Na minha viagem para a Tanzânia queria viver as melhores experiências que o país tem a oferecer. Ficar nos melhores hotéis, conhecer o melhor da cultura local e ver os bichos em seu habitat natural (e estar o mais próximo possível deles). Com isso em mente, acabei concluindo que, no Serengeti, o parque nacional mais incrível da Tanzânia, eu deveria ACAMPAR.
[Clique aqui para ler sobre o Serengeti]
Confesso que eu não sou uma pessoa super fã de acampamento… Ou pelo menos da ideia que eu TINHA de acampamento. Amo a comodidade que um bom hotel oferece, principalmente quando estou de férias. Mas é aí que entra o conceito de acampamento da andBeyond: Sim, você vai acampar… Mas isso não significa abrir mão de conforto. Pelo contrário!
[AS TENDAS]
Para começar, as tendas são enormes. Dentro delas você encontrará uma cama king-size, cadeiras, mesinhas, sofá… E um montão de pequenos detalhes, como almofadas estampadas, tapetes persa e luminárias. Uma decoração luxuosa (principalmente se pensar que estamos em um acampamento), mas sem perder a essência de seu entorno africano.
Sei que a pergunta que não quer calar é: “MAS E O BANHEIRO?”. O banheiro TAMBÉM fica dentro da tenda. Tem pia, privada com descarga e ducha. Como não há água encanada, o seu mordomo (sim, cada tenda tem um mordomo particular) enche o reservatório do chuveiro com água quentinha sempre que você precisar.
Há luz dentro da tenda apenas a partir das 18h, mas não há tomadas. Carregue seus eletrônicos na tenda principal (o “lobby” do camp) ou nos carros de safári.
[LOCALIZAÇÃO]
O &Beyond Serengeti Under Canvas é um acampamento semi-permanente no Serengeti, Tanzânia, que acompanha a Grande Migração dos animais.
A Grande Migração é um dos fenômenos naturais mais interessantes do planeta. Tanto que levou a UNESCO a classificar o Serengeti como um Patrimônio da Humanidade. Os gnus (cerca de 1.5 milhão deles) se movimentam em busca de alimento, água e um lugar tranquilo para se reproduzirem. E junto com eles, acabam participando da migração outros animais como zebras e gazelas. E até mesmo os predadores, que vão atrás da comida em abundância. Contei mais sobre a Grande Migração aqui.
A ideia do hotel-acampamento é justamente acompanhar essa jornada. Por isso, a cada época, o Under Canvas está localizado em um ponto diferente do Serengeti. Assim você estará sempre o mais perto possível dos bichos.
Quando fomos, final de fevereiro, o acampamento estava localizado próximo ao Lago Ndutu, no sul do parque (já quase fronteira com a Área de Conservação de Ngorongoro). Era também época de parto dos gnus. Vimos muuuuitos bebês e assistimos a um parto quando fazíamos um safári de balão.
Para chegar, voe Coastal Aviation (a pista de pouso fica pertinho do camp – mas antes de comprar o vôo, verifique com a &Beyond onde o hotel estará instalado, para pousar no local mais próximo. Há vários pequenos aeroportos espalhados pelo Serengeti).
Combinamos com a &Beyond para estar nos esperando no aeroporto. E fomos recebidos com um lanchinho.
[GASTRONOMIA]
Esqueça o que você tem na cabeça relacionado a “comida de acampamento”. rs. No &Beyond Serengeti Under Canvas você vai comer MUITO BEM. Pratos impecáveis e frescos, preparados por um Chef local. Porcelanas, taças de cristal, talheres de prata… Por alguns minutos, você nem vai lembrar de que está no meio da mata. À noite, as mesinhas são colocadas em volta da fogueira… Melhor ainda quando o céu está super estrelado. Uma experiência mágica!
Todas as refeições estão incluídas no valor da diária (bebidas alcóolicas também).
[SEGURANÇA]
Esse item precisa ser falado pois era o que me deixava mais aflita antes de ir. O acampamento não é cercado e está completamente integrado à natureza (como vários outros camps e hotéis de luxo da Tanzânia, inclusive o que ficamos na Cratera de Ngorongoro, &Beyond Ngorongoro Crater Lodge). Não há nada que impeça um animal de aparecer por lá. Aliás, vimos girafas pertinho da nossa tenda.
Meu medo era de que um bicho pudesse atacar a tenda… Mas depois de um tempo fazendo safári e conversando com os guias locais, você entende que simplesmente eles NÃO vão atacar um objeto enorme e desconhecido (e super forte e firme, mesmo sendo de lona). Fique dentro da tenda, tranquilo. Fato que você ouvirá animais por perto… Vai dar aquele medinho e ao mesmo tempo, uma baita emoção. Você está dormindo no MEIO de um dos fenômenos mais incríveis do planeta: a Grande Migração. Isso não é demais??!
Os hóspedes não podem sair das tendas desacompanhados depois do entardecer e antes de amanhecer. Combine com seu mordomo a hora que tem planos de sair, e ele estará te esperando para te escoltar. Durante a noite, homens Masaai (a tribo local – falei mais sobre eles aqui) ficam com lanternas rondando e protegendo o acampamento. Há uma buzina de pânico ao lado da cama, mas enquanto eu estive lá, ninguém precisou usá-la.
[DETALHES & COMODIDADES]
O que tornou o &Beyond Serengeti Under Canvas uma experiência ainda mais especial foram os detalhes. Fazia frio de noite e, ao chegar de volta na tenda, depois do jantar, bolsas de água quente estavam colocadas sobre a cama, embaixo do edredom. De madrugada, antes de partir para o safári ou para alguma atividade extra (no nosso caso, passeio de balão), o mordomo vem deixar na tenda uma bandeja com café e biscoitinhos (e que demais ter um mordomo em um acampamento, né?!). No dia que choveu muito e o camp ficou cheio de lama, os funcionários chegaram rapidamente com galochas, para que não sujássemos nossos sapatos e calças. Os carros do safári estão equipados com tomadas, livrinhos com informações e mantinhas sobre os bancos. E dentro do quarto há um cooler com bebidas frias e docinhos, à disposição.
[ATIVIDADES]
Escolher ir até o Serengeti durante a Grande Migração e acampar é sinônimo de, claro, querer ver MUITOS BICHOS. Portanto, a atividade principal é SAFÁRI (game drives). O camp organiza duas saídas por dia, uma de manhã cedinho e outra no final da tarde. Não há horários fixos, nem mesmo a duração do passeio. Tudo é organizado conforme os interesses do grupo, no dia anterior (os safáris não são privados, fomos com outras duas hóspedes. Para passeios privativos, é preciso pagar um valor extra).
O nosso guia, Peter, era incrível. Sabia absolutamente tudo dos animais e tinha uma baita paciência. Estava sempre animado para nos mostrar o melhor do parque. Vimos infinitos leões (comendo, namorando, cuidando dos bebês, dormindo…), zebras, gnus, girafas e gazelas. Os carros são confortáveis e espaçosos.
Os game drives (safáris) também estão incluídos no valor da diária.
Também fizemos uma atividade extra durante a nossa estadia: Passeio de balão. Muuuito legal! Contei em detalhes aqui.
Recomendo ficar 2 noites no &Beyond Serengeti Under Canvas (4 safáris). Foi o tempo que fiquei e foi SENSACIONAL. Recomendo muito que você viva essa experiência! Daquelas que nunca serão esquecidas. U-A-U!
Reserve sua estadia pelo site andbeyond.com.
Clique aqui para ler todas as dicas do Serengeti (como chegar, melhor época para ir, entre outras informações úteis).
Beijos,
Lala
[Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo & curta nossa página no facebook /lalarebelotravelblog]
Leia os outros posts da minha viagem pela Tanzânia:
- Tudo sobre Zanzibar, na Tanzânia
- Cratera de Ngorongoro – um lugar surreal
- &Beyond Ngorongoro Crater Lodge – o hotel de safári perfeito
- Safári no Serengeti – para ver de perto a Grande Migração
- Coastal Aviation – cia aérea para viajar dentro da Tanzânia