No post de hoje traremos todas as dicas de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Saiba quais são as melhores regiões e hotéis para se hospedar (simplesmente amamos o One&Only Royal Mirage!), dicas de restaurantes, o que fazer na cidade, clima, melhor época para ir e muito mais.
Como fizemos essa viagem com nosso filho de 1 ano e 8 meses, também temos dicas de Dubai com crianças (que tal ir ao primeiro restaurante só para crianças do mundo?). E claro, não faltarão as dicas “básicas”, para adultos, com ideia de roteiro, guia brasileira e tudo o que você deve fazer em Dubai em sua primeira viagem ao destino.
***
Dubai foi pra mim um ótimo exemplo de superação de expectativas em relação a um destino. Na verdade, confesso que nem tinha muitas expectativas. Sempre “pulei” o destino… Não me interessava muito. Mas dessa vez, uma promoção de passagens irresistível me fez enfim marcar uma viagem para Dubai e Abu Dhabi.
[Leia todas as dicas de Abu Dhabi aqui]
Bom, claro que acabei acrescentando um “pulinho” até as Maldivas. E descobri que Maldivas com crianças é simplesmente O MÁXIMO. Mas o que eu descobri mesmo, é que Dubai é um destino muito muito legal!
Achava que seria como Las Vegas (um destino divertido mas que não é a minha cara), um pouco fake demais, mas vi que além da megalomania dos prédios altíssimos, que ficam concentrados em uma certa parte da cidade, existe vida real. Existem casas e prédios normais, gente – e idioma – árabe (apesar dos nativos representarem apenas 15% da população dos Emirados Árabes), mercados e bairros antigos, cheios de cultura.
Me lembrou até um pouco a Cidade do Panamá, onde morei, que tem lá seus arranha-céus, um monte de imigrante, expatriados, mas bastante autenticidade por trás.
Recapitulando um pouco a história do país, que já tinha contado no post de Abu Dhabi, os Emirados Árabes Unidos é formado por sete emirados (Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira), sendo Dubai o mais populoso, com mais de 2,2 milhões de habitantes (Abu Dhabi é a capital). Trata-se de uma junção de monarquias absolutas árabes, cada uma com seu próprio Sheikh e sua própria soberania.
Esse jovem país muçulmano, de língua oficial árabe (apesar de que se ouve muito mais inglês do que árabe), localizado no Golfo Pérsico, tem apenas 48 anos de idade e já possui uma das economias mais desenvolvidas do Oriente Médio (um dos mais ricos do mundo).
Fiquei realmente impressionada ao ver tudo o que esses Sheikhs foram capazes de fazer no meio do deserto. Se você vir uma foto de Dubai nos anos 90 (sim, super recente) a cidade não era NADA. O Sheikh de Dubai, especificamente, foi muito visionário e empreendedor. As reservas de petróleo deste Emirado não eram das maiores (muuuuito menos petróleo do que Abu Dhabi, o mais rico de todos os 7 emirados). Por isso resolveu investir o dinheiro em algo mais durável, antes que o recurso natural se esgotasse: TURISMO.
Você pode achar um exagero tantos prédios altíssimos (o mais alto do mundo, inclusive! O Burj Khalifa), hotéis chiquérrimos (o único 7 estrelas do mundo, Burj Al Arab), pista de esqui indoor no calorão do deserto, maior aquário do mundo, ilhas artificiais em formato de palmeira e de mundo… Mas… O que teria colocado uma cidade tão jovem no mapa e na wish-list de tanta gente, se não fosse isso?! Na minha opinião, uma brilhante estratégia de marketing!
A receita do Emirado de Dubai vem do turismo, do comércio, do setor imobiliário e dos serviços financeiros. Petróleo e gás natural contribuem hoje com menos de 6% do PIB!
Claro que o destino ainda tem muito a evoluir no que diz respeito a igualdade de gênero, direitos humanos, exploração animal etc. (coisas que estão acima dos aspectos da cultura local)… Mas sinto que estão melhorando a cada ano. O mundo todo está, e um país tão envolvido com turismo – em grande parte ocidental – não quer ser mal visto por aqui, né?!
QUANTOS DIAS FICAR EM DUBAI?
Na minha opinião, o ideal para quem vai pela primeira vez e quer conhecer um pouco de tudo, com calma, é ficar 4 dias (além do tempo em Abu Dhabi, que pode ser 1 ou 2 dias inteiros). Mas mesmo assim, ainda vai faltar tempo para fazer muuuuita coisa.
CLIMA – MELHOR ÉPOCA PARA IR PARA DUBAI
Com certeza, a melhor época para ir a Dubai é de outubro a abril, período que eles chamam de “inverno”. Eu fui no final de novembro e realmente não esperava pegar um friozinho nessa data (a gente sempre acha que Dubai é bem quente), mas peguei. Fazia 18-20ºC de manhã cedinho. Mas durante o dia, os termômetros chegavam a quase 30ºC. É uma época bem agradável para “turistar”. Apenas no passeio ao deserto que pegamos bastante frio (12ºC a noite).
