Muitos já sabem da minha enoooorme paixão pelo Sudeste Asiático! Paisagens impressionantes, cidades frenéticas e outras super tranquilas, cultura riquíssima, arquitetura diferente (cada templo maravilhoso), comidas deliciosas e o melhor, a preços justos. Sim, muitas vezes viajar pelo Sudeste Asiático pode sair mais barato do que viajar dentro do Brasil. Talvez apenas a passagem Brasil-Ásia saia mais caro, mas não é difícil achar promoções nesse trecho.
Outra coisa boa é que se trata de uma região eclética, perfeita para casais, para solteiros, para quem quer descanso ou muita festa. Também recebe de braços abertos gente que gosta de viajar com muito conforto, pois os serviços são de primeira qualidade e há milhares de hotéis super luxuosos (sério… Os hotéis de luxo da Ásia são demais!), e também é ideal para quem está indo low budget total, com mochila nas costas.
[Sudeste Asiático é a região que fica ao sul da China e ao leste da Índia]
Como é agora que começa a melhor época para ir para a maioria dos destinos do Sudeste Asiático (de novembro a início de abril – pois não ocorrem as monções asiáticas, que são tempestades e ventos fortes), decidi fazer esse post com muitas dicas úteis para você que vai viajar para lá em breve ou que pretende começar a planejar o seu roteiro.
Meus países preferidos na região:
País completo, intenso, sereno… Já entrou na lista dos queridinhos dos brasileiros. E de todos que falarei aqui no post, sem dúvidas, já é o mais turístico. Amei a Tailândia porque me pareceu um destino que oferece uma experiência completa. Viajando apenas para lá você vai conhecer cidades caóticas com edifícios altíssimos, tuk-tuks, templos super zen, bichos, além de muita praia UAU.
Roteiro básico:
. BANGKOK (3 dias)
Capital da Tailândia, famosa por seus skyscrapers, pela “muvuca”, pela rua que nunca dorme, pelo mercado flutuante e pelos templos fantásticos. Muitos aproveitam o 3º dia para fazer uma excursão a Ayutthaya.
Sugestões de hotéis: Millennium Hilton (luxo, na margem do rio), Lebua at State Tower (luxo, onde fica o bar Sirocco) e Ibis Riverside (econômico e muito bem localizado).
/// Clique aqui para ler o post completo de Bangkok.
. CHIANG MAI (2 dias)
Capital espiritual da Tailândia, ao norte do país (já perto do Myanmar). Atrai gente que quer conhecer de perto os templos mais sagrados (e lindos!) e também viver experiências com animais (elefantes, tigres…) e ver a Tribo das Mulheres Girafa (aquelas que usam argolas no pescoço). Muitos optam por ficar 3 dias para fazer um bate-volta a Chiang Rai.
Sugestões de hotéis: Tamarind Village (luxo, bem localizado no centrinho), Dhara Dhevi (super luxo, porém afastado do centrinho – Old Town) e De Lanna (econômico e bem localizado na Old Town).
/// Clique aqui para ler o post completo de Chiang Mai.
. KRABI – Railay Beach, Phi Phi Islands etc. (mínimo 4 dias)
As praias da Tailândia são de tirar o fôlego!!! Recomendo ao menos 3 noites/4 dias hospedado em Railay Beach (a praia mais bonita de Krabi) e mais ao menos 2 noites em Phi Phi. O lugar é famoso por suas praias rodeadas por falésias altíssimas, rochas “saindo” da água e um mar que varia entre o azul turquesa e o verde esmeralda. É em Phi Phi que fica a famosa Maya Bay, do filme do Leonardo DiCaprio, A Praia.
Sugestões de hotéis em Railay: Rayavadee (luxo, um dos melhores hotéis da vida), Railay Bay (mais econômico, vizinho ao Rayavadee) e Bhu Nga Thani (charmosinho, com preço bom).
Sugestões de hotéis em Phi Phi: Zeavola (luxo pé-na-areia), Holiday Inn (vizinho do Zeavola, luxo e preço bom) e Phi Phi The Beach Resort (econômico, com visual uau!).
