Dicas de Krabi e outras praias da Tailândia – Chegou a hora de escrever sobre o clímax dessa viagem a Tailândia! Não que Bangkok e Chiang Mai não tenham sido incríveis… Mas quem me conhece sabe que, se tem algo que eu amo nessa vida, é PRAIA.
E a Tailândia é quase imbatível no quesito “praia uaaaau”. Difícil achar um outro lugar no mundo que concentre TANTAS belezas diferentes.
Fiquei completamente apaixonada. A quantidade de fotos que tirei lá é a mesma que uma pessoa normal tiraria durante toda a vida. Hehehe!
Encontre aqui neste post todas as dicas das praias da Tailândia na costa do Mar de Andaman. Tudo sobre Krabi (porque fazer base lá e não em Phuket), e as belíssimas praias de Railay Beach e Phranang Cave Beach. Conheça também Phi Phi Islands e suas praias paradisíacas. Claro que vou contar do passeio que fizemos para a famosa Maya Bay. Encontre também dicas de outras ilhas imperdíveis como Bamboo Island, Poda Island e Chicken Island (e saiba como chegar até elas).
Dicas de hotéis em Railay Beach (como o FABULOSO Rayavadee ou o mais econômico Railay Bay) e em Phi Phi Islands (como o queridinho Holiday Inn, o luxuoso pé-na-areia Zeavola ou o econômico bem localizado Phi Phi The Beach Resort). Encontre também dicas de bares e restaurantes, clima, melhor época para ir e muito mais!
*** EXPLORANDO O MAR DE ANDAMAN ***
O sul da Tailândia, onde ficam as praias, possui duas costas distintas: Mar de Andaman (oeste) e Golfo da Tailândia (leste). No primeiro é onde ficam as famosas Phuket e Ko Phi Phi (e Krabi) e no segundo está Ko Samui.
Ko Samui e arredores não couberam no roteiro (ficou pra próxima!) e decidimos então focar na costa Andaman. As fotos de Maya Bay (que está em Phi Phi) sempre mexeram profundamente comigo! Rsrs. Não podia deixar de conhecê-la nessa viagem ao Sudeste Asiático.
*** KRABI OU PHUKET? ***
Essa é uma pergunta que fiz bastante antes de definir meu roteiro e que agora escuto bastante também.
Para explorar as praias do Mar de Andaman é muito comum as pessoas estabelecerem uma “cidade-base”. Um lugar com uma certa estrutura de hotéis e restaurantes, de onde fazem o bate-volta de barco para as ilhas nas redondezas.
O lugar-base mais comum dos viajantes que vão para as praias tailandesas é Phuket. Conheço MUITA gente que esteve na cidade e, sinceramente, nunca ouvi NADA muito bom a seu respeito, com exceção da beleza da praia. Os comentários eram sempre “muita putaria”, “praias abarrotadas”, “cidade feia” etc. As únicas pessoas que conheço que gostaram de Phuket quase não saíram do hotel, que era “auto-suficiente” (piscina, praia privada, restaurantes…).
Inclusive por causa disso, cada vez mais turistas estão optando por já se hospedar na própria Phi Phi Don (o Arquipélago Phi Phi é formado por várias ilhas, entre elas a Don, que é onde está a cidade, e a Leh que é onde fica Maya Bay e outros lugares maaaaaraaavilhosos, mas é inabitada!).
Não costumo deixar de conhecer nenhum destino por causa de sua fama, mas já que eu poderia escolher qualquer lugar para me hospedar… Por que não ficar em uma cidade charmosinha, com praias maravilhosas e diferentes de tudo o que já tinha visto antes na vida? E o diferente pra mim era: água verde esmeralda e falésias gigantescas emoldurando o mar (com aqueeela cara de terra dos dinossauros rsrs). E então, nos decidimos: É PRA KABRI QUE A GENTE VAI!
Sobre o lugar
Krabi é uma província na costa sudoeste da Tailândia que engloba várias cidades e ilhas (mais de 150), entre elas, as famosas Ko Phi Phi Don e Ko Phi Phi Leh (siiim, Phi Phi fica em Krabi e não em Phuket 😛 ). A capital se chama Krabi Town. Mas se você, assim como eu, escolher Krabi como destino, procure se hospedar em alguma das praias, pois Krabi Town é uma cidade ribeirinha.
