Dicas de Buzios – Rio de Janeiro
Que tal viajarmos pelo Brasil? Nosso país lindo, que atrai turistas do mundo inteiro, sempre foi uma ótima opção de destino para nós brasileiros. E agora, com o dólar alto, melhor do que nunca, né?!
Para estreiar a sessão de posts nacionais aqui do blog, convidei a Nathalia Tosto, do blog Coisas Que Amamos para escrever o post de hoje. O destino escolhido é um verdadeiro paraíso: Búzios, no estado do Rio de Janeiro (eu ameeei quando fui! ♥). A Nathalia é carioca e frequentadora assídua do balneário desde muito pequena.
Nathalia, agora a palavra está com você! 🙂
“Tentei aqui separar as melhores dicas, sugestões e aquelas informações que só os locais são capazes de passar, sabem?! Assim terei certeza de que vocês vão aproveitar o melhor da cidade e sair de lá amando Búzios como eu amo.
*** HISTÓRICO ***
Armação dos Búzios, ou só Búzios, como é popularmente conhecida, é um balneário da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, que fica a aproximadamente 200km da capital. A península tem ~8km de extensão e 23 praias.
A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que visitou a cidade pela primeira vez em 1964. Hoje, ela é conhecida como a “Saint-Tropez brasileira” e recebe cada vez mais turistas do mundo inteiro que fazem questão de se encantar com as praias e o charme que fizeram com que Brigitte Bardot se encantasse com o local.
*** VOOS e ESTRADAS ***
Chegando no Rio de Janeiro – RJ (aeroporto Santos Dumont ou Galeão), a melhor opção é ir de carro do Rio para Búzios. A estrada é bem sinalizada e um bom GPS vai te ajudar a chegar na cidade em aproximadamente 2 horas.
Se você preferir, em Cabo Frio, cidade vizinha, há um pequeno aeroporto que recebe vôos de pequeno porte. Essa pode ser uma boa opção para você. Se estiver vindo da Argentina ou Uruguai, pode dar sorte de pegar um dos vôos que vai direto para Cabo Frio. De lá, pode pedir um transfer do seu hotel ou alugar um carro e dirigir por 30 minutos até Búzios.
Outra opção possível é ir de helicóptero. Há empresas no heliponto da Lagoa (no Rio) e no Santos Dumont que fazem o trajeto. Se escolher essa opção, prepare-se para desembolsar uma grana. Cada perna, dificilmente custa menos de R$500.
Por último, você pode optar por ir de ônibus. Essa é uma opção segura e confortável, mas ao mesmo tempo limitadora. A minha sugestão, sem dúvidas, seria o aluguel de carro.
Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e sempre funcionou perfeitamente. Pesquise aqui.
* Quando você aluga por esse link, eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada 🙂
*** HOTÉIS e POUSADAS ***
[Morro do Humaitá]
Ao lado da Orla Bardot. De lá é possível ir a pé para algumas praias e para a Rua das Pedras, além de ficar super próximo do ponto de taxi boat. Na minha opinião é o melhor lugar para se hospedar na cidade. Sugestões:
- Casas Brancas ($$$$$)
- Abracadabra ($$$$)
- Doce Mar ($)
[Geribá]
Boa opção para quem quer se jogar na praia dia e noite. É a praia mais famosa e animada da cidade. Sugestões:
- Pousada dos Gravatás ($$$$)
- Pousada Chez Pitu ($$)
- Pousada Marbella ($$$)
- Le Relais de La Borie ($$$$)
[Outros Locais]
- Villa Rasa Marina ($$$$) – Praia Rasa
- Pérola ($$$$) – Centro
- Insólito ($$$$$) – Ferradura
Quer viajar para uma praia linda no Brasil? Então acesse também:
E para quem quiser destino que não seja praia, acesse:
Comes e Bebes
- Bar do Zé: Na minha opinião, é um dos melhores restaurantes da cidade. Fica na Orla Bardot e é uma delícia. Faça reserva para garantir o lugar.
- Satyricon e Capricciosa: São clássicos da cidade. O primeiro é expert em frutos do mar, o segundo em pizzas. Todos muito deliciosos.
- Pátio Havana: O cubano é, sem dúvidas, o mais charmoso da cidade. Mas isso faz com que suas filas sejam enormes também. Chegue cedo e garanta seu lugar na varanda, com vista para o mar.
