Roteiro Vietnã - Parte 3

HOI AN – VIETNÃ

Pura, charmosa e apaixonante

O post de hoje é sobre uma cidadezinha fofa no centro do Vietnã chamada Hoi An. Muita gente vai ao país e não a inclui no roteiro… Mas eu acho imprescindível. Hoi An te fará voltar no tempo e você se sentirá em um Vietnã sereno, sossegado, e até um pouco pacato (algo bem diferente de Hanoi ou Ho Chi Minh City, agitadíssimas). 

A Cidade Antiga de Hoi An é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é, sem dúvidas, o lugar mais charmoso do Vietnã. No passado, o local foi um importante porto comercial do Sudeste Asiático, responsável por uma das marcas mais legais de Hoi An na atualidade: a mistura de estilos. Você verá traços vietnamitas, chineses, indianos, japoneses, franceses… Tudo junto e misturado, formando algo surpreendente. 

Engraçado pensar que essa cidadezinha, tão graciosa, um dia já foi agitada, caótica e poluída. Mas entre a “Hoi An caos do passado” e a “Hoi An turística dos dias de hoje”, a cidade passou por longos anos de abandono, apelidada até mesmo de “cidade morta”. What?! Não consigo imaginar um outro lugar que exale mais vida no Vietnã do que Hoi An! 🙂

Imagine caminhar por ruelas estreitas adornadas por lanternas coloridas (que se acendem a noite)… Passear por casinhas amarelas antiquíssimas e graciosas… Acender uma velinha, fazer um pedido, e colocá-la para flutuar no rio que corta a cidade… Comer em restaurantes fofos alguns dos pratos divinos da culinária vietnamita (hum!)… Curtir o centro histórico sem medo de ser atropelado (carros não estão autorizados a circular durante boa parte do dia)… Encomendar roupas sob medida de um dia para o outro em uma das centenas de alfaiatarias locais (alta costura mesmo!!)… Visitar mercados com produtos tão frescos que chegam a brilhar nos olhos… Fazer uma aula de culinária incrível… Se sentir voltando no tempo, vivenciando um período diferente da história… Pela descrição parece algo MÁGICO, não é? E é ISSO MESMO: Hoi An é mágica. Sem exageros, esse lugar roubou meu coração! ♥

05-HoiAn-Vietna_0933-c

05-HoiAn-Vietna_0360

Ponte Japonesa, Hoi An, Vietnã
Ponte Japonesa, Hoi An, Vietnã

05-HoiAn-Vietna_0990

05-HoiAn-Vietna_0961-c

Nosso roteiro no Vietnã teve duração de 10 dias, e foi dividido da seguinte forma (clique para ler os outros posts):


Sobre o lugar

Hoi An está localizada na parte central do Vietnã (a aprox. 800km de Hanoi e a 900km de Ho Chi Minh City), na Província de Quang Nam. Está muito próxima (30km) da cidade de Da Nang, que tem mais de 1 milhão de habitantes (e é inclusive onde fica o aeroporto mais próximo), porém Hoi An tem apenas 100 mil moradores (aproximadamente). Super pequenininha! 🙂

mapa hoi-an-como-chegar-onde-fica-dicas-roteiro

A cidade foi um importante porto comercial (desde o Século 2!!!), um dos mais agitados da Ásia, ligando mercadorias e comerciantes de vários países do mundo inteiro. Imagine um lugar fofo e calmo como esse, em total ebulição!!! Difícil pensar. Isso fez com que Hoi An se tornasse um perfeito exemplo de uma fusão de estilos e culturas, preservados até os dias de hoje (o que a fez ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO). A influência mais forte, aos meus olhos, é a chinesa (mas há muitos traços japoneses também.).

Essa glória toda durou até o Século 19, quando o Rio Thu Bon (Cai River), que ligava Hoi An ao mar, sofreu um assoreamento e se tornou muito raso para a navegação. E então, a vizinha Da Nang, começou a tomar o lugar de Hoi An. Em 1916, uma ferrovia que ligava as duas cidades foi destruída por uma tempestade, e nunca foi reconstruída. Esse era o “fim definitivo” de Hoi An. As pessoas se foram, os imóveis abandonados, e Hoi An permaneceu praticamente intacta por dezenas e dezenas de anos. 

A história, a beleza e a sensação de um lugar perdido no tempo chamaram a atenção dos turistas que, aos poucos, foram lotando novamente Hoi An e a promovendo para o mundo. Em 1999, a UNESCO a reconheceu como Patrimônio da Humanidade, e a cidade voltou aos seus novos anos de glória, graças ao turismo. Os atrativos vão muito além dos edifícios históricos… Eu diria que o local é a meca da gastronomia vietnamita, do artesanato, dos tecidos e das alfaiatarias (mais uma herança da época em que foi um importante porto comercial, sempre possuindo produtos de qualidade, tecidos, alimentos em primeira mão e muito mais). 

05-HoiAn-Vietna_0313

05-HoiAn-Vietna_0120

05-HoiAn-Vietna_0316

05-HoiAn-Vietna_0601

<div class=”separa”><span> CLIMA – Quando ir? </span></div>

Diferente do norte do país (leia sobre Hanoi e Halong Bay), em Hoi An faz bastante CALOR o ano todo. Nós fomos em março/abril e pegamos dias lindos, de céu azul e termômetro na casa dos 30ºC para mais. Porém amanhecia com o tempo bem nublado (que logo passava) e a noite fazia um ventinho fresco. Adorei ir nessa época! 

