Roteiro Vietnã - Parte 4

Ho Chi Minh City, antiga Saigon – Vietnã

+ Cu Chi Tunnels & Delta do Rio Mekong

Chegamos à última parte da nossa viagem pelo Vietnã!! Chegamos ao SUL! Hoje é dia de escrever sobre a maior cidade do país, super cosmopolita e que me surpreendeu MUITO: Ho Chi Minh City, a antiga SAIGON. Também falarei um pouquinho de outros lugares interessantes nas proximidades como, por exemplo, os Cu Chi Tunnels e o Delta do Rio Mekong

cu-chi-tunnels-delta-rio-mekong-passeios-tours-roteiros-vietnam-ho-chi-minh-saigon

Quem está “chegando agora” nessa série de posts sobre o Vietnã, acesse também as publicações anteriores. Nosso roteiro teve duração de 10 dias, e foi dividido da seguinte forma (clique para ler):

ho chi minh city saigon roteiro vietna cidades


Sobre o lugar

A primeira coisa que você pensa quando chega a HCMC (sigla para Ho Chi Minh City – vou adotá-la aqui no post): UAU! Que lugar LOUCO!! E é bem isso mesmo. HCMC não é a capital, mas é maior e mais agitada do que Hanoi (eu diria que é BEM mais ocidentalizada). Se você tem na sua cabeça uma cidadezinha pacata e destruída pela guerra, você está bem enganado. HCMC é cheia de prédios altos, super avenidas, lojas de grife, e por aí vai… Eu fiquei CHOCADA. Claro que há o caos típico das cidades asiáticas (e coooomo há!!) e aquela sensação de “pobreza” ou “sujeira” (o termo que preferir – para mim não é nenhuma das duas coisas, é apenas a forma de viver deles), mas isso fica até pequeno perto do tanto de restaurantes bacanas, das ruas e praças bonitas e do tanto de coisas legais para fazer. HCMC está crescendo com tanta velocidade que dizem que irá se igualar a Tóquio no ano de 2020!! Há um montão de multinacionais se instalando na cidade e você pode ver estrangeiros (expatriados) por todos os lados. 

Piscina no rooftop do Silverland Jolie Hotel & Spa, no Distrito 1
Piscina no rooftop do Silverland Jolie Hotel & Spa, no Distrito 1
Nguyen Hue - ho chi minh city - saigon - vietna
Praça Nguyen Hue
08-Saigon-Vietna_0162
Dong Hoi Street, em frente a Opera House de Saigon

HCMC tem mais de 8 milhões de habitantes (a “grande HCMC” tem cerca de 12 milhões) e quase todo mundo tem uma MOTOCICLETA. São 7.6 MILHÕES DE MOTOS na cidade! Que loucura, né?! Imagina isso tudo buzinando e você tentando atravessar a rua. Hehehe. Não imagine… Apenas vá!!! Elas desviarão de você (juro!!). 

Muitas e muitas motos no trânsito de HCMC!!!
Muitas e muitas motos no trânsito de HCMC!!!
motorbikes-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam
Isso é “só” o estacionamento do mercado em HCMC! :O

Antes de se chamar oficialmente Ho Chi Minh City, a cidade se chamava SAIGON (digo “oficialmente” pois os locais continuam utilizando o nome antigo). O nome foi alterado em 1976 em homenagem ao grande líder e herói vietnamita de mesmo nome (Ho Chi Minh é considerado o grande responsável pelo Vietnã ter se tornado independente da França e pela sua reunificação – apesar de ter morrido antes do Vietnã do Sul e do Norte terem virado um só, passando a adotar um regime socialista. Falei mais sobre o Ho Chi Minh aqui).

Na época que o Vietnã era colônia francesa, Saigon era a capital da Cochinchina (uma das regiões da Indochina). É possível ver ainda MUITAS marcas desse período francês, principalmente na arquitetura da cidade (e na comida, tenho que admitir!! Delícia!). 

Opera House de Saigon - estilo francês contrastando com os novos prédios modernos
Opera House de Saigon – estilo francês contrastando com os novos prédios modernos

ho-chi-minh-city-vietnam-saigon

<div class=”separa”><span> CLIMA – Quando ir? </span></div>

Quanto mais ao SUL, mais calor faz no Vietnã. Nessa mesma viagem (março e abril de 2016), pegamos um belo friozinho em Hanoi e Halong Bay (norte), um calorzitcho gostoso em Hoi An, e um calor de rachaaaar em Ho Chi Minh City (todos os dias com temperaturas acima dos 30ºC, e céu mega azul). Eu prefiro!!

