O Hotel El Otro Lado é um hotel pequeno e charmoso localizado na Baía de Portobelo, na costa atlântica do Panamá. É rodeado de pura natureza e está na beira do mar, em um silêncio absoluto (à parte dos passarinhos que você ouvirá cantando).
Estar ali traz tranquilidade, uma paz de espírito enorme e renova as energias. Por isso mesmo, o próprio hotel se define como um REFÚGIO PARTICULAR (“private retreat”), e faz todo sentido. Não só pela palavra “refúgio”, mas também pela “particular”, pois o hotel dispõe de apenas 5 casas (totalizando 8 quartos). Ou seja, você não dividirá esse pedaço de paraíso com muitas outras pessoas! 😉
Me atrevo a dizer que o El Otro Lado é o lugar mais colorido do Panamá. Eu, apaixonada por design, fiquei encantada com a decoração do hotel. O melhor é que para chegar lá é super fácil, pois a propriedade está a menos de 90 minutos de carro da capital, Cidade do Panamá.
[Clique aqui para ler o post sobre a Cidade do Panamá]
Como comentei acima, El Otro Lado é um hotel boutique localizado na Baía de Portobelo. Faz parte da coleção Design Hotels (o único do Panamá na lista) e leva a fundo a filosofia de que luxo deve ser expressado em simples detalhes, e não em exageros. Concordo plenamente.
Um lugar que, além de estar localizado em meio a uma natureza exuberante, rodeado de verde e de mar (Parque Nacional de Portobelo), convive harmonicamente com cultura e arte locais, oferencendo aos hóspedes uma estadia não só luxuosa, como autêntica.
Em um país onde o que prevalece são as grandes redes e hotéis all inclusive, se deparar com algo como El Otro Lado, cheio de charme e bom gosto, é um daqueles achados preciosos.
Portobelo é uma cidade localizada na costa atlântica do Panamá (ou melhor dizendo, “caribenha”). Ou seja, é do lado oposto à capital do país, Cidade do Panamá, que é banhada pelo Oceano Pacífico.
Portobelo foi descoberta em 1502 por Cristóvão Colombo e é um município histórico, com fortes, ruínas e prédios antigos. Faz parte de um Parque Nacional com aproximadamente 350km2, e em 1980, as ruínas das fortificações da cidade, juntamente com o Forte San Lorenzo, foram reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
[COMO CHEGAR]
- De CARRO
Portobelo está a apenas 105km da Cidade do Panamá, e a viagem dura menos de 90 minutos pelo Corredor Norte sentido Colón (rodovia que cruza o país). Depois, é só pegar a saída para “Sabanitas”, e dirigir até a cidade de Portobelo. Após estacionar o carro nas vagas do hotel, é necessário pegar uma lancha para cruzar a baía e chegar no El Otro Lado (a lancha é do próprio hotel e a travessia leva em torno de 5 minutos).
Recomendo você alugar um carro na Cidade do Panamá para ir (pesquise aqui), pois é fácil chegar seguindo o Waze, Google Maps, GPS ou as instruções do hotel. Se preferir, o El Otro Lado pode fornecer um transfer (serviço extra).
Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e sempre funcionou perfeitamente. Pesquise aqui.
* Quando você aluga por esse link, eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada 🙂
- De TREM
Outra forma de chegar, um pouco mais demorada porém diferente, é de TREM. A The Panama Canal Railway Company é uma linha histórica e panorâmica que cruza o país passando ao lado de florestas, um lago, comportas e navios gigantescos que cruzam o famoso Canal do Panamá. A rota é entre a Cidade do Panamá e Colón (a maior cidade do lado do Atlântico – aquela famosa por sua “zona livre”) e demora em torno de 1 hora. De Colón a Portobelo são mais 45 minutos de carro (o hotel pode providenciar esse transfer pra você). O trem opera de segunda a sexta, partindo da capital às 7:15, e de Colón às 17:15.
Na minha opinião, chegamos agora ao CLÍMAX do hotel: a DECORAÇÃO (design de interior). Cada pequena pecinha, cada mínimo detalhe… Nada foi colocado ali por acaso. Tudo tem um sentido, um porquê. Sabe aquele lugar que você vai e fica com vontade de comprar tudo igual, pra ter também na sua casa? 😀
O estilo utilizado no El Otro Lado é um mix de decor minimalista e conceitual, com elementos da arte e cultura locais. Aliás, há um montão de peças espalhadas pelo hotel que foram produzidas pela própria comunidade. Tudo belíssimo! E além de tudo, é cheio de COR. Quando falei no início que me arriscava a dizer que o El Otro Lado era o lugar mais colorido do Panamá, não estava brincando. A crença no “color feeling” ali é levada a sério, pois acredita-se que a influência da cor na saúde pode até ser comparada com a influência da lua no mar. Essa também é uma crença MINHA. Repare que estou sempre vestida com roupas cheias de cor (quase nunca uso preto!!), moro em uma casa toda colorida e quando viajo sempre tento me cercar de lugares alegres, fotografá-los e compartilhá-los aqui e no insta. Cor é vida!
As paredes do interior de cada casinha (quartos), assim como vários itens da decoração, têm cores relacionadas ao seu respectivo “tema”: forest house – verde, sea house – azul, sun house – amarela e spirit house – roxa (cor relacionada com imaginação e espiritualidade).
Outro ponto super positivo do hotel, que me surpreendeu bastante: os quartos! São apenas 5 casas independentes, totalizando 8 quartos. Essas casas são ENORMES, e minuciosamente decoradas, com coleções de arte locais e estrangeiras. O banheiro também é bem bonito, espaçoso e o chuveiro tem vista para a mata. 🙂 Todas as casas tem terraço. Nós ficamos hospedados na Sea House (65m2 / 1 cama king). Simplesmente me apaixonei pela casa. Toda fofa, colorida e ainda era cheirosa (pena que não sai na foto! rs). Mas a beleza sai sim, olha só:
Venha me acompanhar em um tour pelo nosso quarto, vem! Aperte o PLAY no vídeo abaixo:
Infelizmente, não conheci as outras casas por dentro. Mas pelas fotos abaixo (retiradas do site do hotel) também são lindíssimas.
As fotos externas são minhas e do meu marido, Ricardo. Difícil vai ser você escolher em qual vai querer ficar!! 🙂
- Forest House – 65m2 / 1 cama king
- Sun House – 95m2 / 1 cama king
- Spirit House – 215m2 distribuídos entre uma sala de estar com cozinha e duas suítes (2 camas king – 1 em cada suíte). É a que fica mais próxima do mar.
- Casa Grande – já mais afastada do mar, no alto da montanha, com vistas da baía. Com 800m2 distribuídos em 3 suítes, sala de estar, bar e sala de jantar externa. O estilo arquitetônico é diferente das outras casas mencionadas acima, colonial, com muita madeira. As suítes da Casa Grande têm capacidade para mais hóspedes:
- Suite 2 – 48m2 / 1 cama king + 2 camas twin
- Suite 3 – 48m2 / 2 camas queen + 2 camas twin
- Suite 4 – 30m2 / 2 camas queen
- A “vida social” do hotel acontece no gazebo, onde se encontram o bar, o restaurante, a sala de jogos e espaço para leitura. Tudo minuciosamente decorado, claro! Adorei as máscaras no alto das paredes e o piso (amo pisos assim! Aliás, todos os quartos têm ladrilhos coloridos, cada um com uma estampa diferente!).
- A piscina de borda infinita, rodeada de cadeiras e espreguiçadeiras coloridas, é um super charme. Passei boa parte do meu tempo lá!
Olha a calmaria desse lugar (e os passarinhos nem aí pra gente…):
- O El Otro Lado conta com uma sala de massagem, chamada de “con sentimientos room” (sala com sentimentos). E acredito que também seja um trocadilho com a palavra “consertirse”, que significa “mimar-se”. 🙂
- O hotel está completamente inserido na mata, e é possível fazer trilhas no local. Ou que tal um CINEMINHA NATURAL? Você pode sentar nessas cadeirinhas aí e “assistir” ao espetáculo da natureza! Gostei da ideia!!
- Há uma represa enoooorme dentro da área do hotel, na qual você pode passear de pedalinho, ou apenas descansar na rede que se encontra ali. Sério, a represa me surpreendeu… É gigante!
- Alguns cacoons estão pendurados pelas árvores do hotel. São aqueles “casulos” suspensos que entraram na moda há pouco tempo, para descansar, ler… Nunca tinha experimentado um. Achei bacana!
- E por último, um “igloo de jardim”. Não entendi a função, mas achei original e divertido! hehehe. Fala se não deu um toque “diferentão”? 🙂
- Internet wifi grátis em todo o hotel;
- Repelente e protetor solar disponível nos quartos;
- iPod Touch com caixinha de som Bose (aliás, as listas musicais são de muito bom gosto!);
- Café da manhã incluído;
- Amenities Penhaligon no banheiro;
- Cheirinho MUITO bom no quarto;
- Peças de arte (quadros, fotografias, esculturas, entre outros objetos) espalhados pelo hotel – muitos dentro dos quartos e no gazebo.
Há muita coisa para fazer nos arredores do hotel. Atividades culturais, de aventura, aquáticas em geral e claro, as praias!! Afinal, o hotel fica na costa, nas margens da baía de Portobelo. Há muitas praias com mar azul clarinho nas proximidades (adooooro! Estamos no Caribe, né?!). 🙂
- PRAIAS
As mais próximas (acessíveis em alguns minutos de barco) são:
- Playa La Huerta
- Playa Puerto Frances
- Playa Blanca
O hotel organiza sua ida às praias com o barco da propriedade, e fornecem cadeiras, guarda-sol, cooler com bebidas e lanches.
Fotos do site do El Otro Lado:
- MERGULHO
Portobelo é um dos melhores lugares do Panamá para mergulhar.
- ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS NÁUTICOS
É possível alugar stand-up paddle, kayaks e ski para se divertir nas águas da baía.
- PESCARIA ESPORTIVA
- EXCURSÃO DE KAYAK PELO RIO
- EXCURSÃO NO RIO DE BARCO FARAONA
Achei o barco faraona uma graça, com cadeirinhas, mesinha… Um funcionário do hotel acompanha o casal, conduzindo o barco e servindo bebidas e aperitivos.
- VISITA A TRIBO EMBERA
- VISITA GUIADA AO FORTE SAN FERNANDO
Vizinho ao hotel há um forte centenário. É possível ir por conta própria também, sem pagar nada.
- WALKING TOUR PELA HISTÓRICA PORTOBELO
- WORKSHOP DE ARTE
Em colaboração com a The Portobelo Bay Foundation, um jovem artista vai ensiná-lo a produzir peças de arte local.
Fotos do site do hotel:
- SHOW DE DANÇAS TÍPICAS
A dança do Congo, dos Diablicos e Zaracundé são danças tradicionais da cultura panamenha.
Foto do site do hotel:
Comemos MUITO bem no El Otro Lado. No café da manhã (incluído) comemos ovos e pães e tomamos leite, café, suco… Aliás, o café panamenho é delicioso (já falei sobre isso aqui no post sobre a cidade de Boquete).
Apesar de não haver outros restaurantes na vizinhança, o almoço e o jantar não estão incluídos no valor da diária. O preço dos menus é fixo e os pratos mudam a cada dia, conforme a produção local. Mas é possível adaptar o prato do dia ao seu gosto. Não deixe de avisar se tiver alguma restrição alimentar. Por exemplo, eu não como frutos do mar, e no dia que o prato de entrada era uma sopa de lagosta, me serviram uma sopa de frango e, quando o prato principal era um salmão, eu comi carne. A cozinha é “caribbean fusion”.
Não pude deixar de reparar no sousplat de porcelana! Que coisa linda e delicada.
Sem dúvidas, a decoração. Tudo cheio de detalhes, de cores… Isso realmente me FASCINA!
Veja no mapa abaixo a localização do hotel, das cidades próximas e das praias:
Reserve sua estadia clicando aqui.
Obrigada, El Otro Lado, pelo convite e por essa experiência maravilhosa.
Beijos, Lala
Acompanhe também minhas viagens pelo instagram @lalarebelo e pelo facebook Lala Rebelo Travel Blog .
Outros posts sobre destinos no Panamá:
- Cidade do Panamá
- Arquipélago de San Blas
- Bocas del Toro
- Isla Contadora
- Boquete
- Playa Venao & Isla Iguana (Pedasí)