia (você precisará de carro, taxi, ônibus ou carona para ir) é mega central. Fica fácil para ir para as outras praias além de Venao. Como por exemplo, para Playa Arenal (colada na cidade), que é o ponto mais próximo da Isla Iguana e de onde saem um montão de barcos para a ilha. A cidadezinha também tem boas opções de restaurantes. Foi nossa escolha na última ida à região, porque nosso foco era ir para essa ilha, que é tão azul turquesa que mais parece Caribe do que Oceano Pacífico.
Nossa pousada foi a:
Aquela típica pousadinha charmosa. Pertence a um casal de canadenses que faz você se sentir em casa. É pequenininha, com um baita jardim e piscina ao ar livre. Os quartos são espaçosos, bem decorados (tudo muito rústico, combinando com o estilo de Pedasí), e os donos são atentos à cada pequeno detalhe. O café da manhã é preparado por eles e geralmente não falta um smoothie feito com frutas plantadas no próprio jardim. Mega atenciosos, ajudam com tudo… Principalmente na organização do passeio para a Isla Iguana.
Os cachorros da pousada também são uns amoooores. Eu adoooro cachorro, e como não tenho um aqui no Panamá, me apeguei!! rsrs.
Reserve aqui sua estadia na Casa Lajagua.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
*** CIDADE DE PEDASÍ ***
Pedasí é mini, mas concentra boas opções de restaurantes, para todos os gostos. Claro, tudo muito simples, mas com boa comida! Alguns que fomos e aprovamos:
- Segreto
Calle Principal, a lado de Banco Nacional
Tel: +507 6822-7575 / 6606-0773
Hum… Sabe aquele restaurante italiano caseirinho? Assim é o Segreto. Pouquíssimas mesas, poucas opções de pratos mas tudo delicioso. Não deixe de pedir a massa italiana feita no local! Como é bem pequenininho, recomendo dar uma ligadinha antes de aparecer.
- Restaurante Smiley’s
Calle Principal
Tel: +507 6510-9652
Local mais despojado e mais animado em alguns dias da semana, quando tem música ao vivo. É bar e restaurante. A lasanha e o atum que comemos estavam excelentes. Como os hotéis mesmo dizem, é um restaurante mais “gringo”. rs.
- Bienvenidush
Calle Agustin Moscoso (quase cruzamento com Calle Central)
Em frente ao Pedasito Boutique Hotel
Tel: +507 6426-3105
É mais uma cafeteria do que um restaurante, mas serve pratos leves e boas sobremesas. Ideal também para drinks e vinhos. Vendem souvenirs de Pedasí super fofos!! A decoração do Bienvenidush é uma gracinha. 🙂
- The Bakery
Calle Principal
Tel: +507 995-2878
Uma padaria com boas pizzas (bons pães, claro!!) e boas sobremesas.
*** PLAYA VENAO ***
Geralmente, todos os hotéis/hostels da Playa Venao possuem restaurantes abertos aos não-hóspedes. Mas há também outros bares e restaurantes. Recomendo:
- Restaurante do Playa Venao Hotel Resort
Delicioso para almoçar ou jantar (o café da manhã está incluído nas diárias). Pratos variados e ambiente agradável com vista para o mar e para a piscina.
- Bar e Restaurante do Selina Hostel
Bons lanches (burgers, fritas, pizzas…) e drinks. Ambiente jovem e animado. Nos fins de semana, acontecem festas no local. Informe-se! 😉
- Playa Venao Bar & Restaurante
Fica coladinho no Playa Venao Hotel Resort e tem menu bem variado. Nossos hamburgers estavam delicioooosos! O ambiente também é bonitinho, praticamente pé-na-areia, com palapas e luzinhas.
*** PLAYA TORO – ANDROMEDA ***
- Restaurante do Los Vientos Beach Club (Condomínio Andromeda)
Esse lugar foi um super achado. Além de ser liiiindo para passar o dia, com piscina de borda infinita, bar e uma ótima estrutura, o restaurante é excelente. Mesmo se não pagar para um day-use no local, você pode almoçar por lá (mas recomendo fortemente que você fique mais tempo). Comida muito gostosa. Para quem gosta de ceviche, peça-o. Peça também um tres leches de sobremesa (doce suuuper comum no Panamá).
Vou falar mais desse beach club abaixo, em “o que fazer / roteiros”.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
3 dias é um bom tempo para conhecer Pedasí e arredores. Recomendo um dia para ficar em Playa Venao, outro para ir a Isla Iguana, e outro para repetir Venao ou para passar o dia no Beach Club Los Vientos, no condomínio Andromeda.