Faz calor o ano todo em HCMC e há apenas duas “estações”: seca (de dezembro a maio) e chuvosa (de junho a novembro). Dizem que a temporada de chuvas não é brincadeira não. 

tomada-energia-voltagem-idioma-fuso-moeda-vietna

Para mais informações sobre dinheiro, idioma, história, religião, culinária e muito mais, leia o primeiro post sobre o Vietnã, clicando aqui. Vale a pena!!

↑ Voltar ao começo do post


Como chegar / Onde ficar

<div class=”separa”><span> VÔOS </span></div>

Contei aqui as melhores formas e cias aéreas para ir do Brasil ao Vietnã. Você pode entrar no país por Hanoi (que foi o que eu fiz) ou por Ho Chi Minh City mesmo, pois ambas cidades recebem vôos de vários lugares do mundo.

Importante: expliquei aqui tudo sobre como tirar o visto para entrar no Vietnã

Nós fomos de Hoi An (aeroporto em Da Nang – DAD) para Ho Chi Minh City (SGN). Voar dentro do Vietnã é MUITO barato. Há duas companhias aéreas low cost que fazem este trecho e váááários outros, por menos de 30 dólares. São elas:

Voei com as duas e recomendo. Todas pontuais, seguras e eficientes. 

Vietnam Airlines é a principal companhia aérea do país e não é low cost, mas tem uma malha aérea bem vasta. Vale a pena pesquisar também, pois pode estar rolando uma promoção. 

Fomos embora do Vietnã pelo aeroporto de Ho Chi Minh City (SGN). Voamos para Manila (MNL), capital das Filipinas, de Cebu Pacific. E aí começou a 2ª etapa das férias: EL NIDO!! 😉 Você pode voar de Ho Chi Minh City para vááárias cidades da Ásia e do mundo. O aeroporto é bem grandão. 

<div class=”separa”><span> TRANSPORTE DENTRO DA CIDADE </span></div>

[AEROPORTO-HOTEL]

Para ir do aeroporto ao nosso hotel (ida e volta), contratamos o transfer do próprio Silverland que, pelo que pesquisei, trabalhava com um preço bem compatível com a média (entre 15 e 20 dólares o trecho). Em Hanoi, contratamos o transfer da empresa HANOI TRANSFER SERVICE, que foi ótima, e pelo que vi no site, eles também trabalham em Ho Chi Minh City. O tempo para ir do aeroporto até o hotel (e vice-versa) foi entre 30 e 45 minutos (dia de semana, fora do horário de pico, que é de manhã bem cedo ou no fim da tarde). 

[DENTRO DA CIDADE]

Ficando no Distrito 1, você poderá fazer muita coisa a pé. Mas alguns pontos turísticos, mesmo dentro da cidade, estão mais distantes e você precisará pegar taxi. Recomendo utilizar os taxis apenas da empresa VINASUN (há aos montes – é o verde e vermelho). Para ir para locais fora de Ho Chi Minh, como os Cu Chi Tunnels e o Delta do Rio Mekong, é melhor contratar um tour ou carro com motorista

<div class=”separa”><span> HOTÉIS </span></div>

Coooom certeza você deve se hospedar no Distrito 1. O entorno é bonito e mais tranquilo (tranquilo no padrão vietnamita, claro! hehe). Há diversos restaurantes legais por perto (para ir a pé!) e você pode ir caminhando a vários pontos turísticos. 

Esse Silverland Jolie foi um super achado! Ficamos nele apenas porque era o único hotel mais bacaninha no Distrito 1 que dava para pagar com nossas milhas, e acertamos em cheio. Verifiquei o valor e continuo achando uma ótima opção, excelente custo-benefício. Não é um hotel luxuoso, mas é bem bonitinho. Não senti falta de nada (só achei o quarto apertado, mas bem ok). O café da manhã era excelente, mega completo, e ainda era servido diariamente um chá da tarde para os hóspedes (tudo incluído na diária). No último andar há uma piscina e um bar com uma vista bem linda de Saigon (um lado super moderno da cidade – pra dizer UAU). A piscina é pequenininha, como tudo no hotel, mas muito charmosa (ficamos algumas horinhas por lá!). Há também um SPA no local, que não experimentei. Achei a localização excelente! De lá fomos caminhando a vários restaurantes e pontos turísticos (como a Ópera, por exemplo – super perto!). Silverland é uma rede conhecida em HCMC (tem 6 hotéis na cidade). Reserve aqui

Piscina no rooftop do Silverland Jolie Hotel & Spa, no Distrito 1 de Ho Chi Minh City (Saigon)
Piscina no rooftop do Silverland Jolie Hotel & Spa, no Distrito 1 de Ho Chi Minh City (Saigon)
Nosso quarto no Silverland Jolie Hotel & Spa
Nosso quarto no Silverland Jolie Hotel & Spa

Silverland-jolie-hotel-ho-chi-minh-city-saigon-best-hotels-melhores-hoteis-distrito-district-1

Lobby do Silverland Jolie Hotel & Spa
Lobby do Silverland Jolie Hotel & Spa
A tarde tem um pianista... Muito gostoso!
A tarde tem um pianista… Muito gostoso!
Café da manhã no Silverland Jolie Hotel & Spa
Café da manhã no Silverland Jolie Hotel & Spa

Silverland-jolie-hotel-ho-chi-minh-city-saigon-best-hotels-melhores-hoteis-distrito-district-1

Piscina no rooftop do Silverland Jolie Hotel & Spa, no Distrito 1 de Ho Chi Minh City (Saigon)

Quem procura um hotel lindo, luxuoso e SUPER bem localizado (no meio de tudo, na melhor região de Saigon, a poucos passos de excelentes restaurantes – Distrito 1), não há opção melhor do que essa. 

Também é muito bem localizado, coladinho na Opera House. O hotel é praticamente um shopping, enooorme, em frente a várias lojas de grife, em uma rua ampla e arborizada. Me lembrou a Alvear em Buenos Aires!!

Boa opção de hotel mais low budget. É pequenininho e simples, porém super arrumadinho (bem decorado, moderninho) e MUITO bem localizado, no Distrito 1. 

buy me a coffee 2

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

Gente, adoreeei essa parte. Não esperava nem metade do nível dos restaurantes de Saigon! MUITA coisa moderninha, descolada, e tudo delicioso. Tem para todos os gostos: comida vietnamita, italiana, francesa, tailandesa… A cena gastronômica de HCMC realmente me encantou. Mas claro, ainda há muita comida de rua e vietnamitas reunidos em grupos sentados em banquinhos baixos na calçada. Puro contraste! 

Meus achados (todos no Distrito 1):

Um bistrozinho muuuito legal com excelente comida vietnamita. Adorei o conceito do lugar, todo divertido, “brincando” com o estilo da propaganda comunista. Almoçamos lá no meio do nosso city tour por Ho Chi Minh. Recomendo! 

Propaganda-vietnamese-bistro-District-1-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

Propaganda-vietnamese-bistro-District-1-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

Propaganda-vietnamese-bistro-District-1-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

Estávamos apenas caminhando quando vimos esse restaurante super moderninho, com um cardápio apetitooooso de pizzas e massas… Não resistimos e entramos! E valeu a pena! Ooo se valeu! Foi nossa última refeição da viagem e fechamos com chave de ouro. Pizza, massa, sobremesa e vinho… Tudo muito bom!!

NAMO-RESTAURANT-ITALIAN-PIZZA-District-1-french-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

NAMO-RESTAURANT-ITALIAN-PIZZA-District-1-french-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

Delícia de pizza e de massinha no Restaurante NAMO, em Saigon
Delícia de pizza e de massinha no Restaurante NAMO, em Saigon
Pannacotta de sobremesa
Pannacotta de sobremesa

Esse restaurante é uma bela experiência! O lugar por si só já valeria a pena, pois está em uma pracinha bem escondida, com mesinhas na calçada e ambiente aconchegante. Mas o melhor é a comida SUPER vietnamita (tradicional). E apesar de ser um restaurante mais chique, muita coisa é para ser comida com as mãos mesmo!!! Melhor reservar ligando para (84-8) 3825-1676 ou enviando email para info@hoatuc.com. Peça uma mesinha na parte externa. Para chegar na pracinha onde está o restaurante, é preciso passar por um arco… Perigoso passar batido, pois por fora não dá para imaginar o quão bonitinhos são os restaurantes lá dentro!

Essa é a passagem que dá acesso a uma pracinha com vários restaurantes lindos. Não dá nem pra acreditar, né?!
Essa é a passagem que dá acesso a uma pracinha com vários restaurantes lindos. Não dá nem pra acreditar, né?!

Hoa-Tuc-Vietnamese-Food-Fine-Dining-District-1-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

Meu prato: "espetinho" de carne no lemongrass com noodles de arroz, folhas e papel de arroz
Meu prato: “espetinho” de carne no lemongrass com noodles de arroz, folhas e papel de arroz
E era tudo montado na mesa mesmo!! Com as mãos!
E era tudo montado na mesa mesmo!! Com as mãos!
O prato do meu marido: wok de carne
O prato do meu marido: wok de carne

Vizinho ao Hoa Túc, na mesma pracinha fofa e escondida. O ambiente também é bem aconchegante, com mesinhas na parte externa e luzinhas penduradas. Quase fomos lá! Está instalado em uma antiga fábrica de ópio. Os pratos são principalmente franceses (mas há várias opções – veja menu aqui). Também recomendo fazer reserva ligando para (84-8) 3823-0509 ou enviando email para yves@therefinerysaigon.com / info@therefinerysaigon.com. 