E praia linda é o que não falta nesta província. RAILAY BEACH, cada vez mais famosa mundo afora, é, na minha opinião, a mais linda de todas. Além de ser rodeada de montanhas enormes e ter um mar muuuuito esmeralda (e quentinho!!), a praia também leva o título de por do sol mais fotogênico da Tailândia. Mas o páreo é duro, pois a vizinha PHRANANG CAVE BEACH também nos rendeu belíssimas fotos no entardecer. Sem falar das formações rochosas gigantescas que parecem ter sido erupcionadas pelo mar e das cavernas que existem dentro dos penhascos que emolduram cada extremidade da praia. É mesmo de ficar com o queixo caído!!
As duas estão na mesma península, a qual só é possível chegar de barco.
AO NANG é a praia mais conhecida e com a maior concentração de mochileiros de Krabi, mas o motivo disso é a variedade de opções de hospedagem e a acessibilidade, e não a beleza em si. Não é nem de longe tããão linda quanto as outras duas citadas acima. Porém, é uma das poucas em que se chega de carro (taxis, ônibus etc.) de Krabi Town. Apenas 16km de distância.
A maioria das praias da região só são alcançáveis de taxi-boat (acredite, a coisa mais fácil do mundo é pegar um barco na Tailândia e chegar na praia que você quiser, pois são milhaaaares de long tail boats estacionados na areia). O motivo de não ter ruas ou estradas ligando Krabi Town a algumas praias é o relevo do lugar: montanhas calcárias demais!!
↑ Voltar ao começo do post
Como chegar / Onde ficar
*** Vôos, estradas e barcos ***
Pesquise suas passagens pelo site da eDestinos. Eles têm muitas ofertas!!!
- De Chiang Mai
Como antes estávamos em Chiang Mai, voamos pela única companhia aérea que faz o trecho Chiang Mai (CNX) – Krabi (KBV) diretamente, sem escalas, que é a Air Asia.
São dois vôos diários, um partindo de manhã bem cedo e outro a tarde, com duração de 2 horas. Pegamos o primeiro, às 6h25. Achei a Air Asia excelente e super pontual.
Nosso hotel oferecia airport pick-up, portanto, quando chegamos em Krabi, uma van estava nos esperando no aeroporto e nos levou até o Píer (cerca de 25 minutos), onde pegamos alguns poucos minutinhos de barco para chegar ao hotel.
Caso seu hotel não possua este serviço, você pode ir de taxi até a Ao Nang Beach (23km). Se você for se hospedar em Railay, que é onde recomendo, você pode pegar um long tail boat para chegar até lá saindo de Ao Nang (rapidinho!).
- De Bangkok
Várias empresas fazem o trecho Bangkok (BKK ou DMK) – Krabi (KBV). É só escolher a que melhor se encaixa no seu roteiro (e no seu bolso! Rsrs). São elas: Air Asia, Bangkok Airways, Nok Air, Thai Airways e Thai Lion Air. A duração do vôo é de 1h20.
Para ir do aeroporto ao hotel na praia, siga os mesmos passos que escrevi acima para quem chega de Chiang Mai.
- De Phuket
De carro: apesar de ser uma ilha, existe uma ponte que a liga Phuket ao continente. A estrada que vai de Phuket a Krabi é boa e a distância é de 170km (cerca de 2h30 de viagem). Clique aqui para ver o caminho. Ônibus também fazem a rota.
De ferry boat: ferries/barcos saem de Phuket todos os dias e chegam diretamente na praia de Ao Nang. A viagem dura em torno de 2 horas (acredito que também existam opções mais rápidas de speedboat, que provavelmente podem te deixar já nas praias de Railay e de Phranang).
*** Hotéis ***
Sem dúvidas, fique hospedado em Railay Beach. Além da praia ser linda, a região tem uma atmosfera muito bacana! Tem uma vilinha cheia de restaurantinhos gostosos, barzinhos… Adorei! Ainda não tem aquele “ar pesado” de turismo excessivo como em Phuket, ou até mesmo em Phi Phi, que já começa a “colapsar”. Em Railay a coisa ainda é bem tranquila! E em apenas 40 minutos de speed boat você chega a Phi Phi. E ainda tem dezenas de outras ilhas lindas que você pode chegar em pouquíssimos minutos de long tail boat.
