A Croácia não foi a campeã da Copa, mas seu desempenho inédito de chegar até a final despertou no mundo todo uma curiosidade enorme pelo país. O que posso dizer assim, rapidamente, é: PLANEJEM JÁ UMA VIAGEM PARA LÁ.
A Croácia está entre os meus países preferidos porque, mesmo em um pequeno território, oferece aos turistas as mais diferentes experiências, como praias lindíssimas (de explodir o #turquesometro), cidades medievais, muita história, parques naturais de arrepiar, uma capital cheia de cultura, comida e vinhos deliciosos e muito mais. Ah! E tem também os CROATAS, que são muito simpáticos e receptivos.
O que fazer na Croácia:
1. Alugar um barquinho e explorar as Ilhas Pakleni, em Hvar
Saia do centrinho de Hvar, onde há centenas de barquinhos para alugar, e navegue até as Ilhas Pakleni (as que estão logo em frente). Navegue bordeando as ilhas e ancore seu barco onde achar mais bonito. É cada lugar azul turquesa que chega até a arder os olhos!!
::: Saiba mais sobre esse passeio e mais atrações de Hvar aqui.
2. Se perder pelas ruas do Palácio de Diocleciano, em Split
Diocleciano foi um Imperador Romano que foi para a Croácia, sua terra natal, para se aposentar no palácio incrível que mandou construir. Hoje, cerca de 2.000 pessoas vivem DENTRO do Palácio! E há muitos bares, restaurantes, lojas e hotéis escondidinhos em suas ruelas. Também já foi cenário de Game of Thrones.
::: Saiba mais sobre o Palácio de Diocleciano e o que fazer em Split aqui.
3. Caminhar em cima das muralhas de Dubrovnik
Símbolo da cidade de Dubrovnik, as muralhas tem quase 2km de extensão, e sua altura atinge, em algumas partes, os 25m. Caminhar sobre toda a muralha, tendo vistas da cidade histórica e do mar Adriático é um passeio inesquecível. E ver o pôr do sol de lá de cima, então?!
::: Saiba mais sobre as muralhas de Dubrovnik e sobre outras atrações da cidade aqui.
4. Ainda em Dubrovnik, comer no restaurante PANORAMA
Para chegar a esse restaurante, é preciso pegar o bondinho (que por si só já é uma atração imperdível). Sentar em uma mesinha, com uma BAITA vista da cidade murada (que é Patrimônio Histórico pela UNESCO), comendo uma comidinha croata deliciosa e tomando um bom vinho, é uma das melhores sensações da viagem.
::: Saiba mais sobre o teleférico e o restaurante Panorama aqui.
5. Conhecer os 16 lagos de Plitvice
Plitvice Lakes é um parque nacional com 300km2 de área, formado por 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos. Os passeios são feitos pelas margens, pelas passarelas que cruzam os lagos e por barco. O local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Para se sentir dentro do filme AVATAR.
::: Saiba mais sobre os Lagos de Plitvice aqui.
6. Nadar ao lado das muralhas medievais de Dubrovnik
Imaginem um bar, com música e gente animada, do lado de fora das muralhas da cidade, encaixado nas rochas, e todo mundo pulando no mar. UAU! Nadar ao lado das muralhas medievais! Que experiência! O nome do bar é MALA BUZA, e a entrada é por uma portinha totalmente escondida.
::: Saiba mais sobre o bar Mala Buza aqui.
7. Mergulhar de cabeça em arte e cultura, em Zagreb
Zagreb é a capital da Croácia, com mais de 1 milhão de habitantes. Sua vida cultural é impressionante, pois na cidade há mais de 20 museus, 10 teatros e 350 bibliotecas (e estamos falando de uma cidade mais ou menos do tamanho de Cuiabá!). A cidade é cheia de avenidas largas e arborizadas e edifícios suntuosos, e está dividida em duas partes: Cidade Alta, a parte mais antiga (Gornji Grad) – onde você não pode deixar de tirar foto com a igreja que tem o telhado de mosaico – e Cidade Baixa, a parte mais nova (Donji Grad).
::: Descubra o que fazer em Zagreb aqui.
8. Alugar um carro e descobrir as praias mais lindas da ilha de Hvar
Hvar é uma das 1.185 ilhas do litoral da Croácia e, provavelmente, a mais conhecida. Badalada e na moda já há algum tempo, a ilha possui diversos municípios/povoados, sendo o mais conhecido deles a cidade de mesmo nome, Hvar. Com seu carro alugado, cruze a ilha de norte a sul, de leste a oeste (a ilha é enorme) e pare nas praias e povoados mais interessantes. As praias mais legais, na minha opinião, são: Milna (a mais próxima da cidade, 10km), Zavala (cerca de 1h de carro da cidade) e Ivan Dolac / Sveta Nedjelja (vizinhas de Zavala, +ou- 1h dirigindo)
::: Saiba mais sobre as praias da ilha de Hvar aqui.
9. Provar as delícias croatas (vinhos, azeites, frutos do mar, cervejas… tudo é bom!)
Você vai voltar encantado de uma viagem para a Croácia, mas também vai voltar GORDO (hehehehe), já que lá tuuuudo o que é de comer/beber é MUITO BOM. A Dalmácia (Dubrovnik, Hvar e Split) é O lugar para comer tudo que venha do mar. Peixe, lula, mariscos… Não deixe de provar o POLVO.
O AZEITE CROATA é coisa de outro mundo! Comíamos todos os dias com pão e ainda trouxemos vários para casa. Sério, é muito bom! Os vinhos croatas também são ótimos. Enquanto estávamos lá só tomamos vinhos locais! Recomendo muito o branco Pošip, da região da Dalmácia.
O que dizem na Dalmácia: “não gaste dinheiro comprando água (a da torneira já é ótima, limpa e sem gosto algum). Gaste comprando vinho!”
A melhor cerveja, com certeza, é a Karlovacko!
::: Conheça mais sobre a gastronomia croata aqui.
10. Sentir-se dentro de Game of Thrones
Quem é fã da série vai ficar simplesmente maluco em Dubrovnik e em Split. As duas cidades foram usadas como cenário de Game of Thrones. Eu nunca nem assisti GoT e já ficava empolgada! rs. São ruelas, palácios, construções medievais, fortes, litorais recortados… Absolutamente TUDO fará você se sentir em outra época!
*** O melhor jeito de explorar a Croácia é ALUGANDO UM CARRO em Zagreb, para ir de norte a sul, ou em Dubrovnik, para ir de sul ao norte. Nós fizemos a segunda opção. Alugamos pela Rentalcars e funcionou perfeitamente. Pesquise aqui. ***
. Onde ficar em Dubrovnik: Hilton Imperial, Excelsior, Villa Allure e The Pucic Palace.
. Onde ficar em Hvar: Adriana Hvar Spa Hotel e Amfora Hvar Grand Beach Resort.
. Onde ficar em Split: Hotel Peristil, Luxe Hotel Boutique e Priuli Rooms.
. Onde ficar em Plitvice: Hotel Degenija
. Onde ficar em Zagreb: Esplanade Zagreb Hotel e Hotel Dubrovnik.
A impressão que tive sobre a Croácia foi das melhores! Voltei dizendo “UAU! Que país!”. Tão pequeno (56mil km2 / 4,2 milhões de habitantes) e TÃO completo (todos os tipos de paisagens, de clima, de história…), tão organizado, tão gentil e TÃO PREPARADO PARA O TURISMO.
Há quem diga que Croácia não é “país de 1º mundo”. Um engano… Não vi nada que o deixasse atrás de uma França, por exemplo. E quando você vê assim, um país tão em harmonia, onde tudo funciona tão bem, não dá para acreditar em tudo pelo que a Croácia já passou. E tão recentemente.
Foram terremotos que destruiram tudo, guerras inumeráveis… Imagine que a Croácia não tinha autonomia de si desde 1.102 (foi parte da Hungria por 900 anos). E quando, ao final da 2ª Guerra Mundial, declarou sua independência, foi forçada a integrar o reino da Iugoslávia. Em 1991 os croatas declararam independência da Iugoslávia, mas logo em seguida, foi invadido violentamente pelo Exército Federal, que estava sob o domínio sérvio.
Ao visitar alguns monumentos na Croácia, você vê marcas de bala, de míssil e tudo mais, datados de praticamente 20 anos atrás! As Nações Unidas intervieram militarmente para garantir a paz e só em 1992 o país foi declarado independente. Porém, tem território croata que só foi devolvido em 1998!
Quando você lê uma história tão conturbada assim, não dá pra acreditar que o país seja tão fantástico, tão perfeitinho e esteja de braços tão abertos para o mundo!
Por isso, mesmo tendo perdido a Copa do Mundo, só posso dizer que a Croácia não sai perdendo jamais! 🙂 Parabéns aos croatas! Não só pelo 2º lugar no futebol, mas por essa história de arrepiar.
CLIQUE AQUI PARA SABER TODOS OS DETALHES DA NOSSA VIAGEM PELA CROÁCIA – nosso roteiro, quantos dias em cada lugar, praias, documentos, voos, aluguel de carro e muito mais.
Beijos, Lala Rebelo
. Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
. Curta nossa página no facebook Lala Rebelo Travel Blog