Minha maior dificuldade foi colocar sapatos depois de 4 dias no paraíso. O Soneva Fushi é um resort de luxo nas Maldivas. Mas não pense que luxo aqui significa requinte e ostentação. Luxo, para Sonu e Eva, fundadores da rede, é principalmente e, simplesmente, fazer o que você não faz na cidade: andar descalços (além de claro, muitas outras coisas que tornam a estadia extremamente confortável).
Com tantos hotéis com a tal filosofia “barefoot”, você pode até achar que esse é apenas mais um seguindo a tendência. Mas não. Foi o Soneva Fushi, o primeiro hotel de luxo das Maldivas (desde 1995), o que colocou o país na rota das viagens de alto padrão, que implementou que luxo era estar vivendo a sua essência, sem preocupações.
Natureza nativa (nada foi plantado e apenas o mínimo retirado), vilas em madeira, que conversam com o entorno VERDE da ilha (sim, mais verde do que azul turquesa. É natureza mesmo, com cheiro de mato!), nada de plásticos e uma atitude extremamente responsável com a comunidade e o meio ambiente.
Assim que entramos no speedboat, recebemos uma sacola – de pano, claro – para colocar nossos sapatos e eles são “confiscados”. Isso é apenas uma brincadeira do hotel! Seus calçados logo aparecem no quarto e você fica descalço ou não SE quiser. Mas cabe aqui dizer que todo o staff e a grande maioria dos hóspedes não usavam sapatos em momento algum. Abracei a filosofia e esqueci o que era ter algo nos pés além de areia durante a estadia!
* Há vasos com água e um “porco-espinho” para passar o pé e tirar o excesso de areia espalhados por toda a ilha! Uma graça. Vinicius se divertiu até!
::: Clique aqui para reservar seus dias no Soneva Fushi.
::: Conheça também o Soneva Jani, irmão mais novo do Fushi, com os bangalôs mais incríveis das Ilhas Maldivas, super romântico.
/// COMO CHEGAR NO SONEVA FUSHI
Para chegar nas Maldivas, o jeito mais fácil é ir via Dubai, de Emirates. Do Brasil até os Emirados Árabes são aproximadamente 14 horas de voo, e depois até Male, capital das Maldivas, são mais 4 horas.
É ideal, principalmente se estiver viajando com crianças pequenas, dar uma paradinha na ida e/ou na volta para amenizar esse voo longuíssimo. Paramos em Dubai na ida e em Abu Dhabi na volta.
Da primeira vez que fomos às Maldivas, fizemos via Qatar e combinamos a viagem com a Índia (lua de mel).
Também é fácil de chegar via Europa (conexão em Londres, Paris, Amsterdam etc.).
::: Clique aqui para ler nossas dicas de Dubai.
::: Clique aqui para ler nossas dicas de Abu Dhabi.
::: Clique aqui para ler nossas dicas da Índia.
Como o Soneva Fushi é afastado de Malé (onde chega o voo internacional), é preciso pegar um hidroavião (30 minutos) diretamente para o hotel, que fica no Baa Atol, na ilha de Kunfunadhoo (privada).
Outra opção mais barata e um pouco menos cômoda (que foi a que utilizamos) é pegar um voo doméstico (it means: fazer check-in, raio-x, tuuudo de novo) para a ilha de Dharavandhoo (25 minutos) + um transfer de barco de 10 minutos até o hotel. O bom é que o staff do hotel minimiza TODOS os perrengues. Te acompanha o tempo todo, praticamente te coloca no banco do avião! rs
Voamos na ida com a Manta Air (amamos! Tudo novinho. Deram até uma arraia de pelúcia para o Vini! Eles também operam hidroaviões) e na volta com a FlyMe.
Contamos com uma sala vip no aeroporto de Malé na ida e uma no aeroporto – super rústico – de Dharavandhoo na volta.
O próprio hotel cuida de todo o trâmite dentro das Maldivas. Pode conversar com eles após a reserva para organizar os voos + barcos para chegar e ir embora.
Se quiser muito voar de hidroavião, recomendo que chegue em Malé o mais cedo possível, pois não há voos noturnos. Há opções de boat transfers entre alguns resorts (é comum combinar mais de um hotel na mesma estadia).
* Brasileiros não precisam de visto. Apenas passaporte válido e certificado internacional de vacinação contra febre amarela. *
/// AS VILAS
SURREAIS. Essa é a palavra que melhor define as vilas do Soneva Fushi, juntamente com “eco-chic”, para seu estilo arquitetônico (algo como “perdidos na selva, mas muito bem instalados”).
Todas estão na praia, seja do lado do pôr do sol (possível ver a ilha vizinha, com construções, no horizonte) ou do lado do nascer do sol (maior sensação de isolamento).
Não há bangalôs sobre a água – AINDA – pois estão sendo construídos para serem inaugurados em breve. Ansiosa para vê-los prontos. O projeto é demais e lembram muito os bangalôs maravilhosos do Soneva Jani.
Ficamos na vila 70, que tinha duas suítes, uma no piso inferior, nos fundos da casa, e outra no piso superior, com vista para a piscina e para o mar. O destaque do primeiro quarto fica com o banheiro, que tem uma parte enorme ao ar livre, com banheira e ducha. O quarto de cima é muito espaçoso e está interligado com uma varanda entre as árvores.
A casa, toda em madeira sustentável, é simplesmente uma delícia, e oferece o máximo do conforto. Se um dia eu tiver uma casa na praia, quero que seja exatamente assim. Uma sala com sofás largos, cheios de almofadões, um escritório com vista para o verde, uma mini-cozinha equipada com pia, geladeira e cafeteira…
A área aberta tem mesa de jantar, cadeira de balanço, espreguiçadeiras na areia e uma belíssima piscina com água salgada (todas as piscinas do Soneva são de água do mar). Aliás, fica a dica: escolha uma vila com piscina, pois não existe uma piscina comunitária do hotel, e eu acho que faz toda a diferença, principalmente com crianças (mesmo o mar sendo quentinho e calminho).
No Soneva Fushi, há vilas menores, com apenas 1 quarto, e também vilas muuuuito maiores, com até 9 quartos! Que tal uma vila com seu tobogã privativo? :O Também tem! Dê uma olhadinha aqui.
A área do hotel é enorme e nos locomovemos apenas de bicicletas (assim como os funcionários, pois quase não há veículos motorizados) e cada vila está equipada com as próprias bikes! Vinicius simplesmente amou sua cestinha no triciclo. Claro que, em casos de dificuldade de locomoção, o hotel dá todo o suporte e vem buscar os hóspedes em carrinhos elétricos!
Wi-fi: internet funciona muito bem nos quartos, na área principal e em alguns restaurantes, mas não em todos os pontos do hotel.
/// GASTRONOMIA
De fato, um dos destaques do Soneva Fushi. A gastronomia tem um nível altíssimo, os restaurantes oferecem verdadeiras experiências e há muitas opções distintas. Você pode ficar muitas noites e jantar sempre em um local diferente.
- Mihiree Mithaa
Um dos restaurantes principais do hotel, aberto diariamente no café da manhã, almoço e jantar. Preciso destacar o café da manhã, que é simplesmente um SONHO. Super completo, com estações de frutas, pães, pratos típicos, ovos, queijos, embutidos e dezenas de opções de ÁGUAS SABORIZADAS e até elixires! A variedade me surpreendeu. Tem corner vegano e gluten free. O ambiente é ao ar livre, com mesas na areia, em meio às árvores. Uma delícia!
Também almoçamos pizzas preparadas no forno à lenha do Mihiree Mithaa e sushis. Hum…
- Out of the Blue
Esse é o complexo de lazer e gastronomia overwater do Soneva Fushi (é onde está o tobogã!!). O restaurante, de culinária asiática (thai, vietnamita, indonésia etc.), tem menu assinado por Chef Sobah, um dos melhores chefs das Maldivas. Comemos poke (35usd) e chicken satay (23usd) no almoço
- Shades of Green
A mais nova experiência gastronômica do Soneva Fushi, o Shades of Green fica bem no meio da horta. Todo o menu, que consiste em 5 pratos e é preparado pela Chef Karsten Kyster, é plant-based.
O jantar começa com um tour pela horta, para sentirmos os aromas e sabores. Cada opção de menu degustação é baseado e inspirado em uma cor (vermelho, verde ou amarelo).
- Fresh in the Garden
O Fresh in the Garden empatou, na minha opinião, com o Out of the Blue como o restaurante mais bonito do Soneva Fushi. Mas são completamente diferentes. Enquanto um é rodeado de mar azul, este é rodeado de verde. Sua arquitetura é linda, suspenso, sobre os jardins e hortas do hotel. A cozinha fica bem no meio de tudo. No menu, cozinha mediterrânea e pratos vegetarianos, tudo orgânico. Comi um tagliatele com manteiga de trufas simplesmente divino. Todos os pratos custam 65usd.
Para mim, o melhor de todos os restaurantes do Soneva Fushi. Comemos muito bem!
- Down to Earth by Ravi
Fica ao lado do Mihiree Mithaa, na área principal do hotel, e também é um dos restaurantes principais. Aberto todos os dias para jantar, mas nas noites de terça e sábado é montado um enorme buffet. Em uma terça-feira, participamos do buffet asiático. A variedade e quantidade de comida eram inacreditáveis. Comemos muito bem! Estava tudo delicioso.
- In-Villa Dining (Room Service)
O menu do room service é super completo (amamos as massas!) e não há custo para quem está sob o regime de meia pensão ou pensão completa (entrada, prato principal e sobremesa). Achei uma delícia comer na “nossa casinha”. Quando viajamos com bebê, acho essencial fazer um in-villa dining em algumas refeições (para descansar mesmo!!), mas no caso do Soneva Fushi, a vila é TÃO incrível, que eu também pediria comida no quarto mesmo viajando sem filhos! rs
- Bar(a)Bara
Um barzinho sobre o mar, que é o melhor ponto de snorkel da ilha. Gostei das redes de descanso! 🙂
E ainda tem as opções que não experimentamos:
- Once Upon a Table – um chef convidado (muitas vezes estrelados pelo Guia Michelin), para apenas 8 hóspedes. Sem menu definido, tudo criado ali.
- So Hands On – sushi counter, para apenas 5 hóspedes. Comem e assistem ao chef preparando os pratos, de pertinho.
- So Bespoke – teppanyaki ao ar livre, para 8 hóspedes (fica no segundo andar do Out of Blue, o complexo overwater de lazer e gastronomia do hotel).
- By the Bar – o barzinho que fica na área principal do hotel, aberto durante todo o dia.
- Destination Dining – é possível organizar jantares privativos para seu grupo, super especiais, românticos, à luz de velas… Podem ser nas vilas ou até mesmo no banco de areia do hotel!
Amei amei amei o fato do Soneva Fushi ser “open sorvete, queijos, embutidos e chocolates” durante todo o dia! As “salinhas da alegria” ficam espalhadas pelo hotel e o hóspede pode ir lá e se servir, independente do regime de alimentação que você escolher durante a estadia.
Crianças até 6 anos não pagam as refeições.
FULL BOARD, HALF BOARD OU APENAS CAFÉ DA MANHÃ?
Nosso regime era o full board (pensão completa), que incluía as 3 refeições do dia, sem bebidas. Na minha opinião, em um hotel assim, a modalidade que vale mais a pena é a half board (meia pensão), com café da manhã e jantar. É que no almoço, eu prefiro ficar “mais livre”, e muitas vezes opto por uma refeição mais informal ou apenas um lanchinho.
Caso você queira experimentar todos os restaurantes diferentes e mais criativos do Soneva Fushi, é preciso fazer as contas e avaliar se vale a pena optar pelo half ou full board. Talvez seja até mais vantajoso ficar apenas com o café da manhã, pois nos pacotes estão incluídos almoços no Mihiree Mithaa e jantares no Down to Earth. Para experimentar os outros restaurantes, é preciso pagar um adicional de 100 USD por pessoa no almoço e 175 USD no jantar.
/// FAMILY-FRIENDLY – O melhor hotel para crianças nas Maldivas
Um dos principais motivos para termos escolhido o Soneva Fushi nessa viagem.
- The Den – o maior kids club das Maldivas
Quando entramos no kids club ficamos boquiabertos. Que lugar fantástico! Um espaço enorme, com áreas cobertas e ao ar livre, para pura diversão das crianças. Sala de lego, de fantasias, de música, oficinas de pinturas, jogos, barco pirata, biblioteca e o mais legal: duas piscinas, sendo uma bem rasinha e outra com um tobogã! Um dos nossos lugares preferidos de todo o hotel. Crianças até 4 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou outro responsável.
- Comida
Como já contei acima, crianças até 6 anos não pagam as refeições. Fique tranquilo caso você ache que seu filho não vá se adaptar ao menu dos restaurantes. Claro que sempre há um menu kids, mas de qualquer forma, o chef pode preparar algo mais simples, ao gosto do seu pequeno!
Os talheres kids de peixinhos são uma graça! Há cadeirão em todos os restaurantes e os garçons e demais funcionários são sempre muito gentis com nossos filhos.
- Suporte médico
O hotel conta com uma enfermeira e o médico mais próximo fica na ilha em frente (10 minutos de barco). Em casos graves, é preciso ir até Male para ser atendido em um hospital com mais infraestrutura.
/// LAZER
Como o hotel não tem uma piscina principal, passamos boa parte do tempo curtindo nossa vila (e a piscina dela, claro!). Além do The Den (o kids club fantástico), aproveitamos muito o Out of The Blue. Descemos aquele tobogã incontáveis vezes.
Cada cantinho de praia da ilha, com seu mar cristalino, calmo e quentinho, também foi muito bem aproveitado!
O snorkel no Bar(a)Bara, um barzinho overwater descolado, é muito lindo. Mas há opções de snorkeling tours também. A vida marinha ao redor da ilha do Soneva Fushi é muito rica. Snorkel e máscaras são fornecidos gratuitamente. Há também um centro de mergulho!
Como cortesia, o hotel fornece aos hóspedes caiaques, stand-ups, entre outros equipamentos aquáticos não-motorizados.
- Sandbank – banco de areia do Soneva Fushi
Logo em frente à ilha principal do Soneva Fushi, está um banco de areia desses de filme (pertence ao próprio hotel), super paradisíaco! É pertinho, sendo possível chegar até mesmo de caiaque em dias de mar mais calmo e na maré baixa.
Como estávamos com bebê e o clima não ajudou tanto, contratamos um passeio de barco para chegar até lá. A experiência se chama “sunbathing on the sandbank” e custa 165usd para a família. Foi MARAVILHOSO! Montaram um guarda-sol com almofadas, prepararam um cooler com água e sucos e uma sacola cheia de brinquedos de praia para o Vini. Tínhamos o banco de areia inteiro só para nós.
O barco nos deixou lá e voltou pra buscar algumas horas depois (o celular do hotel – que tínhamos à mão para solicitar qualquer coisa – funcionava, e podíamos pedir para ficar mais ou menos tempo do que o combinado).
Em uma das noites da nossa estadia, o hotel organizou um sunset para todos os hóspedes nesse banco de areia (cortesia), mas infelizmente teve que ser cancelado por causa da chuva. 🙁 Na verdade, o sunset junto com os outros guests e staff acabou acontecendo na área principal do hotel, com bebidas e petiscos oferecidos pelo Soneva. Delícia.
Há várias experiências pagas que o Soneva Fushi pode organizar no sandbank, como café da manhã, piquenique, pôr do sol e até uma noite em uma cabana! Que tal um CASAMENTO? Também é possível. Foi nesse banco de areia que Isabeli Fontana e Di Ferrero se casaram em 2016.
- Six Senses Spa
O sereno e super bem falado spa do Soneva Fushi é by Six Senses. 5 salas de tratamento + 2 tendas ao ar livre, com tratamentos realizados com óleo de coco local!
- Sunset Dolphin Cruise
Uma hora de passeio de barco, no fim da tarde, para ver os golfinhos. Com canapés e bebidas a bordo. Até topamos o passeio, mesmo com mar batido, mas não tivemos sorte. Que pena!
- Cinema Paradiso
Sessão de cinema ao ar livre, com bebidas, pipoca e sorvete! Durante o dia os hóspedes votam no filme que desejam ver entre duas opções, e a sessão acontece após o jantar… Todos acomodados em espreguiçadeiras. Mágico! Também é possível organizar uma sessão particular.
- Glassblowing Class
Garrafas de vidro recicladas utilizadas no Soneva e também em resorts vizinhos são transformadas em obras de arte no studio de glassblowing do hotel (que estão à venda na lojinha). Hóspedes podem fazer parte e aprender a técnica do vidro soprado!
Uma das milhares de atitudes sustentáveis do hotel.
- Observatório (Ever Soneva So Celestial)
O hotel possui um observatório, com telescópio profissional. Em dias claros, o Soneva Fushi é um lugar incrível para observação de estrelas e planetas (está distante da cidade grande). Foi o primeiro hotel a oferecer essa facilidade aos hóspedes.
O hotel conta ainda com academia, quadra de tênis e studio de yoga.
E há várias outras atividades e excursões. Como vocês puderam perceber, sua estadia no Soneva Fushi não será nada entediante! Haja atividades! rs 😉
/// SERVIÇO
Fiquei realmente encantada com os funcionários do Soneva Fushi. Acho que em poucos hotéis ao redor do mundo experimentei um serviço de TANTA qualidade.
Todas as vilas do Soneva Fushi contam com um mordomo pessoal, aqui chamado de Mr ou Ms Friday. Eles te entregam um celular na chegada e são responsáveis por agendamentos de passeios, refeições, te transportar dentro da propriedade quando necessário, providenciar algo que você precise… Enfim, tornar a estadia o mais cômoda possível.
