Encontre aqui nesse post todas as dicas de Zagreb, capital da Croácia. Um pouquinho do nosso roteiro de carro pela Croácia, onde se hospedar em Zagreb (super hotéis como o lendário Esplanade Zagreb Hotel), dicas de restaurantes, o que fazer, quantos dias ficar e muito mais.
***
Último post sobre a Croácia! Escrever sobre esse país passou tão rápido quanto viajar por ele. Tudo o que é bom passa rápido, né?! E os dias na Croácia passaram VOANDO!!!
Pra quem perdeu os posts anteriores, clique nos nomes das cidades para ler:
Zagreb é a capital da Croácia e também a maior cidade do país. A área metropolitana tem mais de 1 milhão de habitantes. Vida cultural é o que não falta por lá! Zagreb tem mais de 20 museus, 10 teatros, 350 bibliotecas… UAU!
Muita gente me desanimava quanto a Zagreb. Diziam que a cidade era sem graça, que não tinha nada para fazer… Eu gostei bastante! Depois de vários dias em cidades “medievais” gostei de ir para um lugar cheio de avenidas largas e arborizadas, parques, edifícios suntuosos… Eu diria que Zagreb é uma “mini-Budapeste“! 😉 1 dia é o suficiente para conhecer tudo que a cidade oferece de “turístico”. Ficamos 1 dia e 1 noite.
*** COMO CHEGAR ***
Nossa parada anterior a Zagreb foi Plitvice Lakes (o Parque Nacional que tem aquelas cachoeiras turquesas maravilhosas – clique aqui para ler post).
Saímos de Plitvice por volta das 10h da manhã e chegamos em Zagreb mais ou menos ao meio-dia (aprox. 2h de viagem – 130km). E aí já começamos o turismo neste mesmo dia, indo embora da cidade no outro dia de manhã.
Antes de Plitvice, estávamos em Split. Muita gente nem dorme em Plitvice. Só passa o dia no parque e segue rumo à capital croata, Zagreb. Nós preferimos ir com mais calma!
Para o aluguel do carro, nós sempre usamos a Rentalcars e funciona perfeitamente. Pesquise aqui.
* Quando você aluga por esse link, eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada 🙂
Depois de Zagreb, esticamos a viagem para a capital da Eslovênia, Ljubljana, que está pertinho! Valeu muito a pena.
*** ONDE FICAR ***
O hotel mais clássico e tradicional da cidade, praticamente um ponto turístico (como se fosse o Copacabana Palace croata). Um luxo que só! Até meio ultrapassado… rsrs! Mas achei o máximo numa cidade como Zagreb ficar em um hotel com esse clima. A localização é fantástica, bem ao lado do Jardim Botânico, pertinho dos principais parques e do Teatro Nacional. Esse “luxo” todo pode até assustar e parecer caríssimo. Mas pegamos uma tarifa promocional de fim de semana e a diária saiu por cento e poucos dólares. Negocião!
Reserve aqui.
Este já é bem mais moderno. Também super bem localizado, em uma rua peatonal (não chega de carro, mas a rua está bem pertinho), próximo à principal praça da cidade, TRG Bana Josipa Jelacica.
Reserve aqui.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros. Já usei e aprovei. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Comes e Bebes
- Restoran Vinodol | Ulica Nikole Tesle 10, Zagreb
Esse foi indicação da recepcionista do nosso hotel e posso dizer que ela acertou em cheio! RECOMENDO MUITO! Que comida gostosa!! O lugar também é todo moderninho e tem de tudo no cardápio, principalmente carnes. Dê uma olhadinha no menu aqui. Vá no almoço ou no jantar (nós almoçamos lá).
Na rua onde está o Vinodol (Ulica Nikole Tesle) há também um montããão de outros restaurantes que parecem legais, com mesinhas na calçada.
- Chocolat 041 | Ulica Masarykova 25, Zagreb
Continuação da rua do Vinodol (Nikole Tesla) está a Ulica Masarykova, que também é cheia de restaurantes, bares e cafés. Achamos um Café & Candy Bar muito legal! Tortas, sorvetes, bebidas quentes e frias… E a decoração era bem divertida!
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Roteiro de 1 dia
[Cidade Baixa + Cidade Alta]
Zagreb está dividida em duas partes: Cidade Alta, a parte mais antiga (Gornji Grad) e Cidade Baixa (Donji Grad).
Comece caminhando por um dos lados da ferradura verde (um “U” formado por vários parques – o Hotel Esplanade está nesta ferradura, na “base” do U), caminhando sentido praça principal da Cidade Baixa, chamada de Bana Josipa Jelacica, passando por praças, parques, edifícios históricos (Pavilhão de Arte e Galeria dos Velhos Mestres) e avenidas largas e arborizadas.
Nesta praça você já estará pertinho do bairro Kaptol, que é onde está um dos pontos turísticos que achei mais lindos de Zagreb: a Catedral da Assunção da Sagrada Virgem Maria. Tem que entrar para conhecê-la! O Palácio do Arcebispo “contorna” a Catedral, mas só é possível vê-lo de fora.
Pegue o FUNICULAR (dizem que é um dos menores funiculares do mundo. De fato, é mini!) e suba para a Cidade Alta (Gornji Grad), a parte mais antiga de Zagreb.
Voltaremos para a Cidade Baixa outra vez, depois do tour pela Cidade Alta! 😉
Depois de subir de funicular, você percebe que a cidade ALTA não é tão alta assim! rsrs.
Na Cidade Alta é gostoso passear tranquilamente, se perder pelas ruelinhas. Não deixe de conhecer a Igreja de São Marcos, que fica em na praça central lá de cima. Essa igreja tem um teto de mosaico de azulejos coloridos que é muito lindo! Os azulejos formam os brasões da Croácia, Dalmácia, Eslavônia e Zagreb.
Nesta mesma praça também está o Edifício do Parlamento. Da varandinha deste prédio foram proclamadas a separação da Croácia do reino austro-húngaro e a independência da Iugoslávia.
Pegue o funicular novamente e volte pra Cidade Baixa!
Vá caminhando rumo ao “outro lado da ferradura verde” (a outra perna do “U”). Essa parte da cidade é linda, cheia de edifícios suntuosos e muitos museus.
Passe em frente do Teatro Nacional Croata, Museu de Artes e Ofícios, Museu Mimara e Museu Etnográfico (estão todos em volta do mesmo parque).
Se quiser visitar algum museu, indico o Museu Mimara, um edifício lindo neorrenascentista construído em 1895. Tem obras de todos os cantos do mundo! Arqueologia (com peças do antigo Egito, Mesopotâmia etc.), peças de vidro, esculturas gregas, pinturas barrocas holandesas e muito mais.
Ao final de tudo, visite o Jardim Botânico da cidade, que fica coladinho no Hotel Esplanade.
Gostou de Zagreb? Uma cidade fofa, tranquila, espaçosa… Curti!
E aqui acaba a viagem pela Croácia!!! Que lugar INCRÍVEL!
De verdade, um dos países mais legais e mais completos que já estive. Deixou saudades! Quero voltar!!!
Fomos depois para Ljubljana, capital da Eslovênia, que fica a apenas 145km de distância de Zagreb (cerca de 1h45 de carro). Valeu MUITO a pena. Super indico essa “esticadinha”! A cidade é LINDA, parece de brinquedo!! rs! Para ler meu post sobre ela, clique aqui.
Obrigada pela visita e pela companhia nessa minha viagem de carro sensacional pela Croácia!
Beijos,
Lala Rebelo
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
↑ Voltar ao começo do post