- Chez Michou: A creperia mais famosa da cidade. Vira point a noite. Lota de jovens e comer um simples crepe pode se tornar a maior diversão.
- BZ: Irmão do Bar do Zé. Também tem boas opções e é um pouco menos concorrido.
- Farinatta: De todos que eu indiquei esse é o único que não fica na Rua das Pedras ou Orla Bardot, ele fica na Praia de Geribá. Junto com o Bar do Zé, é um dos melhores de Búzios. Mas fique atento pois o restaurante é super escondidinho e pouquíssimo conhecido. Só aceitam os clientes que fizeram reserva. Ainda assim, vale muito a visita.
- Deck: Restaurante na parte baixa do Hotel Casas Brancas. Ele fica na Orla Bardot e é uma ótima opção para comer um sanduíche ou uma pizza enquanto vê o por do sol.
- Místico: Restaurante da Pousada Abracadabra, que fica no Morro do Humaitá. O local é novo e tem uma comida moderninha. Também é uma ótima opção para ver o por do sol e esticar num jantarzinho.
- Sollar do Danio Braga: Um dos restaurantes mais chiques da cidade. Boa opção para quem quer fazer uma comemoração especial enquanto experimenta uma excelente culinária. É dos mais carinhos.
- Restaurantes BBB*: Na rua paralela a Rua das Pedras você irá encontrar diversos restaurantes muito mais acessíveis que os disponíveis na Rua das Pedras. #ficaadica
*BBB = Bom, Bonito e Barato! 😀
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
*** PRAIAS ***
Isso é o que não falta na cidade. São 23 praias lindas, paradisíacas e deliciosas para serem visitadas.
- Geribá: É a mais famosa das praias devido ao seu grande número de frequentadores jovens. A praia é uma das primeiras do balneário e boa para a prática do surfe. O point é em frente ao Fishbone Café.
- Ferradura e Ferradurinha: Elas ficam “ao lado” de Geribá e quase não tem ondas, parecem uma lagoa. Ótimas para andar de banana boat, fazer SUP e relaxar.
[Dica: Estacionar nas praias é tarefa difícil durante a alta temporada. Prepare sua paciência para procurar uma vaga.]
- João Fernandes e João Fernandinho: São, para mim, as praias mais gostosas da cidade, mas infelizmente, são tomadas por aqueles barracões que cobram o consumo de um almoço para que você possa se alojar por ali. Ainda assim, vale muito a visita.
- Tartaruguinha: Essa é, pra mim, a praia mais bonita de todas. Tem esse nome, pois costumavam aparecer muitas tartarugas marinhas por ali. Os barraqueiros também cobram por cadeiras e barracas, mas há espaço para estender a canga na areia e ficar por ali se deliciando com o por do sol.
- Azeda e Azedinha: São lindas, mas são muito pequenas. Para chegar nelas é necessário fazer uma trilhazinha (quase sem esforço, juro!). Nessa praia não tem barraqueiros, apenas um barquinho atracado que vende algumas bebidas e alguns ambulantes.
- Brava: Como o nome diz ela não é das mais amigáveis. O mar é forte e o local é lotado de surfistas. O diferencial dela é que agora, tem um beach club por lá que permite que você alugue “camas” e cabanas para aproveitar o sol. O local é super bem frequentado mas é bem carinho passar o dia por alí.
- Olho de Boi: A praia para os amantes do naturismo. É a única praia de nudismo da cidade e o acesso é super complicado. A melhor opção é chegar de barco. Ah! Se você resolver se arriscar nessa praia, deixe suas roupas no barco. É terminantemente proibido usar roupas por lá!
*** PARA CONHECER ***
- Rua das Pedras: A rua mais famosa do Balneário abriga 90% dos restaurantes, lojas, boates e bares. O agito começa a partir das 20h e vai até o amanhecer. É o point noturno, mesmo para quem não tem intenção de comer ou ir para a balada, vale dar um pulinho por lá para ver o movimento. Esse é o maior termômetro da cidade, é fácil saber quando a cidade está cheia só olhando a movimentação da rua.
Dica: A rua é literalmente das pedras. Saltos altos normalmente causam problemas. Evitem usar esse tipo de calçado ao máximo.
