Dicas de Jodhpur India – viagem de lua de mel para a Índia. Como chegar, clima e melhor época para ir, onde se hospedar (melhores hotéis), onde comer (super restaurantes!!), o que fazer, como se locomover, como se vestir e muito mais!
Oww!! Já chegamos à 5ª parte da minha viagem de lua de mel pela Índia (são 6)! Para ler todos os posts:
- Resumão sobre a Índia (tudo o que você precisa saber antes de ir);
- Delhi (capital) + Agra (Taj Mahal);
- Jaipur, a cidade cor de rosa + Fatehpur Sikri, a cidade abandonada;
- Jaisalmer, a cidade dourada (deserto);
- Jodhpur, a cidade azul (post de hoje!);
- Udaipur, a cidade dos lagos + Ranakpur Jain Temples.
*** COMO CHEGAR ***
Para chegar em Jodhpur não teve o perrengue que passamos para chegar em Jaisalmer (leia aqui). Fomos de carro mesmo: Jaisalmer-Jodhpur – 278km / 4h30 de estrada (ou Jaipur-Jodhpur – 338km / 5h10 de estrada).
Jodhpur fica no caminho entre Jaipur a Jaisalmer. Você pode optar por parar lá na ida ou na volta. Nós optamos pela volta!
Fizemos 2 dias/1 noite em Jaipur, 2 dias/2 noites em Jaisalmer e 2 dias/1 noite em Jodhpur (aliás, tempo ideal para conhecer a cidade, que não é tão grande e, de turismo, se resume basicamente ao famoso forte Mehrangarh).
Difícil escolher qual hotel mais amamos na Índia (ahh, os hotéis 5 estrelas indianos… estão mais para 10 estrelas!!), mas o RAAS entra na disputa pelo 1º lugar. Diferente dos outros que contei aqui, que estão mais para palácios maharaja-style, este é todo moderno (e tem ao mesmo tempo, elementos super antigos! Imagine que um antigo templo faz parte do hotel!!). Faz parte da coleção Design Hotels.
O hotel, que fica ENCOSTADO no forte, tem a vista mais privilegiada de toda Jodhpur. E a piscina é mais do que UAU! O Mehrangarh Fort fica iluminado por algumas horas a noite, e você pode vê-lo da piscina. Demais! A localização é super: beeeem no meio da Old City.
Too much pictures da piscina e do forte… é que nem por foto dá pra entender o quanto este lugar é lindo e o tanto que ficamos APAIXONADOS!
Reserve aqui.
Construído entre 1928 e 1943 para o Maharaja Umaid Singh ji. Parte é hotel (gerido pela rede Taj Hotels), parte é museu e parte ainda é residência real. Apesar de ser magnífico, acho melhor a ideia de se hospedar no RAAS, pois o Umaid Bhawan fica afastado da Old City, enquanto o outro está no meião de tudo.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Comes e Bebes
Como não tínhamos tanto tempo assim em Jodhpur (chegamos de Jaisalmer no fim da manhã e já sairíamos pra Udaipur no início da tarde do dia seguinte), o primeiro almoço foi em uma lanchonete do forte mesmo (bem ok para apressadinhos como nós!!). Mas jantamos muito bem!!!
Indico MUITO (para almoço ou jantar):
Este restaurante fica no hotel RAAS, mas é aberto para não-hóspedes também. Tem uma vista SURPREENDENTE do forte (iluminado a noite). A comida também era ótima (pratos indianos e internacionais).
Também é restaurante, mas indico como BARZINHO. Fica no terraço. Peça um drink e uns petiscos. A vista com a musiquinha gostosa são demais!!!
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
O Maharaja que gerencia esse forte (Gaj Singh II) só pode ter feito estágio na Disney! Fundado em 1459, está a 122 metros acima da cidade é um dos maiores fortes da Índia. Todas as peças, quadros e salas do museu (sim, museu! Ao contrário de Jaisalmer, este forte não tem gente morando dentro, nem é mais um “palácio ativo”, e sim um museu.) são impressionantes. Tudo em PERFEITO estado. Ou seja, você pode sonhar lá dentro com a vida dos Maharajas no passado. E claro, como é a Disney indiana, acaba em lojinha. Souvenirs moderninhos. Tudo segue uma mesma identidade visual (falou a publicitária! hahaha). Gostei desse Maharaja exxxperrrto!
Além de pagar a entrada, tem que pagar um extra pra poder tirar fotos (super baratinho) e também pelo audio guide (também gostei muito do audio guide do Mehrangarh! Vale a pena!).
Fomos para o forte de tuc tuc (o hotel chamou um de confiança, mas você pode negociar com um na rua mesmo).
Uau! Não sei porque acabamos não fazendo o flying fox (talvez por não termos muito tempo), mas pelas fotos é ANIMAL. É uma tirolesa que parte do forte. As melhores vistas do Mehrangarh e da cidade.
- Jaswant Thada
Um memorial construído em homenagem ao Maharaja Jaswant Singh II, todo em mármore branco. Nós fomos ver só de fora, desse mirante das fotos abaixo. O edifício em si é mesmo bem bonito.
- Umaid Bhawan Palace
É o hotel que falei acima (residência do Maharaja e também museu). Dizem que só vale a pena a visita se você tiver mais tempo na cidade. Não fui.
- Old Town / Torre do Relógio
Caminhe pelas ruas do centro da cidade, nos arredores da Torre do Relógio. É um verdadeiro caos, mas faz parte, né!? Hora de ver a real-India.
- Sardar Bazaar
- Girdikot Bazaar
Jodhpur é o lugar IDEAL para comprar TEMPEROS. O melhor cidade da Índia para isso! 😉 E como nada tem mais a ver com a Índia do que temperos, lá fomos nós…
- MV Spices (Mohanlal Verhomal) – Shop Nº 209-B, Vegetable Market, Clock Tower, Jodhpur
Está no TripAdvisor e no Lonely Planet (e aqui também!! hehe). Tem TUDO o que você imaginar em matéria de temperos. E CURRY é o que não falta por lá (nem na loja, nem nas comidas!! rs). Compramos açafrão (da mais alta qualidade, segundo a atendente), curry (aprovadíssimo! Uso sempre para cozinhar e tem um sabor incomparável. Não consigo nem mais chamar o pó amarelo brasileiro de curry! hehe), ervas para chás e, como era lua de mel, ganhamos de presente um Winter Tonic (sexual strength hahahahaa). Quando já estávamos no Brasil, recebemos e-mail da MV com várias receitas indianas que usam os temperos que compramos. A lojinha fica próxima à Torre do Relógio.
Espero que tenha gostado da cidade azul! 🙂
>> Próxima parada da Currymoon é Udaipur, a cidade dos lagos. Clique aqui para ler o post.
Obrigada, mais uma vez, pela visita!
Beijo, Lala
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
↑ Voltar ao começo do post