Nossa Ms. Friday, a Chérie, era simplesmente o máximo. Atendia todas as nossas necessidades (até mesmo o que nem sabíamos que necessitávamos! rs). Era de uma simpatia e eficiência de outro mundo, até mesmo o Vini a adorou. Ficava dizendo “a Ché”, “a Ché”, e pulava em seu colo!
Quer um exemplo da qualidade do serviço?
Quando chegamos à nossa vila, tarde da noite, vimos que tinha uma escada e que nosso filho não daria sossego (ele AMA subir e descer escadas!!). Perguntamos se por acaso não havia algo para bloquear os degraus, e em poucos minutos estava a manutenção no nosso quarto, instalando um portão. DEMAIS!
/// SUSTENTABILIDADE
Conheço muitos hotéis ecológicos e conscientes de seu papel no destino. Vejo isso como uma tendência super positiva no turismo. Mas o Soneva Fushi foi o hotel onde mais tive contato com a sustentabilidade!
Eles tem o maior orgulho dos projetos próprios de reciclagem, reutilização e compostagem. E fazem questão de mostrar isso para os hóspedes. Um dos passeios que fizemos dentro do hotel, por exemplo, foi para o centro de reaproveitamento que está montado lá mesmo (Eco Centro – Waste to Wealth). Uma área gigantesca na ilha reservada APENAS para a transformação do lixo em algo útil. NADA é desperdiçado! O resort recicla 90% de todo o seu lixo.
Latinhas são derretidas e viram puxadores de armários, as caixas de isopor das frutas viram tijolos (misturados com concreto) e material de pintura do kids club, cocos e madeiras viram parte da estrutura das vilas, entre outras coisas. É incrível ver a criatividade para reaproveitar os resíduos!
O hotel tem o maior parque de energia solar das Maldivas, que produz energia para toda a estrutura. Há pouquíssimos veículos movidos a combustível (apenas alguns tratores), o que ajuda no ruído e na ecologia. Os hóspedes, por exemplo, se locomovem em bicicletas (com carros elétricos disponíveis para quem quiser).
Nos quartos, absolutamente nada de plástico (até os saquinhos higiênicos para absorventes ou fraldas são de papel!) e há até umas bolsinhas para conscientizar os hóspedes a levarem o lixo (aerossóis, pilhas, garrafas de plástico etc.) consigo de volta para o continente.
Muito do que é usado na culinária é plantado lá mesmo e o que não é possível, é comprado de produtores das Maldivas. Cozinha local e sazonal, que aproveita ao máximo os ingredientes da região, em determinada época (claro que por se tratar de um hotel de luxo, há no cardápio as mais variadas opções para os hóspedes). O hotel também se considera “beef free”, evitando o uso da carne de vaca em suas receitas.
É importante apontar mais uma vez que a ilha é assim TÃO VERDE, porque apenas o mínimo da vegetação NATIVA foi retirada para a construção dos resorts, diferente da maioria dos hotéis das Maldivas.
/// POR QUE ESCOLHER O SONEVA FUSHI?
Para viver o luxo de se sentir em casa, fora da sua casa. Para tirar férias e estar naquele lugar aconchegante, do qual você não deseja ir embora, sabe?!
De fato, o Soneva Fushi não tem o mar mais azul turquesa das Maldivas (à parte de seu banco de areia, que é absurdamente azul) e nem traz o tempo todo aquela sensação de estar super isolado, mas se eu fosse escolher um hotel para voltar… Adivinha qual seria?? O Soneva Fushi, é claro!
Escrevi o post com os olhos cheios d’água, com saudade de estar novamente no momento de cada foto que usei para ilustrar o texto. Acho que há muito tempo não viajava para um lugar no qual me sentia tão bem e tão relaxada. Difícil até de explicar!
É um resort família, ao mesmo tempo que é romântico, charmoso, silencioso… Sua preocupação com o meio-ambiente realmente nos envolve e nos faz repensar várias atitudes. É lindo de se ver. Amamos demais, vivemos dias lindos e felizes no Soneva Fushi. Recomendo!
► Clique aqui para reservar a sua estadia no Soneva Fushi.
Espero poder voltar em 2023 para fazer uma renovação de votos em família (10 anos de casados)! Com Vinicius, Miguel (nessa viagem, ele estava na barriga!!), quem sabe até um 3º baby e nossos pais. ♥
Outros hotéis da rede que agora também quero conhecer: Soneva Jani (Maldivas) e Soneva Kiri (Tailândia).
Leia também:
Por Lala Rebelo
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
Clique aqui para assistir a parte 1 dos nossos dias no Soneva Fushi e aqui para assistir a parte 2. Mostrei tudo ao vivo no Instagram Stories. 🙂