Balos Beach Lagoon - Creta - Grecia - Lala Rebelo
Europa

Dicas de Creta – uma das ilhas mais bonitas da Grécia

Encontre aqui nesse post todas as dicas de Creta, na Grécia. Como chegar à ilha de Creta (aeroportos, voos, balsas de outras ilhas), como se locomover (aluguel de carro em Creta), onde se hospedar (como Creta é uma ilha enorme, recomendamos hospedagem em mais de um lugar).

Trazemos dicas de hotéis em Chania, em Ágios Nikolaos e Elounda (recomendo o fabuloso Blue Palace Resort, em frente a ilha de Spinalonga) e o que é imperdível conhecer (uma ideia de roteiro na ilha, para facilitar pra você). Saiba também: quantos dias ficar em Creta, clima, melhor época para ir, onde comer (os melhores restaurantes de Chania, Ágios Nikolaos e Elounda), as praias mais lindas (Balos Beach, Elafonisi, Seitan Limania, Stavros Beach…) e muito mais!

Vamos ao post com as dicas 🙂

Seitan Limania - Chania - Creta - Grécia
A maravilhosa e escondidinha praia de Seitan Limania, em Chania. Creta – Grécia | foto: Lala Rebelo

É até difícil explicar o quanto eu amei Creta! A ilha não é só enorme em tamanho (a maior ilha da Grécia), mas também em beleza e em gentileza. Senti a mesma energia boa na Croácia (tem um mood muito parecido, principalmente em Chania, no oeste da ilha).

As pessoas são alegres e tratam muito bem o turista (sem ser forçado demais), a comida é deliciosa e muito fresca (aquela sensação de que foi colhida ou pescada uns minutos atrás… Com azeite, orégano, mel e vinho produzidos localmente!), os preços são justos (em Chania ainda MAIS justos, já que o leste de Creta, em Ágios Nikolaos e Elounda, já é beeem mais desenvolvido e turístico) e as belezas são surreais, de tirar o fôlego.

Dicas de Creta - praias - Elafonisi Beach - Chania - Grécia
Elafonisi Beach e sua areia cor de rosa, em Chania – Creta | foto: Lala Rebelo

Mas mesmo nesse lado mais turístico de Creta, mais americanizado e, infelizmente, já muito afetado pelo turismo de cruzeiros, o preço dos hotéis de luxo nem se comparam aos de ilhas mais da moda, como Mykonos e Santorini. Entre Ágios Nikolaos e Elounda há dezenas de hotéis e resorts chiquérrimos! Já em Chania, o que predomina são os hotéis boutique e apartamentos charmosos no centro histórico.

Dicas de Creta - Blue Palace Resort - Elounda - Grécia
Piscina na varanda do nosso quarto no Blue Palace Resort, em Elounda, Creta, Grécia | foto: Lala Rebelo

Nunca vou me esquecer do que senti ao ver Balos Beach, em Chania, pela primeira vez. Descendo os degraus da trilha, que até parecem não ter fim, dei de cara com aquele azul turquesa de um lado, verde água do outro, areia branquinha, montanhas… UAU UAU UAU! Creio que é uma das praias mais bonitas do mundo (ao menos entre as praias que conheço). Maravilhosa não só por explodir meu turquesômetro, mas por ter uma geografia completamente diferente.

Balos Beach Lagoon - Chania - Creta - Grécia
Uma das praias mais bonitas do mundo: Balos Beach – Chania – Creta | foto: Lala Rebelo

/// LOCALIZAÇÃO – Onde fica a ilha de Creta?

Creta está localizada no sul da Grécia, no ponto mais sul do Mar Egeu (o divide com o Mar da Líbia!). É uma ilha grande. A maior da Grécia e a 5ª maior do Mediterrâneo, com 260km entre oeste e leste. Por causa desse tamanho todo, é recomendado fazer aos menos duas bases na ilha, ou conhecê-la por partes! Para conhecer Creta todinha são precisos muitos dias, é praticamente um país com praias, montanhas, história e cultura distintas, espalhadas por todo o território.

A ilha de Creta é desenvolvida, com mais de 600.000 habitantes, e muito bem conectada ao resto da Grécia (voos e balsas) e à várias cidades européias com seus dois aeroportos internacionais (Chania e Heraklion). Nós mesmos chegamos em Creta direto de Frankfurt, na Alemanha.

Você pode muito bem combinar sua viagem a Creta com algumas ilhas do Arquipélago das Cíclades (como Mykonos, Santorini, Milos…), pois há muitas opções de ferries! Nessa mesma viagem, fomos para Naxos e Donoussa (a ilha mais autêntica, mais grega e mais rústica de todas!).

Localização de Creta no mapa - onde fica - Grécia
Localização de Creta no mapa | fonte: GoogleMaps
Mapa ilhas Cíclades e Creta
A ilha de Creta e algumas ilhas do arquipélago das Cíclades | fonte: GoogleMaps

/// CLIMA – Melhor época para ir para a Grécia

A melhor época para ir para Creta, assim como para toda a Grécia, é de maio a setembro, que são os meses mais quentes. Para evitar pegar praias muito cheias e preços exorbitantes, recomendo ir nos meses de maio (melhor ir mais para o final do mês, pra não dar chance para o frio), junho e setembro. Julho e agosto são lotados!

Fomos no final de junho e foi perfeito!!! Só dias de sol, muito calor (em Chania, nem a noite era fresco! rsrs. Já em Elounda ventava bastante no fim do dia). As praias, hotéis e restaurantes também não estavam cheios.

Não pense que por ficar no sul da Europa, Creta não tem frio… Creta é uma ilha bem montanhosa com picos nevados!! Se procurar no Google por fotos de Creta no inverno, vai levar um susto! hehehe

Clima Grécia - Melhor época para ir - Creta
Dias lindos em Creta! Praia de Elafonisi, Chania | foto: Lala Rebelo

/// QUANTOS DIAS FICAR EM CRETA?

Creta é uma ilha enorme e se quiser conhecê-la toda, precisará fazer várias bases. Nós escolhemos fazer apenas duas bases e focar a viagem em Chania, no oeste da ilha, e em Elounda, próximo a Ágios Nikolaos, mais ao leste da ilha. Mas ainda há muitas atrações lindas no sul.

Recomendo ficar pelo menos 4 dias inteiros em Chania (4 noites). Já do lado de Elounda / Ágios Nikolaos, 3 dias são suficientes (não esqueça de separar um tempinho para curtir seu hotel maravilhoso – espero que tenha escolhido o Blue Palace Resort na parte leste, pois é demais! hehehe).

Se quiser conhecer Creta ainda mais a fundo, você pode também fazer base em Heraklion (a capital, que sinceramente não vejo nada demais. Mas é ali perto que está o Palácio de Knossos e tudo sobre a lenda do Labirinto do Minotauro. Se gosta de mitologia, pode conhecer o Palácio de passagem, ou se hospedar um dia em Heraklion. Nossa balsa para Naxos saiu de Heraklion, então pode ser uma boa ideia aproveitar essa ida obrigatória à cidade para conhecer Knossos).

OBS: Sinceridade sinceríssima?! Sei que a maioria das pessoas não tem férias infinitas e também não pode ir a Grécia um milhão de vezes. Ou seja, vai querer a aproveitar a mesma ida para conhecer outras ilhas além de Creta. O ideal para conhecer toooodos os cantinhos seria uns 7 – 10 dias, mas se não tiver todo esse tempo disponível, FOQUE EM CHANIA (mais ou menos 4 dias)! O lado leste é lindo, legal… Mas o oeste é que é de fato IMPERDÍVEL! Praias SURREAIS e um centrinho histórico que é simplesmente uma delícia!

Fiquei chocada que pouquíssimos brasileiros incluem Creta (principalmente Chania) no roteiro de viagem para a Grécia.

Quantos dias ficar em Creta - roteiro Grécia - dicas de Chania - Old Venetian Harbour
Pôr do sol no Old Venetian Harbour de Chania, em Creta | foto: Lala Rebelo

/// ROTEIRO CRETA (sugestão)

Dia 1: Sudoeste de Chania – Elafonisi Beach e Kedrodasos Beach (nós acabamos ficando só em Elafonisi mesmo, que é maravilhoooosa, com infra e 3 diferentes “praias” para curtir, mas dizem que Kedrodasos também vale a pena, mas super rústica)

Dia 2: Noroeste de Chania – Balos Beach e Falassarna Beach (recomendo começar por Balos porque o ideal é chegar BEM cedo lá. Mas já aviso: Falassarna, apesar de ser uma praia linda, vai ser menos linda depois de Balos hehehe)

Dia 3: Península de Akrotiri – Seitan Limania e Stavros Beach (nos falaram que a Marathi Beach, também nessa mesma região, é bem bonita, mas não conhecemos)

Dia 4: Passeio de barco – Pelo sul de Chania (Gavdos, por exemplo) ou aluguel de barco (não requer licença para alugar um barquinho pequeno) rodando praias e ilhotas próximas à cidade de Chania (não fizemos mas ficamos DOIDOS para fazer ambas experiências)

[curtir o centrinho de Chania em todos os fins de tarde e noites]

Dia 5: Em trânsito – Sair cedo para ir de Chania, na costa oeste, para a costa leste (Elounda ou Ágios Nikolaos). Esse trajeto, sem paradas, pode levar 3 horas. Como falei, Creta é enorme. No caminho, passar pelo Lago Kournas e pelo Palácio de Knossos, em Heraklion (para quem gosta de mitologia, esse é o local do labirinto do Minotauro).

Dia 6: Escolher uma das praias próximas a Elounda e Ágios Nikolaos que menciono abaixo (ex: Voulisma Beach ou Kolokytha Beach) na parte “O que fazer – Roteiros” e passear pelo centrinho de Ágios Nikolaos no fim da tarde.

Dia 7: Curtir seu super hotel e visitar a Ilha de Espinalonga (Spinalonga Fortress).

Dia 8: Day-tour para Chrissi Island, partindo da cidade de Ierapetra.

Veja mais detalhes das praias e atrações abaixo, em “O que fazer – Roteiros”. 

Praias de Chania - Creta - Grécia
Stavros Beach, também chamada de Zorbas Beach, em Chania, Creta | foto: Lala Rebelo

/// COMO SE LOCOMOVER EM CRETA – ALUGUEL DE CARRO

Recomendo muito que você alugue um carro para explorar a ilha de Creta. Simplesmente não consigo cogitar outra maneira de se locomover nesse destino. Até existem ônibus (os de turismo) e vans, mas as estradas são tão estreitas que prefiro ir dirigindo eu mesma! rsrs! As atrações ficam muito espalhadas (principalmente em Chania), com distâncias que podem chegar a 1h30 e 2 horas.

Eu sempre alugo pela RentalCars. Faço a reserva pelo site e retiro o carro no destino. Nunca deu errado!

*Viajando com bebê: ainda mais importante ter o carro. Além de poder solicitar a cadeirinha, você terá mais mobilidade para explorar o destino, além de poder encher o carro de tralhas! 🙂

Dica: baixe os mapas off-line do GoogleMaps, para usá-los mesmo sem internet!

Abra seu app Google Maps > Clique nas 3 linhas no canto superior esquerdo > Clique em mapas off-line > Mapa Personalizado > Selecione a área que deseja baixar (coloque Creta dentro do quadradinho). Depois é só usar seu maps normalmente, mesmo off-line, para traçar rotas e tudo mais. O mapa off-line fica disponível no seu celular por 30 dias.

*Mas dessa vez estava usando esse chip com internet ilimitada, e nem precisei ficar off-line!

Acho que optar por não dirigir em Creta vai dificultar bem a logística. Mas você pode chegar a algumas praias de barco. Pode ser uma opção nesse caso.


/// CRETA – DESTINO PARA VIAJAR COM BEBÊ

Eu não gosto muito de etiquetar os lugares como um “destino para viajar com ou sem bebê”, pois acho que todo lugar pode ser uma boa opção, dependendo dos pais e da forma como você encara a maternidade / paternidade (e da saúde e disposição da criança e dos pais, claro).

Mas preciso confessar que ir para a Grécia com o bebê foi uma ideia maravilhosa!! A melhor viagem que fizemos com o Vinicius até hoje (já fomos com ele para Portugal, Fernando de Noronha, Fortaleza, Pipa, Havaí, Los Cabos no México, Chile, Campos do Jordão, entre outros destinos nacionais).

Primeiro que há milhares de europeus com seus filhos de todas as idades (eles complicam muito menos que nós, brasileiros, em relação a isso). Depois que a maioria dos hotéis, inclusive os mais charmosos e bacanérrimos (como Casa Cook em Chania e Blue Palace m Elounda), aceitam e recebem suuuper bem as crianças.

Os restaurantes, quase todos, têm menu kids (e não to falando de frituras e outras porcariadas) e a comida grega é tão saudável que é possível dividir seu prato “adulto” com o bebê. Além de que todos tinham cadeirinha e alguns até pratinhos e talheres para os pequenos. Todas as praias pelas quais passamos contavam com guarda-sol e espreguiçadeiras (chegue cedo) e o mar de quase todos era bem calminho e rasinho. AMAMOS!

Destinos para viajar com bebê - Grécia - ilha de Creta
Meu bebê aproveitou Creta demais! Que destino para ir com crianças! | foto: Lala Rebelo

/// CHIP DE CELULAR – Internet Ilimitada

Nessa viagem usei o chip de celular da EasySim4U. Comprei online ainda no Brasil, o chip chegou na minha casa e, já no avião, coloquei no meu celular e desembarquei na Alemanha (conexão) e depois na Grécia com dados ilimitados. Muuuito bom! Era melhor do que o wifi dos hotéis! rsrs Clique aqui para comprar.

Voltagem-Tipo-de-Tomada-Idioma-Moeda-Fuso-Horário-Grécia

Depois de Creta, fomos para Naxos e Donoussa. Mas é super fácil combinar essa viagem também com Mykonos, Santorini, Milos (entre outras ilhas Cíclades) e Atenas.

Fique abaixo com as dicas de como chegar (voos, aeroportos, balsas e portos), documentação necessária, dicas de hotéis em Creta, restaurantes e bares em Chania, Elounda e Ágios Nikolaos e os detalhes das praias mais lindas e outras atrações.

Posso pedir um favor? Inscreva-se no nosso canal do Youtube aqui (www.youtube.com/lalarebelo). Tem vários vídeos liiindos dessa viagem, gravados com o drone!


Como chegar / Onde ficar

/// VOOS

Creta conta com dois aeroportos internacionais, um em Chania (CHQ), na costa oeste da ilha, e outro na capital, Heraklion (HER), servindo o centro / costa leste. Ambos recebem voos de várias partes da Europa e de Atenas. Ou seja, dá para você sair do Brasil e chegar em Creta fazendo apenas UMA conexão.

Nós voamos São Paulo – Frankfurt, na Alemanha, de LATAM (mas também poderia ter sido de Lufthansa), dormimos uma noite no Hilton Garden Inn que fica dentro do aeroporto (tem também Sheraton e Hilton). Esse aeroporto tem bastante lojinhas, farmácias, restaurantes… E depois, no outro dia de manhã cedíssimo, pegamos um voo da Condor para Chania (CHQ). Para chegar em Heraklion (HER) tem ainda mais opções.

Se não achar o bilhete para comprar junto (Brasil – Creta), indico comprar apenas o trecho do Brasil até a cidade européia com voo direto (Amsterdam, Paris, Frankfurt, Zurique, Roma, Milão e Londres – Atenção: de Lisboa e Madri não encontrei voos diretos para Creta) e depois fazer sua conexão “manualmente” (vai ter que retirar e re-despachar malas, mas se tiver um bom intervalo entre voos, isso não é um problema).

Várias cias aéreas low cost (e as não low cost) voam para Creta (Transavia, Aegean Airlines, Tui, Edelweiss, Swiss, EasyJet, British Airways, Neos Air, Ryanair). Atenção 2: muitos voos não são diários, então pesquise bem as datas!

Que tal aproveitar essa “conexão” para conhecer (ou visitar novamente) a cidade? Nada mal uns dois dias curtindo Londres, ou dando umas voltas de bike em Amsterdam, comendo bem em Paris… hehehe 🙂

De Atenas, a Olympic Air, Aegean Airlines, Sky Express, Volotea e Ellinair voam para Creta (essas duas últimas, que não conheço, voam apenas para Heraklion).

DICAS PARA VIAJAR DE AVIAO COM BEBE
Vinicius em sua última viagem no bercinho do avião. Não cabe mais! Guarulhos – Frankfurt, 12h.
DICAS PARA VIAJAR DE AVIAO COM BEBE
Dica para viajar com bebê: a máscara pode ajudar! Mas coloque depois que ele dormir pesado.
HOTEL AEROPORTO FRANKFURT - Hilton
Hotel Hilton dentro do aeroporto de Frankfurt

/// BALSAS 

Você pode chegar em Creta (ou ir embora) de balsa, vindo de Atenas ou de várias ilhas do Arquipélago das Cíclades. Tem terminal de balsas em Chania (CHA), Rethimno (RNO), Kissamos (KIS), Heraklion (HER), Ágios Nikolaos e Sitia (JSH). Nós pegamos uma balsa em Heraklion para ir para Naxos (essa mesma balsa, da empresa Sea Jets, passava por Santorini e ia também para Mykonos).

Comprei tudo utilizando o site: www.ferries.gr. Atenção: imprima o email que receber com os comprovantes das compras, mas isso NÃO é o seu ticket para embarcar. É preciso trocar! Em Creta, trocamos no porto mesmo, mas em Naxos, por exemplo, trocava-se em uma lojinha no centro. Informe-se logo na chegada. 

Tem balsas de Creta para Ios, Milos, Paros, Rhodes… Inclusive balsas entre portos de Creta mesmo! Dá pra bolar um super roteiro!! 🙂 De Naxos nós fomos para Donoussa, uma ilha bem rústica, beeeem grega, com pouquíssimos turistas, porém maravilhosa!!! Fomos para um casamento grego (eles dizem que é a ilha que eles mesmos vão de férias, que esconderam dos turistas).

As balsas são enormes, dá pra ir de carro ou sem.

BALSA CRETA GRECIA
Embarcando na nossa balsa para ir de Creta para Naxos, no porto de Heraklion | foto: Lala Rebelo
BALSA CRETA GRECIA
Interior do ferry que faz Creta – Santorini – Naxos – Mykonos: Champion Jet da Sea Jets | foto: Lala Rebelo

/// DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
e SEGURO OBRIGATÓRIO 

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Grécia (e União Européia), apenas passaporte válido E o Certificado Schengen (seguro de saúde obrigatório, com cobertura mínima de 30.000 euros).

Recomendo fazer o seu seguro de saúde internacional pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Já precisei usar e fui super bem atendida (na época, fiz o AC35). Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

label-separador-assunto-azul

[HOTÉIS – Onde se hospedar em Creta]

/// ONDE FICAR EM CHANIA

O ideal é ficar no centrinho histórico (Chania Old Town), pois é uma delícia passear por suas ruelas, pela marina, assistir ao pôr do sol no farol… Sem precisar pegar carro. Mas não há nenhum grande hotel nessa localização. São todos pequenininhos, boutique, e muitos apartamentos charmosos (prédios antigos, totalmente reformados por dentro).

Escolhemos ficar nesse hotel boutique (na verdade, são apenas dois apartamentos) por causa de sua localização perfeita no centro de Chania. Dá para chegar de carro até a sua porta (coisa que não acontece em algumas acomodações do centrinho) e há muitos lugares para parar na rua e uma vaga fixa para hóspedes em frente ao hotel. Está a uns 5 minutos a pé do Old Venetian Harbour, onde tudo acontece (muitos bares e restaurantes).

Nos hospedamos em uma suíte muuuuito charmosa. Que decoração de bom gosto, toda moderninha! Tínhamos uma sala com sofá, televisão, máquina de espresso, chaleira e mini bar, e um quarto com cama confortável, outra televisão, banheiro com áreas íntimas separadas e amenities de marca local Abea. Ar condicionado nos dois cômodos. Colocaram um bercinho muito fofo para o Vinicius, com roupa de cama de bichinhos! 🙂

Amei a nossa varandinha com vista para o mar! Tomávamos café da manhã ali todos os dias. Aliás, o hotel não serve café da manhã, mas tem parceria com um restaurante vizinho. Mas nós preferimos ir a um supermercado e comprar nossas coisinhas, como iogurtes, frutas, mel de Creta (hummm) e pães, já que há pratos e talheres no quarto.

Como o Madonna del Mare está em um prédio histórico, uma pequena parte do chão do quarto é de vidro, com vista para as ruínas de uma escada. Não há uma “área de lazer” no hotel, apenas um pátio bem bonito.

▶ Reserve aqui a sua estadia no Madonna del Mare, em Chania.

Onde ficar em Chania - Creta - hotel Madonna del Mare
Entrada do hotel Madonna del Mare, no centro histórico de Chania, Creta | foto: Lala Rebelo
Onde ficar em Chania - Creta - hotel Madonna del Mare
Nosso quarto com varandinha com vista no Madonna del Mare, Chania | foto: Lala Rebelo
Onde ficar em Chania - Creta - hotel Madonna del Mare
Antessala do apartamento Madonna del Mare | foto: Lala Rebelo
Onde ficar em Chania - Creta - hotel Madonna del Mare
Banheiro do quarto – Madonna del Mare | foto: Lala Rebelo
Onde ficar em Chania - Creta - hotel Madonna del Mare
A vista da nossa varanda no Madonna del Mare – Chania, Creta | foto: Lala Rebelo
Onde ficar em Chania - Creta - hotel Madonna del Mare
O Madonna del Mare visto do porto. Olha nossa varandinha ali! | foto: Lala Rebelo

Quase ficamos nesse hotel fofíssimo! Acabamos trocando pelo Madonna por achar que era em uma área mais silenciosa para o baby (e realmente era). O Aisha está em uma rua fechada para carros, cheia de cafés e restaurantes, coladinha no Old Harbour. Adorei a vibe descolada! A decoração dos quartos é L-I-N-D-A! Fui lá conhecer pessoalmente e fiquei com uma vontaaaaade de ter ficado lá! rsrs

▶ Reserve aqui a sua estadia no Aisha Petite Suites, em Chania.

Aisha Petite Suites Chania
Aisha Petite Suites em Chania, Creta | foto: divulgação
Aisha Petite Suites Chania
Quarto Frida (triplo) no Aisha Petite Suites em Chania | foto: divulgação
Aisha Petite Suites Chania
Banheiro do quarto Azure (duplo), no Aisha Petite Suites | foto: divulgação

Esse hotel é mais antigo e não é uuultra charmoso (bonitinho e tal, mas mais “greguinho tradicional”, com móveis de madeira escura, cortinas etc.). Mas sua localização é excelente, bem no Old Harbour. Também cogitei ficar lá. Amei o terraço com vista, onde é servido o café da manhã. Seu restaurante, no térreo, é bem gostosinho. Jantamos lá um dia.

▶ Reserve aqui a sua estadia no Hotel Amphora, em Chania.

Hotel Amphora Chania - Creta - Grécia
Terraço do Hotel Amphora, em Chania Town, Creta | foto: divulgação
Hotel Amphora Chania - Creta - Grécia
Um dos quartos do Hotel Amphora, em Chania | foto: divulgação

Achei esse hotel zero charmoso, mas ele tem uma localização super privilegiada, simplesmente de frente para o mar, no Old Harbour. E fica justamente do lado direito do harbour, uma zona mais tranquila. Indico ele aqui pois é uma opção ok para quem vai ficar bastante tempo fora, nas praias. Como minhas outras sugestões são bem pequenininhas, pode ser que você não encontre disponibilidade. Já o Porto Veneziano tem mais quartos.

