wai o tapu new zealand rotorua
Oceania

Dicas de Rotorua e Taupo – Nova Zelândia

Cultura Maori, geysers, piscinas de lama e lagos coloridos

Dicas de Rotorua e Taupo, na Nova Zelândia – encontre aqui nesse post dicas da cidade de Rotorua e sua vizinha Taupo, ambas na Ilha Norte. Rotorua é conhecida pelas atividades geotermais (geysers, piscinas de lama, lagos coloridos…), que podem ser observadas em parques como o Te Puia e Wai-O-Tapu, e pela cultura Maori. Taupo é muito procurada pela fortíssima cachoeira Huka Falls (bem turquesa). Dicas de hotéis (onde ficar), como chegar em Rotorua (de carro, passando por Hobbiton, ou de avião) e outras informações importantes.

ROTORUA

Rotorua era uma das cidades imperdíveis do meu roteiro. De tudo que sabia que veria na Nova Zelândia, lá estava o mais “diferente”, “bizarro”, que me faria sentir quase em outro planeta. Sempre via fotos e videos daquelas piscinas borbulhantes coloridas ou daqueles gêiseres gigantescos, jorrando água a muitos metros de altura, e sentia que PRECISAVA ver aquilo pessoalmente.

dicas de rotorua - champagne pool wai o tapu rotorua
Champagne Pool no Parque Wai-o-Tapu, em Rotorua, Nova Zelândia | foto: divulgação
pohutu geyser te puia rotorua
Pohutu Geyser, no Parque Te Puia em Rotorua, Nova Zelândia | foto: Lala Rebelo

Não vou negar… Rotorua FEDE enxofre. Mas juro que você se acostuma… É por causa da localização da cidade, que está em um dos pontos mais ativos em atividade geotérmica do mundo!!! Justamente no Anel de Fogo do Pacífico.

Outra coisa que me instigava ir para Rotorua era a possibilidade de conhecer mais da cultura Maori. O povo Te Arawa, uma das tribos Maori, ainda está muito concentrado nessa região. Então no local, além de ver pessoas com características maoris andando por todos os lados e ouvir mais do seu idioma, há parques, museus e outras atividades que proporcionam esse contato. Até aprendemos a dançar e a cantar o HAKA, que ficou famoso nos jogos de rugby do All Blacks!

dicas de rotorua - te puia - nova zelandia - MAORI
Apresentação da cultura Maori no Parque Te Puia, em Rotorua | foto: Lala Rebelo

A cidade é pequenininha e tem apenas 70.000 habitantes. Além dos parques geotermais, há um lago muito bonito em Rotorua. Nas estações mais quentes, fica cheio de gente em volta fazendo piquenique.

TAUPO

A cidade de Taupo fica a 80km (1h de carro) ao sul de Rotorua. A maior atração da área é a cachoeira Huka Falls, no rio Waikato (o mais longo da Nova Zelândia). A água nesse ponto do rio é muuuito azul turquesa e a cachoeira é absurdamente forte!! Muitos fazem passeio de jet boat nesse lugar. Deve ser animal! Eu, grávida, claro que não fiz! rs.

huka falls taupo new zealand
Huka Falls em Taupo, na Ilha Norte da Nova Zelândia | foto: Lala Rebelo

Adorei essa esticada, pois Taupo é uma gracinha. Além da cachoeira, a cidade gira em torno do Lake Taupo. Muitos restaurantes e lojinhas! No inverno, a atração é a estação de esqui nas proximidades, em Mount Ruapehu.

lake taupo new zealand
Cidadezinha de Taupo, em volta do Lake Taupo | foto: Lala Rebelo

Se tiver com um orçamento mais folgado para essa viagem, não deixem de se hospedar ao menos uma noite (ou duas, para descansar bastante!!) no fabuloso Huka Lodge, um dos melhores hotéis da Nova Zelândia.

Taupo é ainda menor que Rotorua, e tem apenas 24 mil habitantes.

huka logde taupo new zealand
Huka Lodge, em Taupo – um dos melhores hotéis da Nova Zelândia | foto: divulgação

Muitos vão de Auckland a Rotorua ou Taupo de carro alugado (ou de motorhome) e aproveitam para conhecer o Hobbiton Movie Set que fica no caminho (local de gravação dos filmes O Senhor dos Anéis e The Hobbit). Há também tours para o local.

