Encontre aqui dicas de Hvar, ilha linda no litoral da Croácia – um dos destinos mais cobiçados e lindos do verão europeu. Saiba onde ficar (dicas de hotéis), como chegar (estradas, balsas, voos etc), dicas de restaurantes, bares, passeios, praias, clima, melhor época para ir e muito mais!
***
Este post sobre a Ilha de Hvar faz parte de uma série de posts sobre a Croácia. Uma viagem de carro incrííível que teve início em Dubrovnik (pontinha sul do país) e foi até a capital da Eslovênia (Ljubljana), passando pelas cidades croatas Hvar, Split, Plitvice e Zagreb!
Se você perdeu a 1ª parte, na qual conto todo o roteiro, todas as informações úteis que você precisa saber antes de viajar, minhas impressões sobre o país e TUDO sobre Dubrovnik, a cidade que é cenário de Game of Thrones e que já foi bombardeada e quase inteiramente destruída há pouco tempo, clique aqui para ler.
Hoje o post é sobre outro lugar fantástico: Hvar, a ilha badalada que junta história, praia e diversão em um lugar só (sem falar nas vinícolas e nas plantações de lavanda). Lugar mais completo, impossível! Veja aqui o que fazer em Hvar, como chegar, onde ficar, como alugar um barco, passeios de um dia pelas praias da ilha e as melhores baladas.
*** SOBRE O LUGAR ***
Hvar é uma das 1.185 ilhas do litoral da Croácia e, provavelmente, a mais conhecida. Badalada e “na moda” já há algum tempo (tem fama de “nova Ibiza”), a ilha tem aproximadamente 70km de comprimento (mas é bem estreitinha) e possui diversos municípios/povoados. O maior e mais conhecido deles é a cidade de mesmo nome, HVAR.
Mas para os que pensam que Hvar é um destino só para galera, gente jovem e solteira (também é, claro!!) vou tentar mudar sua opinião! 😀 Achei a ilha completíssima. Fizemos turismo (muralhas, forte, igrejas…), descansamos, conhecemos praias de água azul turquesa e curtimos restaurantes e bares bem animados.
[COMO CHEGAR]
*** ESTRADAS E BALSAS ***
Para chegar em Hvar, saindo de Dubrovnik, você precisa dirigir até uma cidadezinha chamada Drvenik, que é onde você vai pegar a balsa/ferry para a ilha. É só ir dirigindo pela costa sentido norte, inicialmente seguindo placas para Split (GPS e Waze funcionam muito bem na Croácia. Se não tiver internet na estrada, baixe a rota no Waze antes de sair do hotel, que ele funcionará normalmente no caminho, mesmo desconectado).
De Dubrovnik até Drvenik são 124km, então prepare-se para sair BEM cedo. Demoramos cerca de 2h nesse trajeto sem parar. No caminho, você vai passar por uma parte do território da Bósnia e Herzegovina (o país tem uma saída para o mar, “cortando” o litoral croata. A cidade se chama Neum.). Apesar de serem apenas 9km de Bósnia, há fronteira e controle de passaportes (não esqueça o seu guardado no porta-malas!! rs).
A estrada até Drvenik é L-I-N-D-A, bordeando o mar o tempo todo. Pra mim, o próprio caminho já era o “turismo”.
Em Drvenik existem diversas placas apontando onde é a fila da balsa para Hvar (Sucuraj). Essa balsa é MINI, cabem apenas 30 carros. Sai a cada 1h30 e quando lota muito, às vezes, colocam mais balsas saindo a cada 45 minutos. Não dá pra comprar a passagem antes e nem reservar. Só na hora mesmo. Ou seja, é melhor se programar para chegar bem antes da hora que deseja embarcar, porque vai ter fila. São apenas 35 minutos de balsa.
O nome da empresa de ferries que faz o trajeto é JADROLINIJA. Cheque no site deles os horários, preços e endereços.