Este hotel é simplesmente um S-O-N-H-O. Olha, já fiquei em muito hotel lindo mundo afora, mas o Rayavadee superou todas as minhas expectativas. É caro, mas juro que, por tudo o que oferece, poderia custar umas 3x mais.
Piscina maravilhosa (daquelas pra não parar de tirar foto), quartos mais do que espaçosos (casinhas espalhadas pela natureza – literalmente camufladas!), atendimento super especial, excelentes restaurantes e localização perfeita.
Se já não bastasse estar na praia de Railay (maraaaa), o hotel possui outras duas praias: Nammao Beach (também chamada de Railay East) e a Phranang Cave Beach. O hotel é tão grande que, ao chegar, te dão um mapa pra você não se perder (e mesmo assim, me perdi várias vezes).
Reserve aqui.
Hotel muito bonito, vizinho do que ficamos. Uma baita piscina na beira da praia, quartos espaçosos e novinhos, e um ótimo restaurante. Super opção para quem não quer bancar o Rayavadee mas não abre mão de charme e conforto.
Reserve aqui.
Este hotel também é uma graça, pertinho dos outros dois acima, na praia de Railay. Tem uma linda piscina que passa entre os quartos.
Reserve aqui.
Depois do Rayavadee, esse foi o hotel de Railay que achei mais lindo. Super charmoso e moderninho. A única coisa ruim dele é que fica na tal da praia Railay EAST, que é do lado oposto da Railay “oficial”. Essa Railay East não é tããão bonita, e quando a maré sobe não sobra nada de praia. Não tem taaaanto problema porque a Railay de verdade fica a uma curta caminhada. Jantamos um dia no restaurante do hotel e recomendo muito. Delícia!
Reserve aqui.
>> Pra quem tiver mais um ou dois dias extras no roteiro, recomendo passar um tempo também em Ko Phi Phi Don. Hotéis:
- Holiday Inn Resort Phi Phi Island (ótimo cust0-benefício)
- Zeavola Resort (uau! Hotel lindooo! Luxo pé-na-areia. Ideal para casais em lua de mel)
- Phi Phi The Beach Resort (é simples, mas está em uma zona de praia belíssima e não fica TÃO longe do centrinho)
- Phi Phi Cliff Beach Resort (para quem não abre mão de ficar no centrinho, mas ainda assim quer piscina e vista, mas sem pagar tanto)
>> E pra quem quiser ficar mesmo em Phuket, recomendo:
- Twinpalms Phuket Resort (um casal de amigos ficou lá e adorou!)
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
A região de Railay Beach / Phranang Beach é bem pequenininha. Mas há várias recomendações de restaurantes charmosinhos que testei e trouxe pra você:
- Krua Phranang (Phranang Beach)
É o restaurante Thai tradicional do Rayavadee. Comida muuuuuuito boa e o visual maravilhoso, de frente para as cavernas de Phranang Beach. Para hóspedes e não-hóspedes. Só abre no jantar.
- The Grotto (Phranang Beach)
Mais um no Rayavadee. Mas este é ideal para tomar uns drinks e comer um lanchinho. Fica DENTRO de uma caverna, também em Phranang Beach.
- Walking Street (Railay Beach)
Em Railay há uma vilinha com alguns restaurantes. Comemos no que está logo na entrada pela praia, à esquerda. Ambiente bem relax! Há também a opção de sentar na areia da praia.
- Restaurantes dos hotéis de Railay
Quase todos os hotéis que estão em Railay têm um restaurante na praia, com vista para o mar, assim, bem pé-na-areia. O Rayavadee tem (Raitalay Terrace), e vários outros também. Escolha o que achar mais bonito e mais apetitoso! 😛
- Bhu Nga Sari Restaurant (Railay EAST / Nammao Beach)
Delícia de restaurante que fica no hotel Bhu Nga Thani (que recomendei acima), em Railay East (a praia do lado oposto da Railay “oficial”). A comida estava ótima (thai) e o lugar é bem bonito!
Aliás, a orla da Railay East / Nammao Beach (onde fica o restaurante acima) é lotaaaaada de restaurantes e bares bacaninhas! Não deixe de passear por lá!! Almoçamos um dia no restaurante do Sunrise Tropical Resort e estava muuuito bom! Olha o prato do meu marido!! hahaha.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
A dica mooooor é: ACORDE CEDO! A Tailândia um país em que boa parte do turismo é “baladeiro”, dorme tarde e então não acorda tão cedo assim. E se você pular da cama, vai pegar os lugares completamente vazios! E não estou falando de madrugar… Tente chegar nas praias por volta das 8h da manhã!
