De 14 a 17 de maio de 2019 acontece, no Pavilhão da Bienal de São Paulo, a 9ª edição* da ILTM Latin America (até 2017 chamada de Travelweek), a maior feira de turismo de luxo do continente.
Depois de duas edições consecutivas com o tema “Live the Journey”, a feira esse ano terá o tema “Back to Life” (de volta ao que é essencial no mundo das viagens de luxo – na conexão com a natureza e as origens, o resgate do bem-estar).
Eu, pessoalmente, achei muito acertado esse tema. Vemos que o viajante de alta renda busca cada vez mais experiências autênticas, conscientes e enriquecedoras. Essa já não é mais uma tendência, e sim a realidade do turismo de luxo (ou seria um “pós-luxo”?).
Simon Mayle, Diretor da ILTM Latin America, comenta:
“A temática ‘back to life’ na ILTM Latin America destacará o fato de que o turismo de luxo hoje se pauta largamente nesta conexão com a paz interior, saúde física e bem-estar. Seja em uma escapada de relaxamento, de imersão na natureza, ou uma expedição de aventura com direito a trekking e escalada, os viajantes, enquanto na estrada, estão atentos à oferta do que envolve o bem-estar e a saúde. Na ILTM Latin America, provedores de experiências de luxo serão inspirados por essa filosofia, de maneira a, cada vez mais, lapidar produtos e criar ambientes que efetivamente possam trazer a cura e a renovação”.
Motivos para a escolha do tema não faltam:
::: O bem-estar e a saúde têm impulsionado cada vez mais as escolhas de viajantes ao redor do mundo todo e veremos, nos próximos anos, um enorme interesse dos negócios do luxo em abraçar cada vez mais esta filosofia –um mercado que deve movimentar US$ 919 bilhões até 2022, de acordo com o Global Wellness Institute.
::: Segundo outra pesquisa, divulgada no ano passado pela MCF Consultoria, junto à ABRAEL (Associação Brasileira de Empresas de Luxo), os consumidores de luxo brasileiros, por exemplo, já afirmaram que pretendem gastar mais em viagens e experiências, do que comprar aparelhos eletrônicos ou roupas de grife.
::: Uma pesquisa recente da Cornell University revela que investir em experiências, em vez de bens, aumenta substancialmente as chances de alcançar uma vida mais feliz e significativa, já que a sensação de prazer que o consumo proporciona naturalmente dura mais se a experiência oferecer memórias alegres e duradouras. Enquanto as coisas que compramos ficam em garagens, armários ou prateleiras, através das experiências nos tornamos parte de quem somos e são revividas sempre que compartilhadas.
A ILTM Latin America desse ano irá encorajar seus convidados a desacelerar, de modo a cada um olhar para dentro de si, na busca de algo maior e mais profundo em suas escolhas em destinos e viagens.
A ILTM Latin America é uma feira apenas para convidados. Quem expõe são os hotéis de luxo mais fabulosos do mundo, destinos, companhias aéreas, selos/coleções da hotelaria, companhias marítimas e outros fornecedores de experiências e serviços exclusivos relacionados ao turismo, de todo o mundo. Eles se reúnem em encontros pré-agendados com os compradores, que são agentes de viagens de luxo criteriosamente selecionados. Membros da imprensa nacional e internacional também participam e fazem a cobertura de todas as novidades.
* Foram 7 edições com o nome Travelweek. Desde 2018, a feira, que foi adquirida pela Reed Travel Exhibitions, passou a assumir o nome “ILTM Latin America”.
Por Lala Rebelo
::: Acompanhe meus dias na ILTM Latin America ao vivo pelo Instagram @lalarebelo.
Informações enviadas por PRESS POD PR / ILTM Latin America
Créditos foto de capa: Midori De Lucca
Leia também: