Dicas Lago di Como Itália – Em novembro fizemos uma viagem de carro pelo norte da Itália e Suíça (um roteiro que suuuper recomendo!!). Nossa 1ª parada foi Veneza (leia post aqui) e de lá fomos para o Lago di Como (e depois partimos para a Suíça, voltando para a Itália no final de tudo).
U-A-U! Que lugar!! Já escrevi um post aqui no blog contando sobre o hotel em que ficamos hospedados, o Grand Hotel Tremezzo, mas hoje, meu objetivo é trazer pra vocês dicas completas sobre o DESTINO.
O Lago di Como é um daqueles lugares que te deixam hipnotizados. Quando chego a um destino muito LINDO, que realmente me arrepia, costumo ficar bem abobada… Repetindo mil vezes elogios e tirando fotos sem parar. E foi assim que fiquei quando cheguei no Lago di Como.
É o 3º maior lago da Itália (tem 146 km2) e está localizado no norte do país, bem pertinho da fronteira com a Suíça (região chamada de Lombardia). O lago tem formato de Y e há dezenas de cidadezinhas charmosas espalhadas por suas margens.
Nessas cidades há muitos palácios, villas, hotéis lindos, igrejinhas e casas coloridas, que fazem do lugar um destino de luxo (apesar de ser possível fazê-lo sem muito budget também) e muito romântico, ao meu ver. Escolha um vilarejo como base (onde estará o seu hotel) para explorar vários cantinhos do lago.
[SOBRE O LUGAR]
Como comentei acima, o Lago di Como é enorme. Tem 146 km2 e é o 3º maior lago da Itália, ficando atrás apenas do Lago di Garda e Lago Maggiore. É um dos lagos mais profundos da Europa, com 416 metros. É um lago de origem glacial, rodeado de montanhas altas, com mais de 2.000m de altura. Tem forma de um “Y” e várias cidades se espalham por suas margens. O nome original é Lago di Lario, mas hoje só é chamado de Como, que é a cidade mais populosa da região.
O lugar é um “refúgio” para os endinheirados desde os tempos dos romanos, e por isso encontramos ali muitos palácios e vilas. Vários famosos tem ou tiveram casas ali, como George Clooney, Madonna, Gianni Versace… Nos meses mais quentes, o lugar é “o que há” na Europa (super na moda!!). Além de atrair turistas por seus imóveis históricos, super hotéis, spas, restaurantes e parques, o lago fica cheio de vida com gente praticando esportes aquáticos, como kitesurf, windsurf, velejando… Delícia!
*** CLIMA – Quando ir? ***
A melhor época para conhecer o Lago di Como é nos meses mais quentes. Do final de março ao início de novembro, tenho certeza de que sua viagem será ótima! Se quiser ir para curtir as atividades no Lago, nadar etc. melhor ir de junho até meados de setembro.
Fomos na primeira semana de novembro e já fazia um friozinho (outono). Conseguimos entrar apenas nas piscinas que tinham algum aquecimento. O lugar já estava bem “morto”, beeeem vazio. Pegamos dias MARAVILHOOOOOOOSOS (como vocês podem ver na foto – muito céu azul!! E a vegetação toda em tons de amarelo e laranja também estava demais!!), mas acho que a “vibe” seria mais animada se fossemos umas semanas antes.
Muitos hotéis/restaurantes fecham no final de novembro e só reabrem em março.
*No final de março começa o horário de verão (adianta o relógio em 1 hora) que dura até o final de outubro.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos. Ah, para entrar na Europa, é obrigatório ter o Certificado Schenger (emitido também nesse seguro).
Vai para a Europa? Então leia também:
- Dicas de Veneza
- Tudo sobre o Grand Hotel Tremezzo
- Hotel Villa Honegg – a piscina mais linda do mundo
Todos os posts de Europa aqui.
Como chegar / Onde ficar
*** TRANSPORTES ***
O jeito mais fácil de chegar às cidadezinhas do Lago di Como é ALUGANDO UM CARRO (alugue aqui pela RentalCars) partindo do Aeroporto de Milão Malpensa (80km), ou do Aeroporto de Milão Linate (95km) ou do Aeroporto de Lugano – Suíça (37km).
Partir do Aeroporto de Veneza (cerca de 300km) é uma jornada mais longa, porém possível e bem tranquila (foi o que nós fizemos, pois como falei, conhecemos Veneza antes de ir para Como). Muita gente também parte do Aeroporto de Zurique, na Suíça, que está a 230km de lá (cerca de 3h de viagem).
