O Butão sempre esteve na minha lista de países a conhecer. Todos sabem da minha loucura pela Ásia (amo!) mas imagino que esse seja um destino ainda mais especial. Não é a toa que o Butão carrega o título de lugar mais feliz do mundo, né? Posicionado entre os dois gigantes Índia e China, acredito que o país deva ser um oásis em meio ao caos asiático. O Butão é uma cultura antiga onde a população não tinha nenhuma interação com o mundo externo até os anos 50.
Minha vontade de conhecer o Reino do Butão se tornou ainda maior depois que fiquei sabendo da nova abertura da Six Senses Hotels Resorts Spas, uma marca que sou fã.
O Six Senses Butão é um projeto com 5 lodges distribuídos em 5 lugares diferentes no país (totalizando 82 suítes e vilas). A ideia é fazer com que o hóspede, ao passar pelos 5 empreendimentos, viva uma verdadeira jornada pelo destino, resultando em uma experiência completa e profunda.
Os lodges estarão instalados em: Thimphu, Punakha, Gangtey, Bumthang e Paro. Cada uma das cinco localizações foi caracterizada com um tema específico.
1. Thimphu
Na capital do Butão, o design enfatiza a cultura. Interiores modernos com recortes lineares de madeira caiada e pedra naturais. Objetos feitos a mão e tapeçaria representam a arte local.
2. Punakha
Na segunda parada do circuito, foi criado o clima de uma fazenda rural de terra fértil. A inclusão de tijolos de barro nos banheiros, iluminação criada a partir recortes nos potes de cimento, assim como a comunidade usava antigamente, um entrelaçado de bambu nas paredes e o uso inteligente do bambu e artigos de vime são detalhes que deixam o ambiente ainda mais interessante.
3. Gangtey
Enquanto mantém linhas contínuas e um clima natural, apresenta pisos climatizados de madeira e paredes com enorme pé direito. Poltranas e pufes de couro, mesas de centro e garrafas de luzes penduradas foram também usadas neste projeto. Um detalhe especial em Gangtey é a ponte de observação de aves.
4. Bumthang
Achei esse um dos mais incríveis! Em Bumthang, foi criada uma floresta dentro da floresta. As acomodações foram desenhadas integradas ao verde do entorno, com janelas panorâmicas. Madeira reciclada é usada para o mobiliário.
5. Paro
Por último, mas não menos importante ou lindo (pelo contrário!) temos o lodge de Paro. O lugar é a região de ruínas de rochas antigas, que foi transportado para a descontraída decoração da parte interna, com paredes de pedras esculpidas e lareiras contrastando com as madeiras verticais. O destaque fica com o encontro dos hóspedes com as comunidades locais, envolta de uma fogueira.
Veja no mapa abaixo os destinos onde serão inaugurados cada um dos 5 lodges do projeto:
O Six Senses Butão inaugura no segundo semestre de 2017.
Por Lala Rebelo
(instagram @lalarebelo)