Ao desembarcar na cidade de Sucuraj, já na ilha de Hvar, dirija cerca de 70km até a cidade de Hvar, que está na outra ponta da ilha. Pode ser também que seu hotel seja em outros municípios da ilha, pois nem todos estão no “centro”. Essa estrada (Sucuraj-Hvar) também é LINDA! Mas bem emocionante! rsrs!! (estreitinha, uma pista pra ir e outra pra voltar e cheia de curvas).
Para o aluguel do carro, nós sempre usamos a Rentalcars e funciona perfeitamente. Pesquise aqui.
[ONDE FICAR]
*** HOTÉIS ***
Ahh, aqui COM CERTEZA tem que ficar dentro da cidade de Hvar (centro) ou bem bem pertinho dela!
Mas antes de passar as indicações dos hotéis, vou contar uma experiência ruim que tivemos.
Reservamos nosso hotel em Hvar pelo Hotels.com (ou hoteis.com no Brasil). Ao chegar no Hotel Fortuna, a surpresa: um problema no “sistema” e não tinha quarto pra gente para a 1ª noite. A dona, sem nos contatar, “resolveu” o problema e nos arranjou um quartinho no sótão da casa de uma senhorinha X, querendo cobrar da gente as mesmas 3 diárias no hotel dela (what??). E ainda disse que não tinha nosso e-mail ou telefone para nos avisar previamente do “probleminha” (detalhe que mandamos uns 3 e-mails para o hotel para confirmar e ninguém nos respondeu e fizemos a reserva pelo hotels.com que tem todos os nossos dados).
Ainda bem que existe o santo Booking.com! Fiz uma busca rápida de hotéis disponíveis naquela data e apareceu uma promoção de 1 quarto restante de um hotel MARAVILHOOOOOOOSO com a melhor localização possível no centro da cidade, por quase o mesmo preço de 1 noite no sótão + 2 no Hotel Fortuna (que ficava a 10km do centro de Hvar, na praia de Milna). Trocamos na hora, né?!
Bom, agora vamos às boas experiências.
Há males que vem para o bem, e que bem!! 😀
Só tenho coisas boas pra falar deste hotel. A localização é simplesmente DEMAIS, no meio de tudo, a estrutura do hotel é ótima, o café da manhã é uma delícia e foram super atenciosos e simpáticos com a gente. Como o hotel fica em uma área peatonal, pare o carro no estacionamento da estação de ônibus e ligue para que o Adriana mande alguém até lá para ajudar com as malas (eles vão de carrinho de golf). No último andar tem uma piscina coberta com um terraço bem gostoso e um bar com uma vista incrível do mar e da cidade (Top Bar). O hotel faz parte de uma rede local de hotéis chamada Suncani.
Reserve aqui.
Assim como o Adriana, o Amfora também faz parte da rede de hotéis Suncani. Não fica no centro, mas bem bem pertinho (pra ir caminhando / fica ao lado do bar Hula Hula, vou falar dele aqui!). O hotel tem uma super estrutura, com diversas piscinas e acesso ao mar (Bonj Les Bains Beach Club). Tenho uma amiga que ficou lá (Fabi!! :*) e adorou.
Reserve por aqui.
>> Hvar é outro lugar que o importante meeeesmo é ficar bem localizado e isso significa ficar pertinho do centro, na própria cidade de Hvar mesmo. Hotéis com uma baita estrutura nesta localização acabam mesmo sendo mais caros. Mas ainda bem que tem um MONTÃO de oferta de quartos e pequenos hotéis super bem localizados e econômicos no booking.com.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Eat and drink
Hvar, assim como Dubrovnik, é uma cidade cheia de restaurantinhos e pra mim, pareceu que não tem muito erro. Onde você decidir parar, vai comer bem.
Na praça principal, olhando para a igreja (Catedral de Santo Estêvão), entre à sua esquerda. Você vai encontrar dezenas e dezenas de restaurantes simpáticos, alguns tem dentro jardins a céu aberto, outros colocam mesinhas na rua… Adorei o clima da cidade!
Comemos em um que se chamava:
- Paladini | Petra Hektorovica 4, Hvar
Ótimo atendimento e comida bonita e gostosa. Peça uma mesa no jardim que é bem lindo.
Outras dicas:
- BB Club | Riva 27, Hvar
Um barzinho/lounge próximo ao mar, em um dos principais promenades (calçadão!! rs) da cidade, com música gostosa e ótimos drinks. Além de bebidas, servem alguns pratos também. Comemos uma pizza bem boa por lá!! Depois das 23h vai ficando mais animado, e vira tipo uma baladinha.
- Hula Hula Beach Bar | Splitsko Dalmantina, Hvar
O lugar perfeito para ver o por do sol. Mas vá só se você estiver bem animado! Chegamos lá às 18h e ainda estava tranquilinho. Por volta das 19h30 (o por do sol no verão é às 20h mais ou menos) o lugar vai enchendo, enchendo… Fica lotado!! DJ tocando… Uma baladinha pós-praia legal! Nós curtimos!!
Assista abaixo ao vídeo gravado no Hula Hula, começando a encher:
- The Top Bar | Obala Fabrica 28, Hvar
Fica no roof top do Hotel Adriana. Vale a ida para ter uma vista linda da cidade.
↑ Back to top
Things to do
Recomendo ficar 3 dias na ilha para curtí-la ao máximo!
O dia da chegada em Hvar foi mais relax, já que acordamos muito cedo pra ir embora de Dubrovnik. Aproveitamos para descansar e conhecer a cidade (é pequena. Em uma voltinha você já consegue ver tudo).
- Praça principal (trg Svetog Stjepana)
É nesta praça que ficam os edifícios mais importantes da cidade, formando um “U”. O quarto “lado” é aberto para o mar. Os edifícios são: Catedral de Santo Estêvão (Katedrala Sv. Stjepana), Torre do Relógio, Galeria Cívica, Palácio Hektorovic e o arsenal (que tem um teatro público). O único que entramos para conhecer foi a Catedral.
- Mosteiro Franciscano
Vá caminhando pela Riva (o calçadão onde fica o BB Club e todos os iates ancorados) e você chegará no Mosteiro, datado de 1461. Nós só fomos ver de fora (não estávamos tanto no mood turismo em Hvar. rsrs – é uma cidade muuuito badalada no verão) mas é aberto para visitação.
- Fortaleza Espanhola
Tá aí um passeio que queria ter feito e acabamos não fazendo. Fomos deixando pra depois e esquecemos hehe (fato que estávamos MUITO preguiçosos em Hvar). Mas a visita ao forte (Tvrdava Spanjola) vale pela vista incrível. De lá de cima você consegue ver toda a cidade e também as Ilhas Pakleni, que ficam em frente. É possível chegar a pé (dizem que é bem cansativo mas que o visual vale a pena) ou de carro mesmo.
- Ruelas de Hvar
Entre à esquerda ou à direita da Praça Principal e se perca pelas ruelas e becos. ♥ Uma coisa pra você comprar em Hvar: LAVANDA. A ilha cheira a lavanda! Vendem por todos os lados. Sachês, essências, sabonetes… Tudo cheirosíssimo!
Pegue o carro e vá conhecer as praias ao redor da ilha. Algumas opções:
- Milna (a mais próxima da cidade, 10km)
- Zavala (cerca de 1h de carro da cidade)
- Ivan Dolac / Sveta Nedjelja (vizinhas de Zavala, +ou- 1h dirigindo)
Decidimos ir primeiro para Zavala e depois para Ivan Dolac. No caminho para Zavala tem um túnel bizaaarro (Túnel Pitve-Zavala). São 2,3m de largura e 2,7m de altura, 1,4km de extensão, no escuro, passando um carro por vez. Claustrofóbico! hehe
Não achei as praias maravilhosas, mas vale o passeio (pelo visual azul turquesa, óbvio que vale!). Na Croácia, não espere aquela praia com areia branca que se vê no Brasil e no Caribe. As praias são pequenininhas, de pedras, cercadas de rochas. Também são lindas (água muuuito transparente, e gelaaada!!), mas simplesmente diferentes. É uma outra experiência. Por isso tem que ir com a cabeça aberta.
Como é tudo de pedrinha, é legal comprar um colchãozinho de E.V.A. pra conseguir deitar e tomar sol. Vendem isso por toda a ilha.
Em Sveta Nedjelja (pertinho de Ivan Dolac) encontramos um restaurante bem legal pra almoçar. Chama-se Bilo Idro e a comida e o ambiente eram ótimos. Um achado! O restaurante possui uma adega de vinhos subaquática, onde você pode fazer degustação de vinhos (agendar). O restaurante faz parte do grupo Zlatan Otok, que possui vinícolas em diversos endereços da ilha. Se não estiver de carro, você também pode chegar a Sveta Nedjelja de taxi-boat (o restaurante tem uma marina).
Voltando de Sveta Nedjelja, na altura de Ivan Dolac, outro achado. Vimos uma casinha fofa com uma placa na entrada anunciando venda de vinho e lavanda artesanais. Paramos! Era a casa de uma velhinha linda e simpática. Morava sozinha e ela mesma fabricava os vinhos manualmente, plantava frutas, verduras, lavanda… Compramos o tal do Prosek (vinho) e um potinho de orégano (delíííícia!). Animou ainda mais nosso dia! 🙂
Na Praça Principal, você vai ver milhares de vendedores oferecendo passeios ou aluguel de barco. Alugamos um barquinho beeem pequenininho (motor 5hp), que não precisava de licença para usar (eles dão uma breve explicada), com a empresa Primi Boats. Pagamos 90 dólares para usar o dia todo. Era um teco-teco rsrs. Mas o passeio é incrível!! Vale muito a pena. Uma das coisas mais legais que fizemos em Hvar.
Vá para as Ilhas Pakleni (as que estão logo em frente). Navegue bordeando as ilhas e ancore seu barco onde achar mais bonito. É cada lugar azul turquesa que chega até a arder os olhos!!
Nas Pakleni Islands existe uma praia (uma das mais famosinhas) chamada Palmizana. Fomos até lá para almoçar, pois é cheia de restaurantes legais! A praia fica do oooutro lado das ilhas, na parte de “trás”, mas você pode chegar pela “frente”, parar seu barco e ir a pé até o outro lado (muito mais rápido do que de “teco-teco” rs). Se não tiver alugado o barquinho, você também pode chegar a Palmizana de taxi-boat.
Almoçamos em um restaurante que recomendo muito, chamado TOTO’s. Para conhecer mais de Palmizana, clique aqui.
No mapa das Ilhas Pakleni abaixo (Google Maps) marquei exatamente os pontos de interesse onde tiramos as fotos acima:
1. Saindo de Hvar (canto superior direito), a ilha mais próxima é de nudismo, se não quiser ver peladões (hehe) passe mais longe da costa.
2. Os outros dois destaques (círculos amarelos) são as zonas mais lindas (e mais turquesas) que encontramos para ancorar o barco e ficar nadando/tomando sol (são os locais da maioria das fotos acima).
3. Ao lado, mais à esquerda, está destacado o local onde você deve estacionar o barco para ir a pé para a Palmizana Beach que fica do outro lado.
Como já disse no post anterior, ficamos 3 dias em Hvar porque era o lugar que queríamos mesmo ficar mais instalados, para descansar de verdade. Mas se seu tempo é um pouco mais curto, dá bem pra conhecer a ilha, a cidade e curtir algumas praias em apenas 2 dias.
Ahh que vontade de voltar pra Hvar! Que lugar fantástico! Espero que tenham gostado do post.
O próximo é sobre SPLIT, a cidade que abriga o Palácio do Diocleciano, imperador romano “croata” que se mudou para a Dalmácia após se aposentar. Clique aqui para ler.
Obrigada pela visita.
Beijos, Lala Rebelo
Siga-me também no instagram @lalarebelo
↑ Back to top