* Quando você aluga por esse link, eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada 🙂
Outra forma bem prática de chegar é indo de TREM até a cidade de Como (um pouco mais que 1h de viagem) e de lá pegar um shuttle ou ônibus para seu hotel. A Itália está super interligada por trens (e boa parte da Europa), e viajar dessa forma também é uma delícia!
Para se locomover ali na região é possível fazê-lo de carro (para ir para cidadezinhas mais distantes) e o jeito mais gostoso, na minha opinião, é A PÉ! Longas caminhadas com esse visual? Adooooro!! Mas claro que a pé não é possível conhecer tudo (como falei, o lago é enorme!!). Para ir de uma margem a outra há BALSAS que fazem a travessia (para carros e pedestres), ou você pode contratar passeios de barco (privados ou em grupo) para ir conhecendo as cidades ao redor do lago.
*** HOTÉIS ***
A localização do seu hotel no Lago di Como é bem importante, pois ele será a “base” para explorar a região. O ideal é ficar na zona que eles chamam de “mid-lake”, ou seja, mais no centro do lago. Assim ficará fácil explorar as cidades imperdíveis.
A cidade mais bonita, na minha opinião, e uma das mais conhecidas, é Bellagio. Recomendo que você fique perto dela (ou nela mesmo!). Bellagio fica ali bem na intersecção dos dois lados do lago, ou seja, uma localização privilegiada. O nosso hotel ficava na outra margem, exatamente em frente a Bellagio (em Tremezzina) e foi perfeito, pois tínhamos a cidadezinha na nossa paisagem, e para cruzar bastavam alguns minutos de ferry.
Como, a cidade que dá nome ao lago, fica em uma das pontinhas do “Y”. Não é o lugar mais indicado para se hospedar porque fica um pouco afastado do “melhor do Lago di Como”, mas funciona também! 🙂 Porém, é uma cidade maior e bem menos charmosa que as demais.
Recomendações de hotéis absurdamente lindos:
- Grand Hotel Tremezzo [cidade: Tremezzina / Cadenabbia]
Esse foi o nosso escolhido. Que hotel! Um dos mais lindos em que já me hospedei. Está instalado em um palácio de 1910 e possui uma BAITA infraestrutura: 3 piscinas (TRÊS!!!), super SPA, academia, quadra de tênis e excelentes restaurantes. Tem até uma praia com areia e tudo!!! Claro que a piscina que flutua sobre o Lago di Como (chamada de “Water On The Water”) foi o que mais me impressionou (sou louca por piscinas!!), mas as outras duas também são lindas.
Nosso quarto era muuuito espaçoso, super bem decorado e com uma baita vista do lago (reserve um quarto com lake view! Vale a pena.). A decor, apesar de clássica (estamos em um palácio, né?!) não é nada velha. Foi tudo reformado recentemente.
Gostei muito da localização do Grand Hotel Tremezzo porque fica no tal “mid-lake” que falei acima, bem no “coração” do lago. No entorno do hotel há muito verde, parques, villas (a famosa Villa Carlotta é vizinha)… Uma delícia sair caminhando por ali… E por estar em frente de Bellagio, uma cidade fofa “encrustada nas montanhas”, a paisagem fica linda de dia ou de noite, quando se acendem as luzinhas.
O café da manhã (incluído na diária) é maravilhoso e os restaurantes também são divinos. Vale a pena marcar um almoço ou jantar lá mesmo se não estiver hospedado no hotel (vou falar mais disso na parte de “comes e bebes” abaixo). O serviço é impecável. Amei!! Para ler o review completo que escrevi sobre este hotel, clique aqui.
Reserve aqui sua estadia no Grand Hotel Tremezzo.
- CastaDiva Resort & SPA [cidade: Blevio]
Esse era a nossa outra opção de hotel (ooo dúvida cruel!!), pois também possui a tal da piscina que flutua sobre o lago. Só que o CastaDiva é menorzinho, mais exclusivo, intimista e reservado. Acabamos optando pelo Tremezzo principalmente por causa da localização, que é mais central. Este hotel fica em Blevio, bem no “comecinho” do Lago, mais perto de Como, e mais distante de Bellagio. Se você for com mais tempo, não tem problema ficar afastado, pois as distâncias não são muito longas para percorrer de carro. Algo que chama a atenção no CastaDiva é o SPA. Reserve aqui sua estadia no CastaDiva Resort & SPA.
- Grand Hotel Villa Serbelloni [cidade: Bellagio]
Esse hotel não tem o charme das piscinas flutuantes (mas tem uma piscina linda na beira do lago), e está absurdamente bem localizado, na cidade de Bellagio (é o único hotel 5 estrelas de lá). Super elegante, o Grand Hotel Villa Serbelloni é um dos hotéis mais antigos e tradicionais do Lago di Como. Reserve aqui sua estadia no Villa Serbelloni.
- Il Sereno [cidade: Torno]
Me hospedei na propriedade “irmã” desse hotel na ilha de St. Barth, o Le Sereno. Recentemente, o mesmo grupo abriu esse hotel no Lago di Como e está FANTÁSTICO!!! Com design todo moderno, ele oferece uma experiência única ao redor do lago. Reserve aqui.
Calma! Mas nem tudo no Lago di Como são palacetes e hotéis luxuosos. Há boas opções charmosinhas e mais baratas também 🙂 Com esse visual, o que não fica charmoso?? Veja outros hotéis aqui.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Prepare-se para comer MUUUUITO bem no Lago di Como!! 😛
- La Terraza [Grand Hotel Tremezzo / Tremezzina]
É o principal restaurante do Grand Hotel Tremezzo, e tem menu assinado pelo chef Gualtiero Marchesi. Sem exageros, nosso jantar estava divino!! Comi um um tagliolini com molho de frango cremoso e meu marido comeu um ossobuco de vitela com risoto a milanesa, e tudo estava delicioso. Provavelmente a melhor refeição da viagem. Veja o cardápio aqui. O atendimento também foi impecável.
Mesmo se não estiver no hospedado no Tremezzo, vale MUITO a pena reservar um almoço ou jantar no local, pela comida e pela VISTA UAU. Reserve pelo site, por telefone (+39 0344 42491) ou por email.
- Bar & Ristorante Azalea [Hotel Azalea / Tremezzina]
Não comi nesse restaurante mas o inclui na lista porque sua localização é fantástica. Que bela vista! Ficava pertinho do nosso hotel (Tremezzo) e faz parte de um outro hotel mais simples, o Azalea. Acho que vale ao menos para tomar um café com esse visual, né?!
- Locanda dell’Isola Comacina [Ilha de Comacina]
Este restaurante fica na única ilha do Lago di Como, Isola Comacina, e se chega de barco a partir de Sala Comacina. Desde 1947 serve o mesmo menu e é super bem recomendado.
- Ristorante La Vista – Albergo Milano [Varenna]
Pelo nome já dá pra imaginar, né? Belas vistas do Lago di Como. Serve pratos regionais e nacionais, a la carte. Lindo para um por do sol. Melhor fazer reserva antes pelo site.
- Vecchia Varenna [Varenna]
Restaurante super tradicional em Varenna, na parte histórica. Recomendado pela Condé Nast Traveller.
- Restaurantes em Bellagio [Bellagio]
A cidade mais lindinha do Lago di Como é cheeeia de restaurantes bacanas, com aquela comidinha italiana de primeira. Nós comemos em um que ficava bem na beira do lago, com uma super vista, mas a comida estava tão “mais ou menos” e o serviço tão devagar (isso porque nem estava lotado), que nem anotei o nome (mas tirei fotos!). Depois nos “enfiamos” nas ladeiras e becos da cidade e encontramos taaaanta coisa bonitinha!!! Sabe aqueles restaurantes escondidinhos? Com caaaaara de que faz uma comida boa!?! Vale a pena bater perna antes de escolher onde comer. Dê uma olhadinha na lista dos melhores restaurantes de Bellagio de acordo com usuários do TripAdvisor. Vários guias recomendam o Ristorante SILVIO e o Aperitivo Et Al.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
2 dias no Lago di Como é tempo suficiente pra curtir o que há de mais bonito por lá. Claro que se você pretende ficar aproveitando o hotel, pra descansar mesmo, com calma, recomendo +1 dia.
O que fazer:
- Esportes aquáticos
Nos meses quentes, o que há de mais gostoso no Lago di Como, além de curtir a piscininha do seu hotel (caso ele tenha uma), é praticar diversos esportes na água! O lago fica cheio. Caiaque, canoagem, kitesurf, windsurf, wakeboard, snorkel, veleiro e até pesca! Nosso hotel fornecia os equipamentos, mas há diversas empresas que alugam. Veja aqui.
- Passeio de barco pelo Lago di Como
Como o lago é enorme e cheio de coisas lindas ao seu redor, recomendo fazer um passeio completo de barco para conhecer um pouquinho de tudo, parar nos lugares mais lindos etc. Você pode fazer esse passeio de taxi-boat (privado ou em grupo – veja aqui) ou contratar previamente um tour (há vários) como esse aqui do Viator. Também dá para conhecer as principais cidades de balsa (veja aqui), apesar de não ser a mesma sensação de fazê-lo em um barquinho, mais livre. Dá até para alugar um barco e explorar por conta própria! O nosso hotel, o Grand Hotel Tremezzo, possui uma lancha própria (veneziana, de 1961) e oferece aos hóspedes tours pelo lago em grande estilo (pagos a parte).
Que cidades visitar e por quê:
- Bellagio
Não, não estou falando daquele hotel em Las Vegas! 😀 A cidadezinha mais famosa, mais romântica e graciosa do Lago di Como, fica bem no meio das duas “pernas” do lago, e oferece vistas espetaculares dos dois lados. O gostoso de Bellagio é passear sem rumo por suas ruelas. Vale uma visita à Villa Melzi, com palácio, com museu e um belíssimo jardim (que é o que mais faz a visita valer a pena).
- Como
É a cidade que dá nome ao lago. Apesar de ser pequena (90.000 habitantes), é muuuuito maior que as vizinhas. Passeie tranquilamente pela cidade, pegue o funicular para chegar a uma outra cidadezinha menor chamada Brunate (veja aqui) e visite a Duomo di Como (catedral).
- Tremezzo / Tremezzina
Tremezzina na verdade é a junção de 4 cidadezinhas: Lenno, Mezzegra, Ossucio e Tremezzo (desde maio de 2014). O hotel que nos hospedamos, o Grand Hotel Tremezzo, fica nessa região, que é coladinha também na cidade de Cadenabbia. Achei um charme! Os maiores atrativos de Tremezzina são:
. Villa Carlotta: a vila mais famosa do Lago di Como foi construída em 1690 e tem mais de 70.000m2. Hoje é um museu e um jardim botânico, cheio de degraus, flores, fontes e esculturas.
. Parco Meyer: um lindo parque todo arborizado, com fontes, esculturas e uma vista belíssima. No verão, é comum ver gente tomando sol esticado na grama do parque. Em alguns lugares encontrei a informação de que esse parque se chama Tereso Olivelli. E agora?! Não sei qual a informação correta. Procure por ambos os nomes, que você encontrará!! Fica quase na frente do Grand Hotel Tremezzo!! 😉
. Villa del Balbianello: mansão imponente na beira do lago. A fama hoje se deve principalmente ao fato da residência ter sido usada como cenário dos filmes James Bond Casino Royale (2006) e de Star Wars Episode II.
- Varenna
Varenna é a “segunda cidade mais linda do Lago di Como”, mas muitos acham que ela ganha de Bellagio! 🙂 É uma cidadezinha pequenininha, quase em frente a Bellagio, só que na outra margem (oposta a Tremezzina). Uma balsa (para carros e pedestres) liga os dois vilarejos em apenas 20 minutos. Varenna é toda coloridinha e tem ótimos restaurantes. O Castelo de Vezio é a principal atração da cidade.
- Laglio
Essa cidadezinha com menos de mil habitantes só entra nessa lista porque é nela que está a casa do George Clooney, Villa Oleandra. Rumores de que ele vai vender ou já vendeu a propriedade, devido ao assédio.
Que lugar lindo, né?! Espero que tenham gostado do post, das dicas e do destino!! O Lago di Como é maravilhoooso. Vale a pena, sem dúvidas, incluí-lo em sua próxima viagem a Europa.
Explore no mapinha abaixo todas as cidadezinhas do Lago di Como, os hotéis que mencionei, os restaurantes e os atrativos turísticos:
Posts da mesma viagem:
- Dicas de Veneza
- Hotel Villa Honegg – Lago Lucerna – Suíça (aquele da piscina absuuuuurda!!)
Beijos, Lala
(siga também minhas viagens pelo instagram @lalarebelo e pelo facebook Lala Rebelo Travel Blog)
↑ Voltar ao começo do post