dicas do algarve - praia do camilo - lagos - portugal - lala rebelo
Europa

Dicas do Algarve – Portugal

Grutas e praias de falésias

Encontre aqui nesse post dicas do Algarve, em Portugal. Região no sul do país cheia de praias cercadas por falésias laranjadas, mar azul e infinitas grutas, como a famosa Gruta de Benagil (ou Algar de Benagil). As praias mais bonitas (e conhecidas) são Praia do Camilo, Praia de Dona Ana, Praia da Marinha, Ponta da Piedade, entre outras. E são lindas mesmo!

Além de muitas fotos, você vai encontrar aqui dicas de hotéis no Algarve (as melhores opções de hospedagem, como o lindíssimo e muito bem localizado Casa Mãe, em Lagos, ou o Vila Vita Parc, com excelente infraestrutura). Dicas de restaurantes, aluguel de carro, como chegar, clima e melhor época para ir, quantos dias ficar e um roteiro detalhado de 4 dias no Algarve, com o que fazer day-by-day.

Ah, para quem não sabe, fizemos essa viagem para Algarve (e por todo Portugal) com nosso bebê de 6 meses na época. Foi fantástico!

Espero que gostem das dicas a seguir!

::: Leia também: roteiro completo de viagem para Portugal

dicas do algarve - portugal - lala rebelo - ponta da piedade
Ponta da Piedade – Lagos – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo
hotel casa mãe algarve lagos lala rebelo
O lindíssimo e super cool hotel Casa Mãe, no centro de Lagos – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo

O Algarve é uma região no sul de Portugal, uma das mais turísticas do país e também da Europa. Muito mais procurada no verão, claro, mas que atrai gente o ano inteiro, principalmente por seu clima ameno (atrai também muitos imigrantes da própria Europa, em busca de uma aposentadoria mais tranquila).

As cidades mais importantes do Algarve são Faro, Lagos, Sagres, Albufeira e Portimão. Recomendo que você se hospede próximo a Lagos (ou entre Lagos e Albufeira). Não pense que o Algarve é um lugar só, fácil de ir de uma praia a outra. Aliás, fácil é… Mas não é perto! O Algarve é uma região enorme, com mais de 5.000 km2. Por isso, já sugiro que você fique pelo menos 4 dias inteiros na região.

O aeroporto do Algarve fica em Faro (FAO), e recebe voos de Lisboa, Porto e outras cidades européias. Mas é mais comum chegar ao Algarve de carro alugado, vindo de Lisboa. São apenas 300km em uma estrada excelente. Aliás, independente de chegar ao Algarve dirigindo ou de avião, é imprescindível ter um carro para explorar a região. Alugamos pela RentalCars

onde fica algarve portugal
Localização do Algarve – sul de Portugal | imagem: Google Maps

Sonhei muito em conhecer o Algarve. Era a parte mais esperada da nossa viagem por Portugal. Essa paisagem de praias entre falésias, com o azul do mar contrastando com o laranja, mexia demais comigo. E posso afirmar: o Algarve é mesmo maravilhoso!

dicas do algarve - praia do camilo - portugal - lala rebelo
Uma das praias mais famosas do Algarve (imperdível): Praia do Camilo, em Lagos | foto: Lala Rebelo

CLIMA – Melhor época para ir ao Algarve:

Faz MUITO calor no verão português (não é exagero – sou cuiabana com experiência em Panamá rsrs), além de que tudo fica muito cheio. Portanto, evite ir nos meses de julho e agosto.

Fomos no final de setembro / começo de outubro, ainda fazia bastante calor durante o dia (30ºC), mas a noite era bem agradável, lá pelos 20ºC. Maio e junho também são ótimos meses para visitar. E bom porque não está bombando de gente.

Nos disseram que de novembro a fevereiro costuma chover mais.

Quanto à temperatura do mar, costuma ser bem gelado sempre. Não sei se foi sorte, mas achei beeem OK quando fomos, gostoso mesmo! E olha que sou friorenta.

melhor época para ir algarve portugal
Dias lindos de muito sol e céu azul! Praia de Benagil – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
e SEGURO OBRIGATÓRIO:

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal (e União Européia), apenas passaporte válido E o Certificado Schengen (seguro de saúde obrigatório, com cobertura mínima de 30.000 euros).

Recomendo fazer o seu seguro de saúde internacional pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Já precisei usar e fui super bem atendida (na época, fiz o AC35). Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

dicas do algarve - praia do camilo - lala rebelo - portugal - lagos
A belíssima Praia do Camilo em Lagos – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo
algar de benagil gruta lala rebelo
Algar de Benagil – também chamado de Gruta de Benagil – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo

FUSO-HORARIO-TOMADA-VOLTAGEM-TIPO-MOEDA-PORTUGAL


Como chegar / Onde ficar

VOOS, ESTRADAS & ALUGUEL DE CARRO

O aeroporto de porta de entrada do Algarve fica em FARO (FAO), a 90 km de Lagos (aprox. 1h de estrada). Faro recebe voos de Lisboa, Porto e de diversos destinos europeus como Londres, Edimburgo, Amsterdam, Paris, Madrid etc.

