Encontre aqui nesse post todas as dicas de Boquete Panama, uma cidade charmosa perto da fronteira com a Costa Rica, famosa pelas trilhas e pela produção de café. Dicas de restaurantes, hotéis charmosos, fazendas de café para visitar, clima, como chegar (estradas e voos) e muito mais.
***
Sim! No Panamá existe uma cidade chamada BOQUETE (piada pronta! rsrs) mas aqui o significado dessa palavra não tem NADA a ver com o do Brasil. Aliás, você pode dizê-la o tempo todo e ninguém vai achar graça. 😉 Vão é achar graça dos brasileiros que ficam tirando foto em tudo quanto é placa!!! E é claro que eu tirei várias!!! Não é pra menos… Hehehe!
Boquete é uma cidadezinha panamenha gracinha que fica na província (estado) de Chiriquí, a aproximadamente 500km de distância da capital do país, Cidade do Panamá, já pertinho da fronteira com a Costa Rica.
O clima foi uma das coisas que mais me chamou a atenção, pois no Panamá, em geral, faz um calor ABSURDO (eu sou cuiabana, acostumada com calor. Mas, esse Panamá é queeeente!). Só que em Boquete faz um friozinho gostoso (a temperatura ideal, na minha opinião), porque a cidade está “fincada” na Cordilheira, a 1.200m acima do nível do mar.
Os maiores atrativos da cidade, além do clima ameno, são: a traquilidade do lugar, que é perfeito para relaxar, o Vulcão Barú, que é o ponto mais alto do Panamá, a 3.475m acima do nível do mar, e as plantações de café, que produzem alguns dos melhores cafés do mundo.
Ao chegar em Boquete, você ouvirá muito mais “Welcome” do que “Bienvenido”. Não, você não chegou aos Estados Unidos… É que cerca de 15% da população da cidade (de um total de apenas 20mil habitantes) é formada por estrangeiros (principalmente americanos e canadenses) que, depois de se aposentarem, escolheram o local para “envelhecer”.
Vai viajar para a América Central? Então leia também:
- Cidade do Panamá
- Bocas del Toro – arquipélago no caribe panamenho (não muito longe de Boquete)
- Dicas de San Blas – 360 ilhas ultra turquesas no Panamá
- Uvita – praias da Costa Rica
- La Fortuna e Vulcão Arenal – Costa Rica
- Tudo sobre a Nicarágua
- Lago de Atitlán e seus vulcões – Guatemala
- Cidade de Antigua Guatemala
Como chegar / Onde ficar
VÔOS & ESTRADAS
Veja no post sobre a Cidade do Panamá (clique aqui para ler) os melhores vôos para chegar na capital. Estando em Panama City, como ir a Boquete:
- Carro alugado
Opção que escolhi, a parte do “aluguel”, já que moro no Panamá. Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e funciona perfeitamente. Pesquise aqui.
Apesar de ter demorado umas 6h (500km), não achei tão cansativo. A estrada até Santiago de Veraguas (metade do caminho) é um tapete (o nome da rodovia é Carretera Interamericana – RUTA 1). De Santiago para Boquete está TUDO em obras (pra virar um tapete também). Mas enquanto não fica pronta, tem que ter paciência com o para-para, buracos e desvios.
Na volta, em uma parte da viagem, decidimos tomar uma estrada que bordeia o mar e é cheia de curvas (RUTA 5 – Soná-Santiago) pra “descansar” da bagunça das obras. É bem bonita mas demora mais (não é duplicada). Quando a outra ficar pronta, ir por essa não fará sentido algum.
De Santiago para a Cidade do Panamá a estrada é a mesma (Panamericana – Ruta 1).
O Waze funciona muito bem. Baixe a rota antes de sair de casa/hotel (com WiFi) e no caminho, mesmo sem internet, vai funcionar direitinho.
- Avião + carro alugado (ou taxi/ônibus/shuttle)
Você também pode ir de avião até David (DAV), uma cidade que está a apenas 50km de distância de Boquete, voando Air Panama. Em David, alugue um carro no aeroporto (pesquise locadoras e preços aqui). Acho a melhor das opções, pois o carro será bem útil em Boquete.
Outras formas para ir de David a Boquete: taxi (que custará no máximo 50 dólares), ônibus (que sai do terminal de bus e não do aeroporto – para mais informações clique aqui) ou ver com seu hotel se ele oferece algum serviço de shuttle para te buscar e te levar de volta de David.
Saindo de San José, capital da Costa Rica, você também pode chegar a David/Boquete de carro, de ônibus ou de avião (Air Panama).
HOTÉIS
Ficamos hospedados lá. Uma gracinha! Escolhemos porque tinha um preço bom e pelas fotos parecia bem bonitinho. Mas quando chegamos, achamos ainda mais legal! Quartos muito espaçosos, bom atendimento (super prestativos. Antes mesmo de chegarmos, já nos ajudaram com os passeios, fizeram as reservas etc.) e ainda fica pertinho do Río Palo Alto e rodeado de jardins, uma tranquilidade que só… São apenas 6 quartos, então você realmente se sente em uma “casinha”. O café da manhã é servido no restaurante ao lado, The Rock (que pertence ao hotel) e achei tudo muito gostoso.
