Como vocês já devem ter percebido ao longo dos posts, quando viajo, COMO MUITO! Como, como, como (meu marido também!! hehehe) não porque sou uma esfomeada (um pouco…), mas porque, pra mim, uma das coisas que dizem MUITO sobre o destino é a sua CULINÁRIA. Não só o PRATO em si, mas toda a experiência em torno de uma refeição.
E ao longo de tantas viagens e comilanças, conheci lugares muuuuuuito legais. Então, decidi fazer essa lista dos 10 restaurantes mais originais que já apareceram aqui no blog. “Originais” não quer dizer que eles tenham sido os melhores do mundo, que as comidas eram as mais deliciosas, nem que os funcionários tenham sido os mais simpáticos… Com certeza, tem outros superiores no quesito “gastronomia”.
Sou publicitária (ou melhor, “marketeira” hehehe), e não há nada que me chame mais a atenção em um lugar do que o seu CONCEITO. A criatividade, o tema, a bizarrice, a decoração… Enfim, qualquer coisa que torne aquele lugar ÚNICO, super cool e memorável.
Vamos lá…
[nº 1]
ANDRÉS CARNE DE RÉS – Chía, Colômbia
Sem dúvidas, o Andrés Carne de Res é o restaurante mais LOUCO que já fui na vida. Que lugar bizarro (no bom sentido)!!! O dono/criador é um gênio. Hoje já existem algumas filiais, mas original mesmo é a unidade de Chía (30km de Bogotá), aberta em 1982. A comida é super gostosa (está na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina) e a decoração é uma atração a parte: lotado do chão ao teto (literalmente) com objetos espalhafatosos. Parece que tudo que via pela frente, Andrés pendurava em seu restaurante.
>> Clique aqui para ler post completo sobre Bogotá.
[nº 2]
LA GUARIDA – Havana, Cuba
O jantar no La Guarida foi um dos pontos mais altos da nossa viagem a Havana. Ao chegar no endereço: uma rua vazia e abandonada. Você até pensa que está no lugar errado… A entrada é por uma porta imensa e não existe “nada” do lado de dentro (uma mansão antiga e, aparentemente, abandonada – aquela cara de “Cuba parada no tempo” que todos esperam encontrar por lá). Ao chegar no terceiro andar, a confirmação de que você não errou de porta. Adorei o ambiente (cenário do filme Fresa y Chocolate) e principalmente AMEI a comida. Pratos impecáveis como frango ao mel e limão, cordeiro marinado com sumo de papaia e atum à cana-de-açúcar. Um restaurante para viajar no tempo…
>> Clique aqui para ler post completo sobre Havana, Cuba.
[nº 3]
BUDDAKAN – Nova York, Estados Unidos
Voltei de Nova York encantada por este restaurante e agora entendo o porquê de ser tão famoso. A decoração (e a comida, claro!) te deixa de boca aberta!! Já foi cenário de Sex and The City e de Gossip Girl, e fica em uma das regiões mais badaladas de NYC atualmente: Meatpacking District. O menu é asiático, com influência principalmente da culinária chinesa. Outra coisa legal é que você pode reservar sua mesa em lugares completamente diferentes uns dos outros (como “salinhas”). Nós sentamos na “Livraria” (library room).
O TAO também é outro restaurante suuuper bacana de NYC. Mas como seu “conceito” e menu são + ou – parecidos com o do Buddakan, decidi incluir nesta lista apenas o que gostei mais! 🙂
>> Clique aqui para ler post completo sobre Nova York.
[nº 4]
EL CIELO – Bogotá, Colômbia
Mais um colombiano na lista! El Cielo, do Chef Juan Manuel Barrientos, é um “restaurante de cozinha criativa (ou de autor) baseada nas raízes da cozinha colombiana, com uso de técnicas de cozinha tradicional e de vanguarda, e com o estudo da neurociência para criar experiências que estimulam os sentidos e despertam emoções.”
Prepare-se para viver uma EXPERIÊNCIA. E é esse de fato o nome do menu principal deste restaurante (são apenas 2: “the experience” e “the visitor”). Escolhi o primeiro, com 15 pratos.
E ENTRE os pratos, acontece de tudo: experiências sensoriais como leite de rosas nas mãos, nitrogênio líquido perfumado (um fumaceiro!!)… Muito divertido! Mas como disse, as “experiências sensoriais” são ENTRE pratos mesmo. Ou seja, a comida é comida de verdade (nada de salmão carvãozinho estilo Mago da Cozinha do Fantástico rs!). E muuuuuito gostosa (além de apresentações belíssimas). Comemos carne, porco, frango, peixe, camarão, sopa… De tudo! E + 3 sobremesas.
>> Clique aqui para ler post completo sobre Bogotá.
[nº 5]
GEORGES (Centre Georges Pompidou) – Paris, France
Está no último andar do Museu de Arte Moderna Georges Pompidou, o museu mais icônico que conheço (principalmente devido à arquitetura de seu edifício). Faz jus à sua localização e tem um design moderníssimo, estrambólico e original. As “paredes” da parte interna são T-O-D-A-S de vidro (mas há também uma parte ao ar livre, sem vidro algum), oferecendo vistas espetaculares de Paris, de onde se pode ver praticamente todos os monumentos da cidade. Não deixe de ir no por do sol… Ah, e você pode ir comer no Georges mesmo se não for ao museu! 😉
>> Clique aqui para ler post completo sobre Paris.
[nº 6]
THE SPICE ROUTE – Nova Delhi, Índia
Fica dentro do The Imperial Hotel e conta a “jornada dos temperos/especiarias” que passaram pela Índia, Sri Lanka, Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnam. Por todas as paredes existem várias representações visuais da arte e cultura que viajaram com os temperos por essas regiões, e tudo demorou 7 ANOS para ser totalmente pintado. Foi feito com tinta de vegetais e flores, por pintores trazidos diretamente de um templo (Guruvayur) com mais de 3.000 anos de tradição. O restaurante é dividido em 9 diferentes sessões, e cada uma retrata uma parte da jornada da vida.
Além da decoração, a comida (óbvio) também é super diferente! O menu é montado artisticamente pelo Chef Veena Arora, com uma combinação de frutos do mar, carnes (menos de vaca! hehehe) e muitos tipos de vegetais.
>> Clique aqui para ler post completo sobre Delhi & Agra, Índia.
[nº 7]
MUNDO BIZARRO – Curaçao
O Mundo Bizarro, que tem o prazer de estar nesta ilha maraaaa do Caribe, Curaçao (sou apaixonada por este lugar!!!), é um restaurante bem pequenininho e divertido. O nome não poderia ser outro… Adorei a decoração bagunçada e kitsch. Achei que seu conceito tem um certo “ar” de Andrés Carne de Rés, que é o nº 1 dessa lista (talvez um “mini-Andrés”?! hehehe). O menu de comida é bem variado, mas você também pode ir apenas para drinks no bar.
>> Clique aqui para ler post completo sobre Curaçao.
[nº 8]
THE FREMONT DINER – Sonoma, California, Estados Unidos
Este “restaurante” foi um mega achado na nossa viagem a Sonoma & Napa Valley, enquanto dirigíamos entre uma vinícola e outra. O ambiente informal e descolado e o conceito super criativo nos chamaram a atenção. A região do Napa é justamente conhecida por ter uma mega aglomeração de restaurantes requintados, elegantérrimos, entre os melhores do mundo. Mas este, nada tem a ver com isso. É uma lanchonete americana, com menu típico: waffles, panquecas, omeletes, burgers, batata frita, mac n’cheese, milk shakes e muito mais. Apesar de soar comum, nossos lanches estavam mais gostosos do que o normal! No local, também são vendidos produtinhos divertidos.
>> Clique aqui para ler post completo sobre Sonoma & Napa Valley.
[nº 9]
LA DIVA PIZZERIA – Cartagena, Colômbia
Super bem localizada no centro histórico de Cartagena (cidade murada), essa pizzaria, como boa parte dos ótimos restaurantes que indico aqui, foi um ACHADO. Creio que foi a primeira vez que estive uma pizzaria tão descolada, divertida e informal (geralmente são “italianonas”, tradicionais ou super elegantes – como morava em São Paulo, conheço beeeem de pizza hahaha). Não é só a decoração que é top, as pizzas também são deliciosas. O conceito do restaurante mescla bem o “cool” com ingredientes orgânicos, super puros, de alta qualidade.
>> Clique aqui para ler post completo sobre Cartagena das Índias.
[nº 10]
TANTALO KITCHEN & ROOFTOP BAR – Cidade do Panamá, Panamá
O Tantalo fica no Casco Viejo do Panamá, a zona colonial histórica. Por isso, está instalado em um casarão antigo (só por fora). Pois por dentro, a decoração é ultra moderna, diferentona e criativa. Servem “comfort food” (= comida simples e normal hehe) em pequenas porções, ideais para compartilhar. O restaurante fica no térreo, um hotel ocupa o 2º e 3º andar, e no último, no terraço (rooftop), está o BAR, que é o que está mais de moda hoje na capital panamenha. Do bar, um ambiente amplo e decorado com luzinhas, você tem uma vista linda dos prédios altões da cidade moderna em contraste com as casinhas coloniais.
>> Clique aqui para ler o post completo sobre Panama City.
***
E aí, gostou da lista? Ficou louco pra sair conhecendo novos restaurantes ao redor do mundo??? Espero que sim!!
Não se assuste que bares e restaurantes de cidades como Buenos Aires, São Paulo, Miami, Barcelona, Los Angeles e Bangkok (entre outras…) não apareceram na lista. Cooooom certeza, é justamente nessas cidades onde estão alguns dos estabelecimentos mais descolados do planeta!!! Mas, como ainda não tem post no blog sobre elas, as deixei para a próxima lista! 😉 Aguardem!!! hehehe.
E você? Conhece algum super restaurante bacana? Foi em algum lugar que ficou impressionado por ser tão original?
Beijos,
Lala Rebelo
(insta: @lalarebelo_travelblog)