É IMPRESCINDÍVEL alugar um carro em Algarve. Sério, é tudo muuuuito espalhado e sem carro você simplesmente não faz nada! rs. A não ser que deseje ficar “enfiado” em um hotel (fazendo nada!), e utilize um serviço de transfer eventualmente, mas vai sair bem mais caro.

Eu sempre alugo carro em viagem pelo site da Rentalcars, e SEMPRE deu certo. Além de sair sempre mais em conta que no site das locadoras. Clique aqui para orçar. *Quando você reserva seu carro por esse link, eu ganho uma pequena comissão (e você não paga nada a mais por isso). Obrigada! 😉

Não conheci nenhum serviço de transfer em Algarve, mas peguei um folheto desta empresa: Blue Sky (info@bluesky.com.pt).

roteiro viagem portugal

Como brasileiros costumam conhecer o Algarve em uma viagem mais “geral” por Portugal, o mais comum é CHEGAR AO DESTINO DE CARRO, vindo de Lisboa. São aprox. 300 km da capital, um caminho que se percorre em menos de 3 horas. Estradas ótimas!

[Clique aqui para ler nosso roteiro completo de viagem para Portugal]

Atenção: quando alugar seu carro em Portugal, não deixe de solicitar o “Via Verde” (um dispositivo de cobrança automática de pedágio).

dicas de portugal

HOTÉIS

A localização do seu hotel no Algarve é o ponto mais importante a levar em consideração no momento da reserva. Quando comecei a sonhar com o destino, tinha uma ideia de que o Algarve era “uma coisa só”, tipo uma ilha pequena no Caribe, que estando mais ou menos longe ou perto das praias mais bonitas, não era um big deal, já que as distâncias não são tão grandes assim.

Isso não acontece no Algarve, já que a região é enoooorme, engloba vários municípios e as distâncias são BEM grandes. Sem falar que, se você for na alta temporada, vai perder mais um tempinho de trânsito (mas fui no fim de setembro e não peguei trânsito algum).

Portanto, se você, assim como eu, deseja ir ao Algarve para ver aquelas famosas praias cercadas de falésias laranjadas, o melhor é se hospedar do “lado esquerdo” da região, próximo a Lagos, Portimão, Alvor e Porches. Resumindo, algum lugar entre Lagos e Albufeira.

Sugestões de hotéis:

Escolhi esse hotel principalmente por causa de sua localização, no centro histórico de Lagos, e por seu estilo descontraído. Juro, se um dia eu tiver uma casa na praia, quero que tenha essa cara, essa vibe! Que lugar com energia boa!!! A decoração é linda, toda moderninha, cheia de detalhes. Sabe aquele hotel descomplicado?

O serviço é impecável, os quartos são espaçosos, com móveis lindos (o nosso tinha uma banheira e uma varandinha super agradável), conta spa, a piscina é uma delícia…

Um dos pontos altos é que o hotel possui uma BAITA horta e quase tudo o que nos é servido em seu restaurante (que por sinal, é muito gostoso e aberto a não hóspedes) é cultivado ali (o que não é, é comprado de produtores locais). Ou seja, tudo orgânico, fresquinho…. Até mesmo os amenities (shampoo, shower gel, sabonete) são produzidos com ingredientes próprios.

Basta sair pela recepção, e em poucos passos estar na parte mais animadinha do centrinho de Lagos, com dezenas de restaurantes para almoçar ou jantar. As praias mais famosas do Algarve, como Praia do Camilo e Praia de Dona Ana (e a belíssima Ponta da Piedade), ficam a apenas 2km aproximadamente. Se estiver sem bebê (rsrs) e não estiver tão quente, eu recomendo até ir andando.

Recomendo muuuuuito! Adorei meus dias por lá.

Clique aqui para reservar a sua estadia no hotel Casa Mãe, em Lagos.

casa mae hotel algarve portugal
Hotel Casa Mãe – Lagos – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal lagos
Lobby – Casa Mãe | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal
O Hotel Casa Mãe e o restaurante Orta | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal
Piscina delícia do hotel Casa Mãe | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal
foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal lagos
Nosso quarto no hotel Casa Mãe em Lagos – muuuuito estiloso! | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal lagos
Vincius adorou o Casa Mãe! | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal lagos
Nossa varandinha – Casa Mãe | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal lagos
Nosso café da manhã no hotel Casa Mãe | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal lagos
Horta gigantesca do Hotel Casa Mãe | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal lagos
Hotel Casa Mãe – Lagos – Algarve | foto: Lala Rebelo
casa mae hotel algarve portugal lagos
Vista aérea – piscinas hotel Casa Mãe | foto: Lala Rebelo

Esse hotel, com selo The Leading Hotels of The World, é simplesmente o máximo. O hotel é enoooorme e conta com uma SUPER infraestrutura com várias piscinas, restaurantes, bares, spa e ESTRUTURA DE PRAIA! Se você vai ficar mais tempo no Algarve e terá tempo de curtir um pouco mais de hotel, sem dúvidas essa é a melhor opção.

O mais legal é que o próprio hotel já tem a “própria” praia no meio das falésias, com restaurante, sombra, espreguiçadeiras… Hotel de luxo bacana tanto para casais como para famílias com bebês e crianças.

Antes de conhecer o Casa Mãe, queria muito me hospedar no Vila Vita Parc, mas já estava sem disponibilidade. Como não fiquei tanto tempo no Algarve, tive pouco tempo para curtir meeeeeesmo o hotel (ficar horas e horas na piscina, sabe?!) então o Casa Mãe, no centro de Lagos mesmo, foi mais vantajoso. Mas, sem dúvidas, o Vila Vita Parc será a minha opção em uma próxima vinda! E tentarei reservar com mais antecedência! 😀 rs

A localização do Vila Vita também é ótima, pois Porches está MUITO PERTINHO de algumas praias maravilhooooosas e famosas também, como a Praia da Marinha, Praia de Benagil (e sua belíssima caverna) e a Praia do Carvoeiro.

Clique aqui para reservar a sua estadia no hotel Vila Vita Parc.

vila vita parc resort spa hotel algarve portugal
Uma das piscinas do hotel Vila Vita Parc Resort & Spa, no Algarve | foto: divulgação
vila vita parc resort spa hotel algarve portugal
Praia do hotel Vila Vita Parc Resort & Spa – Algarve | foto: divulgação
vila vita parc resort spa hotel algarve portugal
Restaurante e estrutura de praia do Vila Vita Parc – Algarve | foto: divulgação

Hotel que queria muuuuito me hospedar mas, infelizmente (infelizmente para mim, no meu atual momento) é adults only. O Bela Vista tem selo Relais & Châteaux, é muito charmoso e está localizado na Praia da Rocha, em Portimão. Tem infraestrutura na praia, uma piscina belíssima com vista para o mar e um restaurante muito bem recomendado, Vista (hotéis com selo Relais & Châteaux costumam ser MUITO bons no quesito gastronomia).

Parte do hotel fica em um castelinho histórico. Uma graça!

Clique aqui para reservar a sua estadia no hotel Bela Vista.

bela vista hotel spa algarve portimao portugal
Bela Vista Hotel & Spa em Portimão, Algarve | foto: divulgação
bela vista hotel spa algarve portimao portugal
Piscina do Bela Vista Hotel & Spa em Portimão, Algarve | foto: divulgação

Bom, opção de hotel é o que não falta no Algarve. Clique para buscar mais opções de hotéis em: Lagos, Portimão, Alvor, Carvoeiro, Porches, Armação de Pera e Albufeira.

reserva de hoteis booking lala rebelo

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

Se você já fez uma pesquisa por “onde comer no Algarve” antes de vir parar aqui no meu blog, deve ter ficado maluco! rsrs. É muita dica, e cada uma em um ponto, às vezes a mais de uma hora de distância! Fiquei meio perdida, querendo ir em tudo… Até porque tem muito restaurante bom e fancy perto de praias não tão lindas assim, o que, pra mim, não justificava o deslocamento.

Tentei selecionar os mais legais e os que faziam mais sentido dentro do meu roteiro (o roteiro está abaixo, na parte “o que fazer”).

RESTAURANTES NAS PRAIAS 

Esse restaurante é uma experiência por causa de sua localização UAU, encaixado entre as falésias. A comida é excelente também e, apesar dos preços serem um pouco acima da média do Algarve, vale muito (valeria até se a comida fosse ruim rsrs). O foco, claro, é frutos do mar, mas quem não come também pode ficar feliz: comi um “bife Paris” maravilhoooooso.

Reserve com MUITA antecedência, pois o restaurante é pequeno e disputado. Mas, como o lugar não é de fácil acesso (fica dentro de um condomínio, a cerca de meia hora de Lagos), ligue antes para confirmar. Reservamos com quase 1 mês de antecedência e, quando chegamos lá, nossa reserva não existia. Só conseguimos mesa porque ficaram com dó do bebê. (Preços: pratos principais aprox. 25 euros).

restaurante caniço algarve portugal prainha
A vista do Restaurante Caniço – Prainha (Alvor) – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo
restaurante caniço algarve portugal prainha
Restaurante Caniço – encaixado nas falésias do Algarve | foto: Lala Rebelo
restaurante caniço algarve portugal prainha
No jantar tem projeções na falésia! | foto: Lala Rebelo
restaurante caniço algarve portugal prainha
Prato do Ricardo estava delicioso. Eu comi um “BIFE Paris” que inacreditavelmente estava UAU!!! | foto: Lala Rebelo
restaurante caniço algarve portugal prainha
Que tal almoçar ou jantar com essa vista no Restaurante Caniço? | foto: Lala Rebelo
restaurante caniço algarve portugal prainha
Restaurante Caniço – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo

Adoramos esse restaurante pertinho da Praia de Benagil. Decoração muito charmosa e menu bem amplo, com frutos do mar, peixes, carnes, massas e pratos vegetarianos. (Preços: pratos principais aprox. 20 euros).

restaurante o pescador de benagil algarve portugal
Restaurante O PESCADOR, pertinho da Praia de Benagil | foto: Lala Rebelo
restaurante o pescador de benagil algarve portugal
O Pescador Benagil | foto: Lala Rebelo
restaurante o pescador de benagil algarve portugal
Polvo no restaurante O Pescador, perto da Praia de Benagil – Algarve | foto: Lala Rebelo

Apesar desse restaurante ser turístico e estar em uma das praias mais famosas do Algarve, tem comida boa e preço justo. Bom para comer lulas, peixes e, acredite, o frango estava maravilhoso (eu não como frutos do mar e mesmo assim comi muito bem no Algarve). (Preços: pratos principais aprox. 10-15 euros).

restaurante o camilo praia do camilo algarve portugal
Restaurante O Camilo – Praia do Camilo – Lagos – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo
restaurante o camilo praia do camilo algarve portugal
Logo ali começa a escadaria que dá na Praia do Camilo | foto: Lala Rebelo
restaurante o camilo praia do camilo algarve portugal
Lulas no restaurante O Camilo | foto: Lala Rebelo

O 2 Passos é um restaurante especializado em peixes e mariscos frescos do dia, com petiscos típicos algarvios. Fica mais para o oeste do Algarve, na Praia de Ancão (pra lá de Albufeira e Vilamoura). Tem uma vista lindíssima do mar. Quando for almoçar por lá, aproveite para curtir a praia também! Reserve com antecedência.

restaurante dois passos algarve portugal
Vista aérea do Restaurante 2 Passos – Algarve – Portugal | foto: divulgação
restaurante dois passos algarve portugal
Interior do Restaurante 2 Passos – Algarve – Portugal | foto: divulgação

roteiro viagem portugal

RESTAURANTES NA CIDADE DE LAGOS

Disclaimer: os restaurantes do centrinho de Lagos são simples e nada “descolados” (à parte do Orta, do hotel Casa Mãe) ou requintados. Mas há boas opções gostosinhas.

Fica na Rua 25 de Abril, a rua onde se concentra a maioria dos restaurantes de Lagos, com mesinhas na calçada. Paramos lá porque, entre todos até meio “breguinhas” dessa rua, era o mais legal. A comida estava excelente! Até se quiser fugir da culinária portuguesa, o macarrão a bolonhesa era ótimo. rsrs. Mas pode pedir sem erro os camarões! (Preços: pratos principais aprox. 15-17 eur).

sal e companhia restaurante lagos algarve
Mesas na parte externa do Restaurante Sal & Companhia, em Lagos | foto: Lala Rebelo
sal e companhia restaurante lagos algarve
Mesas na parte interna do Restaurante Sal & Companhia, em Lagos | foto: divulgação
sal e companhia restaurante lagos algarve
Prato de camarão do restaurante Sal & Companhia | foto: Lala Rebelo
sal e companhia restaurante lagos algarve
Até o macarrão estava bom! | foto: Lala Rebelo

Por fora nem parece um restaurante porque fica em uma lojinha bem bacaninha, que vende de tudo. Souvenirs descolados, azeites, objetos de papelaria etc. No mezanino fica um restaurante bonitinho, com pratos descomplicados, que agradam a todos (atum, bife, frango, polvo etc.). No rooftop há um barzinho legal, para drinks e petiscos. Fica na Rua Silva Lopes, nº30. Basta andar pela turística rua 25 de Abril que você chegará a essa rua. (Preços: petiscos no terraço bar em média 9 eur. Pratos principais no restaurante aprox. 15 eur).

terraco bar mar destorias lagos algarve
Terraço bar do Mar D’Estórias em Lagos – Algarve | foto: divulgação
terraco bar mar destorias lagos algarve
Terraço bar de dia do Mar D’Estórias em Lagos – Algarve | foto: divulgação
terraco bar mar destorias lagos algarve
Restaurante no Mezanino da Mar d’Estórias | foto: divulgação
mar d'estórias lagos portugal algarve
Lojinha Mar d’Estórias em Lagos | foto: Lala Rebelo
mar d'estórias lagos portugal algarve
Mais itens da lojinha Mar d’Estórias no centrinho de Lagos | foto: Lala Rebelo

Não comi nesse restaurante, mas passei várias vezes em frente (ficava entre o centrinho e o nosso hotel) e achei simpática. Cara de lugar gostoso para comer aquela boa massa, sabe? Beeeem italianinho “raiz”? Fica na Rua Primeiro de Maio, nº4.

Esse é o restaurante do nosso hotel descoladíssimo Casa Mãe. Como o restaurante fica no meio do hotel, também tem a mesma vibe. Sente nas mesinhas de fora, sob as luzinhas. O menu é composto por pratos feitos com ingredientes plantados na própria horta do hotel e acompanha grelhados (polvo, carne, atum…) preparados em uma churrasqueira. A batata doce assada em forno a lenha com alecrim estava maravilhosa!

Aberto para brunch (8am-11pm), almoço (1pm-7pm) e jantar (7pm-10pm). Reserve pelo tel (+351) 968 369 732 (recomendado reservar apenas na super alta temporada). (Preços: pratos principais aprox. 25 euros).

restaurante orta hotel casa mãe lagos algarve portugal
Mesas externas do restaurante Orta antes de abrir para o jantar | foto: Lala Rebelo
restaurante orta hotel casa mãe lagos algarve portugal
A “pequena” horta do hotel Casa Mãe | foto: Lala Rebelo
restaurante orta hotel casa mãe lagos algarve portugal
Alguns dos grelhados do restaurante Orta | foto: Lala Rebelo
restaurante orta hotel casa mãe lagos algarve portugal
Mesas internas do Restaurante Orta / Hotel Casa Mãe | foto: Lala Rebelo
restaurante orta hotel casa mãe lagos algarve portugal
Delícia de ambiente – hotel Casa Mãe | foto: Lala Rebelo

Me recomendaram muito ir até essa doceria no centro de Lagos para comer o doce regional, feito de amêndoas. Mas sinceramente, não achei o doce tão gostoso e o lugar é bem feiozinho rs. Mas é típico, desde 1935. Rua Portas de Portugal nº27.

taquelim gonçalves doces regionais lagos algarve portugal
Fachada da Taquelim Gonçalves no centro de Lagos | foto: Lala Rebelo
taquelim gonçalves doces regionais lagos algarve portugal
Os doces típicos são esses em formato de bichos e frutinhas. São bolinhos de amêndoas | foto: Lala Rebelo

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Recomendo 4 dias inteiros no Algarve para conhecer o melhor que o destino tem a oferecer. Se você tem pressa, dá para compactar e fazer em 3 dias inteiros sim, e abrir mão de uma coisa ou outra (como, por exemplo, cortar os dias 4 e 5 do meu roteiro abaixo e/ou juntar o dia 2 com o 3, não fazendo o passeio de barco mais longo).

Se você tem um passo mais tranquilo e gosta de acordar tarde, fazer tudo com mais calma, curtir um tempããão na mesma praia e vai ficar em um bom hotel, com ótima infraestrutura (pra curtir piscina etc.), recomendo 5 ou 6 dias.

Dia 1: LAGOS

Todas as praias e pontos turísticos que vou citar aqui contam com estacionamento gratuito. Nós achamos vaga nos 3 facilmente, mas fomos no final de setembro. Dizem que na alta temporada (julho-agosto), é simplesmente impossível. Portanto, se você estiver hospedado em Lagos mesmo, se aguentar o calor, pode ser uma boa fazer tudo a pé. Ou parar o carro em uma das praias e conhecer o resto a pé!

  • Ponta da Piedade

Essa não é uma praia e sim uma paisagem (e QUE paisagem!!!). A pontinha de Lagos é totalmente recortada, cheia de falésias saindo do mar. Além de apreciar, aqui você pode fazer um passeio de barco ou de caiaque passando pelas falésias e cavernas. Mas o passeio só sai se o mar estiver beeeeem tranquilo. Se não conseguir pegar o passeio que sai da própria Ponta da Piedade, há outras opções na marina de Lagos.

Ponta da Piedade - Lagos - Algarve - Portugal
Ponta da Piedade – Lagos – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal ponta da piedade
Qualquer semelhança do bebê com o filme Se Beber Não Case é mera coincidência hahaha | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal
Passeio de barco pela Ponta da Piedade – Algarve | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal
Vistas que se tem do mirante da Ponta da Piedade | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve - portugal - lala rebelo - ponta da piedade
Preparem as pernas para as escadas!! Ponta da Piedade | foto: Lala Rebelo
  • Praia do Camilo

Uma das praias mais bonitas do Algarve, na minha opinião. É pequenininha, sem nenhuma infraestrutura lá embaixo, e uma escadaria enooooorme para chegar até ela. Mas juro que sua beleza vale cada degrau, mesmo sob o sol de 30ºC (ou mais, dependendo da época). Como a maioria das praias do Algarve, o visual mais UAU é de cima mesmo, o que não quer dizer que lá embaixo também não seja lindo. Leve canga, guarda-sol, água…

Pertinho da escadaria que dá acesso à praia está o Restaurante O Camilo. Apesar de ser bem turístico, os preços são justos (10 euros o prato, mais ou menos) e nossos pratos estavam deliciosos. Se for seguir meu roteiro, é ideal almoçar aqui. Não fizemos reserva, mas chegamos cedo e conseguimos sentar tranquilamente. Na alta, melhor reservar.

dicas do algarve portugal praia do camilo
Praia do Camilo – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal praia do camilo
Descendo as escadas para chegar na Praia do Camilo. Descer é fácil… HAHAHA | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal praia do camilo
A Praia do Camilo é uma das mais lindas do Algarve | foto: Lala Reblo
dicas do algarve portugal praia do camilo
Praia do Camilo vista de cima | foto: Lala Rebelo
  • Praia de Dona Ana

A Dona Ana fica bem pertinho da Praia do Camilo, mas não tem todo o charme e beleza de sua vizinha. De qualquer forma, é bem bonita. É uma praia maior, mais espaçosa. Há um bar na areia que oferece espreguiçadeira e guarda-sol para alugar. Ou você pode esticar sua canga ali mesmo.

dicas do algarve portugal praia dona ana
Chegando na Praia de Dona Ana – Algarve | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal praia dona ana
Praia de Dona Ana – Algarve | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal praia dona ana
Delícia de praia! | foto: Lala Rebelo

Dica: compre um guarda-sol no seu primeiro dia no Algarve, pois será útil em quase todas as praias. Nunca há sombra natural (não há árvores e não é indicado ficar muito encostado nas falésias por risco de desmoronamento). No estacionamento da Praia de Dona Ana havia uma lojinha com guarda-sol e bóias à venda. No nosso caso, o hotel Casa Mãe emprestava aos hóspede guarda-sol e toalhas.

dicas do algarve portugal praia dona ana
Curtindo a sombrinha do guarda-sol que levamos (do hotel) | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal praia dona ana
E Vinicius aproveitando a bóia que compramos na entrada da Praia de Dona Ana | foto: Lala Rebelo
  • Centrinho de Lagos

O centrinho histórico de Lagos não tem o charme das cidades das cidades litorâneas de sua vizinha Espanha, mas é bem gostosinho. Cheio de edifícios antigos branquinhos e ruelas estreitas, que escondem restaurantes com mesinhas na calçada. A maioria deles fica na Rua 25 de Abril. Vale uma voltinha a pé por lá e pela marina de Lagos. O centro histórico é murado.

Na parte “comes & bebes” (acima) escrevi minhas sugestões de restaurantes em Lagos, mas resumindo, gostei do SAL e companhia e Mar d’Estórias. Tem também o restaurante descolado do nosso hotel Casa Mãe, Orta (grelhados).

lagos algarve portugal
Centrinho de Lagos – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo

Muitos guias sugerem ir no fim do dia para SAGRES, ver o pôr do sol de lá, que é maravilhoso. Não fui, mas nosso hotel recomendou o restaurante A TASCA, que tem vista do mar. 

dicas de portugal

Dia 2: BENAGIL & MARINHA

  • Passeio de barco pelas Grutas de Algarve (Benagil e outras)

O melhor local para pegar esse passeio é da Marina de Lagos, pois há várias opções de empresas diferentes. De qualquer forma, para garantir, melhor reservar pela internet previamente. Eu não fiz esse passeio, mas ouvi falar da empresa Seafaris, entre outras. O passeio mais comum demora 1h30, custa 40Eur/pessoa e é feito em barco seguro para crianças e passa por diversas cavernas da costa. EU não vi esse barco!!!

Atenção: se o mar estiver mexido ou ventando muito, o passeio não vai sair. Eles são bem rígidos em relação a isso (que bom!). Foi por isso mesmo que não fizemos, estava tudo cancelado.

* Atenção: há passeios que permitem apenas “OLHAR” a famosa gruta ALGAR DE BENAGIL de fora (não pode descer). Me disseram que há um tipo de passeio “premium” que deixa sim sair do barco, mas por apenas 5 minutos, mas não encontrei nenhuma informação a respeito. Poxa… Tem que poder sair, né?!

Outro ponto para pegar o passeio de barco para as cavernas é da própria Praia de Benagil, mas como apenas uma empresa trabalha lá (Taruga Tours), costuma lotar rápido. Mas também dá para comprar ticket pela internet.

O passeio de barco é bacana independente de sair ou não na Gruta, porque com ele você consegue ver as falésias do Algarve do MAR (um novo ponto de vista. Maravilhoooso!), além de ver outras grutas e praias e ter um panorama mais geral do local.

algarve boat tour
Um dos barcos grandes que fazem os passeios de 1h30 pelas grutas e praias do Algarve | foto: GetYourGuide
taruga tours banagil cave
O barco da Taruga Tours, na Praia de Benagil | foto: site da empresa
taruga tours banagil cave
Fila para pegar o passeio express de 30min para a Gruta de Benagil, na Praia de Benagil – Taruga Tours | foto: Lala Rebelo
  • Praia de Benagil e Gruta de Beangil (Benagil Cave)

Essa praia ficou bem famosa por causa da caverna que está ao lado e leva o mesmo nome. Mas a praia em si também é maravilhooooosa! Cercada de falésias lindas e bem espaçosa, pra colocar sua canga na areia e passar umas horinhas por ali. Não vi aluguel de espreguiçadeiras. Há um bar por ali, mas fica fora da areia.

Aliás, na área (não na praia, mas muito pertinho) há vários restaurantes bons. Nós comemos no Pescador e amamos!!! Muito bonitinho e comida deliciosa. Falo mais em detalhes do restaurante na parte de Comes & Bebes.

Há estacionamento gratuito próximo à praia.

Bom… Mesmo que você tenha feito o passeio de barco pelas grutas, provavelmente deve estar doido para conhecer DE FATO a Gruta. Nós não fizemos o passeio de barco (muito vento, não estavam saindo), então nossa única opção era ir de caiaque, de stand-up paddle ou nadando, partindo da Praia de Benagil. É bem pertinho! Se você nada bem, será uns 10 minutos pra ir e uns 10 pra voltar.

A empresa que aluga os equipamentos e vende os passeios de barco (Taruga Tours) diz que não pode ir nadando, mas não vi nenhuma placa oficial e havia um monte de gente fazendo a mesma coisa.

Indo por sua conta (nadando, de SUP ou de caiaque) é ótimo porque você pode até curtir um pouquinho dessa “praia” que está dentro da gruta. Só esteja atento à maré. Maré alta não tem tanta areia à mostra lá dentro. E cuidado também com o mar bravo e GELADO. Quando o Ricardo foi nadando, o mar estava ok (apesar de terem cancelados os passeios de barco, o mar não estava agitado) e com temperatura amena (todo mundo diz que o mar é gelado no Algarve mas acho que tivemos sorte. Sou bem friorenta e achei a temperatura gostosa).

Na Praia de Benagil também há oferta dos passeios de barco express (em barcos um pouco menores), que duram 30 minutos e passam pela Gruta de Benagil e mais uma outra gruta. Não fizemos.

Curiosidade: Algar é o nome dado aos “buracos” que estão no teto dessas cavernas. Por isso a região é chamada de ALGARve.

dicas do algarve portugal praia benagil
Praia de Benagil – Algarve | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal praia benagil
Praia de Benagil – Algarve | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal algar de benagil gruta
Algar de Benagil (ou Gruta de Benagil) | foto: Lala Rebelo

Veja no vídeo abaixo como é nadar da praia até a gruta e como é a gruta por dentro:

  • Praia da Marinha

Considerada uma das mais lindas de todo o Algarve, e pra mim, realmente é!!! UAU UAU UAU. Ela é bem extensa (mas quando a maré está alta, por causa das falésias, fica parecendo várias praias menores) e tem a areia mais fina e branquinha. Também tem uma longa escada para chegar (como as mais bonitas de Algarve), mas bem mais suave do que a da Praia do Camilo.

Há estacionamento gratuito no local. Lá embaixo há um bar com comidas e bebidas. Não vi oferta de aluguel de espreguiçadeiras!

dicas do algarve portugal praia da marinha
Praia da Marina – Algarve | foto: Lala Rebelo
praia da marinha - algarve - portugal
Praia da Marinha vista de cima | foto: Lala Rebelo

Se você é do tipo mais atleta (mesmo no calor escaldante rs), há um percurso chamado Percurso dos Sete Vales Suspensos, com 5.7km, que parte da Praia da Marinha e vai até a Praia de Vales Centianes, passando por várias outras praias (inclusive a de Benagil). Dá até para ver o buraco da Gruta de Benagil por cima

dicas de portugal

Dia 3: CARVOEIRO & ALVOR

  • Praia do Carvoeiro

A Praia do Carvoeiro é linda porque, além das falésias, está cercada pelo vilarejo do Carvoeiro, cheio de casinhas brancas. Vale a pena também dar uma voltinha por lá.

Acabamos não incluindo essa praia e esse vilarejo na nossa viagem porque com bebê acabamos saindo mais tarde do que o esperado do hotel, aí fomos direto para a Praia dos Três Irmãos! 😀 Mas por tudo que já vi e li, vale a pena!

praia do carvoeiro algarve
Praia do Carvoeiro – Algarve | foto: Tom Jutte para flickr (CC)www.tomjutte.tk
  • Praia dos Três Irmãos

A Praia dos Três Irmãos é plana (não tem escada pra chegar) e é bem grandona, com uma faixa de areia extensa. Ela só tem falésias no seu canto esquerdo, mas o ponto positivo da praia é que há uma excelente infraestrutura com aluguel de espreguiçadeiras, bares, restaurantes e brinquedos para crianças. O pôr do sol dessa praia é bem bonito.

algarve praia dos tres irmaos portugal
Pôr do sol na Praia dos Três Irmãos – Alvor – Algarve – Portugal | foto: Lala Rebelo
praia tres irmaos algarve
O lado esquerdo da Praia dos Três Irmãos, onde começa a “Prainha”, entre falésias | foto: Lala Rebelo
  • Praia da Prainha

Vizinha à Praia dos Três Irmãos, tem esse nome porque é INHA mesmo. Fica bem no meio das falésias! Um visual impressionante. Aproveite sua ida à essa praia para comer no restaurante Caniço (reserve!!). Na maré baixa dá para acessá-la pela areia mesmo, mas o normal é entrar pelo condomínio Prainha (basta colocar Restaurante Caniço no Google Maps). A vantagem de entrar por cima é ter a vista de arrepiar das falésias.

dicas do algarve portugal alvor prainha
Vista da Prainha, em Alvor – Algarve | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal alvor prainha
Prainha – Alvor – Algarve | foto: Lala Rebelo
dicas do algarve portugal alvor prainha
E essa luz? Dá-lhe laranja! Prainha – Alvor – Algarve | foto: Lala Rebelo

dicas de portugal

Dia 4: VILAMOURA & ALBUFEIRA

  • Praias e Marina de Vilamoura

Vilamoura é o bairro mais chique do Algarve, localizado na cidade de Loulé, já mais para o “lado direito” da região (mais perto de Faro do que de Lagos).

Se você vai ao Algarve na alta temporada e está em busca de badalação, as melhores baladas ficam em Vilamoura (aí recomendo inclusive você se hospedar uns dias em Vilamoura, para não dirigir alcoolizado – sugestão de hotel: Anantara Vilamoura. Apesar de não estar na praia, tem parceria para que hóspedes utilizem sem custo o Purobeach Beach Club e até leva de tuk tuk do hotel).

Vilamoura é chique porque concentra hotéis de alto padrão, campos de golf e uma marina espetacular, com muitos barcos luxuosos. Aliás, antes ou depois de curtir uma praia em Vilamoura [bem opcional na minha opinião], recomendo dar uma volta pela Marina de Vilamoura, pois há bons restaurantes e uma atmosfera muito bacana.

As praias de Vilamoura não são essas praias de falésia que eu tanto falo. São praias “normais”, mais planas, mais extensas. Mas com boa infra. São elas: Praia da Falésia e Praia de Vilamoura. Há muitas opções de beach clubs, para curtir a praia com mais conforto. Recomendo o PUROBEACH.

marina de vilamoura algarve portugal
Marina de Vilamoura – Algarve | foto: divulgação
purobeach club vilamoura algarve
Purobeach Vilamoura | foto: divulgação
  • Praia do Ancão e Restaurante 2 Passos [opcional]

Essa praia também é das mais “normais”, mas recomendo incluí-la principalmente por causa do Restaurante 2 Passos, que é excelente. Contei mais na parte “comes & bebes”. Dá para curtir a praia também, mas o interessante é o 2 Passos mesmo, para almoçar ou jantar no sunset! 🙂 rs

restaurante 2 passos praia do ancao algarve portugal
Restaurante 2 Passos na Praia do Ancão, Algarve | foto: divulgação
  • Albufeira e Praia de São Rafael

É uma das cidades mais turísticas do Algarve (a que atrai ônibus de turismo e tal). Vale uma voltinha por lá, por sua orla… A praia mais bonita de Albufeira é a Praia de São Rafael, que é bem no estilo “Algarve”, rodeada de falésias laranjadas. É linda e bem espaçosa… Lembra um pouco a Benagil (só que maior).

albufeira algarve
Albufeira – Algarve | foto: Richard Kendall para flickr (CC)
praia de sao rafael albufeira algarve
Praia de São Rafael – Albufeira – Algarve | foto: David van der Mark para flickr (CC)

Se achar que não vai dar tempo de tudo e não tem esse pique de fazer taaaantas praias no mesmo dia, gosta de parar mais tempo em uma só e tal, acho que vale BEM a pena adicionar um 5º dia no Algarve! 😉 Ou, distribuir as atividades dos 3 primeiros dias em mais dias, e cortar a minha sugestão do 4º dia. 

dicas de portugal

Veja no mapa abaixo todos os pontos de interesse, praias, cidades, restaurantes etc. citados aqui no post! Dá para compreender melhor as distâncias do Algarve!

Espero que tenham gostado do Algarve tanto quanto eu! 🙂 Que lugar maravilhoso, né?! Realmente esculpido por Deus!!!! Adorei.

Vai viajar para Portugal? Não deixe de ler os outros posts sobre o destino:

Se o post foi útil pra você e te ajudou muuuuito no planejamento, ficaria muito agradecida se você pudesse reservar seus hotéis por este link, reservar seu carro por este link e fazer seu seguro de saúde internacional obrigatório na Europa por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site (você quase não vê #publi aqui, reparou?) e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Sou 100% dedicada a esse trabalho! 🙂 São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuuito obrigada! 

Beijos,
Lala Rebelo

::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo Instagram @lalarebelo
::: Curta nossa página no Facebook: /LalaRebeloTravelBlog 

↑ Voltar ao começo do post

Comentários