Encontre aqui nesse post dicas de Buenos Aires, a capital da Argentina, uma das cidades mais charmosas da América do Sul. Saiba onde ficar (dicas de hotéis em Buenos Aires), onde comer (várias dicas de restaurantes legais em Buenos Aires), o que fazer na cidade, melhor época para ir, onde fazer câmbio etc.
Sempre foi muito difícil para mim escrever um post com dicas de Buenos Aires. É que já fui MUITO pra lá (o Ricardo, meu marido, morou na cidade e, pra vocês terem ideia, fui 10 vezes em 1 ano! rsrs! Além de todas as outras vezes que já tinha ido antes disso e as que fui depois, tipo agora, em 2019). Já fiz tanta coisa diferente que o post ficaria gigantesco!! E há anos não faço “programa turístico”, sabe? E é isso o que eu acho mais gostoso em BsAs… Esse andar a toa (e comer o tempo todo!!!).
Bom, mas consegui reunir um pouco do que julgo mais importante visitar sendo sua primeira vez em Buenos Aires e outras ideias para quem está indo de novo! Espero que as informações sejam úteis e ajudem 🙂
::: COMO CHEGAR EM BUENOS AIRES
O melhor jeito é ir de avião, claro! Há muuuuitos voos diretos para Buenos Aires, de diversas cidades brasileiras. O voo tem, em média, 3h de duração. Você pode voar com a LATAM, Gol, Azul, Aerolineas Argentinas e até mesmo Qatar e Turkish Airlines. A Emirates opera voos diretos do Rio de Janeiro.
Bom, quando eu era criança, fui algumas vezes a Buenos Aires de carro! Morávamos em Cuiabá e a viagem levava mais de 35 horas! :O Prefiro ir de avião, mas fica a dica para quem gosta de road trip. O caminho é bem seguro e a fronteira tranquila!
::: DOCUMENTAÇÃO
Para entrar na Argentina, brasileiros precisam apenas de passaporte válido ou documento de identidade (RG). Atenção: carteira de motorista não vale!!
Não é exigida a vacina contra febre amarela (verificar a informação na data que você for. Falo por 2019).
Menores acompanhados também podem entrar só com o RG, mas precisam estar acompanhados de ambos os pais. Caso não esteja, aí precisa de uma autorização oficial. Nesse caso, acho melhor emitir um passaporte já com essa autorização para viajar apenas com um dos pais. Ensinei aqui como tirar passaporte de bebê.
::: COMO SE LOCOMOVER EM BUENOS AIRES
O metrô de Buenos Aires, chamado de Subte, é o primeiro sistema de transporte mediterrâneo do Hemisfério Sul (inaugurado em 1913). Funciona muito bem mas as linhas são limitadas.
Eu acho que o melhor jeito de se locomover em Buenos Aires é A PÉ!! A cidade é toda arborizada, uma delícia!
Mas claro que não dá para chegar a todos os lugares andando, portanto recomendo usar UBER e TAXI. Mas, em taxi, usem DINHEIRO TROCADO pra não sofrerem golpe.
Caso você pretenda conhecer regiões fora da grande Buenos Aires, cidades vizinhas etc., alugar um carro também pode ser uma boa. Eu sempre alugo pela RentalCars. Faço a reserva pelo site e retiro o carro no destino. Nunca deu errado!
::: DINHEIRO / CÂMBIO
Sempre uma dúvida muuuuito recorrente, afinal o câmbio na Argentina é uma verdadeira BAGUNÇA! Desvalorizações constantes, inflação galopante… um cenário para deixar os economistas (e, ainda mais, os turistas) muito confusos!
Em Buenos Aires é muito fácil trocar dólar ou real. Não compre pesos no Brasil, o melhor é levar reais e trocar na Argentina mesmo. As casas de câmbio mais tradicionais estão na Calle Florida, no centro da cidade. Mas cuidado! É aí também que estão os doleiros ilegais e um monte de batedores de carteira, prontos para abrir sua mochila e roubar o que tiver dentro, sem você nem perceber. “Radar ligado” para roubos em Buenos Aires é algo que tem que ser levado a sério.
Para saber as taxas que estão sendo praticadas, veja www.dolarhoy.com, que faz uma média geral das casas de câmbio. Troque pouco a pouco (no fim da viagem, voltar com pesos para o Brasil é uma péssima ideia) e sempre procure notas menores, para ir pagando os gastos pequenos. Notas altas aumentam seus problemas com possíveis golpes de taxistas ou até mesmo restaurantes (meu marido, que morou em Buenos Aires por 1 ano e meio, já ouviu de tudo!).
::: ONDE FICAR – Dicas de hotéis em Buenos Aires
Recomendo muito que fique hospedado na Recoleta ou em Palermo. São os bairros mais gostosos para caminhar a pé, curtir o visual da cidade, os parques, restaurantes e lojinhas!
[RECOLETA]
- Four Seasons Buenos Aires
Recoleta
Um dos melhores hotéis de cidade que já me hospedei. Pensaram em TODOS os detalhes! O serviço é espetacular e os funcionários dão uma aula de gentileza a cada contato.
A localização, no charmoso bairro da Recoleta, também é ótima. E o hotel está pertinho do centro e tem fácil acesso à Avenida 9 de Julio.
O Four Seasons é composto por dois edifícios independentes, interligados: uma mansão de 1920, que hoje abriga a suíte presidencial que tivemos a sorte de experimentar (graças a um imprevisto no “quarto normal”, que como pedido de desculpas, nos colocaram lá rsrs – contei mais aqui) e uma torre contemporânea com 165 quartos. Os quartos da torre contemporânea também são lindos, com decoração clean, cheia de detalhes e materiais que remetem à Argentina. Podem ter vista para a La Mansión/piscina ou para a cidade.
Um dos principais destaques é a gastronomia (vou falar mais abaixo, nas dicas de “onde comer”). Seus restaurantes Elena, Pony Line e Nuestro Secreto são maravilhosos. O café da manhã foi um caso de amor. Um dos melhores que já experimentei.
A piscina, que é ao ar livre, é aquecida (sua temperatura se ajusta conforme a temperatura externa) e podemos aproveita-la até mesmo nos meses mais frios. 🙂
Para quem viaja com bebê e criança pequena: O hotel vai além do “aceitar crianças”. Elas são muito bem-vindas. O FS Buenos Aires não conta com um espaço próprio para os pequenos, como um kids club (mas nem acho que isso seja necessário nessa cidade), mas recomendo muito o hotel para quem viaja em família.
Os “mini-hóspedes” são recebidos com todos os produtos de higiene necessários (tem shampoo, colônia, lenços umedecidos, fraldas e até escova de dente). O banheiro está equipado com banheirinha e lixeira de fraldas e o berço colocado no quarto é bem confortável (tem até um bichinho de tricô para fazer companhia ao baby). Há pantufas e roupões miniatura (muito fofos!) e um aviso para pendurar na porta “bebê no quarto”.
Todos os restaurantes contam com cadeirinha e um menu kids. Mas não pense que o menu é composto apenas por pratos calóricos cheios de gordura não… Há muitas opções saudáveis! Vinicius comeu super bem por lá. Há também opções de papinhas no room service, sem custo. Quando precisei, o restaurante também tinha giz de cera e papel para desenhar!
O hotel fornece gratuitamente jogos de tabuleiros, livros e filmes e o concierge está preparado para te ajudar com uma programação apropriada à idade do seu filho. Se necessitar, é possível contratar serviço de babás (mediante solicitação prévia).
O que achei mais bacana foi saber que o hotel possui as próprias cadeirinhas de bebê para emprestar aos hóspedes que alugam carro, que usam taxis e não querem ir com o bebê no colo ou que contratam serviço de transporte. Perfeito.
Contei mais sobre a minha experiência no Four Seasons Buenos Aires aqui.
► Clique aqui para reservar a sua estadia.
