Chegou o meio do ano e com ele vem junto o VERÃO EUROPEU, a melhor estação para aproveitar as praias do antigo continente. Entre os destinos com praia, um país que vem se destacando cada vez mais é a CROÁCIA. Julho e agosto são, sem dúvidas, os melhores meses para fazer essa viagem por causa do clima quente, mas setembro, assim como maio e junho, ainda continuam como excelentes épocas para aproveitar o destino, com atrações menos cheias de turistas.
A melhor forma de realizar essa viagem é alugando um carro na pontinha sul [Dubrovnik] ou no norte do país [Zagreb], e percorrer várias cidades, passando por estradas panorâmicas, que bordeiam o mar, e por balsas que ligam continente a ilhas. Que viagem liiiiinda!!!!! Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e sempre funcionou perfeitamente. Pesquise aqui.
A Croácia é um país surpreendente! Tão pequeno e tão completo! Ali você encontra todos os tipos de paisagens, de clima, história… Organizado, gentil e MUITO preparado para o turismo. Apesar de ter uma história conturbada, marcada por guerras, conflitos e sofrimento, o país hoje já está praticamente refeito. Um destino fantástico, que está de braços abertos para receber visitantes de todo o mundo! A culinária também é um ponto forte, fresquíssima, saudável e deliciosa!
Estive lá há algum tempo e fiquei completamente encantada! Aqui no blog você pode encontrar dicas completas sobre todas as cidades croatas que visitamos. Acesse todos os posts clicando aqui. Uma mais linda que a outra! ♥
Começamos por Dubrovnik, que fica no estado da Dalmácia, e fomos até a capital Zagreb (ao norte), passando por Hvar, Split e Lagos de Plitvice (ao final, demos uma esticadinha até a capital da Eslovênia, Ljubljana, que fica a apenas 2h de carro de Zagreb).
Decidimos começar por Dubrovnik para fazer a costa primeiro, mas você pode tranquilamente inverter o roteiro, começando por Zagreb (ou pela Eslovênia, se tiver interesse). As balsas que usamos para chegar e ir embora da ilha de Hvar também fazem “ida e volta”, ou seja, fazendo o meu roteiro “ao contrário”, também dará certinho!
Roteiro recomendado:
- DUBROVNIK (3 dias)
Uma cidade belíssima no extremo sul do país, no estado da Dalmácia, na costa do Mar Adriático. O clímax da experiência no destino está em sua cidade murada. É Patrimônio Mundial da UNESCO por causa de suas muralhas imponentes e bem conservadas e por sua arquitetura medieval + renascentista + barroca. O Mar Adriático naquele ponto é deslumbrante, complementando o visual das ruelas estreitas cheias de restaurantes charmosos. Não é a toa que a cidade é apelidada de “a pérola do Adriático”. É utilizada como cenário da série Game Of Thrones.
Dicas de hotéis: a dúvida na hora de escolher hotel é “ficar dentro ou fora da cidade murada?” Acho legal ficar DENTRO, já que é onde tudo acontece, porém não se chega de carro. Então, prepare-se para carregar malas, subindo e descendo degraus. E os preços também são bem elevados. Pra mim, o ideal é ficar FORA, mas perto o suficiente para ir a pé para a cidade murada.
. Villa Allure – uma casa charmosíssima (com piscina top) e uma vista LINDA. Achei este hotel demais. Fica fora da cidade murada mas é possível ir a pé tranquilamente. Fica em uma zona onde estão outros hotéis de luxo. Reserve aqui.
. Excelsior – um dos hotéis mais clássicos da cidade. Bem luxuoso, mas não conheci os quartos, apenas lobby, restaurantes e piscina. A localização é super. É vizinho do Villa Allure (acima), ou seja, pertinho pra ir a pé para a cidade murada, mas numa área bem mais calma. O que achei de mais legal foi o restaurante Prora e a piscina no meio das pedras (parece que está dentro do mar) com vista para Old Dubrovnik. Reserve aqui.
. Hilton Imperial – fica de fato na “boca” da cidade murada, a alguns passos do portão principal (Portão Pile). Hotel grandão e bem luxuoso. A localização é fantástica. Reserve aqui.
. The Pucic Palace – este é o único hotel que fica DENTRO da cidade murada que posso indicar pois foi o único que conheci (lobby, exterior, localização). Tudo maravilhoso. Uma baita estrutura bem no MEIO da cidade histórica! Reserve aqui.
. Hotel Zagreb – este é para quem busca uma ótima relação custo-benefício. Ficamos lá. Achei o preço super bom e a estrutura, apesar de simples, super confortável e o atendimento excelente. Fica um pouco afastado do centro histórico, mas em 10 minutos de ônibus (público, de linha), que sai quase que da frente do hotel, você chega lá (ônibus nº 6). O bairro se chama Lapad. É uma zona ótima, também cheia de restaurantinhos (ao lado de um calçadão) e uma praia a alguns passos. Reserve aqui.
Ficando 3 dias em Dubrovnik, também é possível dar uma esticadinha, e ir passar um dia em Montenegro (país vizinho). Sugestões de hotéis: Hotel Forza Mare e Hotel Casa del Mare – Amnfora (Kotor).
- HVAR (3 dias)
Uma das 1.185 ilhas do litoral da Croácia e, provavelmente, a mais conhecida. Badalada e na moda já há algum tempo (tem fama de “nova Ibiza”), a ilha possui diversos municípios/povoados, sendo o mais conhecido deles a cidade de mesmo nome, Hvar. Para os que pensam que Hvar é um destino só para galera, gente jovem e solteira (também é, claro!), mude de opinião. A ilha é completíssima, ideal para fazer turismo (muralhas, forte, igrejas…), descansar, conhecer praias de água azul turquesa, visitar vinícolas e curtir restaurantes e bares animados.
*** A foto de capa do post também foi tirada em Hvar! 😉 ***
Dicas de hotéis: aqui COM CERTEZA a dica é ficar DENTRO da cidade de Hvar (centro) ou bem bem pertinho dela!
. Adriana Hvar Spa Hotel – só tenho coisas boas pra falar deste hotel. A localização é simplesmente DEMAIS, no meio de tudo, a estrutura do hotel é ótima, o café da manhã é uma delícia e foram super atenciosos e simpáticos com a gente. Como o hotel fica em uma área exclusiva para pedestres, pare o carro no estacionamento da estação de ônibus e ligue para que o Adriana mande alguém até lá para te ajudar com as malas (eles vão de carrinho de golf). No último andar tem uma piscina coberta com um terraço bem gostoso e um bar com uma vista incrível do mar e da cidade (Top Bar). Reserve aqui.
. Amfora Hvar Grand Beach Resort – da mesma rede do Adriana. Não fica no centro, mas bem bem pertinho (pra ir caminhando / fica ao lado do bar Hula Hula – famoso e imperdível para ver o pôr do sol). O hotel tem uma super estrutura, com diversas piscinas e acesso ao mar (Bonj Les Bains Beach Club). Reserve aqui.
- SPLIT (1 dia inteiro, ou 2 no máximo)
Uma “cidade estratégica” no litoral da Croácia, pois é o ponto que liga o país a várias ilhas importantes e, até mesmo, a Itália. A atração mais importante de Split é o Palácio de Diocleciano, um Imperador Romano que foi para a Croácia, sua terra natal, para se aposentar no palácio incrível que mandou construir. Hoje, cerca de 2.000 pessoas vivem no Palácio e lá dentro há muitos bares, restaurantes, lojas e hotéis. Também já foi cenário de Game of Thrones. É uma delícia passear (e se perder) dentro das ruelas do palácio.
Se tiver mais um dia disponível, visite também Trogir, uma cidade-ilha linda bem próxima ao continente, a apenas meia hora de carro de Split, que é Patrimônio da Humanidade da Unesco, fundada em 380 a.C.
Dicas de hotéis: se puder, fique hospedado DENTRO DO PALÁCIO. Ele é habitado, cheio de hotéis, quartos, restaurantes, lojas… É um clima tão tão gostoso! E uma baita experiência! Imagine dormir em um palácio construído por um imperador romano em 305dC?!
. Hotel Peristil – se eu soubesse da existência desse hotel antes de chegar em Split, com certeza ficaria lá! Está dentro do Palácio (na parte mais bonita! Ao lado do Silver Gate). E ainda pertinho da entrada (ou seja, fácil de chegar, carregar malas etc.). Lindo! Reserve aqui.