Hobbiton Movie Set na Nova Zelândia - cenário de Senhor dos Anéis e The Hobbit
Hobbiton Movie Set na Nova Zelândia – cenário de Senhor dos Anéis e The Hobbit | foto: divulgação

::: Clique aqui para ver nosso roteiro de viagem pela Nova Zelândia. Completo!


Como chegar / Onde ficar

*** VOOS & ESTRADAS ***

CARRO ALUGADO

O melhor jeito de circular pela Nova Zelândia é de carro alugado. Além de ser muito fácil e tranquilo dirigir em um país de primeiro mundo assim (só não esqueça da mão inglesa!!), as vistas ao longo dos trajetos são de tirar o fôlego.

Alugamos um carro em Auckland e partimos rumo ao sul, para chegar em Rotorua e Taupo. Mesmo sendo mais longe, decidimos “pular” Rotorua na ida, e ir primeiro para Taupo (3h30 / 275km) e depois “voltar” para Rotorua (1h / 80km). Fizemos dessa maneira porque depois de Rotorua, pegamos um voo para Christchurch, na ilha Norte (e o aeroporto é em Rotorua e não em Taupo!!).

Alugamos nosso carro previamente pelo site da Rentalcars. Sempre alugo assim em todas as minhas viagens e sempre deu certo. Se você utilizar este link para alugar, eu ainda ganho uma pequena comissão (e você paga a mesma coisa). Muito obrigada! 🙂

Quem for fã de Senhor dos Anéis e The Hobbit, pode aproveitar para fazer um tour por Hobbiton, pois a cidade cenográfica fica nessa estrada, bem no caminho. Atenção! É preciso comprar seu ingresso com antecedência pelo site

hobbiton movie set new zealand
No caminho entre Auckland e Rotorua, aproveite para conhecer Hobbiton | foto: divulgação

::: Aqui nesse post eu contei mais sobre a nossa experiência de dirigir na Nova Zelândia pelas ilhas Norte e Sul.

VOOS

Há um pequeno aeroporto doméstico em Rotorua, com voos da Air New Zealand de/para as principais cidades da Nova Zelândia (Auckland, Christchurch e Wellington). Muitos não fazem o caminho de carro e voam diretamente pra lá!

Como para ir de Rotorua (Ilha Norte) atéééé a Ilha Sul era um looongo caminho, e não tínhamos tempo para fazer TUDO dirigindo (e também as opções de carro para alugar na Ilha Norte e devolver na Ilha Sul bem escassas e costumam custar muito mais), optamos por voar de Rotorua para Christchurch, no sul.

Em Christchurch, alugamos um outro carro para explorar a Ilha Sul.

flight air new zealand rotorua christchurch
Trajeto do voo da Air New Zealand – De Rotorua, Ilha Norte, para Christchurch, Ilha Sul

*** HOTÉIS ***

ROTORUA

Como passamos apenas dois dias em Rotorua, e a maior parte do tempo fora, nas atrações da cidade e arredores, optamos por um hotel mais simples, com bom custo-benefício. O B&B @ The Redwoods era pequenininho (apenas 3 quartos) e simples, praticamente a casa da dona. Ficava um pouco afastado das atrações, mas valeu a pena pois o quarto era confortável e o serviço acolhedor, com café da manhã incluído.

Vocês verão que hospedagem em Rotorua é algo caro e concorrido. Gostaria de ter ficado mais no centrinho, mas já não havia nada disponível!!

::: Clique aqui para reservar a sua estadia no B&B @ The Redwoods.

B&B @ The Redwoods Rotorua
Quartos do B&B @ The Redwoods, em Rotorua | foto: Lala Rebelo
hotel barato em rotorua
Nosso quarto no B&B @ The Redwoods Rotorua | foto: divulgação
hotel barato em rotorua
O banheiro do nosso quarto no B&B @ The Redwoods Rotorua | foto: divulgação
hotel barato em rotorua
Salinha compartilhada do B&B @ The Redwoods Rotorua | foto: Lala Rebelo

Outras ótimas opções bem centrais, pertinho do Lago Rotorua: 

Agora… Se eu fosse ficar mais tempo em Rotorua ou se estivesse em uma viagem de lua de mel (e com mais budget), não pensaria duas vezes antes de escolher um hotel fabulooooooso, super luxuoso e romântico, mas que fica mais afastado:

solitaire lodge rotorua new zealand
Vista aérea de península onde se encontra o Solitaire Lodge | foto: divulgação
solitaire lodge rotorua new zealand
Executive Suite – Solitaire Lodge – Rotorua – Nova Zelândia | foto: divulgação

TAUPO

Considerado um dos melhores hotéis da Nova Zelândia, o Huka Lodge é um hotel de luxo com selo Relais & Châteaux, localizado nas margens do Rio Waikato, em Taupo (um lugar super tranquilo e relaxante!). São apenas 18 quartos. Conta com um super restaurante, estrelado, e piscina externa.

::: Clique aqui para reservar a sua estadia no Huka Lodge.

huka lodge taupo new zealand
Huka Lodge – hotel em Taupo, Nova Zelândia | foto: divulgação
huka lodge taupo new zealand
Alan Pye Cottage – Huka Lodge – Taupo – Nova Zelândia | foto: divulgação

::: Quer mais opções de hotéis em Rotorua? Clique aqui.
E hotéis em Taupo? Clique aqui

dicas de hotéis rotorua nova zelandia

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Nós ficamos apenas 1 noite (quase 2 dias) em Rotorua (e ainda fizemos a esticada até Taupo). Foi bem corrido, mas deu tempo de fazer o que pretendíamos, que era visitar os dois parques mais legais: Te Puia e Wai-O-Tapu.

Mas… Se nosso roteiro fosse mais flexível e pudéssemos ficar um dia mais, o ideal pra fazer BEM tranquilão, seriam 2 noites na região (ou duas noites em Rotorua, ou uma em Taupo e outra em Rotorua).

O que fazer em ROTORUA:

Amamos visitar esse parque! Um lugar que você realmente vê e sente a força da natureza, da nossa Terra! O Te Puia fica DENTRO DA CIDADE, e você já vê de longe, ainda quando está chegando de carro, aquele fumaceiro saindo da terra! O parque é muito organizado, uma graça!

rotorua geothermal activities te puia new zealand
Muita atividade geotermal em Rotorua! Parque Te Puia | foto: Lala Rebelo

As principais atrações, além da parte cultural Maori, que vou falar mais abaixo, são as piscinas de lama borbulhante e os geysers (são vários deles). Há também lagos coloridos. Dentro do Te Puia está o maior geyser do Hemisfério Sul, o Pohutu Geyser. Ele erupciona 1 ou 2 vezes a cada hora e a coluna de água pode chegar a 30 metros de altura! TOTALMENTE NATURAL. A hora não é marcada… Se der azar, pode ser que você tenha que esperar muuuuito mais para vê-lo em sua capacidade máxima.

Nós tivemos a sorte não só de ver o Pohutu agindo mas também de ver um arco-íris sobre ele! 🙂

te puia rotorua
E teve geyser com arco-íris no Parque Te Puia, em Rotorua | foto: Lala Rebelo
Pohutu Geyser - Te Puia - Rotorua
Pohutu Geyser – Te Puia – Rotorua | foto: Lala Rebelo

Assista no vídeo abaixo o Pohutu Geyser, o maior do hemisfério sul:

mud pool te puia rotorua
Piscina de lama borbulhante – Parque Te Puia – Rotorua | foto: Lala Rebelo

Outra coisa legal que tem também no Te Puia (incluído no ingresso “Te Ra”) são os KIWIS, a ave símbolo da Nova Zelândia, que está em extinção e é praticamente impossível vê-la “ao vivo”. No parque há dois Kiwis, super bem cuidados e monitorados, mas, quando fomos, eles estavam dormindo no escuro, dentro de suas caixinhas e não pudemos vê-los.

kiwi te puia rotorua
Os dois Kiwi do Te Puia, em Rotorua | foto: site oficial

A Te Po Experience é a experiência cultural noturna. Ela começa no finzinho da tarde, depois de visitar as atividades geotermais no parque. É uma introdução à cultura Maori, apresentada pelos próprios maoris que vivem na região e trabalham no Te Puia.

