Leia aqui nesse post todas as dicas de Split, no litoral da Croácia. Dicas de como chegar, onde ficar, o que fazer, como se locomover, passeios imperdíveis e muito mais.
Chegamos à 3ª parte da viagem de carro pela Croácia que fizemos em agosto! Vou escrever hoje sobre SPLIT.
- Se você perdeu a 1ª parte, sobre a cidade medieval Dubrovnik, clique aqui.
- Se perdeu também a 2ª parte, sobre a ilha mais badalada do verão europeu, Hvar, clique aqui.
Leia também: Lagos de Plitvice, Zagreb e Ljubljana (capital da Eslovênia – nossa esticadinha!).
***
Esse vai ser o primeiro lugar do blog que não vou falar que AMEI!!! rsrs. Mas também não é que eu não tenha gostado. Foi apenas um erro na programação (programamos 2 dias inteiros lá e é uma cidade ideal para 1 dia) e também um excesso de expectativas.
O Palácio do Diocleciano vale SIM a ida a Split (uma das coisas que mais gostei em toda a viagem para a Croácia), mas não espere tanto além do Palácio.
NÃO CORTE SPLIT do seu roteiro, mas programe apenas um dia lá (e uma noite, se der). Split é uma “cidade estratégica” no litoral da Croácia, pois é o ponto que liga o país a várias ilhas importantes e, até mesmo, a Itália. Portanto, é uma cidade onde muita gente está de passagem.
[COMO CHEGAR]
Anteriormente, estávamos na cidade de Hvar. Para chegar em Split, dirigimos cerca de 30 minutos até a cidade de Stari Grad (na ilha de Hvar mesmo), onde é o embarque da balsa/ferry da empresa JADROLINIJA, que faz o trajeto Hvar-Split.
Essa balsa é ENORME (para uns 200 carros). Mesmo assim, chegue 1h antes do horário que deseja embarcar, pois a fila também fica grande e não é possível comprar ou reservar passagens com antecedência. Só na hora mesmo. Confira no site da empresa os horários e preços do trajeto STARI GRAD (Hvar) – SPLIT.
Para o aluguel do carro, nós sempre usamos a Rentalcars e funciona perfeitamente. Pesquise aqui.
DICAS: Split não é uma cidade que tem TANTA coisa pra fazer, por isso, não precisa se apressar para sair de Hvar. A gente tinha 2 noites em Split e, mesmo assim, pegamos a 1ª balsa (cedíssimo!) e nos arrependemos. Devíamos ter acordado tranquilamente em Hvar, tomado café e ter ido com calma! A viagem de balsa dura cerca de 2 horas. Outra dica é: vá de shorts ou calça, pois a balsa é cheia de sofás e, assim, você poderá se esticar e dormir sem problemas (e fazer o tempo passar mais rápido!). Fui de vestido e dificultou a coisa hahaha.
Se puder, FIQUE HOSPEDADO DENTRO DO PALÁCIO. Ele é habitado, cheio de hotéis, quartos, restaurantes, lojas… É um clima tão tão gostoso! E uma baita experiência! Imagine dormir em um palácio construído por um imperador romano em 305dC?!
Se eu soubesse da existência desse hotel antes de chegar em Split, com certeza ficaria lá! Está dentro do Palácio (na parte mais bonita! Ao lado do Silver Gate). E ainda pertinho da entrada (ou seja, fácil de chegar, carregar malas etc.). Lindo! Reserve aqui.
Você vai perceber que a Croácia é lotada de “quartos-hotéis”. No boom do turismo no país, muita gente transformou seus apartamentos em pequenos hotéis. E em Split ficamos em um hotel assim. É diferente de um hotel pois não tem recepção 24h, nem café da manhã e nem estrutura. É o QUARTO em si (muitas vezes, você não precisa de mais do que isso, né?!). Achei tudo super moderno, novinho e muito bem localizado. Não fica DENTRO do Palácio (queria ter ficado rsrs) mas fica bem bem perto. Indico a hospedagem lá. O preço valeu a pena! Reserve aqui.
Minha amiga Mariô que acabou de chegar da Croácia, me recomendou o Luxe Hotel Boutique. Pelas fotos parece mesmo suuuper bacana. Reserve por aqui. Valeu pela dica! 🙂
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Comes e Bebes
Mais uma cidade croata cheia de restaurantinhos bacanas (principalmente dentro do Palácio). Indico parar onde achar legal! Deixo aqui os lugares onde comemos caso queiram ter alguma referência.
- Konoba Korta | Poljana Grgura Ninskog 3, Split (Dioclecian’s Palace)
Fica dentro do Palácio do Diocleciano. Hum… Adorei esse restaurante! Comemos risoto de mariscos, carne ao molho de pimenta e couscous, tudo acompanhado de um vinho croata rosé. Que delícia!
- Bokeria | Domaldova 8, Split
Pertinho de uma das entradas do Palácio. Restaurante moderno (pomposo! rs) e comida mediterrânea. Tem menu de café da manhã. Foi lá que tomamos o nosso!
- Restaurantes na RIVA e arredores
Na RIVA, o calçadão principal da cidade a beira-mar (promenade), há um montão de restaurantes e bares legais. Todos com mesas a céu aberto, com uma vista legal. Na PRAÇA REPUBLIKE e na PRAÇA DO POVO também há ótimos restaurantes! Comida boa é o que não falta na Croácia. 😛
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
A primeira coisa (e a mais legal!!) a se fazer na cidade, com certeza, é conhecer o Palácio de Diocleciano. Diocleciano foi um Imperador Romano (sim! Um “croata” foi líder do Império ROMANO. Ele nasceu na cidade de Salona, pertinho de Split). Governou por 20 anos, até que resolveu se retirar da vida pública, mudando-se em 305 d.C. para o palácio que mandou construir. Detalhe que Diocleciano foi um dos únicos imperadores romanos que não foram assassinados. Foi muito esperto!! Se aposentou, foi para a costa da Croácia envelhecer em seu palácio, cuidando de suas hortas e jardins, tomando seus banhos turcos com sua família, e morreu de velhice.
Muita coisa de 305 d.C. ainda está conservada no Palácio (demais!)! Mas muitas partes foram destruídas pelos cristãos na invasão (lembrando que o povo cristão era o mais perseguido na época do Império Romano), outras pelos bombardeios da Itália na 2ª guerra e outras pela guerra da Iugoslávia.
Hoje, cerca de 2.000 locais vivem DENTRO do Palácio (como já falei, existem bares, restaurantes, hotéis, lojas… tudo lá dentro!). Split tem uma população de aproximadamente 200 mil habitantes.
FATOS INTERESSANTÍSSIMOS DA HISTÓRIA DO PALÁCIO:
Fiquei encantada!
. Dentro do Palácio havia um Mausoléu onde estavam os restos mortais de Diocleciano. O Mausoléu também era seu próprio templo (afinal, ele se considerava o filho de Júpiter, o deus “mor” da época). Após a invasão cristã, o mausoléu foi transformado em CATEDRAL (Catedral de São Dônio, a catedral mais antiga do mundo.). Vale entrar pra conhecê-la!
. Os restos mortais de Diocleciano (que estavam no Mausoléu) foram jogados no mar pelos cristãos, e nunca mais encontrados. . Enquanto o Palácio todo foi construído em 17 anos, a Bell Tower demorou 400 ANOS para ser finalizada. Passou pela “mão” da Hungria, Veneza e Áustria.
. O Templo de Jupiter é o templo romano mais conservado da Europa. Esse também vale entrar pra conhecer!
. Apesar de persegui-los, a esposa e as filhas de Diocleciano eram cristãs. Morreram envenenadas. Não se sabe exatamente por quem.
. Você pode notar a “fúria cristã” em várias partes do Palácio. Por exemplo, uma das esfinges do Palácio foi decapitada exatamente como os romanos faziam com os cristãos (sim, Diocleciano era doido pelo Egito, por isso existem esfinges originais e colunas trazidas diretamento do EGITO!). Hoje você pode vê-la lá, sem cabeça. E há uma com cabeça também.
. A sala de jantar do Palácio era ENORME! E os jantares, longuíssimos. Cerca de 21 pratos. E não era nada educado não comer tudo. Por isso, ao lado da sala de jantar, existia um “vomitódromo“. Vomitavam e voltavam para comer mais! Eca!
. Diocleciano só aparecia para o povo 2 dias ao ano. 1 vez no início da primavera e outra no início do outono. Morou 10 anos no Palácio e só saiu de seus aposentos 20 vezes.
. O Palácio de Diocleciano também foi cenário de Game of Thrones (além de Dubrovnik, e outras cidades croatas). Nos porões do palácio (entrada pelo Portão de Bronze, que fica na RIVA/promenade) foi gravada a cena abaixo.
Como eu sei de tudo isso?!? Não… Eu não estudei TANTO assim! rsrs
Dica TOP (um must!!): fazer um WALKING TOUR pelo Palácio. Vale MUITO a pena. Você começa a enxergar as coisas de outra forma. Achamos Split muito mais legal depois desse tour! Fizemos com a empresa Unique Split Walking Tours (veja site aqui) e nossa guia era a Lucija (recomendo muito!!!). Foi super barato e o que aprendemos, priceless. O ponto de encontro era na TRAVEL 49. Uma agência de turismo que fica dentro do Palácio, na rua Dioklecijanova, nº5 (e só entrar pelo Golden Gate e ir reto rumo ao Peristil).
- Passear pela Promenade
Como já falei, a RIVA, o calçadão beira-mar, é lotada de bares e restaurantes legais.
- Praça do Povo
Antigo centro comercial e administrativo da cidade (século XV). Lotada de bares e restaurantes e prédios históricos (Palácio Cambi e Prefeitura).
- Praça Republike
Praça bem bonita, com vários edifícios coloridos. Também tem muitos restaurantinhos legais. Comemos pizza lá.
- Marjan Hill
Gosta de mirantes? De cima deste morro você consegue ter uma vista bonita de Split. Siga pela Riva toda vida, sentido contrário ao Palácio. Você verá uma escadaria (prepare as pernas!) e sinalização “Marjan Hill“. Lá em cima também tem um café.
Com um dia a mais por ali, indico muito visitar a cidade de TROGIR (veja site da cidade aqui). Fica a apenas 30km de Split. A cidade, que é uma pequena ilha bem próxima ao continente, é Patrimônio da Humanidade da Unesco.
Imagine que a cidade (Tragyrion) foi fundada em 380 ANTES de Cristo. Adorei o clima da cidade no verão! Também tem uma RIVA (calçadão beira-mar) bem animada.
Entramos para conhecer a Catedral de São Lourenço (entrada paga) e achei bem bonita.
Curta um pouco do som animaaaal que estavam tocando na Riva de Trogir, no vídeo abaixo:
Espero que tenham gostado de Split (e de Trogir)!!
Uma coisa que aprendi lá: TODA cidade pode ser incrível (todas têm seus encantos particulares) e só depende da forma como você quiser enxergar. Chegamos em Split meio desanimados, desapontados… E saímos de lá encantados pela história do Palácio e pela visitinha express a Trogir! 🙂
Leia os outros posts sobre a Croácia: Dubrovnik (clique aqui), Hvar (clique aqui), Lagos de Plitvice (clique aqui) e Zagreb (clique aqui).
Obrigada pela visita!
Beijos, Lala
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
↑ Voltar ao começo do post