Evite ir no verão, entre maio e setembro. A temperatura pode chegar a 50ºC! Além de que várias atrações ao ar livre ficam fechadas.
Também evite ir no período do Ramadã, quando vários estabelecimentos ficam fechados.
VIAJAR PARA DUBAI COM CRIANÇAS VALE A PENA?
Oooo se vale! Fiquei encantada com a forma com que as crianças são tratadas por lá. Funcionários de hotéis, restaurantes e atrações são sempre muito gentis e tentam agradá-los ao máximo! Achei um destino muito kids friendly (assim como baby friendly) e todos os restaurantes que fui (dos mais simples aos mais elegantes) tinham um menu kids bacana.
No quesito “o que fazer em Dubai com crianças”, a cidade é impressionante, pois há infinitas atrações: parques aquáticos (sim, no plural), parques de diversão, aquário, pista de patinação no gelo, pista de esqui, passeios ao deserto e muito mais!
E pra quem não viaja com crianças para lugares sem estrutura por causa de saúde, fique tranquilo, pois Dubai tem muuuitos hospitais excelentes. Uma cidade ULTRA segura (zero violência), limpa, com ótimos hotéis para toda a família.
Um destino excelente para ir com pequenos, se não um dos melhores! rsrs Entendo que a distância e o tempo de voo assustam, ms lembre-se de que é voo direto e em um baita avião gigante!
► Leia aqui também minhas dicas de Abu Dhabi.
Como chegar / Onde ficar
VOOS – Como chegar em Dubai
O jeito mais fácil é voar pela Emirates, com voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro, com duração de 14-15 horas.
Mas também é possível ir via Europa, fazendo apenas uma conexão em Londres (British Airways), Istambul (Turkish Airlines), Amsterdam (KLM) e Paris (Air France), entre outras opções.
Minha experiência voando na econômica da Emirates: realmente a aeronave, um A380, é surpreendente. Gigantesca, com bastante espaço entre as fileiras e banheiros mais amplos que o normal. Enquanto todo o processo de check-in é maravilhoso, rápido, simpático e super helpful, o serviço a bordo deixa a desejar. Tanto na simpatia dos funcionários (que nos 4 voos que pegamos, os comissários foram até arrogantes) quanto na comida servida (pouca quantidade e nada saborosa).
Para quem voa com crianças e bebês, é uma experiência bem legal, já que a cada voo há um presentinho diferente, além da foto de polaroide que os comissários passam tirando das famílias. O sistema de entretenimento é bem completo, com muita opção de filmes e jogos.
PASSAPORTES E VISTOS
Brasileiros não precisam mais de vistos para viajar para os Emirados Árabes Unidos, apenas passaporte válido. Indico levar sempre a confirmação da passagem de volta e de hospedagem.
COMO SE LOCOMOVER EM DUBAI
Usamos taxi e Uber várias vezes e sempre deu certo. Achei super seguro! Os taxis sempre aceitavam cartão de crédito.
Na chegada, combinamos com o nosso hotel, One&Only Royal Mirage, para nos buscar no aeroporto (eles tem um lounge no hotel, para recepcionar os hóspedes). O carro era impecável e contava com cadeirinha de bebê.
Aliás, é permitido circular com bebê no colo em taxi e Uber.
Quem quiser também combinar um transfer para estar esperando no aeroporto na sua chegada, fale com a guia Claudia Antunes Hoffmann (e-mail cahdb@hotmail.com / whatsapp +971 566-044-929).
Na cidade, é muito fácil também se locomover de metrô!
Achei os valores de taxi em Dubai muito similares a São Paulo. Do aeroporto internacional até Downtown, pode custar cerca de $70 AED.
HOTÉIS – Onde se hospedar em Dubai
Essa é uma pergunta muuuuito difícil de ser respondida, já que há milhares de possibilidades. Depende muito dos seus interesses e do seu perfil. Nós simplesmente AMAMOS ficar hospedados em um hotel de praia, e mesmo assim, perto de tudo.
Esqueça as torres altíssimas, cheia de luzes e aquele entorno agitado… O One&Only Royal Mirage é um verdadeiro refúgio de paz em Dubai. E tenho certeza de que ter me hospedado nele fez toda a diferença na minha impressão sobre o destino.
E não se trata apenas de UM hotel e sim TRÊS (The Palace, Arabian Court e Residence & Spa), que formam um complexo gigantesco, com acesso a uma praia enorme e privativa. Os hóspedes podem usar praticamente toda a área comum, independente de qual dos hotéis está hospedado.
Estamos falando de 5 piscinas maravilhosas (algumas exclusivas para adultos e uma tem até tobogã!), 16 bares, lounges e restaurantes (vários deles entre os melhores de Dubai e até mesmo do mundo, como o Celebrities, do Chef 3 estrelas Michelin Mauro Colagreco), muita área verde e um beach club animado, o DRIFT.
O café da manhã é simplesmente um sonho, super completo, e o mais legal é que você pode escolher tomá-lo cada dia em um restaurante diferente (são 3 opções). Você pode circular de um hotel ao outro com o shuttle gratuito (de 8h às 2h da manhã, a cada 15 minutos) ou a pé (o que eu achei uma delícia!).
Nós nos hospedamos no The Palace que, como o nome diz, é um verdadeiro palácio (na verdade, os três hotéis são palácios, com decoração clássica inspirada na arquitetura islâmica, cheia de arabescos, arcos, domos e outros detalhes suntuosos).
Ficamos em uma Superior Executive Suite, que era muito espaçosa. O fato de ter o quarto + uma salinha, separadas por uma porta, é muito bacana principalmente quando se viaja com bebê. Ele pode dormir mais cedo, em silêncio, enquanto a gente conversa no outro ambiente. O banheiro, todo em mármore, também é belíssimo. Mas mesmo os quartos “normais” do One&Only Royal Mirage (superior rooms) não têm nada de normais. Você se sente de fato no palácio do Sheikh! rs
Para quem viaja com crianças, ficar neste hotel é uma escolha ainda mais certeira. Poder curtir um pouquinho de praia antes do city tour, ou chegar de um dia agitado e ter uma piscina com água na temperatura ideal, para relaxar, foi essencial. Os bebês são MUITO bem tratados. Teve bercinho com roupa de cama fofa, camelo de pelúcia de presente (que ele amou e não parou de abraçar!), funcionários amáveis e comida apropriada em todas as refeições.
O hotel também conta com kids club (em meses de férias, há muuuitas crianças e muitas atividades diferentes) e, para os adultos, um spa maravilhoso (by ESPA), com destaque para seu tradicional hammam (baita experiência!).
Um destaque para o serviço desse hotel. Conseguem antecipar todas as nossas necessidades, mas sem serem invasivos, sabe? Fiquei realmente encantada. Todos muito gentis conosco e principalmente com o Vini. Espero voltar na minha próxima ida a Dubai!
Ah, e tem mais algumas coisas legais: boat transfers gratuitos entre o One&Only Royal Mirage e o One&Only The Palm (que fica em frente, na famosa ilha em formato de palmeira) e serviço de shuttle bus cortesia entre o hotel e o parque aquático Atlantis Aquaventure e o shopping Mall of the Emirates.
Amei muito nossa experiência. Recomendo!
::: Reserve aqui a sua estadia no One&Only Royal Mirage.
Para quem quer se sentir ainda mais em um destino paradisíaco de praia, só que em Dubai, recomendo o One&Only The Palm, que fica na famosa ilha artificial em formato de palmeira (em frente ao Royal Mirage). É o resort mais exclusivo dessa zona. As piscinas são maravilhosas e a praia então nem se fala. Não deixe de experimentar um tratamento no único spa Guerlain dos Emirados Árabes.
::: Reserve aqui a sua estadia no One&Only The Palm.
Outros hotéis de praia em Dubai:
- Atlantis The Palm (para quem vai com criança acima de 3 anos pode ser uma opção legal, pois é um parque aquático. Mas mesmo sem ficar lá, você também pode visitar o parque e praia!)
- Anantara The Palm (na praia, só que bem mais econômico)
- Mandarin Oriental Jumeira (moderno, recém-inaugurado)
Quer ficar em Downtown, no meio do agito, perto dos prédios arranha-céus?
- Armani Hotel Dubai (dentro do Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo)
- Address Downtown
- Shangri-La Hotel Dubai
Está procurando uma opção um pouco mais econômica de hospedagem em Dubai?
Recomendo:
- Hotel Rove Downtown (super cool e bem localizado)
- Canal Central Hotel (vista e piscina no rooftop)
E teve um hotel que descobri durante a viagem que fica simplesmente na PARTE HISTÓRICA de Dubai (Bairro Al Fahidi / Al Bastakiya), em uma casa original do início do século XIX, muito charmoso! Também é cafeteria e galeria de arte. É o XVA Art Hotel.
► Veja todas as opções de hotéis em Dubai, clique aqui.
Recomendo muito que você também durma 1 ou 2 noites em Abu Dhabi, para ter a experiência completa. Veja todas as dicas de Abu Dhabi (inclusive hotéis bacanas) aqui.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
O foco da nossa viagem não foi gastronômico, mas mesmo assim tivemos ótimas experiências nos restaurantes de Dubai. Come-se muito bem na cidade. Cozinha que atende a todos os gostos e culturas (suuuper internacional), mas claro que há ótimas opções de culinária árabe (amo demais!!).
VALORES DE COMIDA E BEBIDA EM DUBAI
Os valores são sim bem altos mas, sinceramente, para quem mora em São Paulo e costuma comer em bons restaurantes, os preços de Dubai acabam não ficando TÃO exorbitantes. A não ser que você decida fazer todas as refeições em restaurantes badalados, de chefs estrelados… Aí sim a conta vai sair alta.
Mas caso não queira gastar muito com comida, há sim muitas opções de restaurantes rápidos, internacionais. Por exemplo, um Big Mac no Mc Donalds tem praticamente o mesmo preço do lanche no Brasil.
O que eu achei REALMENTE muito muito caro foi BEBIDA, principalmente as alcóolicas. Mas já era esperado, afinal estamos em um destino muçulmano, onde o álcool é PROIBIDO. Estabelecimentos que têm licença para comercializar bebida alcóolica aos turistas (a maioria dos hotéis e restaurantes) pagam altíssimas taxas para fazê-lo. Portanto, não espere pagar menos do que R$40 em uma latinha de cerveja long neck e R$50 em uma taça de vinho.
E que não passe pela sua cabeça levar garrafas de bebida alcóolica na mala… Você pode ter sérios problemas na alfândega!!
Aproveite e encare como um DETOX! rsrs 😀
DICAS DE RESTAURANTES
O melhor restaurante de comida marroquina que já fui (sério, melhor que os do Marrocos! rsrs). Comemos um couscous bidaoui (AED 125) e um tagine royal (AED 130) que estavam divinos! Até o Vinicius devorou seu pratinho de arroz marroquino com frango.
O ambiente é belíssimo… Todo escurinho e temático. Te transporta (ainda mais quando tem música típica ao vivo)! A proposta do restaurante é oferecer, por meio de seus pratos, um tour pelo Marrocos, de Casablanca a Chefchaouen.
O restaurante fica no hotel One&Only Royal Mirage. Recomendo você chegar antes ou dar uma esticadinha após o jantar para curtir o Arabian Courtyard. Um pátio lindo, pertinho do Tagine, todo de luzinhas, com almofadas no chão, para você tomar chás árabes ou fumar shisha, caso você curta.
Faça sua reserva: restaurants@oneandonlyroyalmirage.ae /// +971 4 399 9999
- Arabian Tea House (bairro histórico Al Fahid)
Quer comer comida árabe bem típica dos Emirados Árabes Unidos, que remetem aos beduínos e depois aos comerciantes que passavam por esse local? O Arabian Tea House, localizado em um imóvel histórico (uma das primeiras casinhas de Dubai), é uma experiência imperdível. Vive lotado, portanto tenha paciência… Só fazem reservas para grupos acima de 10 pessoas (exceto sextas e sábados).
Prove os espetinhos de cordeiro ou frango (média de AED 65). Há opções de saladas árabes e especificamente Emirati, entradinhas como kibes, homus e coalhada (AED 30), sanduíches (AED 40) e doces tradicionais. Os pratos kids são uma gracinha!
Procurando um bom restaurante na praia de Dubai? O Beach Bar & Grill, no One&Only Royal Mirage, é maravilhoso, e fica aberto no almoço e no jantar. O chef é ninguém menos do que Mauro Colagreco, um dos melhores do mundo, 3 estrelas Michelin (ele também é responsável por outro restaurante no hotel, Celebrities, que é mais elegante – não conheci).
O menu é bem variado e há várias opções de pratos com peixes e frutos do mar. O Ricardo comeu um Grilled Carabineros Prawns (AED 210) e eu fui de franguinho grelhado com amêndoas defumadas (AED 165).
Reserve sua mesa: restaurants@oneandonlyroyalmirage.ae /// +971 4 399 9999
Caso você queira apenas tomar uns drinks na praia, no mesmo hotel temos o The Jetty Lounge (bar) e o DRIFT Beach Dubai, que é um beach club bem animado apenas para maiores de 18 anos.
- At.Mosphere Restaurant (Burj Khalifa)
O restaurante mais alto do mundo, localizado no 122º andar do prédio mais alto do mundo, Burj Khalifa. Obviamente, a vista é maravilhosa! Há pratos à la carte (para vocês terem uma noção de preços: tagliatele pasta – AED 285, chicken supreme – AED 375), mas o “forte” do At.Mosphere é o menu degustação. A experiência com 6 courses custa AED 850 e a de 7 courses custa AED 950 por pessoa (sem vinhos). No almoço, o gasto mínimo é de AED 500 por pessoa.
Reserve com antecedência pelo telefone +971 4 888 3828 e veja mais infos no site (pois tem tudo sobre dress code e política para ir com crianças).
No almoço e jantar, apenas maiores de 7 anos. Já no café da manhã, não tem idade mínima. Mas com o baby, oficialmente esse não é um tipo de programa que eu encaro! 😀 Ele não vai curtir a mínima (a vista vai… Mas tem o observatório do próprio Burj Khalifa) e eu vou ficar irritada por não estar aproveitando uma refeição de mais de R$1.000 rsrs. NOT!
Para quem não quiser ir para fazer uma super refeição, existe também o At.Mosphere Lounge.
*Atenção: não há acesso direto do Dubai Mall ou do observatório do Burj Khalifa para o restaurante. É preciso entrar e sair pelo Armani Hotel.
- Al Mahara (Burj Al Arab, Jumeirah)
Esse é o icônico restaurante no “fundo do mar” do que dizem ser o “único hotel 7 estrelas do mundo”, na praia de Jumeirah. Há um enorme aquário no local para trazer justamente a sensação de estar jantando dentro da água (bem ao estilo daqueles underwater restaurants das Maldivas).
O foco do menu, claro, é frutos do mar. Há pratos à la carte (pratos principais, em média, AED 400) e também menu degustação (5 courses – AED 650 por pessoa / 7 courses – AED 890 por pessoa).
Precisa reservar com antecedência pelo telefone +971 4 301 7600 ou email baarestaurants@jumeirah.com. Atenção ao dress code, pois são super rígidos. Ouvi dizer que homens não entram sem blazer e calça jeans não é permitida. No almoço, não há idade mínima para visitar o restaurante mas no jantar apenas crianças com mais de 8 anos são aceitas. Também não fomos!
*** ESPECIAL KIDS ***
- White and The Bear (Villa 11 – Al Athar Street)
O PRIMEIRO RESTAURANTE SÓ PARA CRIANÇAS DO MUNDO!
Não podia deixar de conhecer nessa ida com o baby a Dubai, né?! Na verdade, ele não é SÓ para crianças. Os adultos acompanhantes também são bem-vindos e podem sentar nas cadeirinhas projetadas para os pequenos ou nas poucas mesas altas existentes. As crianças estão no centro de toda a experiência.
Os pratos são criativos, nutritivos e muito coloridos, criados pela Chef Annabel Karmel. Há opções interativas como espremer seu próprio suco de laranja e decorar biscoitos. O ambiente é fofo, todo branquinho, para destacar as cores da comida! Os pratos infantis custam, em média, AED 45.
Há um menu especial para adultos. Comemos um flatbread de frango (AED 64) e um curry de vegetais e frango (AED 62) bem gostosos. Mas eu gostei mesmo foi do menu kids! hehehe.
Não precisa de reserva!
Obs.: valores de novembro/2019. Podem ter alterações na data da sua viagem!
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Dubai tem infinitas possibilidades. Nem que você fique 5 a 10 dias na cidade, vai conseguir ver de fato T-U-D-O. Sempre há novidades (a cidade não para de crescer) então nunca é ruim ter uma “chance” de voltar. Contudo, acho que para uma primeira vez, 4 dias + 1 ou 2 dias em Abu Dhabi é um tempo bacana!
Como essa era nossa primeira ida a Dubai, fizemos um roteiro básico, que inclui os principais atrativos. Espero que gostem, pois para nós, Dubai foi uma experiência incrível!
O prédio mais alto do mundo que é MUITO ALTO MESMO. Sabe o One World Trade Center de Nova York? O Burj Khalifa tem simplesmente ~300 METROS a mais (160 andares). A visita padrão custa a partir de 149 AED por pessoa e te leva ao 125º andar. Existe também uma visita “vip” , que foi a que escolhemos, pelo valor de 378 AED por pessoa para ir até o 148º andar (e também inclui a ida ao 125º).
Eu sinceramente não acho que a diferença de preço vale pela ALTURA. O “normal” já muuuuuito alto rsrs. Só que a vantagem desse ingresso especial está no FURAR FILA. Se você for em um fim de semana ou em um dia especial, muito cheio (como nós fomos!!), VALE MUITO A PENA!
Ao chegar no 148º andar, você é até recebido por café e docinhos árabes. E o local é muito mais vazio do que o padrão. A espera para subir, ao invés de ser em pé na fila, é em uma sala vip com sofá. Gostei de ter ido nesse, principalmente porque estava com meu filho e foi mais confortável. Mas é realmente muito mais caro. Compre seu ingresso online.
O maior espetáculo de águas coreografadas do mundo (sim, tudo é “maior do mundo” em Dubai) é realmente impressionante. Se você ficou maravilhado no Bellagio de Las Vegas, você vai pirar nesse. É bem legal! Acontece todos os dias, a cada 30 minutos, a partir das 18h. Há horários diferentes de fim de semana, confira no site.
O show é gratuito e acontece em frente ao Dubai Mall. Uma música diferente a cada apresentação, o que torna assistir muuuitas vezes totalmente natural!! rsrs. Algumas são mais legais e impactantes, outras mais sem graça. Vinicius amou tanto que corríamos lá para ver de novo, de novo e de novo!
Há vários restaurantes do shopping com mesas na parte externa, com vista total ou vista parcial das fontes. Depois de assistir algumas vezes em pé, nós sentamos no California Pizza Kitchen, que estava vazio (e é super despojado). Tem também o Restaurante Bebabel, mais arrumadinho (também fica no Dubai Mall) que tem super vista. Mas precisa chegar assim que abre, às 18h, porque não faz reserva.
Ah, também é possível ver o show das fontes de dentro da própria água, em um passeio de barco!
