Não, eu não conheço absolutamente TODOS os hotéis de Buenos Aires. Mas conheço dezenas de hotéis de luxo mundo afora, inclusive alguns bons – entre outros não tão bons – exemplos da hotelaria porteña. Pode até parecer exagero (não para mim) afirmar com tanta convicção que o Four Seasons Buenos Aires é o melhor da cidade, mas não dá para negar de que se trata de um hotel definitivamente fabuloso.
E o que faz dele assim tão único e especial? Para começar, uma competência que muitos hotéis de luxo tentam mas nem sempre alcançam: um serviço espetacular. Os funcionários do Four Seasons Buenos Aires são ágeis, gentis, observadores e sutis. Não só atendem às suas demandas como as antecipam.
Como alguns de vocês acompanharam pelo meu instagram, nós estávamos na suíte presidencial do hotel. Uma elegante acomodação localizada no edifício La Mansión, com nada menos do que 180m². Decoração clássica francesa dos séculos 18 e 19, com antiguidades originais, como o belíssimo piso em madeira e outros objetos. Banheiro em mármore para se sentir uma rainha, lavabo, um closet enorme, cheio de espelhos, sala espaçosa, varanda debruçada sobre a piscina e uma cama king-size com aquele colchão confortável que só quem já se hospedou em um Four Seasons sabe como é.
E a suíte ainda conta com uma sala de jantar capaz de receber 10 pessoas e uma cozinha de apoio. Na cozinha: frigobar, microondas, fogão, chaleira e máquina de café Nespresso. A icônica suíte presidencial do Four Seasons Buenos Aires já recebeu figuras públicas importantes como o Rei Juan Carlos de España, Rainha Rania da Jordânia, Fidel Castro, Michael Jackson, Madonna, David Bowie e Nicolas Sarkozy.
Veja mais alguns detalhes da suíte no room tour abaixo (o vídeo está na vertical porque foi gravado para meu IGTV):
E o fato de termos nos hospedado em uma suíte assim, que pode custar 10 mil dólares por noite, nada tem a ver com blog ou influência nas redes sociais. Tem, mais uma vez, a ver com o nível do SERVIÇO que comentei acima.
Antes mesmo de aterrissar com meu filho em Buenos Aires, meu marido – um hóspede comum, que já se hospedou lá a trabalho algumas vezes – já estava hospedado em um quarto “normal” do hotel e teve um problema durante a noite (o espelho do banheiro quebrou). A forma como a equipe lidou com a situação, todo o cuidado, atenção e profissionalismo fizeram o contratempo se tornar apenas um detalhe. Garrafa de vinho, cartão de desculpas escrito à mão e um belo upgrade. Claro que uma mudança de quarto assim está sujeita à disponibilidade.
É o que eu sempre digo: um quarto luxuoso, uma boa cama e um banheiro chique é fácil encontrar em hotéis de alto padrão mundo afora (inclusive, qualquer tipo de imprevisto também pode acontecer em qualquer outro lugar). Mas são as pessoas que fazem toda a diferença.
O hotel é composto por dois edifícios independentes, interligados: uma mansão de 1920 (presente de casamento de Félix de Álzaga Unzué para sua noiva Elena Peña), La Mansión, que hoje abriga a suíte presidencial, outras 6 suítes e salões de eventos, e uma torre contemporânea com 165 quartos.
Ir de um prédio ao outro é como viajar no tempo. Da opulência da Belle Epoque, com seus candelabros e tetos altos, à contemporaneidade das novas acomodações, clean e cheias de detalhes e materiais que remetem à Argentina. Cabeceiras e armários de couro, tecidos nas cores creme e bordô, móveis em madeira escura e puxadores que lembram ferraduras de cavalos.
Há 4 categorias de quartos na torre contemporânea: guest rooms, junior suites, one-bedroom suites e uma owner suite, com 40m², 60m², 80m² e 100m² respectivamente. O que é comum a todas elas, além do espaço, conforto e ambiente aconchegante? Máquina de café Nespresso (cápsulas incluídas), frigobar, walk-in closet, banheira e mirror TV.
Os quartos e suítes localizados nos 7º e 8º andares têm acesso ao E-Lounge, um espaço intimista com bebidas, petiscos e internet de alta velocidade disponíveis como cortesia durante todo o dia.
As amenidades de banho utilizadas no Four Seasons Buenos Aires são da L’Occitane. E não espere encontrar menos do que travesseiros e edredons de pluma de ganso, roupões e pantufas atoalhados, secador de cabelos (forte!) e turndown service.
Claro que o conforto é uma das marcas do hotel, mas a gastronomia é, na minha opinião, a principal estrela dessa propriedade. O FS Buenos Aires fugiu daquele modelo standard da hotelaria de ter restaurantes de cozinhas de diferentes países (cozinha italiana, asiática, francesa etc.) e seus três espaços homenageiam a culinária argentina, cada um à sua maneira.
A começar pelo Elena, que é um sucesso até mesmo entre os locais no almoço, no jantar e no brunch que acontece aos domingos. O restaurante com dois andares, decorado com luminárias vermelhas, poltronas de couro e piso preto e branco. A especialidade são as carnes, com destaque para as dry aged (mas há opções variadas no menu).
Nesse mesmo restaurante é servido o café da manhã (aberto também a não hóspedes). Um buffet completo com deliciosos pães doces e salgados (não deixem de provar as medialunas e o mel cremoso!), iogurtes, frutas, queijos, embutidos, pratos quentes e ovos à la carte.
O Pony Line é o antigo “bar do lobby” que se transformou em uma experiência descontraída para tomar coquetéis, cervejas artesanais e provar os hambúrgueres que hoje são considerados os melhores da cidade (realmente deliciosos). A temática do bar é o polo, esporte que é paixão argentina. Decoração com muita madeira e couro, criando um ambiente rústico-chique. Às quartas e sábados há DJ no local.
Por último, cito meu preferido: Nuestro Secreto. O nome já diz muito, pois o restaurante está escondidinho no andar da piscina. A estrutura é toda de vidro, permitindo que o cliente veja os jardins do hotel e a La Mansión. Você se sente em um jardim de inverno. Durante os meses mais quentes, há também assentos ao ar livre. O foco do Nuestro Secreto é a parrilla e no cardápio você encontrará os tradicionais cortes argentinos. Comemos ali a melhor carne da viagem (e olha que fomos a muitos restaurantes dessa vez!).
E já que falamos em piscina, ela é aquecida (sua temperatura se ajusta conforme a temperatura externa) e podemos aproveita-la até mesmo nos meses mais frios. Enquanto hotéis de luxo vizinhos dispõem de piscina coberta, acho um charme e tanto nadar sob o céu de Buenos Aires! O hotel também conta com uma academia com sala de ginástica e equipamentos modernos, aberta 24h, e um SPA com salas de massagem e salão de beleza. Que tal uma massagem ao ritmo de tango com produtos enriquecidos com vinho tinto?
Em uma cidade intensa e movimentada como Buenos Aires, a localização do seu hotel é de extrema importância, esteja você viajando a trabalho ou a lazer. O Four Seasons está localizado no charmoso bairro da Recoleta, um dos mais agradáveis da capital. Arborizado, com ruas planas, parques, shoppings, lojas de rua e alguns dos principais atrativos turísticos. Está pertinho do centro e com fácil acesso à Avenida 9 de Julio. O aeroporto de Ezeiza (EZE) fica a 40 minutos de carro e o Aeroparque (AEP) a 15 minutos.
Experimente o concierge do Four Seasons Buenos Aires. Sempre com sorriso no rosto e uma enorme boa vontade, eles são capazes de te surpreender com listas de restaurantes, reservas, informações e até mesmo o que vai além do óbvio.
Baby and Kids Friendly
Algo que tenho amado muito nos hotéis Four Seasons é que eles vão além do “aceitar crianças”. Elas são muito bem-vindas. E isso faz toda a diferença. O FS Buenos Aires não conta com um espaço próprio para os pequenos, como um kids club (mas nem acho que isso seja necessário nessa cidade), mas recomendo muito o hotel para quem viaja em família.
Os “mini-hóspedes” são recebidos com todos os produtos de higiene necessários (tem shampoo, colônia, lenços umedecidos, fraldas e até escova de dente). O banheiro está equipado com banheirinha e lixeira de fraldas e o berço colocado no quarto é bem confortável (tem até um bichinho de tricô para fazer companhia ao baby). Há pantufas e roupões miniatura (muito fofos!) e um aviso para pendurar na porta “bebê no quarto”.
Todos os restaurantes contam com cadeirinha e um menu kids. Mas não pense que o menu é composto apenas por pratos calóricos cheios de gordura não… Há muitas opções saudáveis! Vinicius comeu super bem por lá. Há também opções de papinhas no room service, sem custo. Quando precisei, o restaurante também tinha giz de cera e papel para desenhar!
O hotel fornece gratuitamente jogos de tabuleiros, livros e filmes e o concierge está preparado para te ajudar com uma programação apropriada à idade do seu filho. Se necessitar, é possível contratar serviço de babás (mediante solicitação prévia).
O que achei mais bacana foi saber que o hotel possui as próprias cadeirinhas de bebê para emprestar aos hóspedes que alugam carro, que usam taxis e não querem ir com o bebê no colo ou que contratam serviço de transporte. Perfeito.
Legal também que essas não foram atitudes apenas do Four Seasons Buenos Aires. Veja aqui como meu bebê também foi muito bem tratado no Four Seasons Resort Oahu, Havaí.
Four Seasons é um grupo que opera mais de 100 hotéis e resorts ao redor do mundo. São muitos os que eu ainda não conheci, mas mesmo assim me sinto segura para escrever que o Four Seasons Buenos Aires é um belo exemplo de excelência da marca.
Por que se hospedar nele? Para estar na melhor localização de Buenos Aires, com o melhor serviço, em um ambiente elegante que homenageia com extremo bom gosto a essência argentina.
Clique aqui para reservar a sua estadia.
Site: fourseasons.com/buenosaires
Por Lala Rebelo
::: Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: Curta minha página no facebook /LalaRebeloTravelBlog
Clique aqui para assistir todos os stories que fiz no instagram durante minha mais recente viagem para Buenos Aires.