Encontre aqui nesse post muitas dicas de Havana – saiba onde ficar (dicas dos melhores hotéis) e onde comer (os melhores restaurantes de Havana).
***
Ainda no assunto CUBA! Amo tanto esse país!! Falo meeeesmo, pois só tive boas experiências lá, todas as vezes que fui. E sabendo como o interesse em conhecer a ilha está cada vez maior (nunca vi tanta gente querendo ir!!), resolvi fazer um post bem prático para quem vai em breve para Havana e está buscando opções de hospedagem e os melhores bares e restaurantes da cidade.
Aliás, se você tem vontade de conhecer Cuba para viver uma “experiência nostálgica”, para fazer uma viagem no tempo e conhecer um verdadeiro museu a céu aberto, vá logo! Pois as coisas estão mudando… E bem rapidamente!
- Para dicas completas de Havana, com roteiros para cada dia (passeios, museus, monumentos, guias etc.), leia este post aqui.
- Para dicas de Varadero, a praia mais linda e mais perto de Havana, e o azul mais turquesa do Caribe, leia este post aqui.
Aqui vão minhas sugestões e minha sincera opinião:
[HOTÉIS – Onde se hospedar em Havana – Cuba]
Dica principal de hospedagem: fique em Habana Vieja (no centrinho mesmo). Quanto mais próximo do Paseo del Prado/Paseo de Martí, melhor! Se você ficar afastado, vai ter que pegar tuc-tuc ou taxi pra iniciar cada dia de turismo… E o mais legal de Havana é sair a pé cedinho, bater perna atééé, e voltar andando pro hotel no fim do dia! 😉
Provavelmente, a melhor opção de hospedagem em Habana Vieja. Muito bem localizado em pleno Paseo del Prado, com uma super vista do Capitólio. Além da localização, o hotel possui uma baita infra-estrutura, com linda piscina no topo, café da manhã recheado, serviço de primeira, quartos antigos porém muito bonitos e internet boa e grátis em todo o hotel (coisas ainda raras em Cuba). Diárias a partir de 170 euros. Creio que é o melhor hotel de Havana. Reserve aqui.
Este foi o hotel em que ficamos hospedados na 1ª vez que fomos a Cuba e recomendo muito. Fica no Paseo del Prado, principal avenida de Habana Vieja, vizinho de “parede” do Gran Teatro de Habana e do Capitólio. O hotel é MUITO antigo (1875), porém muito conservado. Tem aquele tipo de decoração que o faz parecer um hotel de luxo que ficou parado no tempo. Eu, particularmente, gosto de viajar e vivenciar coisas bem “características” de cada lugar. E este hotel é exatamente a imagem que eu tinha de uma Havana do passado. Diárias a partir de 63 euros.
Tão bem localizado como o Hotel Inglaterra (são vizinhos!), no Paseo del Prado. Achei bem lindinho. Por fora, é bem “característico” de Havana, mas por dentro, está tão reformado que perdeu algo da “essência” – achei moderninho demais. Mesmo assim, é uma EXCELENTE opção, tanto em nível de hotel, como em preço e como em localização.Diárias a partir de 63 euros. Reserve aqui.
Este é um hotel bandeira Mercure (rede Accor). Um hotel tradicional em Havana (até Al Capone já se hospedou lá! rs), de arquitetura belíssima. Também muito bem localizado, próximo ao Paseo del Prado (em uma rua lateral chamada Trocadero). Tem piscina (no térreo) e um restaurante bem recomendado no último andar. Diárias a partir de 90 euros. Um dos melhores e mais elegantes de Havana. Reserve aqui.