Só senti falta de uma piscininha aquecida ou uma jacuzzi hahaha… Juro que não é pedir demais em Boquete!! 😛
Reserve aqui.
Fomos almoçar lá e pude conhecer um pouquinho dessa fazenda maravilhosa. Fica a uns 15 minutos de carro do centro de Boquete, em uma região bem alta (1600m – 1800m), cheia de cafezais. Aliás, é possível fazer coffee tour lá. O lugar é relax total. A diária é um pouco mais cara que a dos outros bons hotéis de Boquete, mas pelo que vi, parece ser uma excelente opção.
Reserve aqui.
Todo bonitinho, cheio de jardins e fica bem próximo ao centro da cidade. O restaurante também é ótimo.
Reserve aqui.
Outras opções:
– Los Stablos Boutique Hotel: vista linda do vale;
– Mamallena Hostel: pra quem está procurando uma opção bem mais econômica e no centro da cidade. Oferecem serviço de shuttle David-Boquete e outros trajetos.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Comemos muito bem em Boquete! No café da manhã, no almoço e no jantar. Aqui vão algumas sugestões de restaurantes testados e aprovados:
Já comentei dele aqui, pois é onde é servido o café da manhã do The Riverside Inn. Almoçamos lá também e recomendo muuuuito (também abre no jantar). Pela comida, pelo vinho e pelo visual. Delícia! Fique com água na boca lendo o menu aqui.
Restaurante de um dos hotéis que indiquei acima. Dentro, achei meio over… Mas se você sentar na varanda, sua experiência será outra. Fofura de lugar e comida muito muito gostosa. Fica pertinho do centro da cidade.
- Monniche Restaurant (Finca Lerida)
Super restaurante na Finca Lerida. Estava em reforma quando fomos e o serviço estava sendo realizado em outro local, que também achei lindo. Claro que sentamos na varandinha! Comida muito boa! Recomendo.
>> Depois de comer, deixe pra tomar o cafezinho no Coffee Shop da Finca. Compre pra levar pra casa o café HONEY ROAST, cultivado a 1.600m de altura. Eles não tem lá pra provar, mas pode comprar sem erro (nós compramos e estamos até com dó de tomar tanto, de tão gostoso). Tem esse nome “mel” porque já é naturalmente mais docinho. O café passa pelo processo de secagem com a casca e o gosto/açúcar entra na semente.
Bom, chega de comer comer comer… Hehehe! Vamos às atividades pra queimar um pouco essa comilança! 😀
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
- Tour do Café
Fazer esse tour em Boquete mudará muito a sua opinião a respeito do “mundo do café”, te fará apreciar mais ainda essa bebida (e jogar fora aquele pacote baratenho que você comprou no supermercado hehe) e entender toooodo o processo pelo qual o café passa até chegar a sua xícara. Outra coisa legal foi saber o quão apreciado é o café panamenho (de Boquete) ao redor do mundo. Muita gente não sabe (eu não fazia ideia), mas os alemães, os japoneses, os ingleses… Todos eles já sabiam, há muitos e muitos anos, que há algo no Panamá ainda mais precioso do que o Canal… Coffee! 😉
Para fazer o tour, indico duas fazendas que te oferecem experiências bem diferentes uma da outra:
– Finca La Milagrosa
Foi o tour que decidimos fazer porque nos disseram que seria “excêntrico”. E foi! Seu Tito, o dono, é um personagem. Muito simples e humilde, dedica a sua vida a produzir um café puro, em pouquíssima quantidade, em seus Cafetales Don Alfredo (nome de seu pai). Toda a produção é exportada para os Estados Unidos, Europa e Ásia. “Milagrosa” foi escolhido como nome da fazenda porque, há 30 anos, quando Tito começou, ninguém acreditava que ele transformaria aquelas terras em uma plantação de café lucrativa. Nem máquinas ele tinha, como poderiam acreditar??! Suas primeiras máquinas (que são utilizadas até hoje!!) foram feitas a partir do motor do seu Jeep e de sua máquina de lavar.
O café da Finca La Milagrosa é vendido internacionalmente sob duas marcas: Panacoffee e Royal Coffee (o Royal não é de “realeza”. É de “Rosa y Alfredo”, nomes dos seus pais!).
Fizemos o tour com a Beyond Adventure Tours, que foi excelente (apenas em 4 pessoas, bem pessoal. Quando estávamos saindo chegou uma van de outra empresa com umas 30 pessoas de uma vez só, uma zona!! A Beyond nos buscou no hotel, explicou toda a “jornada do café” e nos levou de volta | US$30 p/p). Entre em contato com eles por e-mail (beyondadventuretours@gmail.com) ou por telefone (+507 6130-1414). Foi nosso hotel que fez a reserva pra gente.
A Finca La Milagrosa indica em seu site um outro contato para tours, mas não conheci (US$25 p/p): boqueteexpedition@yahoo.es.
Se quiser saber mais sobre o processo de torrefação do café, achei este site aqui que explica muito bem!
– Finca Lerida
Já falei dessa fazenda na parte de hotéis e de restaurantes . E ela também oferece coffee tours. Pelo pouco que pude conhecer dessa finca, a experiência deve ser completamente diferente, pois o lugar é bem mais sofisticado. É um dos produtores de café mais antigos de Chiriquí, desde 1922.
- Outras atividades
– Volcán Barú
Pra maioria, a principal atividade de Boquete é subir nesse vulcão (o ponto mais alto do Panamá -3.475m acima do nível do mar). Aliás, muita gente nem vê nada de café… Só vulcão!! Deve ser uma experiência e tanto já que lá de cima, se o tempo estiver bom, você conseguirá ver o Panamá, o Oceano Atlântico, o Oceano Pacífico e a Costa Rica. Meu marido e meu cunhado já subiram, há quase 5 anos, e apesar de durííííssimo foi IRAAADO! Palavras do Ri: “você se sente no topo do mundo!” rs. Mas eles não deram muita sorte com o tempo, estava nublado e a vista não era “completa”. 🙁
A forma mais comum de subir é a pé! A distância total é de 27km, mas até a metade (entrada do parque) se faz se faz em um automóvel 4×4. O restante é de caminhada, em uma subida daqueeeelas. Mas nem pense em ir sem guia. É MUITO fácil se perder e ficar lá sozinho até alguém te resgatar. O horário indicado é começar a subida a meia-noite, pra chegar lá de manhã. Haja físico! Quem não tem muito preparo, desconsidere. Fale com a Boquete Safari.
Outra forma de chegar é com uma super camionete 4×4. Quem passa mal em estrada, também não pode ir. Fale com a Beyond Adventure Tours (a mesma empresa que fizemos o tour do café). Eles organizam as subidas em Jeep ou Chevy, saindo às 3h da manhã.
– Caminhadas
Coloque roupa de fazer esporte na mala porque é uma delícia fazer caminhada em Boquete (leeeeve! Não to falando de subir vulcão porque eu não aguento! hehehe). Saímos do hotel e passeamos pelo centrinho da cidade, tudo a pé. Com o clima ameno, fica fácil.
– Canopy (Zip Line)
3km de extensão e 12 diferentes cabos. Fale com a Boquete Outdoor Adventures.
– Piscinas naturais de águas quentes
Pertinho de Boquete existe um lugar onde há 4 piscinas de águas termais (de 38ºC a 46ºC). O lugar é simples, não há estrutura alguma, mas pra quem quer relaxar e ficar tranquilo na água quentinha (eu adoro água quente! hehe), deve valer a pena. Mas não fui!! Fale com a Beyond Adventure Tours.
– The Haven Spa
Muita gente vai pra Boquete e passa parte de um dia no spa, fazendo massagens e outros tratamentos (para os que subiram o vulcão, tem o “Sports Injury Massage” :)).
– Mirante
Quando você está chegando em Boquete, existe um Centro de Atenção ao Turista (casa amarela à sua direita, com uma placa do Café Kotowa) que tem um mirante com uma bonita vista da cidade, do vale e do Rio Caldera (apenas uma rápida passadinha).
– Bocas del Toro
Bocas del Toro, já no mar do Caribe, talvez seja a região de praia do Panamá mais conhecida mundo afora. Não fica pertíííssimo de Boquete mas é fácil de chegar. É comum as pessoas que estão em Boquete irem passar alguns dias em Bocas e vice-versa.
Você tem que dirigir 174km (aprox. 2h45) até Almirante e de lá pegar um taxi boat para Bocas del Toro. Existem também várias empresas que fazem o serviço de shuttle entre Boquete e Bocas. A Hola Panama Travel é a mais conhecida. Clique aqui para saber mais.
Fui pra lá há em janeiro/2014 e em abril/2015. Um lugar pitoresco. A estrutura é simples, bem “roots“… Mas tem hotéis legais com bangalôs sobre o mar e várias praias bonitas. Leia post aqui.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros. Já precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
***
Gostou de Boquete? O nome é engraçado (para nós, brasileiros) mas a cidade é uma gracinha e oferece diversas atividades diferentes. Nós ficamos 2 dias lá (chegamos no sábado às 14h e fomos embora na segunda-feira às 15h) e foi a duração ideal. O clima é ameno o ano todo, então não existe época ruim pra ir. Gostei!
Pra fechar o post, algumas fotos da cidadezinha e dos passeios que fizemos de carro.
Um beijo,
Lala Rebelo
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
↑ Voltar ao começo do post