Na parte central do Vietnã há apenas duas “estações”: chuvosa e seca. A chuvosa vai de setembro a dezembro, podendo ocorrer chuvas fortes e inundações (mas claro que há exceções – conheço muita gente que foi em dezembro e só pegou dias lindos e ensolarados). A época mais seca vai de fevereiro a maio. Junho e julho também são meses bons para ir, principalmente para quem gosta de um calorzão. Veja aqui quadro com a média de temperaturas e chuvas de Hoi An. 

Dia lindo de sol e céu azul em Hoi An
Dia lindo de sol e céu azul em Hoi An

Para mais informações sobre dinheiro, idioma, história, religião, culinária e muito mais, leia o primeiro post sobre o Vietnã, clicando aqui

tomada-energia-voltagem-idioma-fuso-moeda-vietna

↑ Voltar ao começo do post


Como chegar / Onde ficar

<div class=”separa”><span> TRANSPORTE: vôo + carro </span></div>

Contei aqui as melhores formas e cias aéreas para ir do Brasil ao Vietnã. Agora é hora de escrever sobre a chegada em HOI AN. 

Hoi An não tem aeroporto, mas a cidade vizinha, DA NANG, tem e está a apenas 30km de distância. Portanto, o jeito mais fácil é voar para Da Nang (DAD) e lá pegar um taxi ou transfer para seu hotel em Hoi An. Suuuuper rápido e fácil!!! 

Voar dentro do Vietnã é MUITO barato. Há duas companhias aéreas low cost que fazem o trecho Hanoi (HAN) – Da Nang (DAD) ou Ho Chi Minh City (SGN) – Da Nang (DAD) por menos de 30 dólares (menos de 1h30 de vôo). São elas:

Voei com as duas e recomendo. Todas pontuais, seguras e eficientes. 

Vietnam Airlines é a principal companhia aérea do país e não é low cost, mas opera todos esses trechos. Vale a pena pesquisar também, pois pode estar rolando uma promoção. 

Para ir do aeroporto de Da Nang ao nosso hotel em Hoi An (Little Hoi An Boutique Hotel – no centro da cidade), contratamos o serviço de pick-up do próprio hotel, por US$23 (carro para até 4 pessoas). Achei um preço justo pois são 30km e ainda tem a comodidade do mensageiro estar no desembarque nos esperando com a plaquinha na mão. #NOperrengues! [reservamos por email. Uns dias após a reserva pelo booking, o hotel entrou em contato oferecendo o serviço]. 

A volta também contratamos com o hotel, e pelo que me lembro, custou um pouco mais barato. Reservamos lá mesmo, na recepção. 

Também é possível pegar um TAXI na porta do aeroporto ou contratar uma empresa de transfer. Encontrei várias aqui no Viator. Os valores são todos bem parecidos. 

///

Para quem vem do Norte do Vietnã ou do Sul também é possível chegar até Hoi An de ÔNIBUS. Muita gente viaja desse jeito e custa muito muito pouco. Porém, as estradas e o trânsito no Vietnã não são dos melhores (sem falar que os ônibus são apertadinhos – compatível com a estatura da população local), e sua viagem pode durar MUITO mais. Eu gosto de recomendar aqui no blog sempre o que tem o melhor custo-BENEFÍCIO, então, por mim, 1h15 de vôo por menos de 30 dólares, vale muito mais a pena. Para quem quiser saber mais sobre como chegar a Hoi An de ônibus ou carro, leia aqui (site Lonely Planet).

Se estiver em Hue antes (uma outra cidade vietnamita que não conheci), dá para ir para Da Nang de trem

<div class=”separa”><span> Hotéis </span></div>

[ZONA HISTÓRICA]

Em Hoi An é uma delícia se hospedar no centrinho (ou o mais próximo possível da zona exclusiva para pedestres). A parte histórica é um charme!

Hotel gracinha na margem do Rio Hoai, bem pertinho do centro histórico (aprox. 8 minutos a pé). Foi o nosso escolhido! Excelente custo-benefício, ótimo atendimento, café da manhã gostoso, bom spa (testamos uma massagem tradicional vietnamita), quartos espaçosos e a decoração tem aquela carinha bem típica. Contratamos o serviço de transfer do próprio hotel para nos buscar no aeroporto de Da Nang, e o preço foi bem compatível com a média (~20 USD o carro). No dia de ir embora, nosso vôo era bem cedinho e o hotel preparou para gente duas sacolas de café da manhã para comermos no caminho. Muito simpático! Só a piscina que eu esperava que fosse mais bonita, mas para um mergulhinho ou um rápido descanso, está ok. Nós fizemos tanta coisa em Hoi An que nem tivemos tempo de parar por ali. Recomendo muito o Little Hoi An Boutique Hotel! 🙂 Reserve aqui

05-HoiAn-Vietna_0065
Exterior do Little Hoi An Boutique Hotel
05-HoiAn-Vietna_0346
Nosso quarto no Little Hoi An Boutique Hotel
05-HoiAn-Vietna_0348
Banheiro do nosso quarto no Little Hoi An Boutique Hotel

05-HoiAn-Vietna_0350

05-HoiAn-Vietna_0584
Café da manhã no Little Hoi An Boutique Hotel
05-HoiAn-Vietna_0590
Piscina do Little Hoi An Boutique Hotel
05-HoiAn-Vietna_0579
No hotel também tem lanterninhas! 🙂 Little Hoi An Boutique Hotel

Se você está afim de ficar DE FATO na Hoi An antiga, assim, no meio de tuuuudo, em um edifício mega histórico, essa é a melhor opção. Localização perfeita, a poucos metros da Ponte Japonesa (uma das principais atrações da cidade), e ao lado de templos e outros monumentos. Em alguns momentos do dia, carros não circulam na rua do hotel, mas creio que isso não é um problema em Hoi An, onde só se anda a pé! Reserve aqui

05-HoiAn-Vietna_0603
Vinh Hung Heritage Hotel, no centro histórico de Hoi An
Recepção e restaurante do Vinh Hung Heritage Hotel, no centro histórico de Hoi An | foto: divulgação
Recepção e restaurante do Vinh Hung Heritage Hotel, no centro histórico de Hoi An | foto: divulgação
Quarto do Vinh Hung Heritage Hotel, no centro histórico de Hoi An | foto: divulgação
Quarto do Vinh Hung Heritage Hotel, no centro histórico de Hoi An | foto: divulgação

Esse hotel é BEM parecido com o que ficamos, o Little Hoi An. Pelas fotos da piscina, partes do quarto, recepção etc. parece até o mesmo lugar… Só que esse é um pouquinho mais moderno. Quase ficamos lá! Foi uma baita dúvida!!! Ele fica do outro lado do rio, ou seja, já do lado de Hoi An Antiga (mesmo tempo de caminhada até o “buchicho”, a diferença é que não precisa atravessar nenhuma ponte para chegar). Gostei. Ficaria lá com certeza. Reserve aqui

Exterior do River Suites Hotel, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Exterior do River Suites Hotel, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Quarto e vista do River Suites Hotel, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Quarto e vista do River Suites Hotel, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Piscina do River Suites Hotel, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Piscina do River Suites Hotel, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação

O Long Life Hoi An ficava bem próximo ao nosso hotel também, passamos por ele vááárias vezes. Me pareceu uma boa opção, com a vantagem de ser AINDA mais perto do movimento, principalmente, noturno. O único ponto contra é que todas as vezes que andamos por ali, os bares vizinhos estavam com o som bem alto. Não sei até que horas essa música vai e também não sei se dá para ouvir de dentro dos quartos. Reserve aqui

Long Life Riverside Hotel, Hoi An, Vietnã
Long Life Riverside Hotel, Hoi An, Vietnã
Piscina do Long Life Riverside Hotel, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Piscina do Long Life Riverside Hotel, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação

Esse não fica no centrinho, mas também não é tããão longe. Fica em uma zona bonita e tranquila, na margem do rio. Eu não ficaria lá porque gostei do “buchicho” de Hoi An rsrs, mas coloquei o Anantara aqui nessa lista porque fui conhecê-lo e achei muito bonito. Portanto, se você está querendo curtir um pouco de hotel mesmo (e mais mordomias), ou está em família (com crianças), ou faz questão de ficar em um lugar com uma piscina bacaninha, vale a pena considerá-lo. Reserve aqui

Anantara Hoi An Resort visto do rio | foto: divulgação
Anantara Hoi An Resort visto do rio | foto: divulgação
Piscina do Anantara Hoi An Resort | foto: divulgação
Piscina do Anantara Hoi An Resort | foto: divulgação

[PRAIA]

Em Hoi An também há praia, portanto se você quer ficar em um hotel para aproveitar areia e mar, mas não tão longe da zona histórica (eu fiz centro-praia de bicicleta, mas de carro são apenas 10min!), há hotéis lindíssimos no litoral, como:

O The Nam Hai já era um dos melhores resorts do Vietnã. Agora que é um Four Seasons e está completamente repaginado, o que já era bom ficou ainda melhor. Sem dúvidas, hoje a melhor e mais luxuosa opção de hospedagem em Hoi An. Os destaques ficam para a piscina belíssima e pela nova academia de culinária vietnamita, a The Nam Hai Cooking Academy. Reserve aqui

Piscina do novo Four Seasons de Hoi An | foto: divulgação
Piscina do novo Four Seasons de Hoi An | foto: divulgação
Interior da Villa no Four Seasons The Nam Hai, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Interior da Villa no Four Seasons The Nam Hai, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Área de relaxamento no Spa do Four Seasons The Nam Hai, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Área de relaxamento no Spa do Four Seasons The Nam Hai, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Piscina linda do Four Seasons The Nam Hai, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação
Piscina linda do Four Seasons The Nam Hai, em Hoi An, Vietnã | foto: divulgação

lalarebelo-hoteis-booking

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

Como já falei na introdução desse post, come-se MUITO bem em Hoi An (e também muito barato). É o lugar ideal para provar todas as delícias da culinária vietnamita. A lista de restaurantes é enorme (ainda mais para uma cidade tão pequenininha). 

Neste post aqui eu comentei sobre os principais pratos do Vietnã… Sabores, temperos, cheiros, o que você não pode deixar de experimentar e muito mais. Vale a pena chegar sabendo para não perder nada delicioso. Ah, atenção, se você acha que porque é Ásia, irá comer muita pimenta, você está enganado. A comida vietnamita é super suave e, segundo o chef que nos deu um curso, se a comida de lá estiver muito apimentada, é porque o cozinheiro é ruim!! rs. 