O que eu achei legal é que eles realmente deixam claro que se trata de uma REPRESENTAÇÃO. Que aquilo tudo foi construído (a parte Maori, não a parte da natureza, claro!!) para poder mostrar aos turistas curiosos como é essa cultura (ou como foi, afinal muita coisa mudou). Portanto, vemos lá as construções, os rituais, as celebrações, as roupas, a arte, as músicas, as danças, o idioma, os alimentos e tudo mais. Eles deixam claro também que é o seu dinheiro de turista que sustenta aquilo e ajuda a manter a cultura. É que tem lugares parecidos com esse em outros destinos que querem causar a sensação de que são de fato a vida real de uma tribo e não uma representação. Gostei do Te Puia! 🙂

O que mais gostei foi a parte das músicas/danças. Já dentro do auditório eles explicam e mostram o famoso HAKA, com todas as suas caretas. Essa dança ficou famosa com o All Blacks. Quem conhece?! Achei super interessante!

Ainda parte do ingresso “Te Po”, aprendemos sobre os alimentos consumidos pelo povo Maori e o modo de preparo (no chão, enterrado – calor natural). E depois, claro, comemos tudo!!! rsrs. Em um gostoso jantar (buffet), incluído no valor. Uma curiosidade é que as casinhas para armazenar os alimentos eram suspensas, porque não podiam tocar o solo (afinal, o solo nesse local é BEM QUENTE e cozinharia tudo antes da hora).

maori culture te puia rotorua
Um pouco assustada com essas caretas maoris…. Hehehe | foto: Lala Rebelo

te puia rotorua new zealand maori

te puia rotorua new zealand maori
Caretas durante o show de danças Maoris | foto: Lala Rebelo
te puia rotorua new zealand maori
Preparando os alimentos da forma como faz o povo Maori, para nosso jantar | foto: Lala Rebelo
te puia rotorua new zealand maori
Jantar da experiência Te Po, no parque Te Puia | foto: Lala Rebelo

Assista no vídeo abaixo a um pedacinho do HAKA:

*Curiosidade – HAKA: O Haka é uma dança Maori, antigamente cantada em campos de batalha, para amedrontar e intimidar a tribo inimiga. Mas também era cantado quando visitantes vinham em paz. Demonstra orgulho e força. O Haka ficou famoso mundialmente por causa do All Blacks, que não começa um jogo de rugby sem cantá-lo. Repare nos olhos e línguas… dá medo!!

Nós compramos o ingresso que inclui as DUAS EXPERIÊNCIAS (a diurna + a noturna), chamada de Te Ra + Te Po (day pass + indigenous evening experience). O valor não é nada barato (NZD163,00 por pessoa) mas vale MUITO a pena. Começa às 16:30 e vai até aproximadamente 21h, com jantar. Compre seu ingresso com antecedência aqui.

A experiência apenas do Te Ra (Day Pass) custa NZD48,60 e apenas do Te Po (evening) custa NZD112,50. Vi pelo site que agora tem também a opção de um Te Ra + Haka, por NZD62,10. Todas as visitas são guiadas.

Um dos parques mais lindos da Nova Zelândia. Geólogos dizem que é tipo o americano Yellowstone, só que em miniatura (não conheço). Fiquei completamente encantada pelas cores dos lagos, pelas piscinas de lama borbulhante, pela fumaça saindo de tudo quanto é lado… É realmente impressionante. Nunca tinha visto nada igual assim na vida. Parece até que estamos em outro planeta!

Ele fica um pouquinho afastado do centrinho de Rotorua, mas mesmo assim é perto (uns 25-30 minutos). Melhor ir de carro. Uma visita completa, passando por todo o circuito do parque (sem o Lady Knox Geyser) leva em torno de 1h30. Mas a gente ficou tão encantado com tudo e parou tanto pra tirar foto, que creio que ficamos mais do que o dobro! rs. Isso porque o clima estava BEM feio, chovendo… Imagina em um dia azul?! Não ia sair de lá nunca mais!! Se não fosse pelo fedor de enxofre… Hehehe.

*Curiosidade – Champagne Pool: Esse lago foi formado há 900 anos e fica dentro do parque Wai-O-Tapu, em Rotorua. Tem esse nome por causa do som da água que borbulha (causado pelo CO2, semelhante a uma taça de champagne). A cratera tem aproximadamente 65m de diâmetro e uma profundidade de aproximadamente 62m, recheada com mais de 50.000 m3 de fluídos geotermais. As bordas laranjas são formadas pelos depósitos de sulfeto de arsênio e antimônio. (não me pergunte o que é isso… mandava super mal em química!! hahaha)

wai o tapu waiotapu rotorua
Lagos multicoloridos do parque Wai-O-Tapu, em Rotorua | foto: Lala Rebelo
Champagne Pool wai o tapu waiotapu rotorua
Champagne Pool em Wai-O-Tapu – com sol fica como na foto do início do post! | foto: Lala Rebelo
devils bath wai-o-tapu rotorua
Devil’s Bath – Wai-O-Tapu – Puuuuro enxofre! | foto: Lala Rebelo
wai o tapu rotorua
É tanto enxofre que até as árvores ficam com cor neon!! | foto: Lala Rebelo

Veja no vídeo abaixo que loucuuuuuura que é a cor da água desse lago (puro enxofre!!):

A única coisa ZUADÍSSIMA desse parque é o tal do Lady Knox Geyser. Totalmente desnecessário um lugar com todas essas belezas NATURAIS (lagos coloridos, piscinas borbulhantes e tudo mais…) proporcionar uma atividade tão FAKE assim.

Todos os ingressos ao Wai-O-Tapu incluem o Lady Knox Geyser, um geyser que entra em erupção diariamente às 10:15 da manhã. Oh, natureza com hora marcada? Mais ou menos natureza… O geyser realmente existe, mas diariamente um funcionário do parque chega com uma sacolinha com enxofre, para jogar dentro do geyser e estimular sua explosão, e fazer com que toda a platéia possa assistir. Bem show da Shamu! hehehe. Maior perda de tempo.

Minha dica? Chegue no Wai-O-Tapu cedinho e comece o circuito das atividades geotermais, enquanto todos os turistas estarão vendo o Lady Knox Geyser!! Pra ver geyser, melhor ir assistir ao Pohutu no Te Puia (que comentei acima).

Minha crítica ao parque é apenas essa, pois o restante é NATURAL, de VERDADE e algo raro de se ver!!! Compre seu ingresso aqui. Pagamos NZD32,50. As visitas não são guiadas.

lady knox geyser wai o tapu rotorua new zealand
Funcionário do parque chegando com a sacolinha de enxofre… | foto: Lala Rebelo
lady knox geyser wai o tapu rotorua new zealand
O Lady Knox Geyser explodindo às 10:15am para a platéia ver – Wai-O-Tapu, Rotorua | foto: Lala Rebelo
  • Lago Rotorua

Como em várias outras cidades do país, muita coisa em Rotorua acontece ao redor do seu lago, que é enorme! Vimos vários grupos fazendo piquenique, gente andando de pedalinho e até hidroavião pousando por lá. Bem gostoso fazer uma caminhada ali nas margens!

lake rotorua new zealand
Lago Rotorua – Nova Zelândia | foto: Lala Rebelo
lake rotorua new zealand
Na primavera e no verão todo mundo sai pra curtir a vida ao redor do lago em Rotorua! | foto: Lala Rebelo

Onde comer em Rotorua: Nem coloquei dicas de restaurantes em Rotorua, pois como foi super corrido, almoçamos um dia na cidade de Taupo (falo dos restaurantes abaixo), outro dia em uma pizzaria Domino’s (que ficava a caminho do aeroporto) e jantamos no próprio Parque Te Puia (como contei acima, a experiência noturna inclui um jantar típico Maori e foi muito bom!). 