Adivinhem?? O maior aquário do mundo! rs. Qualquer pessoa que vá ao Dubai Mall pode ver o aquário, sem pagar seu ingresso. Quando você paga, você tem acesso ao túnel, para ver os bichos passando por cima e também a um Underwater Zoo com bichos aquáticos de todas as partes do mundo, que fica em outro andar. A quantidade de animais é impressionante. Como o ingresso não é barato (195 AED/pessoa), acho que só vale a pena entrar mesmo se estiver com crianças!! Decida na hora, nós compramos o ingresso lá mesmo.
Bom, além de abrigar o aquário, o show das fontes, o KidsZania, um esqueleto de dinossauro, a pista de patinação no gelo e estar ao lado do Burj Khalifa, o Dubai Mall também é casa de muitas lojas legais! Tem toooodas as grifes de luxo, mas também tem lojas mais acessíveis. Vale a pena uma voltinha (que pode levar horas, pois é enoooorme). O segundo andar inteiro é de lojas para crianças! Tem até Carter’s (baratenha) e claro: Burberry Children, Armani Junior, Bonpoint, Jacadi, Dior Baby, Dolce&Gabbana Kids, Fendi Kids, Gucci Kids, Roberto Cavalli Jr etc.
- Bairro histórico Al Fahidi / Al Bastakiya
A parte histórica de Dubai realmente me impressionou. Não esperava ver algo tão cultural assim por lá! O bairro de Al Fahidi, antes chamado de Al Bastakyia, possui várias casas ORIGINAIS do início do século XIX, antes da descoberta de petróleo na região. O local é um verdadeiro labirinto e o tipo das construções revelam muito bem o estilo de vida daquela época.
Como contei acima na parte de restaurantes, indico muito almoçar ou tomar café da manhã na Arabian Tea House, que fica em uma dessas casinhas. Se estiver muito cheio, recomendo ir comer um lanchinho no pátio do XVA Art Hotel. Pedimos umas esfihinhas abertas de queijo (cheese man’ousheh) bem gostinhas – 31 AED.
Estar com guia para esse walking tour foi ESSENCIAL. Acho que sozinhos, ficaríamos perdidos e nem teríamos entendido tão bem do local, sua essência e história. Adorei o trabalho da brasileira Claudia (cahdb@hotmail.com).
Depois de visitar o bairro, fomos caminhando até chegar ao Forte Al Fahidi.
Esse forte foi construído há mais de 200 anos, para proteger a cidade naquela época. Depois virou arsenal e até uma prisão. Em 1971 virou um museu para contar toda a história de Dubai. É super interessante. Mas costuma lotar muuuuuito na alta temporada.
Fomos andando mais um pouquinho até chegar a um primeiro souk pela parte de trás. Era um souk de tecidos, mas que já vende de tudo. Bem menos turístico, porque fica do “lado de cá” do rio, enquanto os famosos souks do ouro e das especiarias ficam “do lado de lá”.
- Dubai Creek
Esse é o rio (na verdade, um braço de mar) que passa por Dubai. Cerca de 12 mil pessoas cruzam o Dubai Creek diariamente. E você vê que é vida real mesmo, pois os barcos dhows, de madeira, transportam mercadorias pelo mesmo local onde passam os turistas. A gente vai em um outro barco típico chamado abra. Pagamos 20 AED pelo barco, para ir eu, Ricardo, a guia Claudia e o Vini no carrinho. Super baratinho.
- Souks (mercados típicos)
Os souks são os mercados típicos árabes (aquela furupa rsrs). Antigamente, os souks eram específicos. Tinha só o de tecidos, o de ouro, o de peixe… Hoje em dia, claro que alguns tem algum “foco”, mas já é bem misturado. Após descermos do barquinho, chegamos já no famoso Gold Souk (mercado de ouro) e no Spice Souk (mercado das especiarias, temperos).
Realmente os produtos são mais baratos do que no shopping, mas é preciso NEGOCIAR! Tudo, absolutamente TUDO é negociável. Comprei uma pashmina ótima, pela metade do preço. Jóias também têm preço ótimo, mas treine seu poder de pechincha! Nos contaram que as chances das jóias não serem legítimas são mínimas… Pois para estarem ali, precisam ter o “certificado do Sheikh”. E como as punições para crimes nos Emirados Árabes são BEM severas, poucos ousam sair da linha.
- Praia
Poucos associam ir a Dubai com curtir praia! Mas acredite, é uma delíiiiicia e muita gente viaja para lá com esse foco! rs. É praia mesmo, no Mar do Golfo Pérsico! Água azulzinha, não muito fria (pelo menos quando fui) e muita paz. Como nós ficamos em um hotel na praia, o One&Only Royal Mirage, aproveitamos muuuuito essa “parte” de Dubai.
Para quem não estiver hospedado na praia, dá para ir a uma praia pública (por exemplo, Jumeira Public Beach) ou a algum beach club. O DRIFT Beach Dubai, que fica no One&Only Royal Mirage, é super badalado (liiindo! Tem piscina e um visual maravilhoso). Só para maiores de 18 anos. E tem também a praia do Atlantis e a praia privada do Jumeirah (Madinat Jumeirah Private Beach), com vista para o Burj Al Arab.
Essa experiência foi muito mais legal do que pensávamos que seríamos. Por muuuuito pouco mesmo eu deixei de fazer o passeio no deserto por achar que seria furada!! Ainda mais grávida e com bebê de 1 ano e 8 meses. Mas ter ido e ter escolhido a Platinum Heritage foi a melhor decisão ever!
Como estávamos com um baby, nossa única opção era fazer um passeio privativo. Acho ótimo porque podemos desistir sem atrapalhar ninguém, caso algo dê errado rs. Mas o carro privado custa em torno de AED 3000. O carro compartilhado, que também é uma ÓTIMA experiência, afinal nem cabe tanta gente assim no carro (creio que até 5 ou 6), custa 595 AED para adultos e 495 AED para crianças, na alta temporada (se você for fora dos meses mais disputados, que são novembro, dezembro e janeiro) o preço pode ser mais baixo.
Uma camionete nos busca no hotel (carro impecável, com ar condicionado e cadeirinha para o bebê) e vamos conversando com nossa guia da Platinum Heritage (que falava português!!) até a entrada da Reserva. São 45 minutos de estrada. Colocamos lenços na cabeça (cortesia) e transferimos para os carros do passeio, que são Land Rovers vintages, de 1950. Até esse carro estava equipado com cadeirinha para o baby.
Como o carro é aberto, se seu filho não gostar de ficar de óculos de sol, pode ser bem incômodo por causa da areia (existe também a opção platinum, muito mais cara, mas que vai em carros fechados e é um passeio ainda mais luxuoso. O nosso era o heritage). Quanto a “bumps”, grávidas fiquem tranquilas, porque não há rali nas dunas nessa experiência e a estrada vai retinha a maior parte do tempo.
Uma das principais razões para termos escolhido fazer o passeio ao deserto com a Platinum Heritage foi: É VAZIO!!! Sempre ouço um feedback péssimo de quem faz os passeios “comuns”, de que há um montão de camionetes fazendo rali nas dunas, disputando um pedaço de areia, jantares “beduínos” gigantescos para dezenas (até centenas) de pessoas, danças e músicas exageradas…
O passeio da Platinum Heritage é vazio porque ela é a única empresa que atua em uma reserva privada! E trata-se de uma área de conservação, onde não se dirige fora da estrada demarcada e há um trabalho de recuperação da fauna local. Hoje nessa reserva há mais de 600 oryx (um antílope da região) livres.
Ainda há camelos disponíveis para passeio, mas não é o foco da experiência. Eu não curto mais essas interações com animais e nem cheguei perto. Tem também uma apresentação de voos de falcão, mas tenho pavor de aves e nem olhei. rs
O nosso jantar estava uma delícia, para poucas pessoas. As entradinhas árabes eram servidas na mesa (kibe, homus, fatouch…) e pegávamos espetinhos de frango e cordeiro direto do fogo. O pãozinho também era feito na hora (Vinicius amou esse pão). Também tinha todos os acompanhamentos e sopa de ervilha.
Super recomendo essa experiência com a Platinum Heritage! Reserve aqui.
Para quem quiser vivenciar ainda mais a fundo a experiência, recomendo dormir 1 ou 2 noites em um hotel de deserto.
Indico:
. Al Maha Desert Resort & Spa – Super exclusivo, fica dentro da reserva privada onde atua a Platinum Heritage.
. Bab Al Shams – Resort maiorzão. Está no deserto só que já bem próximo à cidade.
. Anantara Qasr al Sarab – Fica bem mais distante, depois de Abu Dhabi, já quase na fronteira com a Arábia Saudita, mas é bem bacana.
Coloquei Abu Dhabi aqui como um “item de Dubai”, já que muitos têm tempo apenas para um bate-volta (1h30 de estrada). Só que eu acho que Abu Dhabi merece pelo menos dois dias. O emirado vizinho é lindo e super autêntico. Sem falar que é o máximo passar horas na Mesquita mais linda do mundo (a Sheikh Zayed Grand Mosque). Abu Dhabi tem Museu do Louvre, tem parque da Ferrari, tem praia e muito mais!
Clique aqui para ler meu post completo de Abu Dhabi, com todas as dicas.
Atrações que não fui mas que gostaria de ter ido se tivesse tempo:
Uma das atrações mais recentes de Dubai (inaugurada em janeiro de 2018), nasceu para ser de fato uma “moldura” da cidade. No alto dos 150m do monumento, o turista tem acesso a um observatório que vê, de um lado, Dubai moderna, e do outro, Dubai antiga. Ah, vale dizer que para ir de um lado ao outro do Dubai Frame, o piso é de vidro! Compre seu ingresso online (AED 53).
Um gigantesco jardim com várias esculturas feitas de… FLORES!!! Há Mickey, urso de pelúcia, túneis de corações e até um avião A380 da Emirates! O ingresso custa AED 55. Por ser ao ar livre, o Miracle Garden fica fechado no verão (as flores não aguentariam…).