Se você pretende visitar a região para fazer outras atividades além de “curtir praia”, como pesca, mergulho, surf etc. e para descansar MESMO, recomendo uns diazinhos a mais! 😉
- Playa Venao
Eu geralmente costumo achar mais lindas as praias com areia bem branquinha e água turquesa, mas Playa Venao me chamou a atenção justamente por ser o oposto: tem AREIA BEM NEGRA. O bonito é que as conchinhas e pedras se destacam tanto que chegam a brilhar!! Um dos “picos de surf” (eu não entendo nada disso! kkk) mas famosos do Panamá, com ondas durante todo o ano. Porém, a melhor época para surfar é na “estação seca”, que vai de novembro a maio. Também achei a praia uma delicinha mesmo para quem não surfa. Bem extensa, boa pra caminhar… Tem excelente estrutura de hotéis e restaurantes.
Assista abaixo a um videozinho em time lapse das ondas de Venao (era mês de agosto, que dizem não ser um dos melhores… Já vi fotos de ondas BEM maiores!!):
- Isla Iguana
Caribe??? NÃO! Uma ilhotinha no OCEANO PACÍFICO. Areia branquinha e água bem azul turquesa. Me apaixonei! ♥
A ilha é acessível apenas por barco, e o ponto mais fácil de partida é a Playa Arenal (pertinho do centro de Pedasí). A viagem dura em torno de 20 minutos e há vários barqueiros oferecendo o serviço. Custa US$70 o barco (portanto melhor dividir entre mais pessoas), mas dá pra negociar e conseguir um preço um pouquiiinho melhor.
Há duas praias na ilha: El Cirial, maior e com água calma (protegida) e El Faro, menor, com pedras e mar batido (porém, dizem que é onde o mergulho de snorkel é mais bonito – eu não testei). Ficamos apenas na El Cirial curtindo o visual e água calminha. 🙂
O local é bem procurado para snorkel e mergulho, pois na região há mais de 14 diferentes espécies de corais e 350 de peixes. De abril a setembro, tartarugas marinhas costumas se aproximar da ilha para colocar seus ovos e de junho a novembro, baleias-jubarte nadam nas proximidades (mas para vê-las, é mais fácil ir para Isla Contadora no período certo).
Atenção: não há nenhuma estrutura na ilha. Para passar o dia, você tem que levar sua comida, bebida, cadeiras, guarda-sol etc.
A ilha tem esse nome devido à quantidade de iguanas! Sim, vimos algumas. Mas o que há de MONTE meeesmo na praia são caramujinhos.
*A ilha tem o mesmo nome de uma outra em San Blas. As duas são lindas, mas uma é no Pacífico e outra é no Atlântico/Caribe.
- Los Vientos Beach Club (Condomínio Andromeda)
AMAMOS conhecer o Los Vientos Beach Club. Não chegamos esperando muito (pois quase não há informação na internet), e fomos surpreendidos (pela beleza do lugar, decor colorida, piscina UAU, música boa e serviço de primeira qualidade) e passamos um dia incrível. Os drinks eram deliciosos, assim como a comida. A piscina e a vista eram lindas e vocês podem confirmar pelas fotos abaixo!!
O beach club faz parte de um condomínio ainda em construção na Playa Toro, chamado Andromeda, mas é aberto a não residentes. Basta pagar US$25 para passar o dia e usufruir das instalações. Recomendo!
A praia em si (Playa Toro), sinceramente, eu não achei NADA demais. Por isso acho que vale mesmo para quem quer curtir piscina, o ambiente e o serviço.
*** CLIMA – Quando ir? ***
O Panamá faz muuuito calor e chove o ano inteiro. Mas quem tem flexibilidade para escolher a melhor época para vir, prefira a “estação seca”, que vai de dezembro a abril. É quando chove menos e os dias estão menos nublados e mais ensolarados.
E aí, gostaram de Pedasí? Espero que sim!! Eu adoreeeei!! ☀
Veja abaixo a localização de tudo o que foi mencionado aqui (praias, hotéis, restaurantes, aeroportos, terminais de ônibus…) e também a rota da viagem de carro:
Para quem ficou com vontade de visitar o Panamá, leia os posts de outros destinos no país clicando nas imagens abaixo. Dá para conhecer tudo na mesma viagem!
Obrigada pela visita!
Beijos, Lala
Siga-me também no insta (@lalarebelo)
E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog 🙂
↑ Voltar ao começo do post