Dicas de Jaipur India – Já estava mais do que na hora de dar continuidade à série Currymoon aqui no blog, né? Para os que “estão chegando agora”, Currymoon é uma série de posts que conta nos mínimos detalhes uma super viagem de lua de mel que fiz para a Índia, por isso, a apelidamos de Lua de CURRY (Currymoon). Se você tem alguma vontade de viajar para lá um dia, não deixe de ler! 🙂
Recapitulando (pode clicar no “Parte 1” e “Parte 2” para acessar os posts!):
- Parte 1: Todas as informações úteis para ir para a Índia
- Parte 2: Delhi (capital da Índia) & Agra (cidade do Taj Mahal)
- Parte 3: Fatehpur Sikri (a cidade abandonada) & Jaipur (a cidade cor de rosa) – este post!
- Parte 4: Jaisalmer (a cidade dourada e uma experiência no deserto Thar)
- Parte 5: Jodhpur (the cidade azul)
- Parte 6: Ranakpur Jain Temples (o templo das colunas incontáveis) & Udaipur (a cidade dos lagos)
E agora, aqui está a Parte 3. Escrevo, primeiramente, sobre Fatehpur Sikri, uma cidade I-N-C-R-Í-V-E-L que foi completamente abandonada por falta de água e, depois, sobre Jaipur, a capital do estado do Rajastão, também chamada de “A Cidade Cor de Rosa”.
Partindo de Agra, em cerca de 50 minutos de carro, você chegará em um lugar chamado Fatehpur Sikri (ainda no mesmo estado de Agra, Uttar Pradesh). A visita a esta cidade dura apenas uma manhã. É uma “paradinha” no caminho para Jaipur.
Akbar foi um imperador mongol da Índia (o mesmo do Agra Fort) de 1556 a 1605. Ele não conseguia ter filhos e buscou a ajuda religiosa de um santo chamado Salim Chisti, na vila de Sikri. A profecia do santo se cumpriu, nascendo o primeiro dos seus três herdeiros.
Em homenagem a esse nascimento, em 1571, Akbar construiu toda uma nova cidade, murada, em arenito vermelho, cuidadosamente planejada: Fatehpur Sikri, justamente ao lado do vilarejo de Sikri. A cidade foi a capital do império mongol por apenas 14 anos, e depois foi abandonada. Muitos dizem que o motivo foi a falta de água (porém, água foi o que não faltou na nossa visita! Como vocês vão ver nas fotos, estava caindo o maior pé d’água!! rs).
Akbar foi um imperador “liberal” e aceitava pacificamente a existência de diversas crenças e religiões. Tanto que tinha 3 esposas: uma hindu, uma cristã e uma muçulmana (político naaada esse rei, heim!?). Em Fatehpur Sikri você vai conhecer a casa de cada uma dessas esposas. Dizem que ele ofereceu a mesma quantia de dinheiro para que elas planejassem suas casas. A casa da muçulmana é menor do que um quartinho, porém toda cravada com pedras preciosas e espelhos. A casa da esposa cristã tem formato de cruz e de um tamanho “médio”. Já a casa da esposa hindu é GIGANTESCA, porém “pobre” em detalhes.
Após conhecer Fatehpur Sikri, você pode também conhecer a Mesquita Jama Masjid (não é a mesma de Old Delhi), que fica em Sikri, ou seja “colado” em Fatehpur.
Visite Fatehpur Sikri com um guia local. O nosso foi BRILHANTE e fez com que toda a história desse lugar UAU tivesse muito mais sentido. Infelizmente não consigo encontrar em nenhum lugar o cartão que ele nos deu com seu nome e contato. 🙁 Aqui está a foto dele, vai que vocês encontram ele por lá (ele é da vila de Sikri). Acho que é quase impossível de acontecer isso na Índia, rsrs, mas vai que…
Se com essa chuva toda a gente ficou completamente encantado por este lugar, imagina então em um dia lindo com céu azul? Se for a Índia, não deixe de conhecer Fatehpur Sikri de forma alguma!
Começa aqui a parte da nossa lua de mel que se passa no estado do Rajastão. Ah, o Rajastão… O Rajastão é o maior estado da Índia em área. Está no noroeste do país, fazendo fronteira com o Paquistão. É um estado fascinante, pois é onde a aridez do deserto Thar contrasta com a exuberância dos sáris coloridos, turbantes, jóias… Posso dizer que o Rajastão traduz o significado da palavra COR. Até mesmo nas suas principais cidades: Jaipur – a cidade cor de rosa, Jaisalmer – a cidade dourada e Jodhpur – a cidade azul (Udaipur é a cidade dos lagos).