É o bairro com vários edifícios arranha-céus. Vale a pena passear pela orla (Dubai Marina Walk), passando por suas lojas e restaurantes (há um shopping na área chamado Dubai Marina Mall). Se você deseja fazer um passeio de barco, normalmente é nessa Marina que você consegue um!
Considerado o único hotel 7 estrelas do mundo, o “prédio em formato de vela” reina sozinho em uma ilha própria em Jumeirah. As suítes têm vista panorâmica e as piscinas, tanto as externas, com borda infinita, como a interna, são lindas. Caso você não seja hóspede do hotel, a única forma de conhecê-lo por dentro é reservando – e fazendo – uma refeição em um de seus disputados restaurantes.
Caso não queira encarar um almoço ou jantar no local (não é nada barato!!), é possível ver o hotel da praia pública que está nas proximidades.
Outro shopping gigantesco, cheio de lojas bacanas, mas sua principal atração é o Ski Dubai, um resort indoor de esqui, com mais de 22.500m2. Prepare-se para o frio, pois dentro do complexo a temperatura é abaixo de 0ºC!
Se meu filho fosse um pouquinho mais velho (tipo 4 anos de idade), sem dúvidas, também teria incluído no roteiro:
São mais de 30 atrações (tobogãs e afins), o mais longo rio lento de Dubai e 500m de praia privativa (você pode ir apenas para a praia, inclusive). O ingresso adulto custa em torno de AED 320 e o infantil (acima de 1.20m) custa em torno de AED 260.
- Dubai Parks and Resorts (complexo com vários parques de diversão: Legoland, Legoland Waterpark, Motiongate, Bollywood Parks e Riverland)
- IMG Worlds of Adventure (o maior parque temático indoor do mundo)
- Wild Wadi Waterpark
- Kidzania Dubai
EXTRA
Se tivesse mais uns três dias de viagem, também teria incluído uma passagem pelo Six Senses Zighy Bay, em Omã. O hotel, no país vizinho, está a apenas algumas horas de carro e é simplesmente INCRÍVEL. Sonho! Total na minha bucket list.
GUIA BRASILEIRA
Indico muito contratar uma guia particular pelo menos para um dia inteiro de turismo. Faz tooooda a diferença na compreensão do destino.
Recomendo super o serviço da Claudia, que além de ser muito simpática, sabe tudo da história local (mora em Dubai há 12 anos!). Ela é brasileira e tem licença para atuar como guia tanto em Dubai como em Abu Dhabi (contratamos os serviços dela em Abu Dhabi também).
Além disso, ela também pode organizar para você transfers de chegada no aeroporto (para você chegar e já ter uma pessoa te esperando com a plaquinha com seu nome. Facilita tanto!!).
Segue contato:
Claudia Antunes Hoffmann
E-mail: cahdb@hotmail.com
WhatsApp: +971 566-044-929
Instagram: @claudia.dicasdedubai
* Se ela não estiver disponível na data, fale comigo que indico outros guias 🙂
SEGURO DE SAÚDE INTERNACIONAL
Eu NUNCA viajo sem seguro de saúde. Não acho que compensa ir apenas com o do cartão de crédito (que pode ser difícil pra conseguir reembolso). Fazer um extra é tão barato… Eu já precisei usar uma vez e recomendo!
Sempre faço o meu pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
CHIP DE CELULAR
Dessa vez, não comprei chip antes de viajar para Abu Dhabi e Dubai. Mas se você quiser comprar para já chegar conectado, recomendo o da EasySim4U. Compre online ainda no Brasil, o chip chega na sua casa e, já no avião, coloque no celular e desembarque com dados ilimitados. Já usei em vários países. Clique aqui para comprar.
MAPA
Confira no mapinha abaixo todos os pontos de Dubai citados aqui no post, pra você se localizar melhor:
Leia também:
► Minhas dicas de ABU DHABI.
► Review completo do One&Only Royal Mirage – hotel que é um palácio e também um refúgio de paz e tranquilidade no meio de Dubai.
► Combinamos essa viagem com MALDIVAS.
Leia aqui as dicas de Maldivas para lua de mel e aqui dicas de Maldivas com crianças pequenas.
Além de Maldivas, você pode combinar a sua viagem a Dubai & Abu Dhabi com:
- Tailândia
- Camboja
- Vietnã
- Filipinas
- Índia
- Tanzânia
- Omã (Six Senses Zighy Bay)
- Seychelles
- Ilhas Maurício
- Sri Lanka
etc. 🙂
E aí, também se surpreenderam com Dubai? É muuuuuito mais legal do que eu imaginava! Adoro quando um destino supera as minhas expectativas!
Beijos, Lala Rebelo
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
Assista toda a nossa viagem a Dubai pelo Instagram Stories: [parte 1] e [parte 2]
Se o post foi útil pra você e te ajudou no planejamento da sua viagem, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link, reservar seu carro por este link, fazer seu seguro de saúde internacional por este link e comprar seu chip por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuito obrigada! 😉
↑ Voltar ao começo do post