Outros ótimos hotéis no bairro da Recoleta (muito próximos ao Four Seasons):
Um clássico em Buenos Aires. Parte do portfólio da The Leading Hotels of The World. Super bem localizado na luxuosa Av. Alvear. Piscina coberta.
- Sofitel Buenos Aires Recoleta
- Palácio Duhau – Park Hyatt Buenos Aires
- Melia Recoleta Plaza Hotel
- CasaSur Recoleta
- HUB Porteño (hotel boutique)
[PALERMO]
Todos fofos com cara de casinha!!
[PUERTO MADERO]
Eu não AMO o Puerto Madero para se hospedar, mas mesmo assim é um bairro legal! O Hotel Faena chama a atenção por sua decoração extravagante. A piscina é maravilhosa, pena que é gelada (não tem aquecimento).
::: ONDE COMER – Dicas de restaurantes em Buenos Aires
- Nuestro Secreto
Four Seasons Buenos Aires – Recoleta
Esse é o restaurante de carnes (parrilla) do hotel Four Seasons. SÉRIO, ele merece a sua visita. O nome não é esse por acaso. O Nuestro Secreto fica escondidinho no andar da piscina e spa do hotel, mas não é só para hóspedes (precisa reservar!). O restaurante é todo de vidro, rodeado de árvores, com vista para a La Mansión, o edifício histórico do Four Seasons. As carnes são maravilhosas e o menu de almoço vale muito a pena. O menu kids também era super completo e gostoso! Cadeirão para crianças. Um filé mignon e uma entraña, na parrilla, custavam cerca de $800-900 pesos cada. Reserve aqui.
- PROPER Restaurant
Aráoz 1676, Palermo
Tudo no Proper é preparado à lenha. O menu muda a cada dia e são usados apenas ingredientes argentinos. Comemos um frango delicioso!! O restaurante é a “modinha” do momento e como não faz reservas, é preciso chegar um pouco antes do horário de abertura (chegamos 15 minutos antes e foi ok. Havia uma fila pequena. Mas atenção, pois o local é não é nada grande). Abre de segunda à sábado às 20h.
O ambiente é o que mais chama a atenção, pois o restaurante está instalado em uma antiga oficina mecânica, e preserva uma estética meio “suja” e descolada. A cozinha e o forno à lenha, coração do Proper, ficam totalmente abertos e tudo é preparado na frente dos clientes.
Apesar de ter AMADO o restaurante, não achei nada baby friendly. Além de não ter cadeirão (Vini ficou no colo o jantar todo), não dá para saber o que vai ter no menu. Se for com o bebê, recomendo levar “jantado” ou levar a comida em um pote térmico.
Pratos maiores custavam em média $500 pesos e entradinhas $200 pesos. Tudo é para compartilhar.
- Elena
Four Seasons Buenos Aires – Recoleta
O Elena é o restaurante principal do Four Seasons e está na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina de 2019 (Latin America’s 50 Best). Ele abre diariamente, para hóspedes e não-hóspedes, no café da manhã (completíssimo), almoço e jantar. Brunch aos domingos de 12:30 às 16h. No menu, pratos clássicos da culinária argentina com toque europeu e uma enorme carta de vinhos. Chef Juan Gaffuri. O local é super elegante. Menu kids e cadeirão para crianças. Reserve aqui.
- La Alacena
Gascón 1401, esquina Honduras – Palermo
Se está procurando um restaurante para comer aquela massinha gostosa em Buenos Aires, recomendo o La Alacena, em Palermo. O ambiente é super aconchegante, com cara de casinha (é pequeno! Chegue cedo ou reserve pelo telefone 011 4867-2549) e no menu, pratos típicos italianos (alguns mais moderninhos). Pratos principais custavam, em média, $450 pesos.
- Pony Line
Four Seasons Buenos Aires – Recoleta
É o antigo “bar do lobby” do Four Seasons que se transformou em uma experiência descontraída para tomar coquetéis, cervejas artesanais e provar os hambúrgueres que hoje são considerados os melhores da cidade (são SURREAIS! Provem). Tem pizzas e outros pratos também. A temática do bar é o polo, esporte que é paixão argentina. Decoração com muita madeira e couro, criando um ambiente rústico-chique. Às quartas e sábados há DJ no local. Também tem menu kids! Burgers custavam em média $600 pesos. Reserve aqui.