Se você imagina a cidade cor de rosa como um vilarejo calmo e sereno no “interior” da Índia, você está muito enganado. A capital do estado do Rajastão, Jaipur, é C-A-Ó-T-I-C-A. Claro que não ganha de Delhi, mas tá quaaase lá! rsrs. Mesmo assim, é LINDA! A Índia tem esse poder de misturar caos com beleza e deixar a gente maravilhado. A cidade tem mais de 3 milhões de habitantes e foi fundada em 1728 pelo Marajá Sawai Jai Singh II (guarde este nome, ainda vou falar muito dele aqui. Esse cara é um fenômeno!). O apelido da cidade (pink city) surgiu quando em 1876 seu marajá mandou pintá-la de rosa (hoje corresponde apenas à parte de Old Jaipur) como uma forma de dar as boas vindas ao Príncipe de Gales.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Getting there / Where to stay
Partindo de Agra, você chegará em Jaipur em cerca de 4h viajando de carro. São apenas 230km, mas as estradas indianas são um pouco complicadas. Nós fomos de carro com motorista (leia post Parte 1 para contato). Partindo diretamente de Delhi, a viagem também dura cerca de 4h de carro. Existem vôos diretos diariamente de Delhi para Jaipur e a viagem dura apenas 1h. Cias aéreas: Jet Airways, Jet Konnect e Air India.
Quem leu meu último post sobre Agra já deve saber que os hotéis do grupo Oberoi são coisas de louco. Então imagina este, que foi eleito o 5° melhor resort do mundo? Não ficamos lá, mas vontade foi o que não faltou rsrs.
Reserve aqui.
Este foi o hotel em que ficamos hospedados. Não era luxuoso como um Oberoi, mas era melhor do que muito hotel 5 estrelas em outros países! 🙂 Jaipur é uma cidade LOTADA de atrações turísticas, ou seja, os dias são CHEIOS. Não tínhamos um dia “extra” na cidade para curtir o hotel, por isso optamos por algo mais econômico (cerca de US$150/noite). E adoramos! Aliás, para quem quer fazer uma viagem para Índia com menos budget porém gosta de ficar em hotéis confortáveis e bem localizados, indico MUITO todos os hotéis da rede TRIDENT. Oferecem uma ótima relação custo-benefício.
Reserve aqui.
Este é outro hotel super luxuoso de Jaipur, um dos mais tradicionais da cidade. É operado pelo grupo TAJ, que possui hotéis incríveis ao redor do mundo! Eu diria que é o concorrente direto do Oberoi Rajvilas.
Reserve aqui.
↑ Back to top
Eat and drink
Um restaurante super básico mas que tem uma comida tradicional indiana simplesmente DELICIOSA. Almoçamos lá no meio de um dia cheio de turismo. O que era aquele frango tandoor? Água na boca só de lembrar! 😛 Soube que lá a noite tem apresentações de danças típicas.
Comida gostosa e apresentação de dança rajasthani. Fomos para jantar e assistir ao show. Recomendo! Assistir a essas danças é uma experiência a parte. Um MUST na sua viagem ao Rajastão!
Assista ao vídeo que fizemos da dança (que equilíbrio!!):
↑ Back to top
Things to do
Jaipur pode ser dividida em dois dias intensos de turismo.
Bem no coração de Old Jaipur, o City Palace é um complexo que inclui dois palácios: Chandra Mahal e Mubarak Mahal (mahal significa ‘palácio’ em hindi). Uma grande parte do Chandra Mahal ainda é residência da família real. O City Palace de Jaipur foi construído pelo Maharaja Sawai Jai Singh II entre 1729 e 1732.
Ficamos encantados com a beleza e a história deste lugar. Peça o AUDIO TOUR! Acredite, vale MUITO A PENA. Geralmente, audio tours não são legais, mas o do City Palace é MUITO bom.
CURIOSIDADE! Durante a visita ao City Palace, você vai ver dois jarros de prata GIGANTESCOS. Medem 1,6m e têm 345kg cada. Eles foram feitos para o Maharaja Madho Singh II, que era devoto do hinduísmo (e muito religioso), para levar o suficiente de água sagrada do Rio Ganges para a Inglaterra (4.000L cada), para que ele tomasse banho durante sua visita em 1902.
Também foi construído pelo Jai Singh. Cabe aqui dizer que esse Maharaja era um G-Ê-N-I-O, até o apelidamos de “Leonardo da Vinci Hindu” kkkk. O Jantar Mantar reúne diversos instrumentos astronômicos construídos entre 1724 e 1734 e estão em funcionamento até hoje. Vá antes das 4:30pm.
Seu nome significa Palácio dos Ventos. Na verdade, o Hawa Mahal é mais uma “fachada” do que de fato um palácio. Foi construído em 1799 pelo Maharaja Sawai Pratap Singh e servia como uma “grande janela” para que as mulheres da realeza pudessem observar a vida da cidade sem serem vistas. Tem a forma da coroa do deus hindu Krishna.
- Passeio a pé
Aproveite para caminhar a pé entre essas 3 atrações e conhecer a vida local, as lojas, os bazares, as pessoas… Vale a pena 🙂 Fica tudo MUITO perto!
O “Palácio das Águas” está no meio do lago Man Sagar em Jaipur e foi construído pelo Jai Singh II (de novo ele…). Assistir ao entardecer com esta paisagem é uma experiência linda.
O Amber Fort (ou Amer Fort), construído em 1592, é o principal ponto turístico de Jaipur. E, para mim, um dos lugares mais incríveis que conhecemos em toda a viagem. Mas na verdade o Amber Fort fica localizado na cidade de AMBER (+ ou – uns 10km de Jaipur), que era antes a capital do estado. A visita a esta fortaleza dura mais do que a metade de um dia! É demais! Vá sem pressa e conheça cada mínimo detalhe. São palácios, templos, pátios, jardins… E muita, MUUUITA história!
E sabia que você pode chegar no Amber Fort no lombo de um ELEFANTE? Exatamente como faziam os Maharajas! É só chegar ao Amber e escolher quem vai te levar para cima. Mas, infelizmente, quando visitamos o Amber, estava tendo um festival hindu importantíssimo e todos os elefantes tinham sido levados de lá! 🙁 Se você fizer mesmo questão dessa experiência (como nós fazíamos) você pode passear de elefante em um Elephant Village que nosso guia nos levou. Mas não indico! Se é pra ir, que seja para chegar no Palácio em grande estilo e não só para dar uma voltinha em um circuito em um lugar X, né? Ao menos nos serviu para ver as lindas pinturas que fazem nos elefantes!!
- Por do sol no Nahargarh Fort (Tiger Fort)
Esse lugar não estava no nosso roteiro (nem tínhamos ouvido falar) mas o guia quis nos levar. E ainda bem que ele nos levou! Que lugar incrível para assistir ao por do sol na cidade de Jaipur! Que vista da cidade! Há um bar/café lá em cima… Delícia tomar uma cerveja apreciando o visual!
- Tecidos
Os tecidos de Jaipur são conhecidos internacionalmente pela beleza, qualidade e, claro, pelo preço baixo. Exportam para o mundo todo. Além de ser uma oportunidade para comprar muita coisa linda, é super interessante conhecer o processo de fabricação! Nós fomos a uma loja chamada The Gandhi Textile Factory e assistimos a fabricação de lenços (método: blocking printing). Segundo eles, estes que estão sendo produzidos no vídeo abaixo eram para a ZARA. Nesta loja, também tiraram nossas medidas e nos entregaram no dia seguinte uma bata feita exclusivamente pra gente, com o tecido que escolhemos.
Indico 2 dias INTEIROS para conhecer Jaipur. Serão dias bem puxados, cansativos e intensos. Se você quiser algo mais tranquilo, fique 3 dias na cidade e ainda aproveite um pouco do hotel (qualquer um dos três que indiquei) que valerá a pena!
Adoramos todos os nossos guias na Índia mas esse de Jaipur foi TOP!! O cara era realmente muito bom, muito inteligente, sabia MUITO e ainda era super simpático.
Mr. Rajesh Parashar
+91-9928152045
rajeshparashar100@yahoo.com
Acredito que ele deva conhecer o guia de Fatehpur Sikri que adoramos e não lembramos o nome. Não custa perguntar!
Motorista foi o Deepak mesmo (desde o início até o fim da viagem). Veja mais contatos aqui.
Jaipur deixou saudades… Que lugar!
> Próxima parada: JAISALMER, a cidade dourada, + uma noite inesquecível no deserto Thar, que faz fronteira com o Paquistão. Clique aqui para ler.
Leia todos os posts da série Viagem para a Índia:
- Parte 1: Todas as informações úteis para ir para a Índia
- Parte 2: Delhi (capital da Índia) & Agra (cidade do Taj Mahal)
- Parte 3: Fatehpur Sikri (a cidade abandonada) & Jaipur (a cidade cor de rosa) – este post!
- Parte 4: Jaisalmer (a cidade dourada e uma experiência no deserto Thar)
- Parte 5: Jodhpur (the cidade azul)
- Parte 6: Ranakpur Jain Temples (o templo das colunas incontáveis) & Udaipur (a cidade dos lagos)
Beijos, Lala
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
↑ Back to top