. Priuli Rooms – você vai perceber que a Croácia é lotada de “quartos-hotéis”. No boom do turismo no país, muita gente transformou seus apartamentos em pequenos hotéis. E em Split ficamos em um hotel assim. É diferente de um hotel pois não tem recepção 24h, nem café da manhã e nem estrutura. É o QUARTO em si (muitas vezes, você não precisa de mais do que isso, né?!). Achei tudo super moderno, novinho e muito bem localizado. Não fica DENTRO do Palácio (queria ter ficado rsrs) mas fica bem bem perto. Indico a hospedagem lá. O preço valeu a pena! Reserve aqui.
. Luxe Hotel Boutique – uma amiga (Mariô) que foi pra Croácia recentemente me recomendou MUITO esse hotel. Eu não o conheço pessoalmente, mas pelas fotos parece mesmo suuuper bacana. E confio muito nas dicas dela! Reserve aqui.
- LAGOS DE PLITVICE (1 dia)
Um parque nacional com 300km2 de área, formado por 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, divididos em dois grupos: lagos superiores e lagos inferiores. Os passeios são feitos pelas passarelas que cruzam os lagos, nos caminhos de terra que ficam nas margens e uma parte em barco. O local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e um dia inteirinho lá dentro é o suficiente para aproveitá-lo ao máximo. Surreal!!!
Dica de hotel: muita gente passa apenas o dia em Plitvice e segue viagem para Zagreb, já que fica a apenas 160km de lá (ou vai para Split em seguida, se estiver fazendo a rota inversa da nossa). Mas eu achei IDEAL, depois de um dia de muita muita caminhada (sem falar que acordamos de madrugada), ter um hotel pertinho do parque, pra descansar de verdade e acordar 100% no dia seguinte para seguir viagem.
. Hotel Degenija – fica a apenas 6km da entrada do parque. Achei ótimo. Quarto super confortável, quietinho, bom atendimento e café da manhã bem completo. Recomendo! Reserve aqui.
- ZAGREB (1 dia)
É a capital da Croácia e também a maior cidade do país, com mais de 1 milhão de habitantes. Vida cultural é o que não falta por lá (nem parques…. Cada um mais lindo que o outro!). Zagreb tem mais de 20 museus, 10 teatros e 350 bibliotecas! A cidade é cheia de avenidas largas e arborizadas e edifícios suntuosos (tem um “quê” de Budapeste, só que menorzinha), e está dividida em duas partes: Cidade Alta, a parte mais antiga (Gornji Grad) e Cidade Baixa, a parte mais nova (Donji Grad).
Dicas de hotéis: como recomendo uma estadia curta em Zagreb (1 dia inteiro + 1 noite é mais do que o suficiente), o ideal é ficar bem localizado, já próximo aos pontos turísticos (bem gostosinho para sair a pé!).
. Esplanade Zagreb Hotel – o hotel mais clássico e tradicional da cidade, praticamente um ponto turístico (como se fosse o Copacabana Palace croata). Um luxo que só! Achei o máximo numa cidade como Zagreb ficar em um hotel com esse clima. A localização é fantástica, bem ao lado do Jardim Botânico, pertinho dos principais parques e do Teatro Nacional. Esse “luxo” todo pode até assustar e parecer caríssimo. Mas pegamos uma tarifa promocional de fim de semana e a diária saiu super em conta. Negocião! Reserve aqui.
. Hotel Dubrovnik – este hotel já é bem mais moderno, mas é também super bem localizado, em uma rua exclusiva para pedestres (não se chega de carro, mas a rua onde passam veículos fica bem pertinho), próximo à principal praça da cidade, TRG Bana Josipa Jelacica. Reserve aqui.
Gostou da Croácia?? Demaaaaais esse país! Quero voltar!!!
+++ Fomos depois para Ljubljana, capital da Eslovênia, que fica a apenas 145km de distância de Zagreb (cerca de 1h45 de carro). Valeu MUITO a pena. Super indico essa “esticadinha”! A cidade é LINDA, parece de brinquedo!! rs! Para ler meu post sobre ela, clique aqui. Sugestão de hotel: Vander Urbani Resort, dentro do centro histórico (uma graça!).
Obrigada pela visita e pela companhia nessa minha viagem de carro sensacional! Programe logo sua viagem para a Croácia! Qualquer dúvida, fale comigo! Adorarei te ajudar.
Beijos,
Lala Rebelo
[siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo e pelo snapchat lalarebelo]