The-Refinery-Bistro-District-1-french-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

Foi nossa primeira refeição italiana da viagem, depois de muuuuitos dias de apenas pratos asiáticos!! Caiu como uma luva! rsrs. Eu sou doida por massas e esse restaurante é realmente muito BOM. O dono é um italiano meio australiano, e está sempre por lá, de oooolho no serviço. O Ciao Bella ficava bem pertinho do nosso hotel, em uma rua com vários outros restaurantes. 

ciao-bella-italian-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

ciao-bella-italian-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

ciao-bella-italian-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-vietnam-best-restaurants-melhores-restaurantes

Outro restaurante que QUASE fomos (ficamos doidos para conhecer!!). Amamos comida tailandesa, e como fomos para Tailândia no ano passado, estávamos com saudades… Mas não deu tempo. Muito restaurante para poucas refeições. O lugar é um bistrô bem moderninho que serve pratos tailandeses tradicionais e outros “reinventados”. 

tuktuk-restaurant-ho-chi-minh-city-saigon-thai-food
Pratos e ambiente do TukTuk Thai Bistro, em Ho Chi Minh City | fotos: divulgação

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Ficamos 3 dias inteiros em Ho Chi Minh City.
Dividimos o tempo da seguinte forma:
1º dia – Explorar a cidade 
2º dia – Cu Chi Tunnels (é possível conhecer um templo Cao Dai no mesmo dia)
3º dia – Delta do Rio Mekong

Gosto sempre de contratar um guia local para me acompanhar nas cidades que visito, ainda mais quando se trata de um lugar tão rico em história e cultura. A nossa guia foi a Nhu Lan, um amoooor de pessoa. Adoramos conhecê-la e até ficamos com saudades dela depois! rsrs. 🙂 Seu inglês às vezes é difícil de entender, mas gostei de tê-la contratado mesmo assim. Ficamos com ela os 3 dias. No primeiro, fizemos tudo a pé e de taxi, e nos outros, como as atividades eram bem afastadas da cidade, contratamos um carro com motorista (ela mesma arranjou tudo). 

Contato: Nhu Lanh
Site: www.discerningtravelervietnam.com
E-mail: info@discerningtravelervietnam.com 
Tel: +84 (0) 93391-9789

Nossa guia Nhu Lanh
Nossa guia particular em Ho Chi Minh City/Saigon, Nhu Lanh! 🙂

Nosso roteiro:

<div class=”separa”><span> Dentro de Saigon </span></div>

O principal lugar para visitar em Ho Chi Minh City. Não dá para ir até lá e não entrar nesse museu. Mas prepare-se, porque é FORTE. A Guerra do Vietnã é chamada lá de American War. Faz todo sentido, né?! E eles ainda dizem que é a “Guerra dos Estados Unidos CONTRA o Vietnã”. Esse museu foi inaugurado em 1975 e mostra em detalhes toda a brutalidade desse conflito. Ali estão expostos veículos, armas, bombas americanas, fotos, matérias de jornais e revistas da época, entre outros documentos. Também reconstruíram algumas jaulas e prisões para mostrar como os vietnamitas eram castigados. A parte mais chocante é a sala dedicada ao Agente Laranja, o maldito desfolhante químico que foi espalhado sobre o território vietnamita, destruindo plantações, florestas e, infelizmente, pessoas. 4.8 milhões de pessoas foram expostas a essa substância, e outras milhões foram infectadas de maneira indireta, causando deformações SÉRIAS em várias gerações. Até hoje há milhares de crianças e adultos completamente deformados, e muitos não resistem, morrendo precocemente. Você verá fotos e relatos dessas pessoas. Vai ser impossível não chorar. É triste, mas achei imprescindível. 

Atenção! O museu fica fechado na hora do almoço (entre 12:00 e 13:30), e você precisa sair (e pagar de novo para voltar). Portanto, programe-se para ir na parte da manhã (7:30 – 12:00) ou na parte da tarde (13:30 – 17:00). A entrada custa apenas VND 15.000 (cerca de 70 centavos de dólar americano). 

war remnants museum ho chi minh city saigon vietnam

war remnants museum ho chi minh city saigon vietnam

war remnants museum ho chi minh city saigon vietnam

Muitas informações chocantes pelas paredes!!
Muitas informações chocantes pelas paredes!!
E muita foto triste....
E muita foto triste….
Sala do Agente Laranja - essa é de CHORAR!!!
Sala do Agente Laranja – essa é de CHORAR!!!

  • Ben Thanh Market 

Um mercado gigantesco, com mais de 3.000 barraquinhas, que vendem absolutamente TUDO o que você imaginar. Sinceramente, achei meio desnecessária essa visita e riscaria do roteiro sem pensar duas vezes. Até que é legal, mas é super fora de mão (afastado do centrinho) e não se trata de algo muito diferente/único (provavelmente você já viu coisa parecida na 25 de março paulistana). 

ben-thanh-market-vietnam-saigon

ben-thanh-market-vietnam-saigon

Tudo isso é AÇÚCAR!!! | Ben Thanh Market, Saigon
Tudo isso é AÇÚCAR!!! | Ben Thanh Market, Saigon
  • Palácio da Reunificação (ou Palácio da Independência)

Uma marco que representa o fim da guerra, assim como a queda do Muro de Berlin, pois em 1975 tanques do Vietnã do Norte invadiram o local, que era a residência presidencial do Vietnã do Sul. Um lugar histórico que resistiu a duas batalhas (contra os franceses e contra os americanos). Hoje é um museu que você pode visitar pagando VND 30.000 (cerca de 1,35 dólares). Aberto de 7:30 às 17:00, porém fechado no horário de almoço (de 11:00 às 13:00).

Infelizmente quando fomos, só vimos o Palácio de fora, pois estava acontecendo na cidade uma cúpula dos líderes da Ásia, e o local estava fechado para visitantes. 

Palácio da Reunificação - Ho Chi Minh City - Vietnã
Palácio da Reunificação – Ho Chi Minh City – Vietnã
  • Catedral de Notre Dame

Essa igreja católica foi construída em 1877 pelos franceses (com materiais importados da França). Realmente chama a atenção, pois é o único templo desse tipo e com essas dimensões na cidade (e BEM no meio dela, em uma área super movimentada). 

Catedral Notre Dame de Saigon
Catedral Notre Dame de Saigon
  • Saigon Post Office

Essa agência central dos correios de Saigon foi projetada pelo famoso engenheiro/arquiteto francês Gustave Eiffel e foi construída entre 1886 e 1891 (época de colônia francesa). Um prédio bem imponente! Mas o que eu achei mais legal é que essa agência continua em funcionamento!! E você pode enviar de lá uma cartinha para o Brasil!! Achei muito legal! 🙂 E claro que eu testei!!! Comprei lá mesmo alguns cartões postais e mandei. Por coincidência, os cartões chegaram em Cuiabá bem no dia que eu estava escrevendo esse post (1 mês e meio depois! hehehe). 

Post Office de Saigon - ainda em funcionamento!
Post Office de Saigon – ainda em funcionamento!
Olha a foto do Ho Chi Minh ali! | Saigon Post Office
Olha a foto do Ho Chi Minh ali! | Saigon Post Office
Escrevendo postais para enviar ao Brasil...
Escrevendo postais para enviar ao Brasil…
... E não é que chegaram!? (1 mês e meio depois!!)
… E não é que chegaram!? (1 mês e meio depois!!)

Inaugurado em outubro de 2010, é o edifício mais alto de Ho Chi Minh City, com 262,5m. É um prédio de escritórios, mas o maior atrativo para nós, turistas, é o Skydeck no 49º andar. O ingresso não é barato se comparado ao preço das outras atrações vietnamitas (VND 200.000 – cerca de 9 USD), mas a vista vale a pena! O lugar é lindo. Aproveite para tomar um drink no EON Heli Bar que está lá em cima (no andar do heliporto). 

Bitexco Financial Tower - o prédio mais alto de Saigon
Bitexco Financial Tower – o prédio mais alto de Saigon
07-Saigon-Vietna_0441
Skydeck da Bitexco Tower – baita vista de Saigon!
Vale a pena subir no xx bar para tomar uns drinks e apreciar a vista!
Vale a pena subir no EON Heli Bar para tomar uns drinks e apreciar a vista!

bitexco-financial-tower-skydeck-ho-chi-minh-city-vietnam-saigon

  • Saigon Opera House

Um dos marcos da cidade, em estilo super french (claro, foi projetada por um arquiteto francês, Eugene Ferret, em 1897). De 1955 a 1975 foi usada como a Assembléia do Governo do Vietnã do Sul, e depois voltou a ser um teatro. De 1996 a 1998 foi realizada uma grande reforma. 

Por acaso (passando em frente) descobrimos que estava em cartaz na Ópera um espetáculo fantástico chamado AO SHOW. O tema é a cultura vietnamita, contada por meio de acrobacias, danças contemporâneas, performances com bambu e música ao vivo (apenas instrumental). Eu diria que é uma versão vietnamita do Cirque Du Soleil (uma versão, gente!! Mas muuuito mais modesta). Achei lindo! Adorei ter ido! Compramos o ingresso da categoria mais barata e custou VND 630.000 (aprox. 28 USD). Se estiver em cartaz durante a sua visita a Saigon, não deixe de ir! Verifique a programação no site

opera-house-saigon-ho-chi-minh-city
Opera House de Saigon
opera-house-saigon-ho-chi-minh-city
Interior da Opera House de Saigon

opera-house-saigon-ho-chi-minh-city

AO Show na Opera House de Saigon | foto: divulgação
AO Show na Opera House de Saigon | foto: divulgação
  • Praça Nguyen Hue

Uma praça giganteeeesca, inaugurada há pouco tempo, só para o lazer da população. A noite fica LOTADA de locais (mesmo em dia de semana). Há fontes iluminadas (a criançada pira) e uma estátua enorme de Ho Chi Minh (quando fomos estava fechada com tapumes para restauração).

Em uma rua que sai dessa praça, Mac Thi Buoi Street (nº 91) há uma LOJA liiiiiinda de coisas para casa chamada Sadec District. Porcelanas, cerâmicas, tecidos… Tudo de uma delicadeza impressionante!! Trouxe algumas colheres de café fofíssimas para casa. 

nguyen-square-ho-chi-minh-city-saigon

nguyen-square-ho-chi-minh-city-saigon

Praça lotaaada! O prédio altão ali atrás é a Bitexco Tower
Praça lotaaada! O prédio altão ali atrás é a Bitexco Tower
Sadec District - loja linda para a casa em Saigon! | foto: divulgação
Sadec District – loja linda para a casa em Saigon! | foto: divulgação

  • Bui Vien Street

Essa é a rua baladeira de Saigon (também chamada de Cocktail Street). Muitos a compararam à tailandesa Khao San Road (em Bangkok), pois há um montão de bares enfileirados e muitos turistas!!

///

P.S. Claro que é muuuita coisa para um dia só! Nós deixamos a Praça Nguyen Hue + o AO Show na Opera House para o outro dia! 😉

Curiosidade: você vai reparar que os prédios no Vietnã são extremamente FINOS, tipo “linguiças” rsrs. É que na época da guerra, o povo estava pobre e precisava vender METADE de seus terrenos, de suas casas. E como só tinham metade de um terreno que já era pequeno, subiam prédios assim mesmo… Super slim e espremidos entre outras construções. 

07-Saigon-Vietna_0464

<div class=”separa”><span> Cu Chi Tunnels </span></div>

Talvez uma das atrações mais imperdíveis da sua viagem ao Vietnã. Esse lugar é fantástico! Mostra a criatividade absurda dos vietnamitas, que ganharam a guerra simplesmente porque foram ESPERTOS, muuuuito espertos!!! Logo que você entra nesse lugar, você entende que tanques de guerra, super armamentos, helicópteros, treinamentos intensos e soldados fortes não seriam o suficiente para derrubar os vietcongues (a guerrilha do Vietnã do Sul que lutava contra os EUA e pela reunificação do país). 

Cu Chi é um distrito localizado a 40km de Saigon (cerca de 1h30 de carro), que na época da guerra tinha em torno de 80 mil habitantes (hoje tem mais de 350 mil), muito próximo a importantes bases americanas. Imagine estar no PRÓPRIO LUGAR onde aconteceram tantas batalhas… Cenas da vida real, como as mostradas pelos filmes Platoon ou Good Morning Vietnam, e outros tantos filmes de guerra, se passaram ALI, exatamente no local onde você estará pisando. Tiros, armadilhas, selva, esconderijos… Tudo ALI, no seu entorno.

São mais de 240km de túneis subterrâneos, chegando até 20m de profundidade, que podiam abrigar milhares de pessoas por muitos e muitos meses. Uma estrutura mega precária (cavada com mãos, pás e enxadas) porém super eficiente. Claustrofóbicos, por favor, passem longe desse lugar!! Os túneis eram extremamente apertados (isso porque a estrutura que você visita hoje foi ligeiramente alargada para que turistas pudessem conhecer), úmidos e abafados. Não dá para entender como podiam viver naquele lugar.

Há dois complexos de túneis em Cu Chi abertos aos turistas: Ben Dinh e Ben Duoc. Nós fomos ao primeiro, e pelo que entendi, apenas vietnamitas (leia-se pessoas muito pequenininhas e magras) vão ao segundo, pois os túneis de lá não foram alargados nem adaptados aos turistas gringos (e grandes). Pagamos VND 110.000 por pessoa (aprox. 5 dólares). 

Dentro do complexo, você poderá caminhar por trilhas, conhecer mais sobre os túneis, entrar em alguns e percorrer parte de sua extensão com um guia (tarefa que deixei para o meu marido, pois só de entrar rapidamente para tirar foto, já fiquei completamente sem ar). Também poderá conhecer as armadilhas utilizadas pelos vietcongues, ver como era a vida dentro dos túneis (escolas, hospitais, cozinhas… Tudo embaixo da terra!!), e ainda dar tiros com fuzil russo AK-47 (você pode escolher entre outras armas também!). Cada bala custa 2 dólares, mas a quantidade mínima é de 10. 

Ao final, degustamos um dos alimentos que os vietnamitas mais comiam dentro dos túneis: tapioca (que na verdade é a nossa mandioca cozida, igual a do churrasco) com sal e amendoim. Aliás, achei interessantíssimo o fato de que eles cozinhavam lá embaixo e desviavam o caminho da fumaça para, claro, despistar os americanos quanto à localização dos esconderijos. 

Recomendo contratar um tour para fazer esse passeio. Nós fomos com a nossa guia (+ carro & motorista). Há várias opções aqui

cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas
Consegui entrar só pra tirar foto!!! Claustrofóbicos sofrem nesse lugar! | Uma das entradas para os túneis de Cu Chi
cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas
As entradas dos túneis ficavam completamente camufladas!
cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas
Dentro dos túneis… Beeeem apertadinho!! | Cu Chi Tunnels

cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas

cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas
O guia [muito alto hehehe] que levou o Ri para conhecer os túneis | Cu Chi Tunnels

cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas

cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas
Esse buraco inteeeeeiro é a cratera de uma bomba que foi jogada aí pelos EUA

cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas

cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas

cu-chi-tunnels-vietnam-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-dicas
Nós e nossa guia fofa, Nhu Lanh, comendo “tapioca” | Cu Chi Tunnels

Assista no vídeo abaixo um pouquinho do nosso dia nos Cu Chi Tunnels: 

<iframe width=”680″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/7GjmM-4t6GU” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

<div class=”separa”><span> Cao Dai Temple </span></div>

Após a visita aos Cu Chi Tunnels (ou antes), muita gente aproveita para visitar um Templo Cao Dai que está nas proximidades. Nós decidimos fazer apenas os túneis e depois voltar para a cidade e aproveitar mais um pouquinho de Saigon.

O Caodaísmo é uma religião que surgiu nos anos 20 no Vietnã e, apesar de nova, vem ganhando adeptos em todo o mundo (só no Vietnã dizem que há mais de 7 milhões de caodaístas). É monoteísta e o seu Deus é chamado de Cao Dai (é o mesmo deus das outras religiões monoteístas, o criador do universo, que não tem gênero ou forma), representado por um olho esquerdo dentro de um triângulo. A característica mais marcante dessa religião é que ela é uma combinação de outras religiões (Budismo, Taoismo, Confucionismo, Hinduísmo, Islamismo e Catolicismo). 

Esse tour aqui combina as duas coisas (Cu Chi + Cao Dai Temple). 

Cao Dai Temple | photo by Lorna para Flickr (CC)
Cao Dai Temple | photo by Lorna para Flickr (CC)
Interior de um templo Cao Dai | photo by Ingmar Zahorsky para Flickr (CC)
Interior de um templo Cao Dai | photo by Ingmar Zahorsky para Flickr (CC)

<div class=”separa”><span> Delta do Rio Mekong </span></div>

Essa foi a nossa programação do 3º e último dia em Ho Chi Minh City. O Mekong é um dos rios mais longos do mundo (4.880km), e passa por China, Myanmar, Tailândia, Laos, Camboja e, por fim, Vietnã (apenas 230km em território vietnamita). Há várias cidadezinhas que se espalham pelo Delta deste rio (Cai Be, Vinh Long, My Tho, Ben Tre etc.), e nossa guia nos recomendou ir a Cai Be, pois além de não ser absolutamente lotada de turistas, há um mercado flutuante

Passeamos de barco pelo rio, passando pelas “embarcações lojas” (achei bem diferente do floating market que fomos na Tailândia, o Damnoen Saduak, pois aqui os barcos são grandões). Repare nos olhos pintados na dianteira dos barcos… Servem para assustar os crocodilos do rio e evitar que suas cargas sejam roubadas. Só não há olhos em barcos de pescadores, afinal, não querem assustar os peixes.

Ao longo do passeio paramos em alguns vilarejos para visitar fábricas de papel de arroz, de balas de coco etc. Achei essa parte mega forçada e tentamos ao máximo apressar o passo da nossa guia.

Chegamos então ao foco do nosso tour: conhecer um vilarejo real do Delta do Rio Mekong. Se era real ou não, nunca saberei. A verdade é que PARECEU! rsrs. Quando você viaja muito, uma coisa é certa… Você começa a “captar” com mais facilidade situações criadas apenas para o turista, sabe?! Para mostrar a vida de um jeito que já foi, mas não é mais. E eu não gosto disso. Detesto tourist traps! Detesto essa sensação de estar sendo enganada. 

Alugamos bicicletas e rodamos por entre casas, plantações, pontes (junto com a guia) … Até visitamos a casa de uma senhorinha que não falava uma palavra de inglês. Uma fofa! Adorei essa parte. Ao final, apenas para constar, fizemos um rápido passeio de barco de madeira a remo por afluentes do Mekong. Com chapeuzinho na cabeça!!! Claaaro, né?!

Antes de ir embora do Delta do Rio Mekong, almoçamos em um restaurante que achei bem legal chamado Thai An Restaurant (638 Xeo May, Khu 2, Cai Be Town, Vinh Long Province). Cada mesa ficava dentro de um bangalô sobre um laguinho e o prato mais pedido é o tal do peixe gigante da foto abaixo. 

Cenas do cotidiano em Cai Be, no Delta do Rio Mekong
Cenas do cotidiano em Cai Be, no Delta do Rio Mekong
No barco para começar o passeio pelo Delta do Rio Mekong
No barco para começar o passeio pelo Delta do Rio Mekong
Floating Market em Cai Be, Delta do Rio Mekong
Floating Market em Cai Be, Delta do Rio Mekong
Reparem nos olhos na frente dos barcos!!
Reparem nos olhos na frente dos barcos!!
Dá para acreditar que isso tudo é arroz???
Dá para acreditar que isso tudo é arroz???
Passeio de bike em um vilarejo do Delta do Rio Mekong
Passeio de bike em um vilarejo do Delta do Rio Mekong
Visitamos a casa dessa senhorinha!
Visitamos a casa dessa senhorinha!

mekong-delta-rio-cai-be-floating-market-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-vietna

Sempre o Ho Chi Minh nas casas, paredes, lojas...
Sempre o Ho Chi Minh nas casas, paredes, lojas…
Passeio de barquinho a remo por um dos afluentes do Rio Mekong
Passeio de barquinho a remo por um dos afluentes do Rio Mekong

mekong-delta-rio-cai-be-floating-market-ho-chi-minh-city-saigon-roteiro-vietna

Restaurante fofo no Delta do Rio Mekong
Restaurante fofo no Delta do Rio Mekong
Ele comeu esse peixão inteirinho!!!
Ele comeu esse peixão inteirinho!!!

No vídeo abaixo você poderá curtir um pouquinho do que foi esse passeio de bicicleta por um vilarejo do Delta do Rio Mekong. Aperte o PLAY!!

<iframe width=”680″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/XOgn2uuyVe8″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

No mapa abaixo você encontrará a localização de tudo o que citei aqui no post:

<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1T0inUX9DiPYb1DrHTHcZv-IuMiU” width=”680″ height=”480″></iframe>

Fim!!! E assim acabou nossa liiiinda e inesquecível jornada pelo Vietnã. QUE PAÍS!!!! Um daqueles lugares que tocam a gente profundamente. Achei extremamente interessante uma viagem para lá. Você pode aprender sobre tanto assunto distinto, sabe?! Guerras, religiões, sistemas políticos, comidas… Conhecerá cidades gigantes, pequenininhas, praias, lagos, montanhas, plantações de arroz… Sério, é demais! Simplesmente VÁ!

Espero que tenham gostado da minha série de posts vietnamitas e ficado com vontade de conhecer o país. 🙂

Para quem não leu os relatos sobre as outras cidades do país, acesse:

E quem ainda não conhece nada da ÁSIA, e ficou looouco para conhecer mais países, leia também:

<div class=”separa”><span> ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL </span></div>

Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos. 

Obrigada pela companhia!
Beijos, Lala

Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo e pelo snapchat lalarebelo

↑ Voltar ao começo do post

Comentários