- El Sanjuanino
Posadas 1515 – Recoleta
Um restaurante clááááássico em Buenos Aires. Apesar de ser MEGA turístico, eu amo!!! As melhores empanadas da cidade. Gosto até do vinho da casa servido na jarra de pinguim! hahaha. O ambiente é cheio de camisas assinadas, bandeiras e fotografias de famosos (kkk). Enfim, vá pelas empanadas 😀 Custavam em torno de $50 pesos cada.
- El Mercado
Hotel Faena – Martha Salotti 445 – Puerto Madero
Confesso que só fui a esse restaurante porque queria muito conhecer o Hotel Faena. O ambiente é LINDOOO, bem típico de uma cantina argentina, mas naquele estilo único e “estrambólico” do Faena, bem vermelho, mesclado com os mercados europeus. A área aberta, com luzinhas, é uma graça. Mas achei a comida nada demais, além de ser bem cara (a refeição mais cara que fizemos em Buenos Aires nessa viagem). Carnes por $1000-$1500 pesos, há opções de carnes que passam $2.000. Abre todos os dias de 7h até às 2h da manhã. Reserve aqui.
- Florería Atlántico
Arroyo 872 – Recoleta / Retiro
Uma floricultura e uma loja de vinhos que, na verdade, é um bar e restaurante “escondido” no porão do imóvel (a porta que dá acesso ao bar simula a entrada na câmara fria da floricultura). E não estamos falando de qualquer bar! Este foi eleito um dos 50 melhores bares do mundo. O ambiente do bar tem um estilo “mal acabado”, justamente para causar essa impressão de “proibido” (inspirado na época da Lei Seca americana).
Na cozinha, a parrilla é o destaque. Mas é no grande balcão de 18m que são preparados os melhores drinks da Argentina! Prepare-se para esperar na fila e ainda ter que beber de pé! rs
ATENÇÃO: visitamos esses restaurantes em agosto de 2019, logo após o ex-presidente Mauricio Macri perder nas prévias eleitorais. A moeda argentina tinha ACABADO de sofrer uma BAITA desvalorização e creio que os restaurantes não tiveram tempo de ajustar o preço nos menus. Por isso quase tudo estava absurdamente barato.
Por razões óbvias, creio que os valores não permanecem esses. Se o budget com alimentação é algo muito importante pra você e o dinheiro está bem contado nessa viagem, acho melhor conferir nos sites dos restaurantes (ou ligar), pois informações de terceiros geralmente estão desatualizadas.
::: O QUE FAZER EM BUENOS AIRES
Buenos Aires é uma cidade para voltar dezenas de vezes, e se encantar em todas elas! Cheia de eventos culturais, ela se reinventa de tempos em tempos, o que não te deixa entediado nunca.
Se é sua primeira vez na cidade, você não pode deixar de conhecer os pontos mais tradicionais:
- Bairro da Recoleta
Com casarões e prédios mais antigos, é o bairro mais tradicional da cidade. O bairro tem verdadeiros palácios escondidos em suas ruas (a embaixada do Brasil é um deles), além do famoso Cemitério da Recoleta, seu principal ponto turístico. Há vários parques próximos da Av. Libertador, que são uma delicia para uma caminhada.
- Floralis Genérica (Plaza de Las Naciones Unidas)
Uma escultura de aço enorme, com uma flor que se abre e fecha dependendo do horário do dia. Fica ao lado da Faculdade de Direito, que é um prédio enorme, próximos do cemitério da Recoleta (faça tudo caminhando).
- Av. 9 de Julio
Uma das avenidas mais largas do mundo (tente atravessar com apenas um sinal vermelho e terá que correr!), vale uma caminhada por ela até o Obelisco, ponto central da cidade.