Minhas sugestões: 

Foi um ótima surpresa. Entramos porque achamos o lugar simpático, com uma mesinha disponível na parte externa, e tivemos uma das melhores refeições da viagem. O menu apresenta pratos vietnamitas e pratos franceses. Bem democrático, para todos os gostos. Ele fica na rua onde estão concentrados os melhores restaurantes da cidade (Nguyen Thai Hoc). 

Restaurante Chez Marcel, em Hoi An
Restaurante Chez Marcel, em Hoi An
Dumplings vietnamitas no Restaurante Chez Marcel, em Hoi An
Dumplings vietnamitas no Restaurante Chez Marcel, em Hoi An
Meu prato: carninha com arroz. Delícia!! | Restaurante Chez Marcel, Hoi An
Meu prato: carninha com arroz. Delícia!! | Restaurante Chez Marcel, Hoi An

chez-marcel-restaurant-hoi-an-vietnam

  • Vys Market
    Endereço: 3 Nguyen Hoang Street (próximo ao Night Market)

Não comi nesse restaurante, mas fui conhecê-lo e achei interessante colocá-lo aqui na lista. Esqueça tooodo o charme dos restaurantes de Hoi An… Esse é grandão, estilo self-service, e tava bem cheio (apesar de, ainda sim, ser bonitinho). Mas achei o máximo porque ali você pode provar ABSOLUTAMENTE TUDO da culinária vietnamita, pagando um preço único. Seria legal comer no Vys Market no primeiro dia, para saber o que mais te agradou, para nos dias seguintes pedir em outros restaurantes apenas seus pratos preferidos! 😛

Vys Market - restaurante em Hoi An para provar todas as delícias vietnamitas
Vys Market – restaurante em Hoi An para provar todas as delícias vietnamitas

vys-market-hoi-an-restaurant

Eca... Olha o nome desses pratos!!! Segundo eles "Weird Wonderful Food" - quem encara??
Eca… Olha o nome desses pratos!!! Segundo eles “Weird Wonderful Food” – quem encara??
Carrinho de Pho - o prato mais famoso do Vietnã!
Carrinho de Pho – o prato mais famoso do Vietnã!

  • Secret Garden
    Endereço: No beco, ao lado da rua Le Loi, nº 60 

Um achadinho, literalmente “enfiado” entre as ruelas da cidade histórica. Tanto que nem tem nome a “rua” em que ele fica. Mas você achará placas nas vias principais indicando o caminho (e eu marquei o local no mapa que está no final do post). As placas me instigaram e fui parar lá. Um lugar fofo cheio de luzinhas, música ao vivo e comida gostosa. Comi um curry de carne (vietnamita, e não o indiano ou o tailandês. Isso significa muito menos pimenta!!) que estava muito bom. 

Restaurante Secret Garden, em Hoi An - super escondidinho!
Restaurante Secret Garden, em Hoi An – super escondidinho!

secret-garden-restaurant-hoi-an-vietnam

Meu curry vietnamita de carne! Restaurante Secret Garden, Hoi An
Meu curry vietnamita de carne! Restaurante Secret Garden, Hoi An

Esse lugar aparece na lista principalmente por sua localização e ambiente, pois a comida estava normal. Trata-se de um casarão lindo e antigo nas margens do Hoai, ou seja, um lugar mega agradável e também romântico. Vale a pena caminhar por essa parte da cidade, um pouquinho afastada do centro, e de quebra, comer nesse lugar. Só mudaria esse nome nada a ver e zero vietnamita (sendo que a comida é toda asiática, nem opção ocidental tem!!) rsrs. 

Brother's Café - Hoi An - Vietnã
Brother’s Café – Hoi An – Vietnã
Olha que delícia de lugar, na beira do rio...
Olha que delícia de lugar, na beira do rio…

Brother's Café - Hoi An - Vietnã

Brother's Café - Hoi An - Vietnã

Brother's Café - Hoi An - Vietnã

Lugar gracinha com uma bela carta de vinhos e comidinhas. Paramos ali no meio da tarde e ficamos observando o movimento da cidade antiga… Recomendo!!!

White Marble Wine Bar and Restaurant, em Hoi An
White Marble Wine Bar and Restaurant, em Hoi An

white-marble-restaurant-bar-wine-hoi-an-vietnam

white-marble-restaurant-bar-wine-hoi-an-vietnam

  • Mercado Central de Hoi An
    Endereço: Trần Quý Cáp

Pode parecer nojento para muitos, pois a comida fica muito exposta, o lugar é abafado (porém não cheira mal, pelo contrário), mas acredite: é o lugar mais fresco para se comer. Afinal, a comida vem da barraquinha de feira da senhorinha direto para o seu prato. Sem falar que é mega barato e típico. Se quiser agir como local, vai ter que comer lá!! 🙂

Vietnamitas almoçando no Mercado Central de Hoi An (muito fofas de chapeuzinho, né?!)
Vietnamitas almoçando no Mercado Central de Hoi An (muito fofas de chapeuzinho, né?!)

Parei na Hoi An Roastery para tomar um gostoso café (o bom é que eles também tem cafés “ocidentais”, como um espresso. Há lugares que vendem apenas o vietnamita. É gostoso mas não é o café que estamos acostumados.). 

Hoi An Roastery
Hoi An Roastery
Hoi An Roastery
Hoi An Roastery – cafés deliciosos

Por último, mas não menos gostoso, está o Citronela, o restaurante escolhido para nossa última refeição em Hoi An. Mais um lugar fofo, com cara de jardim secreto, pertinho do rio e da Ponte Japonesa. Tenho que confessar que acabei pedindo uma pizza porque queria um descansinho da comida asiática, e estava muito melhor do que eu esperava (aí lembrei que os vietnamitas mandam muuuito bem nas massas e pães – herança dos franceses!!!). Meu marido comeu um prato local e gostou bastante. Recomendo pelo ambiente, mas pegue mesinha na parte externa, claro!! 

Restaurante Citronella, em Hoi An
Restaurante Citronella, em Hoi An

06-HoiAn-Vietna_0128

06-HoiAn-Vietna_0129

Oh, quem estiver com dúvidas de onde comer, é nessa região marcada no mapa abaixo que estão os melhores restaurantes de Hoi An (e os mais charmosinhos):

restaurantes-hoi-an-melhores-dicas-vietna

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Ficamos 3 dias inteiros em Hoi An para curtir a cidade com calma e fazer tudo com bastaaaaante tranquilidade (daquele jeito que dá até pra repetir o que gostou mais). Mas se você estiver com o tempo um pouco mais corrido, 2 dias inteiros são suficientes para conhecer bem a cidade. 

Taxa de visitação: o centro histórico de Hoi An é “fechado” e para entrar é preciso pagar. A taxa custa 120.000 dongs por pessoa (cerca de 6 dólares) e serve para todo o seu período na cidade. Além disso, no preço está incluída a entrada a algumas atrações pagas como museus, templos, casas, shows folclóricos etc. Achei bem justo.

Vi gente tentado burlar a taxa, entrando no centro por ruelas secundárias… Mas, sinceramente, você iria gostar que um turista estrangeiro viesse ao seu país e não pagasse as entradas dos pontos turísticos e fraudasse taxas e impostos? Pois é exatamente isso. Se não quiser pagar, não vá. Ademais, o preço é bem ok considerando que você só paga isso uma vez mesmo se quiser ficar anos entrando e saindo da cidade. 

Guia: tínhamos começado o passeio por Hoi An por conta própria, mas sentimos falta de mais explicações para entender a história das coisas. Parecia tudo tão interessante e fiquei com aquela sensação “que desperdício conhecer tudo isso superficialmente”. Voltamos ao local onde compramos o ingresso para entrar na cidade e solicitamos um serviço de guia em inglês que custou apenas 6 dólares. Com a guia, visitamos pontos turísticos que estavam incluídos no ingresso e alguns outros. Foi muito mais interessante do que ir sozinho. Para quem já quiser chegar em Hoi An com um bom guia contratado, nossa guia em Ho Chi Minh City, Nhu Lanh, também trabalha na cidade. 

Contato: Nhu Lanh
Site: www.discerningtravelervietnam.com
E-mail: info@discerningtravelervietnam.com 
Tel: +84 (0) 93391-9789

O que fazer em Hoi An: 

  • Passear pelo centro histórico (Hoi An Ancient Town)

Caminhar sem rumo pela cidade é uma delícia! Ooo lugarzinho agradável!! 🙂 Atenção: comece o passeio bem cedinho, pois os turistas costumam lotar a cidade a partir das 10h da manhã. Indo por volta das 8h você conseguirá tirar várias fotos sem ninguém além de você. Carros estão proibidos de circular, e motos também em boa parte do dia. Portanto, ali é o único lugar do Vietnã que você pode andar na rua sem medo de ser atropelado!! rsrs. Passear pelas ruas e ruelas a noite também é demais… As lanternas ficam todas ligadas. Mágico!!!

De manhã cedinho, quando não há quase ninguém nas ruas de Hoi An.
De manhã cedinho, quando não há quase ninguém nas ruas de Hoi An.

05-HoiAn-Vietna_0976

06-HoiAn-Vietna_0103

Durante o seu passeio pelo centrinho, não deixe de visitar:

. Ponte Japonesa: a principal atração de Hoi An, símbolo da cidade. Foi construída no início do Século 17 pelos comerciantes japoneses, que viviam de um lado da ponte, para uni-los aos comerciantes chineses, do outro lado. Um símbolo de amizade entre os dois povos. A ponte é toda em madeira e possui um templo dentro. De um lado há um par de estátuas de macacos e do outro lado um par de estátuas de cachorros. Dizem que é porque a ponte começou a ser construída no ano do macaco e terminou no ano do cachorro. 

A charmosa Ponte Japonesa, no centro histórico de Hoi An
A charmosa Ponte Japonesa, no centro histórico de Hoi An
A entrada da Ponte Japonesa em Hoi An
A entrada da Ponte Japonesa em Hoi An
O interior da Ponte Japonesa de Hoi An, toda em madeira
O interior da Ponte Japonesa de Hoi An, toda em madeira

. Assembly Halls: há várias dessas construções em Hoi An, que parecem muito templos, mas na verdade, são “complexos” (com templos dentro) que serviam para reunir a população chinesa. São muito parecidas, mas a principal diferença entre elas é o deus/criatura que está sendo adorado. Hoje, vivem em Hoi An cerca de mil chineses, mas no passado, eram mais de 6000. Repare nos incensos gigantes no teto. Quem faz uma oferta ao templo pode pendurar o seu incenso com um pedido. Leva em torno de 1 mês para se queimar por completo. Visitamos 3 Assembly Halls:

1. A mais famosa, chamada Quang Trieu Assembly Hall, que é a do povo CANTONÊS, construída em 1885. 

Quang Trieu Assembly Hall - Hoi An
Quang Trieu Assembly Hall – Hoi An
Os incensos em espiral pendurados no teto do templo
Os incensos em espiral pendurados no teto do templo

Quang Trieu Assembly Hall - Hoi An

Quang Trieu Assembly Hall - Hoi An

2. A mais linda na minha opinião, que é a Phuoc Kien Assembly Hall, do povo FUJIAN. O maior grupo étnico chinês em Hoi An naquele período (foi fundada em 1690). É dedicada a Thien Hau, a deusa do mar e protetora dos marinheiros. 

Phuoc Kien Assembly Hall
Phuoc Kien Assembly Hall, Hoi An

05-HoiAn-Vietna_0419

05-HoiAn-Vietna_0410

3. Uma que quase ninguém conhece e que não é preciso ingresso para entrar (não está nem no folder oficial da cidade). Mas a fachada azul me chamou a atenção (Lala sempre entra em coisas azuis hehehe). Chama-se Trung Hoa Assembly Hall ou Duong Thuong Assembly Hall, uma das mais antigas de Hoi An. 

Trung Hoa Assembly Hall, também chamada de Duong Thuong Assembly Hall hoi an
Trung Hoa Assembly Hall, também chamada de Duong Thuong Assembly Hall
assembly-hall-hoi-an-vietnam
Na Trung Hoa Assembly Hall, com minha t-shirt de lhama da Goemba

. Ancient Houses: há algumas casas antiquíííssimas em Hoi An, com centenas de anos, e você pode visitar algumas delas. Nós entramos na Phung Hung, construída em 1780. Tem arquitetura típica das casas urbanas vietnamitas do século 19. Feita em madeira, com dois andares. Segundo a nossa guia, os descendentes dos donos ainda moram lá. 

Ancient House
Ancient House Phung Hung, em Hoi An

. Mercado Central: frutas, legumes, carnes, peixes, temperos, produtos frescos e industrializados… Passear pelo mercado de Hoi An é uma verdadeira experiência. Sem falar que lá você verá a maior concentração de chapéus vietnamitas do planeta!! rsrs. Um prato cheio para quem gosta de fotografias do cotidiano. Quem quiser ver o local ferveeeendo de locais e chefs comprando os ingredientes do dia, chegue entre 4:30 – 5h da manhã. Essa nós passamos!! hehe. Fomos no horário do almoço e o jeito que a galera tira uma soneca assim no meio das coisas é impressionante!!

mercado-central-hoi-an-vietnam

mercado-central-hoi-an-vietnam

mercado-central-hoi-an-vietnam

mercado-central-hoi-an-vietnam

mercado-central-hoi-an-vietnam

. Show de dança folclórica: era uma das atrações incluídas no ingresso de entrada na cidade. Achei que podia ser um tourist trap, mas na verdade foi uma gracinha. E ninguém nos tentou vender nada no final. Rápido e interessante para conhecer um pouquinho das artes locais. O show acontece no Hoi An Art Craft Manufactoring Workshop and Traditional Art Performance (9 Nguyen Thái Hoc), diariamente às 10:15 e 15:15. Checar os horários, pois podem ser alterados. 

06-HoiAn-Vietna_0077
Parte da apresentação folclórica
06-HoiAn-Vietna_0089
O exterior da casa onde aconteciam os shows

. Produção de seda: Hoi An também é conhecida pela seda que produz e há dezenas de lojas que vendem produtos desse tecido. Normalmente elas mostram aos clientes o método de produção (do nascimento do bicho, passando pela produção da seda e finalizando no tecido pronto). Nós entramos em uma loja e pedimos para ver, pois tínhamos curiosidade (Rua Le Loi, nº 41). Não há obrigação de comprar nada. 

Lojinha que entramos para conhecer o processo de produção de seda, em Hoi An
Lojinha que entramos para conhecer o processo de produção de seda, em Hoi An

silk-worm-production-hoi-an-store-vietnam

silk-worm-production-hoi-an-store-vietnam

silk-worm-production-hoi-an-store-vietnam

  • Aula de culinária na Red Bridge Cooking School

Achei que esse é um MUST em Hoi An!! Em um lugar onde a comida é simplesmente fantástica, aprender com os chefs locais é demais. A melhor escola, sem dúvidas, é a RED BRIDGE COOKING SCHOOL. Que lugar! Custou 32 dólares por pessoa, mas juro que valeu a pena. Você verá dezenas de ofertas de cursos pela cidade, mas invista na melhor. Você não vai se arrepender, pois é uma bela (e gostosa) experiência. Você pode comprar o ingresso pelo site ou por meio do seu hotel. 

A experiência começou às 8:15 com o encontro dos inscritos daquele dia no restaurante do grupo que fica na cidade, o Hai Café. Depois, em pequenos grupos, partimos para o Mercado Central para conhecê-lo junto com o chef. Ele nos explicou cada erva, cada verdura, fruta, o que leva cada prato, utensílios utilizados e todas as peculiaridades da cozinha vietnamita. Foi muito legal. 

Deixamos o mercado e fomos de barco para a escola Red Bridge, que fica um pouco afastada do centrinho (~25 min). Essa parte do rio também vale como um tour! Chegamos no local e achei tudo impecável. Baita estrutura!! Ficamos animados para começar a aula. Mas antes, passeamos pela horta da escola e conhecemos outras ervas importantes.

