Viajar para a Suíça no verão é uma ótima ideia. Além dos dias serem muito mais longos (pôr do sol em torno de 21h), as paisagens ficam bem coloridas. Com o calor, até os lagos estão mais convidativos! rs. E é com esse visual ensolarado que você poderá explorar a Suíça da melhor maneira: de TREM.
Um país completamente conectado por trilhos, o que facilita (e muito) a logística de uma viagem. É possível percorrer o território todo sem nem sequer pensar em alugar um carro. Viajando assim, você não precisa se preocupar com nada (esqueça GPS, Waze, limites de velocidade, multas, paradas para ir ao banheiro ou colocar combustível), apenas relaxar, curtir a viagem e apreciar a paisagem (eu prefiro!).
E falando em paisagens, elas são mesmo surreais. Imagine viajar em um trem panorâmico, passando por vilarejos históricos, lagos que vão do esmeralda ao azul turquesa, campos verdinhos, montanhas e diversos pontos turísticos…
Mas, apesar de ter destacado o trem aqui nesse post, o transporte público em geral, incluindo viagens de ônibus e de barco, é muito eficiente na Suíça. Tudo está perfeitamente coordenado e conectado. E basta um único ticket, o Swiss Travel Pass, para poder usufruir de todos esses transportes ilimitadamente.
Swiss Travel Pass – um bilhete único para fazer viagens ilimitadas de trem, ônibus e barco, incluindo as rotas panorâmicas. O Swiss Travel Pass também dá direito a uso de transporte público nas cidades suíças, descontos em diversas excursões e entrada grátis em mais de 500 museus. Você pode comprar o seu ticket para usar ilimitadamente durante 3, 4, 8 ou 15 dias. Compre aqui.
Algumas ideias de passeios que você pode fazer na Suíça no verão, utilizando o seu Swiss Travel Pass:
- Trem do Chocolate (de maio a meados de outubro)
O Trem do Chocolate vai de Montreux até a fábrica de chocolates Cailler-Nestlé, em Broc, reservando tempo (óóóbvio!) para degustar a iguaria que é símbolo do país (hum… Chocolate suíço!). O percurso todo dura 7h30 e inclui também uma parada em Gruyères, uma cidade fofa que amei conhecer, que ficou famosa pelos queijos de mesmo nome.
Um tour de trem que combina as linhas panorâmicas mais lindas com os pontos turísticos da Suíça (são 1.280km!). Não existe itinerário definido e você pode entrar e sair quando quiser.
Tours sugeridos:
::: Tour Águas Maravilhosas: uma rota que passa por diversos lagos, rios e a maior queda d’água da Europa, as Cataratas do Reno em Schaffhausen. Em 3 dias, você sai de Zurique e pode passar por cidades lindas, incluindo Lucerna e outras menores e charmosinhas. E ainda dá para fazer um trecho de barco entre Stein am Rhein e Schaffhausen. Utilize apenas 1 ticket para tudo, o Swiss Travel Pass.
::: Tour Maiores Atrações: ideal para quem não tem mais do que 5 dias e quer conhecer os principais pontos turísticos e atrações do país, passando por Zurique, Lucerna, Interlaken, Zweisimmen, Montreaux, Visp e Zermatt. E entre essas cidades, claro: vilarejos, montanhas, lagos turquesa, geleiras e campos com vaquinhas pastando tranquilamente (aquele estereótipo suíço que é pura realidade. Lindo!).
Com o Swiss Travel Pass você pode fazer todos os trechos com um único bilhete.
Veja todos os trechos do Grand Train Tour aqui.
Sendo a Suíça um país com mais de 100 lagos principais (estima-se que haja mais de 7.000 lagos no território suíço, se considerarmos até os menorzinhos), uma boa pedida é um passeio de barco. Com o clima ameno do verão, é possível aproveitar o máximo dessa atração, ficando na parte externa das embarcações. Você terá vistas espetaculares da água junto às montanhas com picos nevados e das cidades das margens.
Sugestões de cruzeiros:
- Lago Lucerna
- Oberland Bernês (Lagos Thun e Brienz)
- Região dos Três Lagos (Lagos Biel, Neuchâtel e Murten)
- Lago Constança
- Lago Genebra
- Lago Lugano
- Lago Zug
- Lago Zurique
- Rio Reno
Veja mais opções de cruzeiros em lagos/rios suíços aqui.
Todos esses cruzeiros também podem ser feitos com um único bilhete, o Swiss Travel Pass. Sim, o mesmo bilhete que você terá comprado para viajar de trem e de ônibus.
Por que viajar de transporte público na Suíça? Porque em nenhum outro lugar do mundo isso é tão fácil. A Suíça possui uma rede de trens, barcos e ônibus com aproximadamente 29 mil quilômetros de extensão. E as conexões funcionam. É mais simples do que parece. Confiável e seguro. Coisas de “primeiro mundo”, como se diz aqui no Brasil. Não é a toa que os próprios suíços preferem viajar dessa maneira.
▶ Compre aqui o seu Swiss Travel Pass.
E aí, prontos e animados para viajar pela Suíça? Fui há 3 anos para o país, mas pretendo voltar em breve, no início do segundo semestre, para aproveitar o verão. Vou levar a família toda (meus pais e o bebê). Acho que é um super destino para ir com crianças, né?! Depois conto aqui pra vocês.
Para mais informações e ajuda no planejamento da sua viagem, acesse: www.myswitzerland.com. Acompanhe também as dicas no instagram @myswitzerland e @swisstravelsystem.
Beijos,
Lala Rebelo
::: Instagram: @lalarebelo
::: Facebook: /LalaRebeloTravelBlog
*Publieditorial