/// Clique aqui para ler o post completo das praias da Tailândia.
A República das Filipinas é um país formado por mais de 7.000 ILHAS. Uau! Foi colonizado pelos Espanhóis, esteve sob domínio dos EUA (por isso inglês é um dos idiomas oficiais) e tem mais de 100 milhões de habitantes. Atrai turistas do mundo inteiro por causa das suas praias paradisíacas.
. EL NIDO – PALAWAN (mínimo 4 dias)
Palawan foi a ilha filipina que escolhi para conhecer e o que me atraiu foi El Nido, o destino de praia mais lindo do mundo pra mim. São milhares de rochas enormes espalhadas pela baía, que mais parecem terem sido erupcionadas pelo mar (com tom verde esmeralda). Muitas praias, lagoas, cavernas e uma vida marinha espetacular. Big Lagoon e Small Lagoon são os pontos turísticos mais famosos da área.
Sugestões de hotéis: Miniloc Island (melhor localização possível), Lagen Island (mais luxuoso e bem localizado) e Spin Designer Hostel (hostel descolado e moderninho, tem habitações privadas e compartilhadas)
/// Clique aqui para ler o post completo de El Nido, nas Filipinas.
Um país que “me pegou de jeito”. Povo sempre sorridente e simpático, mesmo em meio a tantas dificuldades, mesmo depois de tantas guerras, comida “asiática mas não tão apimentada” (delííícia), templos fabulosos… Um destino intenso!
. SIEM REAP (2-3 dias)
O lugar mais lindo do Camboja, onde está a maior construção religiosa do mundo, Angkor Wat, entre outros templos de arrepiar (muitos deles foram cenário do filme Lara Croft – Tomb Rider, com Angelina Jolie).
Sugestões de hotéis: Heritage Suite (luxo – lindo com bom custo-benefício), Shinta Mani (luxo – ótima localização) e The Purple Mangosteen (super econômico, bonitinho e muito bem localizado).
/// Clique aqui para ler o post completo do Camboja.
Um país involvente. Impossível ir ao Vietnã e ficar indiferente. Achei mais “puro” do que todos os outros da região, pois lá ainda é possível ver a “vida real” da população. Sem falar em como é um lugar LINDO!
. HANOI (1-2 dias)
Capital do Vietnã, localizada no norte do país, é uma cidade frenética e acolhedora ao mesmo tempo. Ali é possível aprender muito sobre o comunismo no país. Cuidado para não ser atropelado por motocicletas!!! hehehe.
Sugestões de hotéis: Apricot (luxo – bem localizado no Old Quarter), Silk Path, Hanoi Pearl Hotel e Hanoi Legacy Hotel Hang Bac (os três são muito bem localizados no Old Quarter, são charmosos e tem preços excelentes).
/// Clique aqui para ler o post completo de Hanoi.
. HALONG BAY (2 dias/1 noite)
Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das 7 Maravilhas da Natureza, é uma baía formada por um mar verde esmeralda e milhares de ilhas e ilhotas calcárias. Fica no norte do Vietnã, a 160km de Hanoi. Não há hotéis no meio da baía, então o melhor jeito de explorá-la é de barco-hotel.
Sugestões de barcos: Paradise Luxury Cruise (excelente e super confortável), Violet Cruise (luxuoso e exclusivo) e Gray Line Halong Cruise (mais econômico).
/// Clique aqui para ler o post completo de Halong Bay.
. HOI AN (2-3 dias)
Uma cidadezinha fofa no centro do Vietnã, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e, sem dúvidas, o lugar mais charmoso do país. Ruelas estreitas adornadas por lanternas coloridas, casinhas amarelas antiquíssimas, ótimos restaurantes para provar da culinária vietnamita, passeios de bicicleta pelos campos de arroz e muuuuita gente de chapéu! E não é para turista ver!! Hoi An é mágica.
Sugestões de hotéis: Little Hoi An Boutique Hotel e River Suites Hoi An (ambos charmosos, muito bem localizados, próximos ao centro histórico da cidade e com excelente custo-benefício).
/// Clique aqui para ler o post completo de Hoi An.