- Orla Bardot: É quase uma continuação da Rua das Pedras. Muitos restaurantes estão localizados ali. É ai que fica também a famosa estátua da Brigitte Bardot que deu nome a essa rua.
- Mirante João Fernandes: Como o nome mesmo diz, fica próximo a praia de João Fernandes. Tem uma vista sensacional do balneário.
- Cabo Frio/Arraial do Cabo: Quem quiser conhecer outra cidade durante o período pode ir até Cabo Frio ou a Arraial. As cidades ficam a aproximadamente 30 e 50 minutos de carro de Búzios e também tem praias lindas.
*** CITY TOUR ***
Não acho que seja importante fazer, a cidade é pequena e você pode fazer isso alugando um buggy e visitando todas as praias e alguns pontos turísticos em um único dia.
Para os que ainda assim tem interesse em fazer um city tour pela cidade, na Orla Bardot tem uma empresa que oferece esse tipo de passeio naqueles ônibus abertos.
Dica: Não esqueça sua garrafinha de água. Dificilmente você vai encontrar algum lugar que venda durante o passeio.
Se for fazer por conta própria, alugue um buggy, uma moto ou um carro nas milhares de locadoras que você vai encontrar por lá e passeie sem destino. Lembre-se que Búzios é uma ponta e com um mapa na mão você não vai se perder.
*** VIDA NOTURNA ***
Para os que gostam de uma boa farra, foram ao lugar certo. A vida noturna de Búzios atinge todos os gostos. Boates como Pachá, Privilége e Zapata lotam nos feriados, e bares como o Anexo e o Capitains Bar recebem pessoas mais despojadas que querem tomar um bom drink ouvindo uma música. Mas fique ligado, pois quase todos os verões os points mudam e as festas se espalham pela cidade.
*** COMPRAS ***
O que não falta são opções de compras. Para quem sai do Rio, a surpresa é bem pequena, mas para os turistas, é uma delícia. A maioria das lojas se concentra no entorno da Rua das Pedras. É fácil encontrar lojas de biquíni como Salinas, Lenny e Bumbum. Além de lojas cariocas como Farm, Osklen, Animale, Checklist, Richards e Wolner.
O horário de funcionamento durante a alta temporada muda e as lojas funcionam das 11h às 1h da manhã.
*** OUTRAS DICAS ***
- Passeio de Escuna: É divertido, mas ficam super lotados se você for na alta temporada. Com um grupo grande ou com disposição para gastar um pouco mais, vale a pena alugar uma traineira/lancha no porto e fazer um passeio exclusivo.
- Taxi Boat: Não deixe de fazer pelo menos um percurso nele. É uma delícia e os preços são ótimos. Para não ter problemas, marque um horário de volta para o “taxista” te buscar na praia, ou fique com o telefone dele. O trecho mais curto, que é do porto até a praia da Azeda, custa R$10 por pessoa e leva uns 15 minutos no barquinho.
- Sanduíche Natural e Camarão: Por favor, evitem comer essas coisas na praia. Muitos casos de internação na cidade são por infecção. Não vale a pena o risco.
- Proteção: Use muito protetor solar e chapéu, o mar verdinho e a brisa podem te enganar. Dica: Não esqueça de levar e usar o repelente, principalmente em dias sem vento.
- Transporte: A cidade não oferece uma boa infra estrutura em termos de transporte. Os taxis cobram preços fixos por trechos (poucos usam o taxímetro), ônibus são poucos e as vans circulam naturalmente.
- Lei Seca: Não beba e dirija. Além de ser perigoso, você pode ser parado em uma das muitas blitz que são realizadas na cidade.
É isso, espero que vocês tenham gostado desse post e já estejam morrendo de vontade de conhecer a cidade. Se tiverem alguma dúvida sobre o assunto podem deixar aqui nos comentários que a Lala me avisa e eu venho responder para vocês.
Contato:
Site: www.coisasqueamamos.com
Instagram: @coisasqueamamos
Facebook: /blogcoisasqueamamos
E-mail: blogcoisasqueamamos@gmail.com
Nathalia, muito obrigada pela participação. Adorei o post e fiquei doida pra voltar pra Búzios e conhecê-la melhor com suas dicas de insider.
Beijos, Lala
*foto de capa: temporadalivre.com
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
↑ Voltar ao começo do post