Excelente opção para quem está procurando um hotel mais econômico, mas ainda assim com certo charme, em um casarão tradicional, bem localizado, no centro histórico. Pagamos 70 euros reservando de última hora. Mas acredito que, com antecedência, seja mais barato. Se for mais que 70, melhor ficar com alguma das opções acima ou abaixo, heim?! 😉
O recepcionista foi super atencioso, e como iríamos fazer check-out muito cedo, antes do horário do café da manhã incluído, preparou sanduíches para nós. Tem um rooftop com bonita vista do Castillo San Salvador de La Punta. Reserve aqui.
6. Casa Particular Fefita y Luis
Ótima opção para quem quer conhecer uma família cubana e seu modo de viver. E de quebra, ainda estar super bem localizado no Paseo del Prado, com uma linda vista, e ainda pagando pouco (cerca de 40 dólares para o casal, com café incluído).
Eu, sinceramente, sempre preferi ficar em hotéis, já que em Havana custam pouco e me fazem sentir muito mais a vontade. Mas há quem seja louco por esse tipo de hospedagem. Vários amigos já ficaram na Casa da Fefita e do Luis. Aqui vão os depoimentos deles:
“É um apartamento pequeno, mas arrumadinho e charmoso, bem na esquina do Paseo Prado com o Malecón, com uma BAITA VISTA, e a 5 minutos andando de Havana Vieja. Recomendo muito.” – Igor Machado
“Quando pensamos em ir para Havana, a primeira coisa que decidimos era que ficaríamos em uma hospedagem familiar. Por indicação de amigos, combinamos de ficar na casa da Fefita e Luis, um casal super simpático! O apartamento é muito bem localizado e tem 2 suítes para turistas. Como em Cuba tudo e muito escasso, nos assustamos um pouco com a falta de higiene, mas todo o resto foi ótimo. De manhã, era servido um belo café da manhã na varanda e ouvimos muita histórias e pegamos dicas para a viagem.” – Ana Luisa Moraes
Reserve falando diretamente com os donos (fefita_luis@yahoo.com / tel: +53 7 867 6433).
Gente, dica extra: para quem quiser ficar em uma casinha ou apartamento em Cuba, o que não falta é opção INCRÍVEL no AirBnB. Dei uma fuçadinha aqui e estou chocaaaada! rsrs. Muita coisa bacana!!
Igor e Aninha, muito obrigada pelos depoimentos e fotos! 🙂
Achei esse hotel um chaaaaarme. O Santa Isabel é um hotel boutique gracinha que fica em uma área diferente dos outros hotéis acima, mas também em Habana Vieja, super bem localizado, em uma praça histórica e turística, a Plaza de Armas. Diárias a partir de 110 euros. Reserve aqui.
Coloquei o Hotel Nacional na lista porque SEMPRE me perguntam dele, afinal, é o mais famoso e o mais turístico de Havana. É onde ficavam todas as personalidades americanas, antes da Revolução. Mas, sinceramente, eu não recomendo a hospedagem lá, já que é afastado do centro antigo.
Não é looonge, mas não dá pra ir a pé. Só de taxi ou tuc-tuc. Os quartos mais econômicos não são muito bonitos… São bem simples e pequenos. O que é lindo mesmo neste hotel é o edifício em si. A fachada, o jardim e a vista são maravilhosos. E você pode conhecer isso tudo sem se hospedar lá. A parte comum do hotel é aberta para turistas! 😉
[BARES E RESTAURANTES – Onde comer em Havana – Cuba]
e tomar ótimos drinks, claro!
1. La Bodeguita del Medio
Este é um clássico de Havana, o mais famoso e turístico, porém imperdível. É onde Ernest Hemingway costumava tomar seus mojitos. Também, não é pra menos: La Bodeguita del Medio tem o melhor MOJITO de Cuba. A área do bar é BEEEM cheia e apertadinha. Não deixe de ir comer no restaurante que está mais atrás (e não ficar apenas na área do bar). O prato de moros y cristianos (arroz e feijão misturado) con ropa vieja (carne de panela desfiada) de lá é uma delícia. E o lugar tem TODAS as paredes rabiscadas por turistas. Encontre um espacinho e deixe sua marca por lá!