O que fazer em TAUPO (e região):

  • Huka Falls

Visitar essa cachoeira é uma das atrações imperdíveis da Nova Zelândia. Além dela ser absurdamente “bruta” (220 MIL litros de água por segundo – o suficiente para encher uma piscina olímpica em 11 segundos), ela é absurdamente LINDA! A água naquele ponto do Rio Waikato, o mais longo da Nova Zelândia, é muito AZUL TURQUESA.

Chegando em Taupo, na estrada, há várias placas de mirantes para ver a cachoeira de longe (LOOKOUT). Vale a pena! E depois, claro, ir vê-la de pertinho. É de arrepiar!!! Tem uma ponte que cruza o rio, aberta para pedestres. Aliás, o estacionamento e a entrada são gratuitos.

Na própria área da Huka Falls há várias atividades para fazer. A mais conhecida delas é o HUKAFALLS JET, o jet boat que vai uuuultra rápido, fazendo várias manobras, e chega bem pertinho da queda d’água. Fazer um “passeio” de jet boat é um must na New Zealand. A atividade foi inventada lá. Contei mais aqui, no post com dicas de Queenstown.

Há também várias opções de trilhas para fazer na região da Huka Falls (a pé ou de bicicleta). Veja mais informações aqui.

huka falls taupo
Huka Falls, em Taupo, vista de um mirante na estrada (lookout) | foto: Lala Rebelo
Huka Falls taupo new zealand
E agora Huka Falls de pertinho, de cima da ponte! | foto: Lala Rebelo
huka falls taupo
Lindíssima, né? A cor e o barulho (pela força) são demais! | foto: Lala Rebelo
huka falls taupo jet boat
Jet Boat pertinho de Huka Falls – Taupo | foto: Lala Rebelo

Sinta no vídeo abaixo um pouquiiiinho do que é a força dessa água:

O Mt Ruapehu tem duas estações de esqui distintas: Whakapapa e Turoa. A cidade de Taupo fica a 1 hora e 15 minutos de carro de Whakapapa Ski Area e a 2 horas da Turoa Ski Area. Se quiser ficar mais pertinho da estação de esqui, na base do Mount Ruapehu está a Whakapapa Village. Obs.: só funciona nos meses mais frios. Checar no site as datas!

Em Taupo há várias lojinhas de aluguel de equipamentos/roupas de esqui.

whakapapa ski area - mt ruapehu - new zealand
Whakapapa Ski Area – Mt Ruapehu – Nova Zelândia | imagem: site oficial
turoa ski area - mt ruapehu - new zealand
Turoa Ski Area – Mt Ruapehu – Nova Zelândia | imagem: site oficial
  • Passear ao redor do lago (Lake Taupo)

O Lago Taupo é vibrante, tudo gira em torno dele! Principalmente no verão! Falam até que Taupo é a Queenstown do norte! rsrs. Eu achei bem diferente… Mais pacata… Porém charmosinha também. Aproveite para caminhar um pouquinho por ali, comer em um dos restaurantes com mesa na calçada e visitar alguma lojinha legal!

lake taupo new zealand
Lake Taupo – Nova Zelândia | foto: Lala Rebelo
waterside restaurant taupo
Restaurant Waterside, em Taupo | foto: Lala Rebelo

Onde comer em Taupo: ao redor do Lake Taupo há dezenas de opções de restaurantes muito simpáticos, com mesinhas na parte externa (nos meses quentes, claro!). Nós comemos no Waterside Restaurant (hambúrguer, fritas e cerveja) e estava tudo bem gostoso. Mas havia vááárias opções similares! Só escolher na hora mesmo, para um almoço muito agradável. 

*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***

Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Já precisei usar e fui super bem atendida (na época, fiz o AC35). Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

ROTEIRO PERSONALIZADO VIAGEM LALA REBELO nova zelandia

Leia também as dicas completas de outras cidades do nosso roteiro:

Espero que tenha gostado de Rotorua e de Taupo tanto quanto eu!!! E também ficado muuuito impressionado com os lagos coloridos e borbulhantes de Rotorua! Surreal, né? Is this real life?!

Veja no mapa abaixo a localização de tudo o que foi citado aqui:

Beijos, Lala

. Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog

↑ Voltar ao começo do post

Comentários