. HO CHI MINH CITY – SAIGON (3 dias)
A antiga Saigon, hoje chamada de Ho Chi Minh City em homenagem ao líder e ídolo comunista de mesmo nome, é super cosmopolita. Me surpreendeu! Cena gastronômica de primeira, edifícios modernos e muita coisa legal para fazer. HCMC não é a capital, mas é a maior cidade do Vietnã, e fica no sul do país. Além de conhecer os pontos turísticos da cidade (ali aprendemos muito sobre a Guerra do Vietnã, que lá é chamada de Guerra dos Estados Unidos Contra o Vietnã), o local é base para explorar os Cu Chi Tunnels e o Delta do Rio Mekong.
Sugestões de hotéis: Silverland Jolie Hotel & Spa (hotel muito bom e confortável, super bem localizado), Saigon River Boutique Hotel (bem econômico, bem localizado) e Park Hyatt Saigon (muito luxuoso e localização top).
/// Clique aqui para ler o post completo de Ho Chi Minh City (Saigon).
- INDONÉSIA
É o maior arquipélago do mundo, formado por mais de 17.000 ilhas. Um país extremamente religioso, com mais de 87% da população muçulmana. O que é até engraçado, já que muita gente tem uma imagem da Indonésia relacionada a templos hinduístas e budistas. É que Bali, a ilha mais conhecida pelos turistas, é totalmente hindu e concentra quase todos os praticantes dessa religião do país. A Indonésia, assim como a Tailândia, é um desses países completos, nos quais, mesmo sem atravessar a fronteira, você poderá ter experiências religiosas, culturais e de puro descanso em praias belíssimas.
. BALI (mínimo 5 dias)
É a primeira coisa que vem na cabeça de todos ao dizer Indonésia. Bali é uma ilha grande e muitos turistas acabam nem saindo dela. Mas a viagem precisa ser dividida ao menos em duas bases: Nusa Dua (onde se concentram os hotéis de praia mais lindos da ilha) e Ubud (não tem praia, mas é o centro cultural da ilha, com uma atmosfera bacana, cheia de templos, restaurantes, lojas e “gente real”. É daí que partem os passeios para os arrozais).
Sugestões de hotéis em Nusa Dua (praia): Samabe Bali Suites & Villas e Conrad Bali. O Ayana é famosíssimo mas não está em Nusa Dua. Porém fica em uma praia bonita também (em Jimbaran) e suas piscinas são demais!!!!
Sugestões de hotéis em Ubud: Uma by COMO, The Lokha e Kupu Kupu Barong Villas.
. GILI ISLANDS (3-4 dias)
A maioria dos turistas não visitam as Gili Islands, mas deveriam. São três pequenas ilhas: Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. É ali que se encontra o mar azul turquesa com areia branquinha da Indonésia. Uma atmosfera tranquila e super relax.
Sugestões de hotéis: Ombak Sunset e Pearl of Trawangan (Gili Trawangan) / Seri Resort e AVIA Villa Resort (Gili Meno) / Gili Air Escape (Gili Air).
- LAOS
O Laos está rodeado pela Tailândia, Myanmar, Camboja e China, e é um país socialista. Apesar de Luang Prabang ser muito conhecida pelos turistas, a capital se chama Vientiane. Fez parte da Indochina francesa, assim como o Vietnã e o Camboja.
. LUANG PRABANG (2-3 dias)
Uma cidade tranquila e extremamente religiosa. Mas a noite, claro que tem night market, como toda cidade asiática que se preze! hehe. A ronda das almas, que acontece todos os dias de manhã bem bem cedinho, é um ritual/evento imperdível. Assim como visitar as Kuang Si Falls.
Sugestões de hotéis: Villa Nagara, The Apsara e Maison Souvannaphoum (o mais luxuoso).
E ainda tem o Myanmar que estou dooooida pra conhecer! Aguça MUITO minha curiosidade saber que se trata de um país que ainda está se abrindo para o turismo e para o mundo!!
E aí, vai partir para o Sudeste Asiático quando? Qual país gostou mais??
Acompanhe-me também pelo Instagram @lalarebelo e pelo Snapchat LALAREBELO.