Dicas de destinos para o verão europeu – Meio do ano é sinônimo de friozinho aqui no Brasil, mas de MUITO CALOR na Europa. Os meses de maio a setembro são os melhores para conhecer destinos do velho continente, principalmente os que tem praia. Mas não são só os países com praia que ficam atrativos nessa época não…
Confira a minha lista com dicas de 10 destinos para curtir o verão europeu.
1. MALTA
Malta é um país pequenininho localizado no continente europeu. Tão pequeno que muita gente nem sabe que existe ou acha que faz parte da Itália. Estrategicamente posicionada no belíssimo Mar Mediterrâneo. Reúne belíssimas praias (daquelas bem turquesas, como a Blue Lagoon na ilha de Comino), paisagens naturais de tirar o fôlego e cidades históricas e charmosas, como a capital Valletta (eu amo lugares em que se pode andar a pé… Passear por ruelas, praças e parar em um restaurantinho com mesinhas na calçada!). Por ser “compacta”, 4 ou 5 dias por lá é mais do que o suficiente.
Onde ficar?
::: Valletta – Palazzo Prince d’Orange
Clique aqui para ler mais dicas de Malta.
2. RÚSSIA
Como a Rússia é GELADA, o ideal mesmo é visitar o país no verão e assim pegar céu azul e temperaturas mais amenas. Além disso, os dias nessa época do ano são LONGUÍSSIMOS. Nas “noites brancas” praticamente não há noite. O roteiro ideal é chamado de “Duas Capitais” e visita a super-soviética Moscou e européia São Petersburgo. Vá de uma a outra em trem de alta velocidade, SAPSAN. Prepare-se para se apaixonar pela história desse país tão impressionante e pelos monumentos e edifícios megalomaníacos. Igrejas coloridas, palácios gigantescos e cheios de pompa, o melhor ballet do mundo, bunkers, excelente gastronomia, estações de metrô que parecem museus e muito mais!
Onde ficar?
::: Moscou – Hotel Ararat Park Hyatt
::: São Petersburgo – Kempinski Hotel Moika 22
Clique aqui para ler mais dicas da Rússia.
3. CROÁCIA
A Croácia é um país surpreendente! Tão pequeno e tão completo! Ali você encontra todos os tipos de paisagens, de clima, história… Organizado, gentil e MUITO preparado para o turismo. A melhor forma de realizar essa viagem é alugando um carro na pontinha sul [Dubrovnik] ou no norte do país [Zagreb], e percorrer várias cidades, passando por estradas panorâmicas, que bordeiam o mar, e por balsas que ligam continente a ilhas. Minha dica, além de Dubrovnik e Zagreb, é conhecer Hvar, Split, Lagos de Plitvice e até mesmo Ljubljana, na Eslovênia.
Onde ficar?
::: Dubrovnik – Villa Allure
::: Hvar – Adriana Hvar Spa Hotel
::: Split – Hotel Peristil
::: Lagos de Plitvice – Hotel Degenija
::: Zagreb – Esplanade Zagreb Hotel
::: Ljubljana, Eslovênia – Vander Urbani Resort
Clique aqui para ler mais dicas da Croácia.
O Lago di Como é um daqueles lugares que te deixam hipnotizados. É o 3º maior lago da Itália (tem 146 km2) e está localizado no norte do país, bem pertinho da fronteira com a Suíça (região chamada de Lombardia). Tem formato de Y e há dezenas de cidadezinhas charmosas espalhadas por suas margens. Nessas cidades há muitos palácios, villas, hotéis lindos, igrejinhas e casas coloridas, que fazem do lugar um destino de luxo (apesar de ser possível fazê-lo sem muito budget também) e muito romântico, ao meu ver. Nos meses mais quentes, o lugar é “o que há” na Europa (super na moda!!). O lago fica cheio de vida com gente praticando esportes aquáticos, como kitesurf, windsurf, velejando… Delícia!
Onde ficar?
::: Lago di Como – Grand Hotel Tremezzo & Il Sereno (novíssimo!)
Clique aqui para ler mais dicas do Lago di Como, Itália.
5. MONTENEGRO
O vizinho menos famoso da Croácia está com tudo. Um país pequenininho, com menos de 700 mil habitantes, na região dos Bálcãs. Era um dos integrantes da antiga Iugoslávia, e como país tem apenas 9 anos (se tornou independente da Sérvia em 2006). A geografia é composta por montanhas altíssimas que, junto com o Mar Adriático, formam paisagens de tirar o fôlego. E as cidadezinhas medievais dão aquele toque especial. A Baía de Kotor, tombada como patrimônio pela UNESCO, não pode ficar de fora do seu roteiro. Imagine um rio que foi tomado pela mar, formando algo parecido com um fiorde. A baía, junto com a própria cidade de Kotor, fortificada, é um dos lugares mais visitados de Montenegro (e com razão). Conheça também: Budva, a principal cidade de praia do país, mais agitada, com um jeeeito da croata Dubrovnik.
