Encontre aqui nesse post todas as dicas de Trinidad e Tobago, país localizado no sul do Caribe. Como chegar (voos, balsas…), onde ficar, o que fazer, as praias mais bonitas e imperdíveis, dicas de restaurantes, clima e melhor época para ir, algumas curiosidades sobre esse destino tão pouco visitado pelos brasileiros e muito mais. Muitos não sabem, mas é super fácil chegar em Trinidad! Basta um voo com conexão na Cidade do Panamá! 🙂
***
Viajar para Trinidad e Tobago nunca esteve nos meus planos. A ideia era viajar apenas para a ilha Saint Lucia, onde nos hospedaríamos no hotel dos meus sonhos, Jade Mountain. Mas quando olhava voos, vi que uma das melhores opções era ir via Trinidad e Tobago. Então, por que não visitar também esse destino?! O que encontraríamos por lá?
Uma rápida pesquisa no Google me trouxe fotos de Pigeon Point (foto de capa do post) e da Nylon Pool (Buccoo Reef), na ilha de Tobago. UAU!!!! Que água azul!!! Dessas de explodir o #Turquesômetro mesmo!!! Então pronto… A gente ia pra St. Lucia sim, mas daria uma esticadinha em Trinidad e Tobago! Ah, e de lá há voos diretos para diversas outras ilhas lindas e menos exploradas do Caribe! Ou seja, dá pra você fazer um island hopping bem legal e explorar mais dessa região.
[SOBRE TRINIDAD E TOBAGO]
Apesar de Trinidad ser a maior ilha e “a mais importante”, que representa 94% da área total do país e 96% do total de habitantes, e onde fica a capital, Port of Spain, Tobago é a ilha mais turística. É que as praias de Trinidad não são tão bonitas quanto as da ilha vizinha (Maracas, a uma hora de carro de Port of Spain, é considerada a praia mais bacana de Trinidad. Já Tobago tem um montão de lugares lindos!!). Por isso, nosso foco nessa viagem foi TOBAGO.
A distância entre as duas ilhas é de 33km e é possível ir de uma a outra de avião (voe Caribbean Airlines) ou de balsa. Como estão bem ao sul do Mar do Caribe, ambas ilhas estão fora da “zona de furacões do Caribe“. O idioma oficial é o inglês e um dialeto crioulo também é utilizado.
Enquanto estiver em Trinidad, você praticamente se sentirá na ÍNDIA. Há MUITOS imigrantes indianos na ilha!! Cerca de metade da população!! E a outra metade é formada por descendentes africanos. Isso explica porque o hinduísmo é a segunda religião mais praticada na ilha (depois do cristianismo). A população de Tobago é de apenas 54 mil habitantes (o país todo tem mais de 1 milhão e 300 mil).
A economia têm base no petróleo e no gás (mas em Tobago, o forte é o turismo mesmo). O Carnaval de lá é super famoso, principal festa do país!!!
Como chegar / Onde ficar
VOOS
Ir do Brasil para Trinidad e Tobago é mais fácil do que parece. A Copa Airlines faz voos para o aeroporto de Port of Spain (POS), na ilha de Trinidad (capital do país) com conexão na Cidade do Panamá.
Porém, a ilha mais bonita e turística é Tobago (nós nem ficamos em Trinidad, apenas passamos uma noite perto do aeroporto), e o melhor jeito de chegar até ela é pegando um voo local da Caribbean Airlines de apenas 25 minutos (Trinidad POS – Tobago TAB). Achei essa cia aérea bem confiável e organizadinha. Tobago recebe voos internacionais de alguns países também…
BALSA
Também é possível ir de Trinidad a Tobago de balsa. O serviço express leva 2 horas e meia para ir de uma ilha a outra. Veja mais informações aqui. As balsas partem da capital, Port of Spain.
COMO SE LOCOMOVER EM TOBAGO
A melhor maneira de se locomover em Tobago é, SEM DÚVIDAS, alugando um carro. A ilha é grande e as praias imperdíveis ficam bem espalhadas. Se quiser ter uma noção boa de tudo que Tobago oferece, ter o carro alugado é imprescindível.
Sempre alugo carro pela Rentalcars e dá tudo certo. Quando você aluga por esse link, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 🙂
Quem precisar de um taxi, gostei do serviço do Dave Reid (tel: 369-3688 / 796-3842 / 489-91-86).
HOTÉIS
::: TRINIDAD :::
Não fomos para “turistar” na ilha de Trinidad, onde fica o aeroporto principal do país. Apenas passamos uma noite lá, para poder pegar um voo para Barbados no dia seguinte. Na volta, também “pulamos” Trinidad, e fomos direto para Tobago.
Portanto, escolhemos em Trinidad um hotel pertinho do aeroporto, com bom custo-benefício, que era:
::: TOBAGO :::
Já em Tobago, ilha que fomos realmente para explorar e curtir de ponta a ponta, procuramos um hotel que fosse mais legal. Mas… Infelizmente, erramos! rs. Ficamos em um chamado Magdalena Grand Beach & Golf Resort, que além de ser grandão e sem charme, era em uma zona com mar mais “bravo” e afastada dos principais pontos turísticos.
Nesses dias na ilha, descobri alguns hotéis para recomendar (porém, esteja ciente de que a ilha é BEM CARENTE de bons hotéis):
É um hotel caro para o que é, pois não é nada luxuoso (aliás tem um estilo bem “pitoresco caribenho” hehehe), mas seu maior luxo é a sua LOCALIZAÇÃO. Sem dúvidas, o mais bem localizado da ilha. Fica pertíssimo do Pigeon Point, essa praia ultra-turquesa das fotos! A própria praia do hotel também é legal. Se eu voltasse a Tobago, e com poucos dias, ficaria lá. Reserve aqui.
Um hotelzinho pequeno e muito charmoso (porém RÚSTICO!!!!), na costa caribenha da ilha. Mas apesar de ser Caribe, o mar nesse ponto não é azulzinho não. Trata-se de um litoral mais selvagem. Mas a vista que se tem do hotel é impressionante… Não é também um hotel luxuoso, mas com certeza promete uma experiência bem especial, de mais contato com natureza. Almoçamos lá e estava ótimo! Reserve aqui.
São várias vilas (casarões), para grupos maiores (mas há uma opção para 2)… Não está na beira da praia mas tem vistas E PISCINAS fabulosas! É uma opção bem mais confortável, com mais luxo! Reserve aqui.
Hotel lindinho, pé-na-areia (praia bonita) com uma bela piscina de borda infinita. Só que fica em Speyside, ou seja, BEEEEEM DISTANTE DE TUDO, na costa Atlântica. Acho que é um hotel legal pra quem vai pra Tobago com foco para mergulhar, pois é uma área muito procurada por causa disso. Há um centro de mergulho no local, que fica próximo aos principais spots da ilha (Angel Reef, Japanese Gardens, London Bridge e Blackjack Hole). Reserve aqui.
Há dois outros hotéis que ficam na cidade de Scarborough, em Tobago, que não pude conhecer (apenas fui ao restaurante Café Havana que faz parte do complexo), mas que me pareceram também duas boas opções com localização legal:
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Come-se muito peixe e frutos do mar em Trinidad e Tobago (pratos com temperos mais caribenhos/jamaicanos, como o JERK, e pratos “normais” também), mas há uma influência MUITO GRANDE da culinária indiana. Pois, como falei acima, Trinidad tem uma população enorme de imigrantes indianos. É por isso que um prato chamado Roti (tipo um wrap recheado com frango ou peixe ao curry) está muito presente (esse também é um prato típico da ilha de Saint Lucia).
Sugestões de restaurantes que conhecemos na ilha de TOBAGO:
- The Seahorse Inn
Endereço: Grafton Beach Road, Black Rock
Tel: (868) 639-0686
Achamos esse o melhor restaurante de Tobago. Além do lugar ser bem bonitinho, a comida estava deliciosa! No menu, temos pratos franceses & caribenhos. Precisa reservar!
- Café Havana Bar & Restaurant
Endereço: 73 Bacolet Street, Scarborough
Tel: (868) 639 2357
O Café Havana faz parte de um hotel chamado Bacolet Beach Club. É um bom restaurante, com ambiente agradável tanto para almoço e jantar. Apesar do nome, a comida não é cubana! Carnes, massas e frutos do mar no menu. Fizemos reserva (dá pra fazer pelo site), mas não estava cheio quando fomos.
- Caribbean Kitchen (no Hotel Castara Retreats)
Endereço: Hotel Castara Retreats – North Side Road, Castara
Tel: (868) 687-7711
Esse restaurante é imperdível!!! Não só pela vista UAU, mas também pela comida. Fomos na hora do almoço mas dizem que no pôr do sol é ainda mais lindo (se estiver hospedado na cidade, não acho legal ir a noite até o Castara… A estrada é cheia de curvas e sem iluminação). Comemos um tagliatele caseiro ao pesto (fresquíssimo!! Pesto preparado na hora) e um peixe jerk com vegetais… Os dois estavam DIVINOS!!! Mas vá sem pressa… Pois a cozinha é bem lentinha!! rsrs! Melhor reservar!!!
- The Fish Pot
Endereço: Pleasant Prospect, Grafton, Black Rock
Tel: (868) 635-1728
Esse restaurante foi muito bem recomendado para comer comida local/caribenha (a especialidade é frutos do mar), mas não tivemos tempo de conhecer. Não sei dizer se é bom mesmo, mas… Fica a dica!!
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Achei que 3 dias em Tobago é o suficiente para explorar a ilha. Se você é fã de mergulho, considere ficar ao menos um dia a mais.
A ilha não é pequena, mas as atrações/praias lindas não são infinitas. Então você consegue conhecer o melhor de Tobago em pouco tempo. Mas é essencial alugar um carro, pois taxi é caro e difícil de conseguir.
> Quando você aluga por esse link da Rentalcars, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada!
O que fazer:
- Pigeon Point
Essa é a praia mais linda de Tobago (creio que a única realmente AZUL TURQUESA, dessas de explodir o Turquesômetro meeeesmo). A água é assim calminha e azul porque está protegida pelo Buccoo Reef. Pigeon Point é uma área protegida e por isso é preciso pagar 20TT (Trinidad and Tobago Dollars) por pessoa para entrar (cerca de US$3).
Dentro dessa reserva não há hotéis, mas há vários restaurantes (simples, estilo barraca de praia mesmo), mesinhas, árvores, lojas de souvenirs e ofertas de passeios de barco para a Nylon Pool e o Buccoo Reef.
- Buccoo Reef & The Nylon Pool
Um dos tours mais populares de Tobago. De Pigeon Point partem passeios de barco para esse arrecife de corais e para a Nylon Pool, que é um banco de areia lindísisimo, cercado de água turquesa. Esse nome foi dado por causa da Princesa Margaret, do Reino Unido, que disse que o local era tão transparente quanto suas meias de nylon. Dizem que a areia dessa “piscina”, se usada para esfoliar o corpo, rejuvenesce 10 anos!!! Será?! hahaha Na dúvida, taquei areia no corpo!!!
Fizemos um passeio com um glassbottom boat (fundo de vidro) chamado Sugar Lips. Gostei porque não era um barco tão grande e não tinha muita gente. O passeio durou 2 horas e custou US$20 por pessoa. Incluía um snorkel no Coral Gardens e a visita a Nylon Pool.
Indico evitar o barco Frankie… Grandão com música mega alta!!! Uma farofinha rsrs. Gostaria de ter feito o passeio com um barco menorzinho, mais privativo (e nem precisava ter o chão de vidro), mas não encontrei nenhum contato.
Você não precisa estar em Pigeon Point para pegar esse passeio. Na “estrada da praia” há placas “Acesso ao Buccoo Reef/Coral Gardens”, com mais ofertas de barcos.
- Praias da costa caribenha: Parlatuvier Bay, Englishman’s Bay e Castara Bay
Essas três praias ficam lado a lado, na costa caribenha da ilha de Tobago. Mas atenção: quando digo “caribenha”, não quero dizer “turquesa” como estamos acostumados a associar ao nome Caribe. Em Tobago, azulzinho mesmo temos apenas o Pigeon Point e os arredores.
Essas praias (Parlatuvier Bay, Englishman’s Bay e Castara Bay – além de algumas outras do mesmo litoral, que não visitamos) têm um visual mais selvagem, com muito verde e areia mais escura. Me lembrou bastante algumas praias da Costa Rica.
Das três, a que achei melhor para curtir a PRAIA, tranquilamente, é a Englishman’s Bay (até há um restaurantinho simpático). Já as outras duas tem um visual belíssimo para ver da estrada (Parlatuvier Bay) ou de um mirante/restaurante (Castara Bay – é o caso do restaurante Caribbean Kitchen do hotel Castara Retreats que indiquei acima).
- Speyside [MERGULHO]
Essa foi a única região que visitamos na costa Atlântica da ilha. Fomos dirigindo pelo litoral super recortado até o hotel Blue Waters Inn, que também é restaurante (o da piscina de borda infinita).
Essa região de Speyside é muito famosa para MERGULHO. Dizem que Tobago tem alguns dos melhores diving sites do Caribe e O MAIOR CORAL CÉREBRO DO MUNDO (que fica em Keleston Drain). De dezembro a maio há probabilidade de avistar tubarões-baleia. A melhor época para mergulhar, em termos de visibilidade, vai de abril a agosto.
- Argyle Falls
Para ir da costa Atlântica à Caribenha, há uma estrada que corta a ilha, passando por uma reserva florestal (Main Ridge Forest Reserve). Nesse trecho há uma famosa cachoeira chamada Argyle Falls. Pelas fotos que vi, parece bem bonita, mas não fui conhecê-la pessoalmente. Tem 137m (a mais alta de Tobago) e há várias opções de passeios/tours. Pode só curtir suas três piscinas ou até fazer escalada (há guias disponíveis). A entrada custa 60TT /pessoa (cerca de US$9).
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros. Já precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
***
Veja no mapinha abaixo todos os pontos citados aqui no post:
E pra terminar, claro que tem o TURQUESÔMETRO!!! Na verdade, só pude fazê-lo com base na praia de Pigeon Point / Buccoo Reef, pois o restante da ilha não tem nada de turquesa! É bem verde, com visual super selvagem! 🙂
E aí, gostaram de Tobago?
Nessa mesma viagem, também visitamos as ilhas:
Mas de Caribbean Airlines há voos diretos de Trinidad para várias outras ilhas lindas do Caribe!
Lembrando que chegamos em Trinidad e Tobago de Copa Airlines, via Cidade do Panamá. Ou seja, aproveite também para conhecer o país. Há vários posts com destinos panamenhos aqui no blog (veja todos aqui), inclusive sobre um dos lugares mais lindos do mundo na minha opinião, o Arquipélago de San Blas.
Beijos, Lala Rebelo
(siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo)
↑ Voltar ao começo do post