*** Ko Phi Phi Leh & Don ***
Se você estiver hospedado em Railay, como eu, para o passeio de hoje é ideal estar de speed boat. Você também pode chegar de long tail boat, mas vai demorar muuuuito mais.
Nós fizemos a excursão que o próprio hotel oferecia: Phi Phi Islands (private). E foi uma das experiências maaaaais fantááááásticas da vida! Podia até parecer caro (nossa loucurinha da viagem – US$800), mas depois que o passeio começou, eu só conseguia agradecer a Deus por estar vivenciando aquilo (principalmente pela beleza do lugar!). Vida de bacana por um dia! hahaha. No nosso barco havia dezenas de toalhas secas, bebidas a vontade (e geladinhas), chuveirinho com água doce, equipamentos de snorkel, banheiro a bordo, guia + capitão + marinheiro, e ainda um almoço MARAAAAA preparado só pra gente na ilha… UAU! O que costumo comer na praia é sanduíche embrulhado no papel alumínio, não frango grelhado com talher de inox e guardanapo de pano!!! kkkkk. Ah, o hotel oferece a mesma excursão em grupo. Vale muito a pena também!
E o roteiro foi:
- Maya Bay (Phi Phi Leh Island)
Maya Bay fica na ilha de Phi Phi Leh (desabitada) e é famosíssima principalmente por causa do filme estrelado por Leonardo Dicaprio, “A Praia” (veja trailer aqui). Um dos lugares mais FABULOSOS do planeta, na minha opinião. Sem dúvidas, entrou no meu Top 5 de praias em que já conheci. O lugar é bem bem pequenininho, e como se trata de um lugar tããão surreal, óbvio que todo mundo quer ir. L-O-T-A! A melhor escolha que fizemos neste dia foi ter colocado Maya Bay no início de tudo, pra chegar lá cedíssimo. Estava vazia e muuuuito agradável! Na hora de ir embora vimos o porquê da fama de praia lotada!
Algo que me deu muuuuita vontade de fazer é DORMIR em Maya Bay!!! Não existem hotéis por lá (como vocês podem ver, a ilha é bem pequena), mas há barcos que têm autorização para passar a noite ancorado no mar em Maya Bay. É dormir sob a luz das estrelas… Deve ser mágico, não?! Saiba mais aqui.
>> Outra dica que dou é: leve uma bolsa impermeável (na Tailândia mesmo você vai encontrar várias para vender). As praias são cheias e todo mundo acaba ficando com medo de entrar na água e ser roubado. Por isso, o mar está sempre muito vazio, enquanto a areia está bombando. Não pode deixar de entrar no mar da Tailândia por causa de ladrão, né?! Bolsa impermeável já!!
- Lagoon (Pi Leh Bay)
Uau! Que lugar! Nunca tinha ouvido falar antes (ainda bem que estava no nosso roteiro) e é de uma beleza IMPRESSIONANTE. Não é uma praia… É apenas um local profundo para nadar, pular do barco… Enfim… Admirar a água azul turquesa que chega a arder nos olhos, contrastando com as montanhas. Fica também na ilha de Phi Phi Leh.
- Viking Cave
Esse lugar foi apenas uma passadinha. Trata-se de uma vilinha formada dentro das montanhas/cavernas. Não é nada muito surpreendente, mas está no caminho.
- Phi Phi Don Island (cidade)
Se você não for se hospedar em Phi Phi, vale a passadinha para conhecer um pouquinho da ilha. Phi Phi Don é a maior das “Phi Phi’s”, onde ficam os hotéis, restaurantes e várias praias.
- Bamboo Island (almoço)
O tom de azul do mar desta ilha é demais!! Eu que sou a louca dos turquesas, pirei!!! Ilha L-I-N-D-A e pouco conhecida. Estava bem vazia quando fomos. Inacreditável! rsrs. Foi a nossa paradinha para o almoço, quando nos sentimos maharajas comendo com talher e guardanapo de pano na mesinha montada pra gente na sombra. O Rayavadee mandou MUITO BEM! Escolhemos o cardápio previamente e estava tudo delicioso. Ai ai ai…
- Snorkel em Moskito Island
Antes de voltar para hotel 🙁 passamos pela Moskito Island para fazer o mergulho de snorkel. A ilha não é bonita para “ficar nela” (segundo o guia também tem muito mosquito, por isso o nome! rsrs). Mas para snorkel vale muito a pena!! Cardumes de peixes lindos, corais e muita visibilidade.