Na “sala de aula” cada aluno tem sua estação, sua prancheta para anotações, as receitas… Tudo muito organizado. O chef mostra como faz, e depois cada aluno tenta fazer também (os meus pratos ficaram BEM feios hehehe, porém gostosos). Não se preocupe, há vários ajudantes. E depois come, claro!!!

No final da aula, que dura uma manhã, todos se juntam no restaurante da escola para almoçar os últimos pratos feitos por nós, que naquele dia, foi frango com noodles de arroz. Hum…. Você pode ir embora com o barco da escola, ou ficar mais tempo por lá curtindo a piscina (sem pagar nada a mais). 

O encontro dos alunos no Hai Café, no centro de Hoi An
O encontro dos alunos no Hai Café, no centro de Hoi An
O passeio com o chef pelo mercado central para conhecer os ingredientes
O passeio com o chef pelo mercado central para conhecer os ingredientes
Fazendo noodles de arroz no Mercado Central
Fazendo noodles de arroz no Mercado Central
Já no barco para ir para a Red Bridge Cooking School
Já no barco para ir para a Red Bridge Cooking School
O caminho já era uma atração!
O caminho já era uma atração!
Chegamos na Red Bridge Cooking School
Chegamos na Red Bridge Cooking School
Antes de começar a aula, um passeio pela horta da escola
Antes de começar a aula, um passeio pela horta da escola
A sala de aula da Red Bridge Cooking School
A sala de aula da Red Bridge Cooking School
O que iríamos aprender a cozinhar naquele dia | Red Bridge Cooking School - Hoi An
O que iríamos aprender a cozinhar naquele dia | Red Bridge Cooking School – Hoi An
Cada aluno com sua estação | Red Bridge Cooking School
Cada aluno com sua estação | Red Bridge Cooking School
red-bridge-cooking-school-hoi-an-vietnam
Tentando virar a panqueca!!!

red-bridge-cooking-school-hoi-an-vietnam

Rolinhos primavera vietnamitas (com papel de arroz)
Rolinhos primavera vietnamitas (com papel de arroz)
A piscina da escola Red Bridge
A piscina da escola Red Bridge
Voltando de barco para Hoi An depois de uma manhã de muita comida!! Red Bridge Cooking School
Voltando de barco para Hoi An depois de uma manhã de muita comida!! Red Bridge Cooking School

  • Fazer uma roupa sob medida

Ah, mesmo se não estiver precisando de uma roupinha nova, vale a pena testar uma das mais de 500 alfaiatarias de Hoi An, pela experiência! Eu encomendei um vestido longo de festa e meu marido mandou fazer um terno. Ambos ficaram LIIIINDOS (é alta costura mesmo)! Só não mostro o meu aqui ainda pois preciso usá-lo em breve e não quero queimar as fichas!! 😛 hehehe. Assim que usá-lo, coloco as fotos. Há costureiros de todos os tipos, mas como o que eu precisava era algo mais formal, achei melhor não arriscar e fui na mais famosa e confiável da cidade (e mais cara): YALY COUTURE. Nossas roupas custaram entre 100-150 dólares cada (mas você pode encontrar na cidade vestidos por menos de 50). 

Funciona assim: você chega com o máximo de fotos impressas do vestido que deseja ou escolhe algum modelo do catálogo da loja, escolhe o pano, tira as medidas e faz metade do pagamento. No dia seguinte, você passa na loja para fazer a primeira prova. E no 3º dia, faz a prova final, paga os 50% restantes e busca sua roupa sob medida. Se você tiver menos tempo na cidade, acredito que dê para negociar o prazo também!!

A Yaly Couture tem 3 lojas no centrinho de Hoi An. Nós fomos na do endereço 47 Tran Phu. Procure por Nina ou Sandy. As duas nos atenderam e são uns amoooores. Pode comentar que é recomendação da Lala e do Ricardo do Brasil. Acho que vão lembrar. 🙂

Camila Romano, queridona, obrigada por me passar toooodas as dicas da Yaly!! Beijos :*

Yaly Couture, Hoi An: onde fizemos um vestido de festa e um terno
Yaly Couture, Hoi An: onde fizemos um vestido de festa e um terno
Algumas das milhares de alfaiatarias pelas ruas de Hoi An
Algumas das milhares de alfaiatarias pelas ruas de Hoi An

  • Passeio de bicicleta: praia & campos de arroz

Há duas praias muito próximas a Hoi An: An Bang e Cua Dai. O nosso hotel tinha parceria com um clube de praia local, e podíamos usar as espreguiçadeiras sem pagar. As praias não são lindas, e sim beeem normais. Mas vale para um descanso ou para tomar um solzinho. Nós fomos bem rapidamente. O mais legal, sem dúvidas, é o caminho até a praia. Alugamos uma bicicleta (2 dólares o dia) e pedalamos cerca de 30 minutos para chegar. No meio do caminho há lindas plantações de arroz e, às vezes, búfalos. É uma experiência liiiinda pedalar por ali tranquilamente!

Pelas plantações de arroz no caminho entre Hoi An e a praia
Pelas plantações de arroz no caminho entre Hoi An e a praia

05-HoiAn-Vietna_0779

hoi-an-beach-vietnam

A praia pertinho de Hoi An
A praia pertinho de Hoi An

hoi-an-beach

05-HoiAn-Vietna_0884

Esses chapéus são bacanas, mas... Hahahaha
Esses chapéus são bacanas, mas… Hahahaha
  • Massagem tradicional vietnamita

Acho que Hoi An está para o Vietnã como Chiang Mai está para a Tailândia. Então, se tem um lugar propício para fazer uma massagem tradicional vietnamita, esse lugar é Hoi An (assim como Chiang Mai para as massagens tailandesas). A massagem vietnamita é mais suave e utiliza óleos. Nós fizemos no spa do nosso hotel Little Hoi An Boutique Hotel (aberto também para não hóspedes) e gostei bastante. Mas há vários spas espalhados pela cidade antiga. Ah… Não perca as famosas foot massages que custam pouquíssimos dólares. Pertinho do night market, moídos depois de um dia de vôo + andanças, paramos em um spa e quase dormimos na cadeira de tão bom!!

Nada como um foot massage depois de um longo dia de turismo!! :)
Nada como um foot massage depois de um longo dia de turismo!! 🙂
  • Night Market

Algo que toda cidade asiática tem em comum é o tal do mercado noturno. Hoi An tem também e fica do lado oposto à cidade histórica (ou seja, na outra margem do rio, do mesmo lado que estava o nosso hotel). Aproveite para comprar uma lanterna ou bugingangas locais por muito muito pouco. Só não deixe de pechinchar! Absolutamente TUDO é negociável. 

Muitas e muitas lanternas a venda em Hoi An. Liiindo!!!
Muitas e muitas lanternas a venda em Hoi An. Liiindo!!!
Night Market de Hoi An
Night Market de Hoi An

  • Colocar velinhas no rio e fazer um pedido 

Não dá para ir a Hoi An e não colocar ao menos 1 velinha flutuante naquele rio, né?! É um chaaarme! Quando cai a noite, surgem dezenas de vendedores. Uma vela custa apenas 1 dólar. Faça um pedido!! Eu pedi sol para os dias seguintes e clima bom nas Filipinas (já que pegamos tempo feio em Hanoi/Halong Bay e a previsão para El Nido era péssima) e não é que deu certo?!!

Colocando a minha velinha e fazendo meu pedido...
Colocando a minha velinha e fazendo meu pedido…
Comprei a velinha dela!
Comprei a velinha dela!
O rio todo iluminado pelas velinhas com pedidos dos turistas!
O rio todo iluminado pelas velinhas com pedidos dos turistas!

  • Passeio norturno em um barquinho a remo 

Aproveitando a magia das velinhas, não resistimos a um passeio noturno de barco a remo. Não tínhamos nada a perder! Custou apenas 6 dólares para 15-20 minutos (enquanto uma gôndola em Veneza custou 70 euros!!) e parecia muito especial. E foi! Perfeito para encerrar nossa última noite em Hoi An. 

Passeio noturno mais do que especial pelo rio de Hoi An ♥
Passeio noturno mais do que especial pelo rio de Hoi An ♥
A barqueira era uma fofa!!
A barqueira era uma fofa!!
Call it magic...
Call it magic…

  • Passeios fora da cidade: Marble Mountains & Santuário My Son

Há dois passeios fora da cidade que quem está em Hoi An costuma fazer: Marble Mountains (que fica em Da Nang – uma montanha com cavernas e templos, mas que sinceramente só ouvi coisas ruins a respeito e acabei não indo) e Santuário My Son (esse fiquei doida para ter conhecido, mas acabei preferindo passear mais tempo só em Hoi An. Comparam esse santuário até mesmo aos templos de Siem Reap, no Camboja. Deve ser mesmo lindo então! É Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e fica a 50km de Hoi An. O jeito mais fácil de ir é de taxi ou contratando um tour de uma agência local. Achei duas opções no Viator: small group e privado).  

Marble Mountains, perto de Hoi An | foto: by V.T. Polywoda para Flickr (Creative Commons)
Marble Mountains, perto de Hoi An | foto: by V.T. Polywoda para Flickr (Creative Commons)
Santuário My Son | foto: by Nizam Uddin para Flickr (Creative Commons)
Santuário My Son | foto: by Nizam Uddin para Flickr (Creative Commons)

Ah, esqueci de dizer, Hoi An tem free wifi! Achei muito simpático. 

Veja no mapa abaixo a localização de tudo o que foi citado aqui no post (hotéis, restaurantes, atrações…):

<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/embed?mid=12ZocmDolOAJXMZ3oNiFiDx_uCfs” width=”680″ height=”480″></iframe>

<div class=”separa”><span> ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL </span></div>

Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos. 

///

E pra fechar, um filme que traduz um pouco do sentimento que Hoi An desperta na gente! Aperte o play no vídeo abaixo e assista os melhores momentos dos nossos dias na cidade:

<iframe src=”https://player.vimeo.com/video/165658286″ width=”680″ height=”382″ frameborder=”0″ webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen></iframe>
<p><a href=”https://vimeo.com/165658286″>A charmosa Hoi An – Vietn&atilde; | Por Lala Rebelo</a> from <a href=”https://vimeo.com/user50270507″>Lala Rebelo</a> on <a href=”https://vimeo.com”>Vimeo</a>.</p>

Será que você amou Hoi An assim como eu?! Vai dizer que essa cidade não é uma coooooisa?!!? 

Leia também os outros posts sobre o Vietnã:

Obrigada pela visita!
Beijos, Lala

Siga-me também no instagram @lalarebelo

05-HoiAn-Vietna_0341

↑ Voltar ao começo do post

Comentários