- Casa Rosada
É a sede do governo Argentino, onde trabalha o presidente (ele não mora lá, mora em uma chácara mais afastada). Na praça da Casa Rosada está a Catedral Metropolitana, que também vale a visita, além de vários prédios públicos.
- Puerto Madero
Atrás da Casa Rosada está o cais de Puerto Madero, um região mais nova da cidade, que é uma delícia para passear e sentar para comer. Há vários restaurantes próximos ao rio, além da famosa Puente de la Mujer, cujo desenho imita uma mulher dançando tango.
- San Telmo
O bairro boêmio e antigo da cidade, tem vários mercadinhos de pulgas, show de tango nas ruas (e em bares/restaurantes). É um bairro revitalizado, que apesar de já estar bem moderninho, ainda tem aquela sensação velho X novo.
- La Boca
Dizem que a argentina é 50% River Plate e 50% Boca Juniors, mas o bairro portuário da Boca respira… Boca! Ali está o famoso estádio “La Bombonera”, além do Caminito, um conjunto de casinhas coloridas e pitorescas que formam um corredor de restaurantes e lojinhas. Vá de táxi!
- Bosques de Palermo
É um conjunto de parques ENORME, sobre a Av. Libertador e Figueroa Alcorta, onde os Argentinos vão para um passeio mais longo de fim de semana. Muita gente praticando esporte, fazendo pic-nic, além de lugares interessantes como o Rosedal de Palermo e o Planetário.
O Jardim Japonês de Buenos Aires, aberto todos os dias de 10h às 18h, é um parque lindíssimo que foi um presente da Embaixada do Japão em agradecimento por receber tão bem seus imigrantes. Lagos, árvores, flores, pontes e outros monumentos fazem desse jardim um lugar super agradável de passear!! Até meu bebê AMOU.
- Palermo
Um bairro boêmio mais moderno. O ponto central é a Plazoleta Julio Cortazar (antiga Plaza Serrano), e a partir dali há muitas ruas para explorar. Fique dentro do quadrado das ruas Cabrera / Scalabrini Ortiz / Nicaragua / Thames, que você encontrará lojas de marcas famosas, além de (meus preferidos) estilistas, designers e artistas locais. Tem excelentes bares e restaurantes também.
- Show de tango
Quem vai a Buenos Aires pela primeira vez, não quer perder um show de tango, né?! Mas atenção: fuja das pegadinhas para turistas!!! Na verdade, existem muuuuuitas opções mas alguns bem furada. Posso recomendar apenas o Esquina Carlos Gardel, que é um teatro luxuoso com jantar de ótima qualidade, e Café Tortoni, que é uma cafeteria / restaurante tradicional em Buenos Aires, mas no subsolo acontece um show de tango mais intimista. Não é um espetáculo como o tango da Esquina Carlos Gardel, mas eu gostei.
Nossa, aqui preciso NÃO recomendar o Sr. Tango! Socorro! Fui com amigas e quase morremos de tédio. Além de ser longuíssimo, achei tudo muito forçado e teatral demais (tourist trap).
::: EXTRA: O QUE FAZER EM BUENOS AIRES COM CRIANÇAS
Muitas sas atrações que foram citadas acima, como todos os parques (Plaza de Las Naciones Unidas, onde está a Floralis Generica, o Jardim Japonês, os Bosques de Palermo e até mesmo o Cemitério da Recoleta), são ótimas programações para crianças em Buenos Aires.
Mas, caso esteja viajando com bebê ou criança pequena, você pode acrescentar mais alguns itens ao roteiro:
- Museo de Los Niños (dentro do Shopping Abasto – Av. Corrientes)
Um museu super interativo, perfeito para crianças a partir de 2 anos (crianças menores, que já andam, também podem ir!!! Estou apenas dizendo que podem curtir MENOS do que uma maiorzinha, mas vão curtir sim!!!). Tem simulação de médico, de loja, de lanchonete, de tribunal… O máximo para a imaginação!