*** Chicken and Poda Islands ***
Acorde cedo (de novo!! rsrs) e vá negociar com os barqueiros que estão na praia de Railay. O passeio de 4 horas em long tail boat privado para Chicken Island e Poda Island custou 2.000 THB (cerca de 60 usd). Compensou muito pois como o barco era só pra gente, podíamos escolher quanto tempo ficar em cada lugar!
As duas ilhas ficam bem pertinho da costa. Cerca de 20 minutinhos de barco apenas.
- Chicken Island
O nome dessa ilha se deve ao seu formato. De fato, parece uma galinha! rs. São, na verdade, 2 ilhas, ligadas por um banco de areia no mar. Quando a maré está baixa, você consegue passar de uma ilha para outra pelo mar. Bem linda!
- Poda Island
Poda é a primeira ilha logo depois que você sai de Railay. E é LINDA. Aquela beleza bem característica de Tailândia: água bem bem turquesa e rochas gigantes “saindo” do mar, sem falar nas dezenas de long tail boats atracados. É… Muuuuuito Tailândia! rsrs. Linda ilha!
Na Poda existe lugar para vender bebida e snacks, mas melhor garantir levando suas coisas (água e algum lanchinho) pois a ilha enche bastante e os produtos podem acabar.
*** Railay Beach ***
Uma das praias mais lindas de Krabi fica justo na frente do hotel! 😛 Vamos aproveitar, né?! O que é imperdível aqui é assistir ao pôr do sol. Sim, “assistir”, porque ele dá show! rs. Você pode ficar em qualquer restaurante/bar na beira da praia, mas legal mesmo é ver de dentro da água (camarote)!!! E pra quem não gosta de água fria como eu, vai aaaamar Railay. Muito quente!
*** Phranang Cave Beach ***
Essa praia é bem estreitinha (quando a maré sobe, quase não sobra areia), mas é LINDA! Dessas que te faz sentir no período pré-histórico. A caverna, em uma das extremidades é o paraíso para quem gosta de escalar. Pra quem não gosta, vale tirar milhares de fotos lindas! 🙂 Ah, o mar também é bem quentinho (praia vizinha da Railay!).
Repare nos templos que existem dentro das cavernas… Você vai achar muita graça: é pinto pra todos os lados!!! kkkk. São oferendas à deusa Phra Nang, que diz a lenda, vive dentro da caverna. As estátuas de órgão genital masculino representam o deus Hindu, Shiva. :O
O que recomendo fazer nesta praia:
1. Chegar beeeeeem cedo (se possível, antes das 8h), quando os barcos com milhares de turistas ainda não chegaram. Você terá a praia SÓ PRA VOCÊ!
2. Assistir ao por do sol sentadinho na areia. Pau a pau com o por de sol de Railay, heim!? Lindo!!! E ainda tava tendo um casamento bem no dia que chegamos, no horário do por do sol. Para inspirar e se apaixonar ainda mais!!
3. Alugar um kayak e fazer um passeio passando por entre as rochas que estão no meio do mar.
Hora de se despedir da Tailândia, com muuuuuita tristeza e vontade de ficar mais um pouco, mas com a sensação de que curtimos CADA SEGUNDO AO MÁXIMO! Que tal essas praias, heim?! Com certeza, entre as mais lindas que já vi. Aooo lugar bonito!
Espero que você também tenha se apaixonado.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Quem perdeu os posts anteriores, acesse:
. Introdução Tailândia / Tudo o que você precisa saber antes de ir
. A fervilhante capital Bangkok
. A exótica Chiang Mai, no norte
Mas nossa viagem pelo Sudeste Asiático ainda não para por aqui. De Krabi fomos para o Camboja, conhecer Siem Reap, a cidade que abriga o famoso e imponente Angkor Wat. Clique aqui para ler.
Que tal ir também para o Vietnã e para o destino de praia mais lindo do mundo, El Nido – Filipinas???
Beijos,
Lala Rebelo
[para assistir mais vídeos do blog, acesse aqui meu Canal no Youtube]
Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo!!
↑ Voltar ao começo do post