Onde ficar?
::: Tivat – Regent Porto Montenegro
6. GRÉCIA
Sempre tive o sonho de conhecer a Grécia e consegui realizá-lo em 2009. Acho um país super romântico, mas fui com uma amiga e pude aproveitar muito também! Em julho/agosto fica absolutamente lotado, mas junho e setembro também são excelentes meses para ir e um pouquinho mais vazio. A moda antes era conhecer as Ilhas Cíclades (principalmente Mykonos e Santorini). Agora todos querem conhecer as Ilhas Jônicas também (principalmente Kefalonia e Zakynthos). Quando fui, eu também fui para a Ilha de Creta. Quem quiser conhecer as principais ilhas gregas e também Atenas, recomendo ficar duas semanas inteiras no país.
Onde ficar?
::: Santorini – Kirini (UAU) & Zannos Melathron (econômico charmoso)
::: Mykonos – Greco Philia & Fresh Boutique Hotel (econômico charmoso)
::: Creta – Blue Palace
::: Zakynthos – Ionian Hill Hotel & Boutique Hotel Nobelos
::: Kefalonia – Petani Bay Hotel
::: Atenas – Semiramis & Grande Bretagne
7. PORTUGAL
O destino está super em alta!! Um país pequeno, que oferece atividades para todos os gostos: praias tranquilas (Algarve já foi eleito o melhor destino de praia da Europa), surf (Nazaré é uma praia conhecida por suas ondas gigantes), Lisboa (que passou por longos anos de revitalização e hoje está moderninha e bombando! Além de ser super histórica), vinícolas (no Alentejo ou no Vale do Douro), super campos de golf, várias cidades históricas, gastronomia de alta qualidade, além de um povo hospitaleiro, que ama o brasileiro. E ainda tem a vantagem dos muitos vôos diretos por semana, com menos de 10h de duração. Amo Portugal e estou louca para voltar! No verão fica ainda mais animado.
Onde ficar?
::: Lisboa – Memmo Príncipe Real
::: Alentejo – Convento do Espinheiro (Évora)
::: Vale D’Ouro – Six Senses Douro Valley
::: Algarve – Bela Vista Relais & Chateaux
8. RIVIERA FRANCESA & MÔNACO
Que delícia é essa região do sul da França! Alugando um carro, você pode explorar todos os balneários badalados como St. Tropez, Cannes, Nice e passar um dia em Mônaco, e também pode descobrir praias menores e menos conhecidas. Recomendo aproveitar a mesma viagem para conhecer também a belíssima região da Provence. As cidades de Avignon e Aix-en-Provence são imperdíveis!
Onde ficar?
::: Nice – Boscolo Exedra & Hyatt Regency Nice Palais de La Méditerranée
::: St. Tropez – Hotel Villa Cosy
9. CHIPRE
Uma ilha pouco conhecida por nós brasileiros, que fica no Mar Mediterrâneo, perto da Turquia e da Síria, e faz parte da União Européia. Está dividida ao meio: o sul é grega e o norte é turca. A ilha tem muita história e uma super importância na mitologia (onde nasceu Afrodite). O destino mais famoso é Paphos, onde estão os melhores hotéis (que ficam cheios de turistas europeus durante a alta temporada – que é mais longa, e vai de maio a outubro). Não deixe de visitar Ayia Napa, onde ficam as praias mais bonitas (inclusive a Blue Lagoon, cartão postal da ilha).
Onde ficar?
::: Paphos – Anassa Hotel
10. SUÍÇA
Quem disse que a Suíça só é linda e interessante no frio, com as montanhas cheias de neve?? Que nada! O país no verão tem uma atmosfera fantástica! Paisagens verdinhas, gente animada pelas ruas (e não só dentro dos restaurantes comendo fondue) e muita atividade ao ar livre, como passeios de bicicletas e caminhadas. Sem falar nas piscinas dos super hotéis que, mesmo aquecidas, ficam mais agradáveis ainda com a temperatura externa mais amena. Recomendo alugar um carro em Zurique, e percorrer Lucerna, Interlaken e Gruyères (sim , a cidade do queijo!). No meio do caminho, você passará por lagos maravilhosos!
Onde ficar?
::: Lucerna e região – Villa Honegg & Châteaux Gütsch
::: Interlaken – Victoria Jungfrau Grand Hotel & Spa
::: Zurique – Placid Hotel Design
::: Gruyères – Gruyère Rooms
Clique aqui para ler mais dicas da Suíça.
E aí, para quais desses destinos você vai viajar esse ano? Um mais lindo do que o outro, né? O verão na Europa poderia durar eternamente!! 🙂
Quem tiver dicas de destinos bacanas para ir nessa época também, deixe nos comentários abaixo!
Beijos, Lala Rebelo
(acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo)