Dicas de Lake Tekapo, Nova Zelândia – Encontre aqui nesse post todas as dicas de Lake Tekapo, na Ilha Sul da Nova Zelândia. Uma cidadezinha fofa, com um lago azul turquesa maravilhoso, rodeado de montanhas altas nevadas (Lake Tekapo fica pertinho do Mount Cook).
Saiba onde ficar (dicas dos melhores hotéis da cidade, como o charmosíssimo Lake Tekapo Lodge), os melhores restaurantes em Lake Tekapo, como chegar (estradas) vindo de Queenstown, Wanaka ou de Christchurch, o que fazer, as atividades imperdíveis (fizemos um voo panorâmico sensacional, chamado The Grand Traverse, para ver os glaciares Fox & Franz Joseph de cima), clima, melhor época para ir (saiba quando florescem as lupins na beira do lago – aquelas flores rosa e lilás, liiindas) e muito mais.
::: Leia aqui o post com nosso roteiro completo de viagem pela Nova Zelândia.
/// SOBRE O LUGAR
Uma coisa é certa: Lake Tekapo pode ser pequenininha em tamanho (menos de 500 habitantes fixos!), mas é absolutamente gigante em beleza. Um dos lugares mais lindos da Nova Zelândia, sem dúvidas. Por isso não pode ficar de fora do seu roteiro. 1 dia e meio é o suficiente para ficar completamente apaixonado.
Além do próprio lago Tekapo em si (que dá nome à cidade e é de explodir o turquesômetro), há vários lagos lindíssimos nos arredores, que você pode visitar de carro ou avistar em um voo panorâmico. A cidadezinha, na Ilha Sul, também é famosa por ter um dos melhores céus do planeta para observação de estrelas (faz parte da UNESCO Dark Sky Reserve).
Somando à experiência de Tekapo, você também pode conhecer o vilarejo aos pés do Mount Cook, fazer trilhas, avistar glaciares… Muita coisa linda em um pequeno território. Amei!
*** CLIMA – Melhor época para ir ***
A melhor época para ir para Lake Tekapo (e para a Nova Zelândia no geral) é nos meses mais quentes (final de setembro a abril), para aproveitar mais as atividades outdoor e curtir a vida ao redor (ou dentro) dos lagos. Porém, a Tekapo especificamente, vale a pena ir no final de novembro, para ver os lupins ao redor do lago. Imagina o azul turquesa da água contrastando com o rosa & lilás das flores e com o branco das montanhas nevadas?!
Fomos no começo de outubro (primavera) e pegamos dois dias com céu claro e temperatura amena.
/// COMO CHEGAR
É preciso chegar de carro (ou ônibus e van, claro) em Lake Tekapo. Você pode estar vindo do sul (por exemplo, Queenstown e Wanaka) ou do norte, por exemplo, Christchurch.
Nós fizemos a viagem no sentido norte-sul (na ilha Norte, fizemos Auckland, Waiheke Island e Rotorua de carro. Pegamos um voo em Rotorua e voamos até Christchurch, já na ilha Sul. Em Christchurch alugamos outro carro e dirigimos para Lake Tekapo, Wanaka e Queenstown). Clique aqui para ver nosso roteiro completo de viagem de carro pela Nova Zelândia.
Lake Tekapo está a 228km de Christchurch e a 256km de Queenstown. Ou seja, meio do caminho (aprox. 3h de viagem vindo do norte ou do sul).
Quando viajamos, sempre alugamos nossos carros pelo site da Rentalcars e dá tudo certo (além de que os preços costumam ser bem melhores). * Quando você aluga por esse link, eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada 🙂
Em Tekapo, o carro também será bem útil, pois além das atrações na beira do lago (pra fazer a pé), é preciso dirigir até o Mt. John University Observatory (vista linda) e para visitar o vilarejo aos pés do Mount Cook.
/// HOTÉIS
Esse hotel foi um achaaaaado. Que delícia de lugar! Uma casona (os donos moram lá – que são suuuuuper simpáticos) com alguns quartos apenas, muito charmosos e aconchegantes. A vista também é linda. Está pertinho da via principal, então fizemos tudo a pé. O café da manhã, preparado na hora pelos anfitriões, era excelente (e o visual?! Sensacional!). Clique aqui para reservar a sua estadia.
Esse é mais estilo resort, menos charmoso e mais simples. Porém é beeem bonitinho e uma opção com EXCELENTE custo-benefício e ótima localização. Clique aqui para reservar a sua estadia.
/// COMES & BEBES
A cidade é pequenininha e não há taaantas opções assim de restaurantes. Mas encontramos alguns lugares bem gostosinhos. Atenção: tudo lá fecha muuuuito cedo.
Delicioso e super aconchegante. As pizzas são ÓTIMAS! Foi um achadinho, já que ficava dentro de um outro bar-sorveteria cheio. Fica na rua principal de Tekapo.
- Mackenzies
Conhecido pelas carnes na chapa (que vêm para serem finalizadas na mesa), mas nós comemos hamburger e estava gostoso. Restaurante normal, para um almoço normal. Se o tempo estiver bonito, vale a pena sentar na parte externa. Também fica na rua principal de Tekapo.
Também na via principal de Tekapo (quase todos ficam lá! rsrs), esse café/restaurante é aconchegante e tem uma vista bonita do lago.
Olha… Esse lugar estava uma muvuca quando fomos. É o café que fica lá em cima no Mt. John University Observatory. Então é mesmo pra ir ver a vista lá de cima com um café quentinho na mão.
/// O QUE FAZER
Lake Tekapo é uma parada imperdível na sua viagem de carro pela Nova Zelândia. Mas é um vilarejo pequenininho e 1 dia e meio (1 noite) é suficiente.
- Lake Tekapo & Church of the Good Shepherd
Claro que a principal atração de Lake Tekapo é o LAGO em si, né?! Maravilhoooooso, azul… Rodeado de montanhas altíssimas e nevadas. Passamos bastante tempo passeando ali em volta, curtindo a paisagem. Não vimos nenhuma atividade no próprio lago (ex: caiaques, pedalinhos…) mas creio que no verão deva ter mais coisas para fazer.
No meio de novembro, florescem nas margens do lago as flores LUPINS, nas cores rosa e lilás. Elas duram até dezembro (mas claro que é natureza, e não dá para afirmar uma data certa para elas aparecerem). Como fomos em setembro, elas ainda não estavam lá. Mas o lago é lindíssimo do mesmo jeito, e imagino que fique ainda MAIS lindo quando emoldurado por flores cor de rosa.
Outra super atração é a igrejinha fofa nas margens do lago, a Church of the Good Shepherd. Ela é toda de pedra e no fundo do altar há um janelão de vidro. Imagina a vista?! Casar-se lá deve ser a coisa mais liiiinda. Porém, já aviso: PACIÊNCIA! Há muita gente fotografando loucamente a igrejinha!
- Mount John University Observatory & tour astronômico
Esse observatório fica pertinho da cidade de Tekapo. A estrada é paga, porque é privada, mas custa apenas $8 por carro. Vale muito a pena, pois lá de cima se vê o lago toooodo, daquela cor super turquesa. Tem um café lá no topo (o Astro Café) que é lotado de turistas, mas pegar uma bebida quentinha para tomar “namorando” a vista digna de cartão-postal é um must.
Há outros pontos de observação ao longo da estradinha.
Uma das atividades imperdíveis de Lake Tekapo é também o tour astronômico (o céu de lá é um dos mais claros do mundo para observação de estrelas, planetas e lua – a cidade faz parte da UNESCO Dark Sky Reserve). Nós não fizemos, mas deu vontade! 🙂
- Voo panorâmico de avião ou helicóptero
Essa foi de arrepiar! A ideia era fazer o voo de HELICÓPTERO (porque faz um pouso na neve, com vista para o Mount Cook) mas como estava ventando muito no dia, apenas os AVIÕES estavam saindo. Ver os lagos de cima (não apenas o Tekapo, são vários!) e passar do ladinho das montanhas nevadas (colado no altíssimo Mount Cook), é DEMAIS. Uma daquelas experiências que valem cada centavo. Na verdade, valem os $370/pessoa rs.
O nome dessa experiência é “The Grand Traverse”, e dura 50 minutos. Se o tempo estiver bem aberto, será possível ver também os glaciares Fox e Franz Joseph (esse era nosso principal objetivo no voo, já que, como não tínhamos muuuuitos dias na Nova Zelândia, cortamos Franz Joseph do roteiro. E também porque eu estava grávida e não ia rolar fazer caminhada no glaciar rs). Porém, o tempo estava encoberto justamente em cima dos glaciares.
Recomendo fazer o voo (tanto de helicóptero como de avião) com a empresa Air Safaris. É a mais conhecida do destino. Reservamos na hora mesmo, no booking office da empresa que fica na rua principal de Tekapo. Mas se quiser muito fazer, sugiro deixar reservado, pois os aviões são pequenininhos e saem poucos por dia (pode ser que cancele, por causa do clima, mas eles reembolsam).
Os voos saem de um lugar que fica a uns 10 minutos de carro do centro. Eles tem van para levar, mas nós fomos com o nosso próprio carro mesmo, pra chegar ANTES e garantir os melhores lugares no avião 😀 rs. Ricardo conseguiu ir com o piloto e eu, na janelinha do lado contrário, na primeira fileira!
Veja no vídeo abaixo um pouquinho do nosso voo:
- Aoraki Mount Cook Village
De Lake Tekapo até Mount Cook Village (a cidadezinha aos pés do Mount Cook) são apenas 1:15 de carro (uma estrada liiinda). Nem estava nos nossos planos visitá-la… Mas decidimos fazer o “desvio” da rota (estávamos indo para Wanaka) e valeu muito a pena. O Lake Pukaki, que fica no caminho, é bem bonito também (como fomos na primavera, o gelo estava derretendo e o lago começando a encher novamente).
Vale a pena também ir até lá pois há várias opções de caminhadas bacaninhas. Voltando de Mount Cook Village, pegue sua esquerda na Tasman Valley Road. Essa estrada te levará ao estacionamento do Glaciar Tasman. O nome da trilha é BLUE LAKES, que é curtinha, fácil e tem vista para o Tasman Glaciers.
Nessa estrada você também verá várias opções de voos panorâmicos de helicóptero ou avião teco teco. Deve ser bonito!! Mas não fiz.
Espero que tenham amado essa graciiiiiinha de lugar que é Lake Tekapo. Eu, a doida do #turquesômetro, simplesmente me apaixonei. Não deixem de incluir o destino no seu roteiro.
Veja no mapa abaixo a localização de tudo o que citei no post:
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros. Já precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Vai para a Nova Zelândia?
Então leia também dicas completas de todos os destinos que conheci na viagem:
- Auckland – porta de entrada; cidade cosmopolita
- Waiheke Island – charme e vinhos a 40 minutos de balsa de Auckland
- Rotorua e Taupo – lagoas coloridas, piscinas de lama, geysers, cachoeiras e cultura Maori
- Wanaka – vida vibrante ao redor do lago e piscinas turquesas (Blue Pools)
- Queenstown – adrenalina (bungy jump), vinícolas e muito charme
- Roteiro completo de viagem e informações úteis do país
(tudo o que você precisa saber sobre a Nova Zelândia antes de viajar)
Obrigada pela visita!
Beijos, Lala Rebelo 🙂
. Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
. E, por favor, curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog