Encontre aqui nesse post dicas de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, pertinho de Dubai. O que fazer na cidade, onde se hospedar (dicas de hotéis) e quantos dias ficar em Abu Dhabi.
***
Assim que comecei a pesquisar sobre o que fazer em Abu Dhabi, logo percebi que não se tratava mais de uma cidade para apenas um dia de passeio, em um day tour de Dubai. Claro que era assim há muito pouco tempo, mas Abu Dhabi cresceu (e ainda vai crescer) demais! É parque de diversão, parque aquático, mesquita, praia, museu… Por isso logo decidimos que ao invés de fazer uma excursão de um dia, dormiríamos na cidade para conhecê-la melhor. E foi uma decisão certeira!
O país Emirados Árabes Unidos é formado por sete emirados (Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira). Abu Dhabi é a capital federal e o maior dos Emirados (dizem que é também o mais rico, com as maiores reservas de petróleo) e Dubai é o mais populoso.
Trata-se de uma junção de monarquias árabes, cada uma com seu próprio Sheikh e sua própria soberania. Mas juntas possuem um presidente, que é o Sheikh de Abu Dhabi (Khalifa bin Zayid Al Nahyan).
Esse jovem país muçulmano, de língua oficial árabe (apesar de que se ouve muito mais inglês do que árabe), localizado no Golfo Pérsico, tem apenas 48 anos de idade e já possui uma das economias mais desenvolvidas do Oriente Médio (um dos mais ricos do mundo). Graças ao petróleo e à inteligência de usar esse dinheiro no desenvolvimento do próprio país, deixando um marco na história. Realmente é impressionante ver tudo o que esses Sheikhs foram capazes de fazer no meio do deserto!
Abu Dhabi tem 1,2 milhões de habitantes e é uma cidade muito agradável. Achei um destino autêntico, com mesquitas antigas preservadas, muitas áreas verdes e uma linda avenida a beira-mar. Gostei muito porque em Abu Dhabi é possível ver mar quase que o tempo todo, diferente de Dubai. Apesar de também possuir prédios altíssimos, com arquiteturas diferentonas, essa não é a “marca registrada” da cidade. É mais “vida real”, menos megalomaníaco.
Abu Dhabi sedia, desde 2009, o Grande Prêmio de Fórmula 1 (que inclusive aconteceu enquanto estávamos lá). O principal atrativo de Abu Dhabi é, sem dúvidas, sua fabulosa Grande Mesquita Sheikh Zayed. Zayed é o responsável por unir os emirados e formar o país. Um visionário! Tudo por lá leva seu nome.
O emirado de Abu Dhabi tem uma geografia bem diferente. Seu território é formado por mais de 200 ilhas naturais, com 400km de litoral.
► Leia aqui minhas dicas de Dubai.
COMO CHEGAR EM ABU DHABI
Abu Dhabi tem o próprio aeroporto que recebe voos internacionais. Mas, infelizmente, a companhia aérea local, Etihad, não opera mais no Brasil. Mas há voos de Etihad vindos da Europa, da África, Ásia etc.
Por isso o jeito mais fácil de chegar em Abu Dhabi é desembarcar no aeroporto de Dubai, voando Emirates (aproximadamente 14 horas de voo direto de São Paulo). Estando em Dubai, pegue um transfer ou um táxi para Abu Dhabi (1h30 de estrada – ÓTIMA!!!).
Nós contratamos um serviço de transfer, com cadeirinha de bebê, por meio da nossa guia de turismo Claudia Antunes Hoffmann (e-mail cahdb@hotmail.com / whatsapp +971 566-044-929). Ela é ótima e pode organizar tudo pra você (transfers, passeios etc.) em Abu Dhabi e Dubai.
QUANTOS DIAS FICAR EM ABU DHABI?
Indico ficar 2 dias / 2 noites. É o tempo ideal para conhecer com calma os principais atrativos da cidade.
ONDE FICAR EM ABU DHABI – DICAS DE HOTÉIS
Há muitos bons hotéis em Abu Dhabi, espalhados pela cidade. Você pode escolher ficar na praia, perto da avenida principal Corniche, na Yas Island (onde fica o autódromo) ou perto da Mesquita, que é onde ficamos.
O que mais nos fascinava em Abu Dhabi era a Grande Mesquita do Sheikh Zayed, portanto queríamos ficar o mais perto possível dela. O Ritz-Carlton é simplesmente AO LADO! Há quartos com vista para a mesquita e outros com vista para a piscina e praia (às margens do Grand Canal), e é possível ver o fabuloso monumento de vários pontos do hotel. Lembrei muito do nosso hotel em Agra, Oberoi Amarvilas, coladinho no Taj Mahal.
O Ritz-Carlton Abu Dhabi é suntuoso, com decoração clássica, e um serviço impecável. Achei os quartos bem espaçosos! Destaque para o roupão fofo e chiquérimo para usar durante a estadia!
Adoramos a enorme piscina, com uma parte rasinha deliciosa para as crianças pequenas. Tem também uma área cheia de brinquedos aquáticos e um kids club.
Achei legal também que o hotel possui vários restaurantes gostosos, inclusive uma vila em estilo veneziano, com várias opções para refeições ao ar livre.
::: Reserve aqui a sua estadia no Ritz-Carlton Abu Dhabi.
Outra ótima opção de hospedagem para quem quer ficar pertinho da Mesquita. Fica também nas margens do Grand Canal, do lado oposto ao Ritz-Carlton (ou seja, de frente para o monumento). A piscina de borda infinita tem uma vista maravilhosa e a área de praia também é uma delícia.
::: Reserve aqui a sua estadia no Shangri-La Abu Dhabi.
Esse é um hotel icônico de Abu Dhabi e até bem turístico. É nele que está o caixa eletrônico (ATM) de barras de ouro e também o café de ouro. Fica ao lado do novíssimo Palácio Presidencial, tem uma extensa área de praia e, como o nome sugere, é um verdadeiro palácio! Lindíssimo.
::: Reserve aqui a sua estadia no Emirates Palace.
Um hotel bem moderno, ao contrário das demais opções citadas aqui. Fica na avenida principal, Corniche, e tem vista ao mar com infraestrutura na praia. Opção com ótimo custo-benefício.
::: Reserve aqui a sua estadia no Grand Hyatt Abu Dhabi.
Se você é um grande apaixonado por Fórmula 1, imagina que experiência incrível seria ficar hospedado praticamente DENTRO do autódromo, na Yas Island?! O W Hotel, que antes era um Viceroy, está construído em um formato que remete ao circuito e tem vista para a pista!
::: Reserve aqui a sua estadia no W Hotel Abu Dhabi.
Outras boas opções de hotéis em Abu Dhabi:
- Rosewood Abu Dhabi (Al Maryah Island)
- Four Seasons Hotel Abu Dhabi (Al Maryah Island)
- Andaz Capital Gate Abu Dhabi (fica no prédio mais inclinado do mundo, mais que a Torre de Pisa. Mas foi construído assim propositalmente).
::: Veja todas as opções de hotéis em Abu Dhabi aqui.
::: Para pesquisar hotéis em Dubai, clique aqui.
► Clique aqui para ler todas as dicas de Dubai (post completo!!)
ONDE COMER EM ABU DHABI – DICAS DE RESTAURANTES
Não tivemos tempo de grandes experiências gastronômicas em Abu Dhabi, mas recomendo alguns lugares legais que fomos.
O hotel que nos hospedamos, Ritz-Carlton, tem um vilarejinho beira-mar (na verdade “beira Grand Canal”) com vários restaurantes gostosos, com mesas ao ar livre. Aberto a não hóspedes também.
Há restaurantes de comida italiana, japonesa, indiana, francesa, entre outros. Comemos no Olives (italiano) e estava tudo uma delícia.
Comemos um frango à parmegiana com macarrão ($117 AED), risoto de frutos do mar ($119 AED) e um filé mignon com purê de batatas do menu kids ($48 AED). Garrafa de 500mL de água mineral sem gás custa $16 AED e a cerveja mais barata, Budweiser, $35 AED.
Esse pequeno shopping inspirado nos mercados árabes (Souks) fica nas margens do Grand Canal, bem ao lado do Hotel Sangri-La. Há vários restaurantes com mesas externas e vista para a Grande Mesquita (italianos, franceses, de carnes, libaneses, indianos…). Comemos no libanês Abd el Wahab (é o mais parecido com cozinha “árabe” que temos no Brasil).
Não estávamos com muita fome e pedimos apenas uma porção com 4 kibes fritos ($32 AED) e pão sírio com coalhada / labneh ($25 AED). Estava bem gostoso, com uma super vista da mesquita!
Nesse mesmo shopping há farmácias, supermercado, lojas e quiosques de souvenirs.
Esse restaurante foi dica de uma seguidora que mora em Abu Dhabi (@preta67), mas infelizmente não tivemos tempo de ir experimentar. Dizem ser o melhor para comer a verdadeira culinária libanesa (aquele pãozinho com coalhada, kibe, kafta… Hum!!!). A unidade de Abu Dhabi fica no segundo andar do Nation Towers Mall, pertinho da praia e da Corniche St.
O QUE FAZER EM ABU DHABI
Contratamos uma guia particular, brasileira, para aproveitarmos ao máximo nosso tempo em Abu Dhabi. A Cláudia é EXCELENTE, super simpática e muito conhecedora da história dos Emirados (além de saber dos melhores pontos para fotos!!).
Ela nos buscou no hotel em uma van com motorista (equipada com cadeirinha de bebê) e fez um city tour conosco. Também nos acompanhou na visita à Grande Mesquita. É tão bom ter um guia junto explicando tudo, né?! Não abro mão. A Cláudia mora em Dubai há muuuuuitos anos. Tem licença de guia e tudo mais.
Aliás, ela também é guia em Dubai. Você pode fechar o “pacote” todo com ela, com tours nas duas cidades e ainda incluir transfer de ida e volta do aeroporto.
Segue contato:
Claudia Antunes Hoffmann
E-mail:cahdb@hotmail.com
WhatsApp: +971 566-044-929
Instagram: @claudia.dicasdedubai
- Grande Mesquita Sheikh Zayed
Com certeza, o foco da nossa passagem por Abu Dhabi (por causa disso, inclusive, escolhi um hotel ao lado! O Ritz-Carlton). Esse lugar é o máximo dos superlativos: o maior tapete persa do mundo (5.700m2, feito manualmente no Irã durante 2 anos) e o maior lustre do mundo (15m de altura, 10m de diâmetro e 12 toneladas).
A Grande Mesquita Sheikh Zayed começou a ser construída em 1996 e recebe visitantes desde 2008. Infelizmente aquele que a encomendou, Sheikh Zayed, não a viu pronta. Morreu em 2004. Trata-se de um templo religioso com 165.000 m2 de puro mármore branco, com capacidade para 40 MIL pessoas.
São mais de mil colunas enfeitadas com pequenos enfeites florais coloridos incrustados no mármore (lindoo!!! Me lembrou muito o Taj Mahal!), vários espelhos d’água que refletem ainda mais a sua beleza e muitos detalhes em dourado (muitos deles, em ouro 24 quilates, como os enfeites com o símbolo do Islã em cima das cúpulas).
A mesquita fica aberta para visitas todos os dias das 9h às 22h, com exceção da sexta-feira, que tem a manhã reservada para os fiéis e abre para visita das 16h30 às 22h.
Indico muito ver a mesquita de dia e de noite! A noite, nós não entramos, mas fomos vê-la do terraço do centro de visitantes, logo em frente. A mesquita recebe uma iluminação lunar maravilhosa (que imita a iluminação da lua e, inclusive, se intensifica conforme suas fases).
Indico fortemente que você reserve seu ingresso pela internet, com antecedência, para agilizar o acesso à Mesquita (quando fomos estava BEM cheio). O site para fazê-lo é o visit.szgmc.gov.ae. Se for fazer a visita com guia, ela pode reservar para você. É gratuito. Adultos com bebês de colo/carrinho tem prioridade, mas não há nenhuma sinalização. Você precisa ir pedindo para os guardas.
REGRAS DE VESTIMENTAS NA MESQUITA: esse é o lugar mais rígido com roupas que visitamos nessa viagem aos Emirados Árabes. Mulheres precisam cobrir as pernas, braços (completamente) e cabelos. Calça pode, apenas se não for justa ou transparente. Aliás nenhuma roupa justa e transparente é permitida. Homens também precisam usar calça e estar de camiseta/camisa com mangas (não precisa ser manga longa, mas não pode ser regata).
Caso você não esteja com roupa adequada, vai precisar emprestar uma abaya. Dica: a abaya emprestada não é nada linda, tem um capuz horrendo rsrs. Indico levar então ao menos um lenço para “compor o look”. Caso você esteja visitando a mesquita acompanhado de um guia turístico, a guia é que tem a função de providenciar a roupa para você.
A Claudia tem umas abayas lindas!!! Adorei a minha.
Esse é um novo must na cidade de Abu Dhabi. O Louvre, inaugurado em novembro de 2017, impressiona principalmente pelo seu projeto arquitetônico. Está construído quase que completamente sobre o mar e sua obra custou 1 bilhão de dólares. Foi inspirado nas cidades árabes, com suas tamareiras, mesquitas, cúpulas… O teto é feito com 8 camadas de metal com diferentes formas geométricas e pesa 7.500 toneladas.
O governo de Abu Dhabi e o governo francês fizeram um acordo de 500 milhões de dólares para uso do nome Louvre por 30 anos (imagino que poderá ser prorrogado). É o primeiro “Louvre” fora da França.
O acervo do museu é composto por obras próprias e mais de 300 obras de museus parisienses (Louvre, d’Orsay etc.). Recebe exposições temporárias bem bacanas, como a que estava acontecendo no momento que fui, de Picasso.
Destaque para o “Children’s Museum“: uma área do Louvre Abu Dhabi com obras interativas em inglês e árabe destinada a estimular o conhecimento dos pequenos!
O ingresso custa apenas $63 AED por pessoa.
O museu Louvre Abu Dhabi está localizado na ilha de Saadiyat, que está reservada para ser um grande centro cultural do Emirado, com mais museus internacionais, locais, entre outras atrações.
Esse é o primeiro parque de diversões temático da Ferrari no mundo. E o mais legal é que ele fica na Yas Island, junto ao autódromo de Abu Dhabi. Tudo a ver, né?! É neste parque que está a montanha-russa mais rápida do mundo, que vai de 0 a 240km/h em 4.9 segundos. Há outras montanhas-russas e atrações menos radicais, para crianças.
Os fãs de Ferrari ficarão malucos… Há até a experiência de dirigir um carro de Fórmula 1 ou uma Ferrari no circuito, que tal? Valores a parte.
O ingresso adulto custa $295 AED e o junior (abaixo de 1.30m de altura) $230 AED. Crianças com menos de 3 anos de idade não pagam. O fast pass, que pode ser comprado na hora, custa $150 AED.
Recém-inaugurado parque temático de Abu Dhabi, totalmente indoor. Fica na Yas Island, pertinho do Ferrari World (há combo de ingressos para ir em ambos). Possui 29 “brinquedos” (rides), restaurantes, lojas, shows e outras atrações. Amei ver pelas fotos, parece muito legal! Quando Vini estiver maiorzinho voltaremos com ele!!
Para quem curte parque aquático (no calorão de Abu Dhabi pode ser uma boa ideia!!), na mesma ilha tem também o Yas Waterworld.
Esse é o hotel mais luxuoso de Abu Dhabi, usado pela realeza para receber chefes de estados. Fica ao lado do recém-inaugurado Palácio Presidencial. O hotel ficou famoso mundo afora por servir o tal do “café com ouro” (servido no Le Café) e também por possuir um caixa eletrônico (ATM) que ao invés de sacar dinheiro, você saca barras de ouro. Ai gente, me recuso a tomar esse café tão caro…
Mas não é só no café que tem ouro não… Vários itens da decoração também!! Um verdadeiro palácio (apesar dos ares de antigo, o Emirates Palace foi inaugurado em 2005).
Mesmo se não tiver hospedado no hotel, é possível conhecer algumas áreas. É o que a maioria dos turistas faz. Inclusive há um mirante com vista para os prédios modernos, para tirar foto. Em alguns dias as visitas não são permitidas e você só descobrirá quando chegar lá (foi nosso caso… Acredito que era por causa do feriado nacional + GP de Fórmula 1… Devia ter algum hóspede ilustre. Ou vários).
O Emirates Palace custou TANTO para ser construído que ele jamais terá “payback” (seu funcionamento nunca trará retorno financeiro o suficiente para recuperar o dinheiro da obra). Hoje é um hotel administrado pela Kempinski.
Atenção, pois há regras de vestimenta também no Emirates Palace. Não pode entrar de shorts, chinelos, blusas sem mangas…. Nada que exponha demais o corpo, tanto de mulheres como de homens.
- Corniche Street
Essa é a rua principal de Abu Dhabi. O gostoso é que ela é a beira-mar e passando por essa área você sente o quanto a cidade é verde e viva! Dá para caminhar, passear de bicicleta… Enquanto grande parte da orla de Dubai está tomada por hotéis e outros grandes empreendimentos, a de Abu Dhabi está livre. E poder ver o mar é sempre uma sensação boa, né?!
- Praia
Se estiver afim de curtir um pouco de praia e se seu hotel não tem uma, você pode ir até uma praia pública ou escolher um beach club para se instalar. O do hotel St. Regis (Nation Riviera Beach Club) é atualmente o mais badalado!
- Noite no deserto
Assim como Dubai, Abu Dhabi também oferece passeios no deserto. Só que mais legal do que apenas fazer um tour e jantar, é poder DORMIR rodeado pelas dunas douradas!! O deserto de Abu Dhabi é muito mais vazio e traz mais ainda a sensação de estar remoto.
Indico o hotel Anantara Qasr Al Sarab Desert Resort, que está completamente isolado no deserto, com uma arquitetura que condiz com o tema! Alguns quartos tem piscina privativa e são maravilhosas (mas há também a piscina comum). Os restaurantes são lindos.
Estando hospedado no hotel você pode fazer todos os passeios que normalmente se faz no deserto: pôr do sol nas dunas, passeio a camelo etc.
Estava louca para ficar lá, mas infelizmente, não deu tempo! Iremos na próxima, com certeza!
Viu quanta coisa há para fazer em Abu Dhabi?!
E ainda tem shoppings, restaurantes bacanas (alguns localizados nos hotéis, que você pode ir mediante reserva) e vários museus que serão inaugurados em breve!
COMO SE LOCOMOVER EM ABU DHABI
No dia do city tour, fizemos tudo com o motorista da nossa guia Claudia. Mas nos outros períodos (para ir jantar etc.) fomos de taxi. Uber também funciona.
CLIMA – MELHOR ÉPOCA PARA IR PARA ABU DHABI E DUBAI
A melhor época para visitar Dubai e Abu Dhabi é de outubro a abril, quando a temperatura está mais amena (na verdade, no fim de novembro, faz até um friozinho de manhã cedo… tipo 20ºC). A média desse período é tipo 25º – 28ºC.
Evite ir no verão, de maio a setembro, pois o calor é insuportável. Em alguns dias pode ultrapassar os 50ºC.
SEGURO DE SAÚDE INTERNACIONAL
Eu NUNCA viajo sem seguro de saúde. Não acho que compensa ir apenas com o do cartão de crédito (que pode ser difícil pra conseguir reembolso). Fazer um extra é tão barato… Eu já precisei usar uma vez e recomendo!
Sempre faço o meu pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
CHIP DE CELULAR
Dessa vez, não comprei chip antes de viajar para Abu Dhabi e Dubai. Mas se você quiser comprar para já chegar conectado, recomendo o da EasySim4U. Compre online ainda no Brasil, o chip chega na sua casa e, já no avião, coloque no celular e desembarque com dados ilimitados. Já usei em vários países. Clique aqui para comprar.
MAPA
Confira no mapinha abaixo todos os pontos de Abu Dhabi citados aqui no post:
► Não deixe de ler também todas as minhas dicas de DUBAI. Clique aqui.
► Saiba tudo sobre um hotel em Dubai que é um palácio e um oásis na cidade.
► Combinamos essa viagem a Dubai e Abu Dhabi com MALDIVAS.
Leia aqui as dicas de Maldivas para lua de mel e aqui dicas de Maldivas com crianças pequenas.
Você também pode combinar com:
Espero que tenham se encantado por Abu Dhabi assim como eu!
Beijos, Lala Rebelo
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
Instagram Stories: Clique aqui para assistir toda a nossa viagem para Abu Dhabi.
Se o post foi útil pra você e te ajudou no planejamento da sua viagem, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link, reservar seu carro por este link, fazer seu seguro de saúde internacional por este link e comprar seu chip por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuito obrigada! 🙂