- Pedalinho nos Bosques de Palermo (oficialmente chamado de Parque Tres de Febrero)
- Planetário Galileo Galilei (Bosques de Palermo)
O Parque Tres de Febrero, chamado também de “Bosques de Palermo” é um lugar delicioso para passear com toda a família (com ou sem criança). É enorme e tem vários atrativos. Com crianças, achei legal os pedalinhos no lago, o Rosedal e o Planetário (há uma sessão infantil!).
O Centro Cultural Recoleta fica ao lado do cemitério (onde está Evita) e é um lugar muito interativo. Adultos e crianças adoram! Super interativo, que propõe o aprendizado “fuçando” mesmo! rs
*Atenção: o Museo Prohibido No Tocar fica em um edifício ao lado a esse do Centro Cultural Recoleta (veja na mapa que está no mapa que está no fim do post). Não tirei foto.
- Temaikén Bioparque (40min de Buenos Aires)
O Temaikén não é bem um zoológico, e sim um “ecoparque”. Um lugar enorme e muito bonito onde eles recriam o habitat dos animais e protegem espécies ameaçadas. Há controvérsias se realmente se trata de “proteção” ou “exploração”. Depois de ter feito tantos safáris selvagens mesmo, confesso que fiquei com um aperto no coração ao ver as cheetahs e os tigres presos em um espaço não tão grande assim. Vinicius adorou os suricatas e o aquário. O Teimaikén fica a 40 minutos – 1 hora de carro do centro de Buenos Aires.
::: QUANDO IR – Melhor época para viajar para Buenos Aires
Qualquer época do ano é uma delícia para visitar Buenos Aires!
Se não gosta de frio, recomendo evitar ir de junho a agosto. Mas, a maioria das fotos publicadas aqui são justamente de agosto (as que o Vini aparece). Estava frio sim, mas os dias eram lindos e ensolarados.
Apesar de dezembro/janeiro ser mês de férias, a cidade não fica muito lotada porque a população local costuma “fugir”. Eles também saem de férias. Faz bastante calor e é uma época boa. Na verdade, a cidade fica lotada é de brasileiros!! hahaha MUITOS!!! Os melhores meses, na minha opinião, são março, abril, setembro e outubro.
::: SEGURO DE SAÚDE INTERNACIONAL
Eu NUNCA viajo sem seguro de saúde. Não acho que compensa ir apenas com o do cartão de crédito (que pode ser difícil pra conseguir reembolso). Fazer um extra é tão barato… Eu já precisei usar uma vez e recomendo!
Sempre faço o meu pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
::: CHIP DE CELULAR / INTERNET NO EXTERIOR
Dessa vez, comprei o pacote de roaming da Vivo (minha operadora de celular no Brasil) e deu super certo. Foi barato (R$39,99 por dia)! Mas uma boa opção também é comprar o chip da EasySim4U. Compre online ainda no Brasil, o chip chega na sua casa e, já no avião, coloque no celular e desembarque com dados ilimitados. Já usei em vários países. Clique aqui para comprar.
::: MAPA DE BUENOS AIRES
Veja no mapinha abaixo tudo o que foi citado aqui no post. Agora fica bem mais fácil para organizar o roteiro!
E aí, deu pra se empolgar para conhecer Buenos Aires ou ir de novo?? Como a cidade é muito dinâmica, sei que as dicas estão sempre mudando, há sempre coisas novas!! Deixe sua dica aqui também! 🙂
Leiam também:
- Dicas de Mendoza e suas vinícolas incríveis
- Por que o Four Seasons Buenos Aires é o melhor hotel da cidade
- Awasi Iguazú – experiência nas Cataratas do lado argentino
- Vale do Colchagua – a região com as melhores vinícolas do Chile
- 5 hotéis muito charmosos na América Latina
- Dicas de Santiago – capital do Chile
Beijos, Lala Rebelo
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
Instagram Stories: Clique aqui para assistir a nossa viagem mais recente para Buenos Aires, com o baby.
Se o post foi útil pra você e te ajudou no planejamento, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link, reservar seu carro por este link, fazer seu seguro de saúde internacional por este link e comprar seu chip por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuito obrigada! 🙂