▶ Reserve aqui a sua estadia no Porto Veneziano Hotel, em Chania.

Porto Veneziano Hotel Chania - Creta - Grecia
Porto Veneziano Hotel, à esquerda – Old Harbour de Chania | foto: divulgação

Outras opções charmosas em Chania Town: Serenissima Boutique Hotel, Aelios Design Hotel, Casa Delfino Hotel & Spa, Domus Renier Boutique Hotel e Ambassadors Residence Boutique Hotel

Se você busca uma opção com mais infraestrutura, há vários hotéis incríveis a menos de 5km do centro de Chania (uns 10 minutinhos de carro). Como:

Hotel de luxo descontraído recém-inaugurado. É lindo de doer!! Design moderno e sustentável. Quero voltar para Chania só para me hospedar lá (e pra ir para as praias maravilhosas, claro!). Tem um conceito super kids-friendly, com atividades educativas como aulas de culinária e acampamentos.

▶ Reserve aqui a sua estadia no Casa Cook Chania.

Casa Cook Chania - Creta - Grécia - Hotel and Resort
Beach club do novíssimo hotel Casa Cook Chania | foto: divulgação
Casa Cook Chania - Creta - Grécia - Hotel and Resort
Junior Suite – Casa Cook Chania | foto: divulgação
Casa Cook Chania - Creta - Grécia - Hotel and Resort
Interior da family villa com 2 quartos – Casa Cook Chania | foto: divulgação

/// ONDE FICAR EM ÁGIOS NIKOLAOS e ELOUNDA 

Escolhemos esse hotel para descansar e foi isso o que fizemos nos nossos dias no Blue Palace. Que delícia! Que bela escolha! Ficamos em um quarto com piscina privativa e uma vista linda para Espinalonga (aliás, a ilha pode ser vista de toda a propriedade). O nascer do sol foi o ponto alto da experiência. Não estava esperando aquele espetáculo da minha janela! O quarto é bem espaçoso e o banheiro tem banheira e áreas íntimas separadas. Amenities de marca grega Apivita.

O hotel é enorme (até maior do que eu imaginava) e um funicular liga o piso mais alto, onde está o lobby, até a área da praia. A praia é de pedrinhas! São várias piscinas e a que mais amei foi a Arsenali Pool, que fica no andar mais alto, próximo ao bar e à recepção. Está “encaixada” sob um arco de 11 metros, uma réplica dos que fazer parte do estaleiro do Porto Veneziano de Heraklion. Há também uma piscina no SPA (coberta), piscinas perto da praia e até piscina rasinha para crianças. Aliás, nosso bebê foi muito bem tratado no Blue Palace!

A gastronomia também foi um destaque pra mim. O hotel conta com 7 restaurantes, sendo dois gregos (um mais fancy e outro bem greguinho tradicional, taverna), um asiático, um mediterrâneo, um internacional e dois bares / beach clubs. Anotem a dica do Blue Door (a taverna tradicional – até a recomendei em “onde comer”, inclusive para não hóspedes). Ambiente agradável, bela vista e comida deliciosa (o menu kids com opções super saudáveis e saborosas era demais). O café da manhã (buffet) também é bem completo. No dia do check-out, precisávamos sair do hotel antes das 6h da manhã, e eles nos serviram um café da manhã continental no quarto sem nenhum custo extra.

▶ Reserve aqui a sua estadia no Blue Palace Resort, em Elounda.

Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Blue Palace Resort – Elounda – Creta | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
O nascer do sol inesperado no nosso quarto no Blue Palace | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
A piscina mais linda do Blue Palace Resort – Creta | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Os icônicos arcos do Blue Palace | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Espreguiçadeiras com vista para a ilha de Spinalonga | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Vinicius aproveitou muito o hotel! | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Nosso quarto no Blue Palace – super espaçoso! | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Banheiro do quarto | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Piscina privativa no nosso quarto – Blue Palace | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Bebê dormiu, papais fazem a festa na piscina do quarto!! | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Funicular para circular pelo Blue Palace | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
A praia do Blue Palace | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Pedrinhas, espreguiçadeiras e a vista para Spinalonga | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Mais uma das piscinas do Blue Palace | foto: Lala Rebelo
Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia - Lala Rebelo
Café da manhã servido no quarto pois precisávamos sair cedo | foto: Lala Rebelo

Não está na praia e sim no alto, oferecendo uma vista fabulosa. São várias vilas diferentes, todas com piscina privativa.

▶ Reserve aqui a sua estadia no Elounda Gulf Villas.

Elounda Gulf Villas - Creta - Grécia
Elounda Gulf Villas – Creta | foto: divulgação

onde ficar em creta grécia - hotéis

Obs: Não precisa nem ser os mesmos hotéis que eu indico aqui. Só o fato de você começar a busca por seu hotel (em qualquer destino, mesmo os que não estão no blog) por este link aqui, já sou comissionada. E é isso o que mantém o lalarebelo.com! Obrigada de coração! 🙂

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

Onde comer em Creta – Dicas de restaurantes

Os pratos mais comuns de Creta são os da culinária grega em geral (souvlak – espetinho, mousaka – lasanha de beringela, iogurtes maravilhoooosos…). Mas nessa ilha em especial, não deixe de forma alguma de comer muito mel e azeite (compre pra levar! Nas estradas há várias barraquinhas de produtores locais). São as especialidades da ilha. O pilaf (tipo um risoto bem mais molhado) também é super tradicional. O mais comum é o com caldo e carne de cabra, mas comi um de frango e cordeiro delicioso.

/// ONDE COMER EM CHANIA

Achei tudo muito em conta em Chania. Mesmo nos lugares mais turísticos, os restaurantes tinham preços razoáveis e porções muito bem servidas (é possível dividir a maioria dos pratos). Além disso, em todos os lugares que comemos trouxeram um docinho de cortesia no final (às vezes até um vinho doce ou licor típico, como Ouzo ou Raki). O pão muitas vezes não é cobrado, mas quando é, geralmente não passa de 2 euros. 

Obs.: gente, muitas vezes eu não conseguia ENTENDER o nome do restaurante pelo logo. Escrevo aqui o que eu via na placa, não sei se está correto rsrs (por isso vou deixar a foto do nome em grego também, ok?!). Em alguns casos, pedia pro garçom digitar o nome em nosso alfabeto no meu celular.

  • Salis
    Old Venetian Harbour

Assim que chegar no harbour, caminhe para a direita (olhando para o mar) e você estará em uma zona mais vazia, com menos turistas, no porto (claro que também é turística, mas os restaurantes são mais locais). Ali no meio está o Salis, o mais charmosinho e moderno do pedaço. Depois de muitas refeições bem greguinhas “básicas” (o tal do espetinho souvlak etc.) estava mesmo querendo algo mais criativo e elaborado.

Já amamos o Salis pelo ambiente, depois pela forma como trataram nosso bebê (cadeirinha, pratinho, copinho, talheres… tudo de criança! Foooofo!) e, claro, amamos o Salis pela comida. Pedi um filé de pato com risoto de beterraba divino (16 euros) e o Ricardo e o Vinicius dividiram um peixe com vegetais e queijo feta assado em papillote (17 euros). Sensacional!

Onde comer em Chania - Restaurante Salis - Creta
Restaurante Salis no Old Harbour de Chania, Creta | foto: Lala Rebelo
Onde comer em Chania - Restaurante Salis - Creta
Bebê sendo muito bem tratado no Salis, em Chania | foto: Lala Rebelo
Onde comer em Chania - Restaurante Salis - Creta
Pato com risoto de beterraba – Restaurante Salis | foto: Lala Rebelo
Onde comer em Chania - Restaurante Salis - Creta
Peixe com vegetais e queijo feta assado em papillote – Restaurante Salis | foto: Lala Rebelo

Restaurante novo e bonitinho no harbour, um pouco antes da zona mais movimentada e cheia. O polvo estava bom porém não delicioso (segundo o Ricardo, eu não como), mas o que nos surpreendeu foi o Pilaf!!! Uma panelinha com risoto com caldo de frango, cordeiro e toque de limão, para comer com iogurte grego. Gente, a descrição parece uma gororoba, mas estava MARAVILHOSO. Polvo 11 euros, pilaf 14 euros. Em todas as refeições cogitei voltar a esse restaurante só pra comer o pilaf de novo. 

Restaurante Ta Chalkina - Chania Old Harbour - Creta
Restaurante Ta Chalkina, no Old Harbour de Chania | foto: Lala Rebelo

A rua onde fica esse restaurante, no centrinho de Chania, é um charme! Cheia de restaurantes, bares e tavernas com mesinhas na parte externa, enfeitadas por luzinhas. Esse era o mais cheio e entendemos o porquê. Além de ser muito divertido, com toda a decoração no tema escola (até o menu era em um formato de “teste múltipla escolha”), a comida era deliciosa e muito barata.

Dividimos um souvlak (espetinhos de frango e porco, acompanhados de pão, salada de tomate e cebola e iogurte), uma porção de batata frita com queijo e azeite de trufas (DIVINA) e um vinho da casa (servido em uma canecona de metal) e a conta deu apenas 11 euros. 

Esse é um restaurante no estilo “meze” (vocês verão vários na Grécia). Quer dizer que é um restaurante que serve porções para compartilhar, tipo “tapas” na Espanha.

63o Mezedosxoleion - Chatzimichali Ntaliani - Chania - Creta
Restaurante 63º Mezedosxoleion, no centro de Chania | foto: Lala Rebelo
63o Mezedosxoleion - Chatzimichali Ntaliani - Chania - Creta
O conceito do restaurante é todo de escola! | foto: Lala Rebelo
63o Mezedosxoleion - Chatzimichali Ntaliani - Chania - Creta
Menu em forma de teste múltipla escolha | foto: Lala Rebelo
63o Mezedosxoleion - Chatzimichali Ntaliani - Chania - Creta
Batatas com azeite trufado e queijo local e souvlak de frango. Hum!!! | foto: Lala Rebelo
63o Mezedosxoleion - Chatzimichali Ntaliani - Chania - Creta
A rua fofa no centro de Chania, cheia de restaurantes: Chatzimichali Ntaliani | foto: Lala Rebelo

Queríamos jantar em um restaurante com cara de greguinho tradicional, sabe? Zero fancy. Andando pelo porto de Chania, paramos no Amphora, onde comemos um gostoso pastitsio (uma lasanha de carne com macarrão penne no lugar da massa – 7 euros), Mousaka (tipo uma lasanha de beringela, batatas e carne moída – 8 euros) e Souvlak (espetinhos de frango acompanhados de batata frita, que trocamos por salada para Vinicius, pão, arroz e molho de iogurte – 9 euros o prato inteiro, mas fizeram menor pro bebê e cobraram 5 euros). O lugar, que também é um hotel (aliás cogitamos ficar lá), é bem bonitinho, com mesinhas na parte externa, vista pro mar e para o pessoal passeando pelo porto. 

Restaurante Amphora - Old Harbour Chania - Creta
Restaurante Amphora, no Old Venetian Harbour, em Chania | foto: Lala Rebelo
Restaurante Amphora - Old Harbour Chania - Creta
Baby comeu super bem no Amphora! | foto: Lala Rebelo

Se estiver buscando um barzinho com ambiente descontraído, para drinks, recomendo: PALLAS (rooftop com vista UAU! Também é restaurante) e PUERTO (moderninho. Também é ótimo para o café da manhã).

Não fizemos reserva em nenhum restaurante de Chania. Não sei como é na altíssima temporada (julho e agosto), mas no final de junho estava tudo BEM tranquilo.

Não deixe também de dar uma passada no Mercado Municipal de Creta, chamado também de Agora. O edifício foi construído entre 1909 e 1913, e funciona vendendo legumes, carnes, ervas, queijos, azeites, licores típicos de Creta etc. (ótima oportunidade de provar uns quitutes locais e garantir uns presentinhos pra quem ficou no Brasil – eu gosto de presente de viagem comível hehehe). Normalmente funciona às segundas, quartas e sábados de 8h às 14h e às terças, quintas e sextas de 8h às 21h. Fechado aos domingos. Mas vale conferir se o horário segue esse mesmo!


/// ONDE COMER EM ÁGIOS NIKOLAOS E ELOUNDA 

Esse restaurante suuuper charmoso e de bom gosto foi um achadinho em meio a tantas opções ultra turísticas em Ágios Nikolaos. O ambiente é uma delícia, com mesinhas na parte externa, luzinhas penduradas no teto e uma vista linda para o Lago Voulismeni (fica beeem no alto, não é um dos restaurantes nas margens).

Apesar de ter achado o atendimento um pouco arrogante, ainda vale a visita pelo lugar único (você verá que há muita coisa horrenda em Ágios Nikolaos e um restaurante assim, estilosinho, é jóia rara) e pela comida. Fomos de giouvetsi de vitela (tipo um risoto bem molhado com pedaços de carne – 8,50 euros) e almôndegas de frango (7,50 euros).

Esse foi o único restaurante da viagem onde foi mais difícil achar comida para o bebê, pois tudo tinha tempero demais. No fim, ele foi de salada grega mesmo (5 euros). 

Restaurant Gioma Meze - Agios Nikolaos - Crete
Restaurante Gioma Meze em Ágios Nikolaos, Creta | foto: Lala Rebelo
Restaurant Gioma Meze - Agios Nikolaos - Crete
Meu prato no Gioma Meze: almôndegas de frango com queijo feta e batata palha | foto: Lala Rebelo
Restaurant Gioma Meze - Agios Nikolaos - Crete
Olha que fofo esse lugar! Gioma Meze | foto: Lala Rebelo
Restaurant Gioma Meze - Agios Nikolaos - Crete
Ele se animou a andar pelo restaurante! 🙂 | foto: Lala Rebelo

Se não se animar em subir a rua / escadas para chegar no Gioma Meze, em volta do lago achei o Olous com a cara simpática (mas não testei). 

Restaurante imperdível do hotel Blue Palace, aberto também a não hóspedes no almoço ou jantar (reserve: +30 2841 065500). Ambiente charmosíssimo, casual, bem nos moldes de uma típica taverna grega, com mesinhas de madeira, toalhas xadrez azul e branca, pratos mais rústicos e dois gregos cantando e tocando violão de uma das mesas. Está encaixado nas pedras, pertinho do mar. Visual maravilhoso para almoçar ou jantar no fim da tarde.

O que mais me chamou a atenção foi o menu kids super saudável. Nada de chicken nuggets, sabe? Vinicius comeu super bem um espetinho de frango com brócolis, couve-flor, abobrinha e pãozinho (6 euros). 

Nós, adultos, também comemos felizes!! Um tomate recheado com arroz e ervas, um souvlak de frango e batata crocante com azeite de oliva. 

Blue Door Taverna - Blue Palace Resort - Elounda - Creta - Grécia
Blue Door Taverna – restaurante grego do Blue Palace Resort | foto: Lala Rebelo

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

O que fazer em Creta?

/// O QUE FAZER EM CHANIA

[PRAIAS DE CHANIA]

  • ELAFONISI BEACH 

Uau uau uau! Essa praia merece todos os meus elogios! Que liiiinda! Está a cerca de 1h40 do centro de Chania e vale muito a pena. A estrada é ótima, asfaltada, mas é bem estreita e cheia de curvas, à beira do precipício. Dá um medinho mas nada demais (por exemplo, as estradas de Hvar, na Croácia, são mais estreitas). 

Há um enorme estacionamento gratuito na entrada da praia, algumas opções de restaurantes e até loja de bóias! rsrs 🙂 Eu acabei comprando uma na estrada, antes de chegar. Na estrada também há alguns restaurantes charmosinhos se quiser parar pra almoçar na volta. Recomendo ir cedo, pra pegar a praia mais vazia, mas o horário em que o mar está mais turquesa, no verão, é de 13h às 15h. Alugamos duas espreguiçadeiras e a cabana de palha por 9 euros.

Costuma ventar muito em Elafonisi, por isso é um lugar conhecido para praticar kitesurf e windsurf. 

A areia é rosada e perto do mar ela fica cor de rosa MESMO. Coisa linda! A praia parece um enorme banco de areia, com mar mais aberto de um lado (mesmo assim, calminho), cheio de rochas lindas, e tipo uma lagoa rasinha do outro lado. A água é mais quentinha do lado da lagoa. 

Elafonisi Beach - Chania - Creta
Chegando em Elafonisi Beach | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
Elafonisi é uma das praias mais bonitas da Europa! | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
A areia é rosada, conseguem ver? | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
Elafonisi Beach – Chania – Creta | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
E esse é o lado de “lagoa rasinha” em Elafonisi | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
Curtindo a lagoa que tem água rasinha e morninha | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
Tá aí a bóia que eu comprei na estrada para Elafonisi por 8 euros e já veio cheia | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
Não consegui fotos bonitas no mar com a bóia, mas ao menos serviu de apoio pro bebê hehehe | foto: Lala Rebelo

No canto direito da praia (olhando para o mar) há uma duna e parece que a praia acabou ali. Mas não… Atravesse pelo caminho entre as dunas e você chegará em uma outra praia BEM linda.

Elafonisi Beach - Chania - Creta
Depois de atravessar a duna, chegamos nessa praia UAU! | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
Mar azul turquesa bizarro, heim? | foto: Lala Rebelo
Elafonisi Beach - Chania - Creta
A parte escondidinha da Elafonisi Beach, em Chania | foto: Lala Rebelo
  • KEDRODASOS BEACH

Pertinho de Elafonisi (a 1km), já na costa sul de Chania, existe essa praia linda, com pedras e várias árvores de cedro chamada Kedrodasos (floresta de cedros). Ela não tem nenhuma infraestrutura. Infelizmente não consegui conhecer, mas acho que vale uma passada depois de curtir algumas horas em Elafonisi.

  • BALOS BEACH 

Talvez uma das praias mais bonitas da Grécia, da Europa ou até mesmo do mundo! Muito provavelmente, uma das mais lindas que EU já fui na vida. Chegamos por uma montanha, bem do alto, e vamos descendo degrau por degrau (são muuuuitos) para encontrar o paraíso. Cuidado para não ficar babando na vista e tropeçar rs

Um caminho de areia, com água azul em milhares de tons dos dois lados, te leva ao monte que está no fundo. Tão lindo que nem parece real. Fiquei chocada!

Como chegar em Balos Beach: 

. De carro + caminhada: recomendo ir BEM cedo (sair do hotel no máximo às 8h) para conseguir parar no estacionamento, que não é muito grande (se não vai ter que parar enfileirado na estrada, e a fila pode chegar a quilômetros!). De Chania Old Town até Balos demora 1h20 de carro, pois os 7km finais são de terra, em uma estrada estreita e cheia de curvas (e de cabras! Rsrs). Há um portão de controle que cobra 1 euro por pessoa. 

Depois é preciso descer até a praia, uma caminhada de uns 30 minutos para ir e uns 45 para voltar. É que é uma enoooorme escadaria. Cansa bastante, ainda mais sob o sol quente, mas a vista durante o caminho recompensa! Eu fui de chinelo, mas recomendo ir de tênis ou papete. A trilha e seus degraus são seguros, mas acho que de chinelo se tem menos suporte e conforto. Fomos com o bebê no canguru. 

. Balsa / barcos em grupo: A balsa chega na praia todo dia às 14h. É uma opção barata e fácil, mas chega em um horário que a praia já está lotada. Pode ser uma boa opção em junho e setembro, meses mais vazios. Mas a vista que se tem de cima é o mais lindo então, mesmo de balsa, recomendo dar uma subidinha, ao menos 1/3 da trilha, para ver. A balsa sai da cidade de Kissamos, que está a 45 minutos do centro de Chania. 

. Barcos privados: talvez essa seja a melhor forma de chegar cedo e sem precisar do esforço da trilha. Porém também não tem vista! Recomendo subir um pouquinho da trilha, a não ser que você tenha um drone (mas ver com seus próprios olhos não tem preço). Os passeios privados que encontrei para Balos custavam entre 500-600 euros mas incluíam outras praias (passeios de dia inteiro). Conversei bastante com a empresa Notos Mare e me pareceu bem legal e organizada, mas infelizmente não testei. No barco podem ir até umas 8 pessoas, então se estiver em grupo, pode ser uma excelente opção, porque assim o valor fica mais suave.

Dica: passeie pelo Old Harbour de Chania. Há dezeeeenas de barcos ofertando passeios. Quem sabe você não encontra uma opção melhor? 

Na praia de Balos há um pequeno bar vendendo bebidas e snacks e alugando espreguiçadeiras. Pagamos 10 euros pelo guarda-sol + duas espreguiçadeiras. Achei super justo. Mas melhor levar um guarda-sol pequeno (compramos um bem baratinho em um supermercado de Chania) e uma garrafa d’água para garantir, pois se não tiver mais lugar disponível, não há sombra na praia. 

Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
A primeira vista que temos de Balos Beach descendo a trilha | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
Essa é a trilha para desecer do estacionamento até a praia (e para subir, claro!) | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
Vinicius aguentou firme a subida e a descida! Balos Beach | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
Os 7km finais é de terra e cheios de curvas e cabras! | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
Balos Beach vista de cima | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
Uma das praias mais lindas da vida: Balos Beach | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
Repare nas pessoas descendo a trilha para chegar à praia | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
Lá embaixo há aluguel de guarda-sol e espreguiçadeira (para quem chega cedo) | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
A água é fria mas por ser rasinha não é TÃO gelada. E fora faz um calor!!! | foto: Lala Rebelo
Balos Beach Lagoon - Chania - Creta
Balos Beach: simplesmente inacreditável! E cheia de famílias com crianças pequenas | foto: Lala Rebelo
  • FALASSARNA 

Saímos de Balos e fomos direto para Falassarna, uma praia que está a menos de 30 minutos de carro. É um praião de areia fina, bem extenso, com água calma e clarinha (mas não tão rasinha e baby-friendly como as outras praias que citei aqui). Há vários beach clubs e restaurantes, então pode ser uma boa para almoçar saindo de Balos, conhecendo uma praia mais. É bonita, mas não ameeei tanto assim. Achei uma praia mais comum.

Legal é que no caminho de Balos para Falassarna há várias barraquinhas na rua de produtores locais vendendo mel, azeite e geléias. Super autêntico! 

Falassarna beach - Chania - Creta
Falassarna Beach – Chania – Creta | foto: Lala Rebelo
Falassarna beach - Chania - Creta
Falassarna fica pertinho de Balos e tem bastante infra | foto: Lala Rebelo
  • SEITAN LIMANIA

Essa praia tem uma geografia surreal. Uma fenda nos cliffs, formando uma entrada de mar azul turquesa com uma PEQUENA (bem pequena) praia de areia na ponta. Seitan Limania, também chamada de Stefanou Beach, fica na Península de Akrotiri, a 30 minutos de Chania.

A estrada até o estacionamento é ótima e bem tranquila. Apenas o quilômetro final que é uma baita descida cheeeeia de curvas. Atenção: chegue CEDO porque o estacionamento é pequeno e lota e simplesmente não há outro lugar pra parar.

Chegar em Seitan Limania não é nada fácil. Apesar da caminhada ser curta, porém bem íngreme, não há uma trilha bem demarcada. O caminho é difícil, cheio de areia e pedras. Por causa disso, infelizmente não foi possível descer. Com o bebê, não achei nada prudente tentá-lo (Balos, apesar de ser um longo caminho, a trilha é bem feitinha e segura). Sem o baby, com certeza desceria. Mas vimos muitas famílias com crianças na praia.

Maaaaas, graças ao drone, ao menos tivemos um gostinho de Seitan Limania.

Há uma outra maneira de chegar a Seitan Limania: de BARCO! Passeando pelo porto / marina de Chania vimos diversas opções! Passeios mais longos, parando em várias praias, e mais curtinhos, saindo de Marathi Beach (uma praia com mais infraestrutura, também na Península de Akrotiri) e chegando em Seitan, em um tour de 2h, por 120 euros (barco privativo). Fechamos com a Notos Mares, mas infelizmente nosso passeio foi cancelado por causa dos fortes ventos. 

De qualquer forma, acho muuuito interessante ver a Seitan Limania de cima. Do estacionamento mesmo já é possível vê-la bem. Nós fomos até lá para “espiar” a praia de longe e voar o drone. 

Seitan Limania - Chania - Creta - Grécia
A belíssima praia de Seitan Limania, em Chania, vista de cima | foto: Lala Rebelo
Seitan Limani - Chania - Creta - Grécia
Admirando a praia de cima, do estacionamento | foto: Lala Rebelo
Seitan Limania - Chania - Creta - Grécia
A trilha para chegar em Seitan Limania não é nada fácil | foto: Lala Rebelo
Seitan Limani - Chania - Creta - Grécia
A praia com zoom – pequenininha e linda | foto: Lala Rebelo
Seitan Limania - Chania - Creta - Grécia
Seitan Limania – Chania – Creta | foto: Lala Rebelo

Sobrevoamos Seitan Limania com o drone! Assista no vídeo abaixo para ter mais certeza de que esse lugar é realmente coisa de outro mundo:

  • STAVROS BEACH (ou Zorbas Beach)

Praia que ficou famosa por ser cenário do filme “Zorba, o grego”. Sua beleza divide opiniões. Alguns gregos me disseram que não valia a pena ir, porque não tinha nada demais, outros recomendavam. No fim, fui tirar minha própria conclusão e adorei. O cenário é muito diferente pois há uma enorme montanha em frente à praia. Parece até uma lagoa. Quem vai com criança vai amar mais ainda, pois a água é muuuuito calminha e rasinha. 

A praia tem infraestrutura de bares e restaurantes. Alugamos duas espreguiçadeiras e um guarda-sol por 10 euros. O moço disse que o preço é 20 euros, mas como chegamos no fim da tarde, fez um desconto. Não vi um estacionamento, mas paramos muito fácil na rua, em frente a praia.

Stavros fica na Península de Akrotiri, a 30 minutos de carro de Chania. É nessa mesma região que está o aeroporto e a icônica praia de Seitan Limania.

Stavros Beach - Zorba - Chania - Creta - Grécia
Stavros Beach (ou Zorba Beach) em Chania, Creta | foto: Lala Rebelo
Filme Zorba o Grego - praia Stavros Beach - Chania - Creta
Cena do filme Zorba o Grego, gravada em Stavros Beach
  • MARATHI BEACH

Me falaram muito bem também da Marathi Beach, que fica na Península de Akrotiti, e tem mais infraestrutura. Não conhecemos, mas é dela que saem vários passeios de barco para essa região (ex: para Seitan Limania).

Praia azul turquesa Grécia - Chania - Creta - Elafonisi - Seitan Limania - Balos Beach
O turquesômetro explodiu mesmo em Balos, Seitan Limania e Elafonisi!

dicas de creta grécia

[PASSEIO DE BARCO]

Queria ter ficado 4 dias inteiros em Chania só para ter feito essa atividade: passeio de barco! Na verdade, nós até tentamos um roteiro curtinho de Marathi Beach para Seitan Limania, mas foi cancelado por causa dos ventos. Mas há muuuitas rotas bacanas, inclusive para praias sem acesso de carro. O sul de Chania é belíssimo e pouco explorado.

A empresa Notos Mare tem algumas rotas com foco no sul de Chania (Skafia), como: Skafia – Gavdos (Gavdos é uma ilhota, com praias lindas e remotas como Potamos, Tripiti, Karave e Ágios Ionannis.

Outras empresas que também fazem passeios de barco em Chania, além da Notos Mare: Sea Breeze Cruises e Sea Adventure. Atenção: não testei nenhuma delas. Apenas conversei e peguei o contato! 😉

Sfakia - Gavdos - Chania - Notos Mare
Durante o passeio de barco na rota Sfakia – Gavdos, no sul de Chania | foto: Notos Mare

Dica: recomendo dar uma voltinha no harbour de Chania (Old Venetian Harbour) e pesquisar preços com os diversos barcos ofertando passeios!

dicas de creta grécia

[ALUGUEL DE BARCO – SEM LICENÇA]

Outra atividade que queria muito ter feito em Chania, mas não tivemos tempo. Quando alugamos um barquinho só para nós em Hvar, na Croácia, e em Exuma, nas Bahamas, foi simplesmente maravilhooooso. Adoraríamos repetir a dose na Grécia.

As empresas que alugam barquinhos para turistas são as mesmas dos tours que citei acima (Notos MareSea Breeze Cruises e Sea Adventure). Sem licença, não se pode ir muito longe, mas mesmo assim há várias praias bonitas próximas (e o legal é mesmo a ideia de chegar com seu próprio barquinho, ancorá-lo, dar um tchibum no mar e tal).

Com o barco alugado, é possível visitar as ilhas de Agioi Theodoroi e Lazareta e as praias Mavrovouni, Macherida, Tersanas, Kalathas, Koum Kapi, entre outras. Assim que você alugar o barco, a empresa passará todas as instruções e mapas. Falamos com a Sea Adventure, e o dia completo de aluguel saía por aproximadamente 140 euros.

Aluguel de barco sem licença em Chania - Creta - Grecia
Um dos barcos para alugar sem licença da Sea Adventures, em Chania | foto: Sea Adventures
Chania Old Town - Creta
Você sai com seu barquinho do porto de Chania e navega por toda essa área (e ilhas) | foto: Lala Rebelo

dicas de creta grécia

[KOURNAS LAKE]

Cansou de praia? Comigo e com a minha família, isso nunca acontece! hahaha. Mas principalmente se você estiver viajando com criança, pode ser uma boa dar uma variada e incluir no roteiro o Lago Kournas. Fica a 50 minutos do centrinho de Chania. Você pode aproveitar para passar lá quando estiver indo de Chania (costa oeste de Creta) para a costa leste ou para Heraklion (ou vice-versa), pois fica mais ou menos no caminho.

O lago tem a água bem azulzinha e é uma delícia para fazer piqueniques, passear de pedalinho, nadar e caminhar em sua volta.

Lake Kournas - Chania - Creta
Lago Kournas – Chania – Creta | foto: www.visitgreece.gr

dicas de creta grécia

[CHANIA OLD TOWN – OLD VENETIAN HARBOUR]

Passear pelo centrinho de Chania no fim do dia é uma delícia. Vá caminhando até o farol, assista ao pôr do sol (liiindo!!) e escolha um dos restaurantes do porto para jantar. Há vários sítios arqueológicos no centro histórico de Chania (você verá varias ruínas).

Chania Old Town - Creta
Pôr do sol maravilhoso no farol do Old Venetian Harbour, em Chania, Creta | foto: Lala Rebelo
Chania Old Town - Creta
Centrinho lindo de Chania | foto: Lala Rebelo
Chania Old Town - Creta
Uma delícia passear pelo porto e pelas ruas do centrinho de Chania | foto: Lala Rebelo
Chania Old Town - Creta
O fim de tarde no porto de Chania tem um clima muuuito gostoso! | foto: Lala Rebelo

/// O QUE FAZER EM ÁGIOS NIKOLAOS, ELOUNDA E REGIÃO 

[PRAIAS]

  • VOULISMA BEACH

Essa praia fica a 12km de Ágios Nikolaos, no vilarejo de Istron. Praia de areia branca com água azul clarinha e normalmente calma, super organizada (há aluguel de espreguiçadeiras, guarda-sol e uma taverna para almoço). Quando venta, infelizmente o mar não fica como vemos nas fotos! rs

Voulisma Beach - Agios Nikolaos - Creta - Grécia
Voulisma Beach, perto de Ágios Nikolaos – Creta | foto: cretanbeaches.com
  • KOLOKYTHA BEACH

Essa praia fica na Península de Spinalonga, do lado oposto (não a vemos de Elounda). É possível chegar de carro até uma pequena igreja e depois é preciso ir caminhando até a praia (cerca de 15 minutos). Há a “Kolokytha Beach” oficial, que é inclusive onde os barcos param e fica bem cheia (mas é linda), e a pequena Kolokytha. Olhando para o mar, caminhe para a sua direita, chegando a uma praia menorzinha.

Kolokytha Beach - Spinalonga - Elounda - Creta
Kolokytha Beach, na Península de Spinalonga – Elounda – Creta | foto: cretanbeaches.com

Praia azul turquesa Grécia - ágios nikolaos - elounda - Creta

dicas de creta grécia

[CIDADE E HISTÓRIA]

  • PASSEAR POR ÁGIOS NIKOLAOS

Estive em Ágios Nikolaos em 2010 e achei a cidade uma gracinha. Confesso que depois de passear por Chania Old Town, Ágios Nikolaos perdeu a graça. rsrs Na verdade, por causa dos inúmeros cruzeiros que param por lá, a cidade vem perdendo um pouco a sua identidade. Mesmo assim vale um passeio de fim de tarde. Achei que ainda tem um toque de romantismo e charme! 🙂

O mais bonito de Ágios Nikolaos é o Lago Voulisméni, aos pés de um penhasco. Esse lago é ligado ao mar por um canal e em volta dele há vários bares e restaurantes (quase todos meeega tourist trap). Recomendo chegar em cima desse penhasco e comer no Gioma Meze, que tem uma vista maravilhosa da cidade. O pôr do sol de lá de cima também é o máximo. 

Ágios Nikolaos - Lago Voulisméni
Ágios Nikolaos e o Lago Voulisméni | foto: Lala Rebelo
Lago Voulisméni - Ágios Nikolaos - Creta
Passeando na margem do Lago Voulisméni – Ágios Nikolaos | foto: Lala Rebelo
Ágios Nikolaos - Creta
Uma das ruas do centrinho de Ágios Nikolaos – Creta | foto: Lala Rebelo
  • FORTE DE ESPINALONGA 

Essa pequena ilha fazia parte da Península de Espinalonga, onde está a praia de Kolokytha que mencionei acima (ou seja, não era uma ilha). Em 1526 os venezianos a separaram da porção maior de terra, criando esse canal entre as duas. Essa é a ilha que vemos do nosso hotel Blue Palace Resort (está no fundo de quase todas as fotos! rs).

Para chegar até lá, você pode pegar um taxi boat na marina de Elounda ou no próprio hotel (caso você esteja hospedado lá). Custava 35 euros o barquinho ida e volta (mas certeza que direto na cidade você encontra mais barato). Ouvi dizer que também há barquinhos para Spinalonga saindo de Ágios Nikolaos.

A entrada na ilha, que hoje é um museu, custa 8 euros por pessoa. A fortaleza que hoje encontramos na Ilha de Espinalonga foi construída em 1579 pelos venezianos, para proteger o porto de Elounda de piratas e de otomanos. Mesmo depois que a ilha de Creta passou para o poder dos turcos, Espinalonga continuou sendo parte de Veneza até 1715. Os cristãos, que temiam os turcos, encontraram refúgio por lá.

Em tempos mais recentes, a ilha se tornou uma colônia de leprosos entre 1903 e 1957. Uma das colônias mais ativas e mais duradouras da Europa. Imagine que em 1962 ainda havia um padre leproso exilado na ilha. Vários filmes e séries foram gravados em Espinalonga!

Spinalonga Fortress Island - Elounda - Creta
Spinalonga Fortress visto de cima | foto: cretanbeaches.com
Spinalonga Fortress Island - Elounda - Creta
Vendo a ilha e o forte de Espinalonga do Blue Palace Resort | foto: Lala Rebelo

dicas de creta grécia

[ILHAS]

  • CHRISSI ISLAND

Esse é um destino um pouco mais distante de Elounda e Ágios Nikolaos, mas ainda assim dá para usar essas cidades como base, fazendo um bate-volta. Dirija 40 minutos (38km) até Ierapetra, no sudeste de Creta. É de lá que partem os barcos para Chrissi Island, uma pequena ilha (7km de comprimento x 1,5km de largura), a poucos quilômetros da costa, também chamada de Gaiduronisi.

Na ilha em si, não há opções de acomodações (apenas 3 pessoas vivem lá). As principais atrações da ilha são as praias turquesas de explodir o turquesômetro! 🙂

Há várias opções de balsas e passeios de barco de Ierapetra para Chrissi (encontrei a Cretan Daily Cruises – barcos enormes, e a The Travel Porter, mas não testei). Infelizmente não consegui visitar Chrissi. Ficou pra próxima!!

Se preferir se hospedar em Ierapetra, veja opções de hotéis aqui.

Golden Beach - Belegrina - Chrissi Island - Crete
Praia Belegrina, também chamada de Golden Beach, em Chrissi Island – Creta | foto: cretanbeaches.com
Chrissi Island - Crete - map
Mapa de Chrissi Island | fonte: cretanbeaches.com
  • KOUFONISI ISLAND

No sudeste de Creta, a 60km de Ágios Nikolaos (1h10 de viagem), você chegará a uma pequena cidade chama Makry-Gialos. É de lá que partem passeios para a ilha inabitada de Koufonisi, que é um verdadeiro paraíso! Água azul turquesa, cavernas… Lindo lindo!

Não encontrei muitas opções de passeios, apenas a da Cretan Daily Cruises, que é um barco pirata (SOCORRO). Mas imagino que exista outras opções. Se não achar, eu iria de barco pirata mesmo hahaha (ou não… Eita, pode ser furada! hahahaha! Talvez seja melhor você focar em Chrissi Island mesmo, que tem mais opções de barcos saindo de Ierapetra, ou ir até Makry-Gialos pra ver se não acha mais opções além do barcão muvuca).

Anyway, não achei uma boa para ir com bebê, portanto não conheci. Mas fiquei babando nas fotos. Fica a dica pra vocês! 😉

Koufonissi Island - Creta
Uma das praias da ilha de Koufonissi | foto: cretanbeaches.com

Praia azul turquesa Grécia - Chrissi Island - Koufonisi Island - Creta

dicas de creta grécia

[RELAXAR EM UM HOTEL DE LUXO]

Como Ágios Nikolaos e Elounda são regiões famosas por seus hotéis de luxo fabulooosos (que várias diárias costumam custar menos do que 1 noite em Santorini ou Mykonos rsrs), acho uma boa ideia escolher um deles para descansar por uns dois dias! Nós fizemos isso no Blue Palace Resort (era até difícil sair dele, de tão lindo! Tínhamos piscina no quarto!!).

Veja mais opções de super hotéis em Elounda aqui e em Ágios Nikolaos aqui (dica: quando entro no Booking.com procurando pelos melhores hotéis no destino, sempre organizo os resultados da busca por “estrelas – 5 a 1).

Assista no vídeo abaixo que delícia foi acordar com o nascer do sol e ter essa piscina na varanda do quarto:


/// MAPA

Veja no mapinha abaixo a localização de cada lugar citado aqui no post:

Vai dizer que Creta não é um dos lugares mais lindos do muuundo? O que são essas praias? E essa energia?? Amei amei amei e voltarei com certeza!

Leia também:

Beijos, Lala

::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
:::
 E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog

Instagram Stories: Clique aqui para assistir a primeira parte da nossa viagem por Creta (Chania) e aqui para a segunda parte (Ágios Nikolaos e Elounda).

Se o post foi útil pra você e te ajudou no planejamento, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link, reservar seu carro por este link, fazer seu seguro de saúde internacional por este link e comprar seu chip por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Sou 100% dedicada a esse trabalho! São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuito obrigada! 🙂

lala-veste
Maiôs: Lenny Niemeyer, Adoro Mar e Loer / Óculos: Prada e Gentle Monster
Saídas de praia e cangas: Cia Marítima e Lenny Niemeyer

 

↑ Voltar ao começo do post

Comentários