2. El Floridita
Outro clássico de Havana, que com certeza está na lista de qualquer turista que visita o país. Apelidado de La Cuna del Daiquiri, é conhecido por fazer o melhor DAIQUIRI do país (bebida feita com rum, suco de limão e açúcar – adoooro! Pra mim, melhor do que mojito!), e também era um dos bares queridinhos do escritor Ernest Hemingway. O lugar tem aquele estilão cubano (o tal do luxo decadente – tipo Hotel Inglaterra) e um ambiente bem agradável, geralmente com música ao vivo (e ar condicionado!!). Além de bar, é também restaurante. Parada obrigatória na sua visita a Havana.
Engraçado que encontramos o Zé de Abreu em Cuba, e do nada também o encontramos no meio da rua de SIEM REAP, no CAMBOJA! Veja a foto aqui neste post. Que coincidência! hahaha.
3. La Guarida
Pra mim, o jantar no La Guarida é um dos pontos mais altos de uma viagem a Havana. Que lugar FANTÁSTICO! Ao chegar no endereço do restaurante, uma rua vazia e abandonada, você pensa que está no lugar errado. A entrada é por uma porta imensa e não existe “nada” do lado de dentro (uma mansão antiga e, aparentemente, abandonada). Ao chegar no terceiro andar, a confirmação de que você não errou de porta. Adorei o ambiente (cenário do filme Fresa y Chocolate) e principalmente AMEI a comida.
Pratos impecáveis como: frango ao mel e limão, cordeiro marinado com sumo de papaia e atum à cana-de-açúcar. Peça uma mesinha no pequeno terraço pra ter uma experiência ainda mais incrível. A reserva deve ser feita com bastante antecedência pelo site (clique aqui) ou escrevendo diretamente para o restaurante (email: paladar@laguarida.com).
(atualização)
Agora há um rooftop no La Guarida, mais moderninho, que funciona como bar. Muuuuuito bacana! Anda ainda mais cheio, por isso, recomendo que RESERVE coooom certeza!! 🙂
4. Nazdarovie
Conhecemos este restaurante na última vez que fomos a Havana (foi inaugurado em 2014) e é IMPERDÍVEL principalmente pela VISTA maravilhooooosa do Malecón, da cidade e do Castillo de San Salvador de La Punta. Se for no horário do por do sol, prepare-se para assistir a um espetáculo de camarote.
Sim, como você deve ter imaginado, trata-se de um restaurante SOVIÉTICO! Para celebrar a amizade entre URSS e Cuba nos anos passados (há muitos cubanos que viveram na Rússia, e muitos russos vivendo em Havana). Um ambiente super nostálgico, porém elegante.
Nazdarovie significa “saúde!”, um brinde… Uma espécie de “tim tim!!” russo. Reserve com antecedência pelo telefone +53 7 8602947 para conseguir uma mesa no terraço, de preferência uma dessas em que estou nas fotos abaixo, DE FRENTE para o Malecón. O menu é todo de especialidades russas. Não deixe de provar o STROGONOFF original (strogAnoff na verdade), com carne de porco e muito cogumelo, e claro, coquetéis feitos com vodka! Veja menu aqui.
5. El Patio (Plaza de La Catedral)
Na praça onde está a Catedral de San Cristóbal (linda!), pertinho da Bodeguita del Medio (Calle Empedrado) existem alguns restaurantes bem legais. Um deles é o El Patio, com visual bacana, ambiente gostoso ao ar livre, e às vezes, música ao vivo. Antes, era permitido colocar as mesinhas no meio da praça. Agora, não mais. Mesmo assim, vale apena almoçar ou jantar por lá! Não precisa de reserva.
(atualização)
Infelizmente, os restaurantes não colocam mais mesinhas no meio da praça, mas o ambiente continua delicioso, principalmente a noite!!!
6. El Templete
Muita gente que vai ao El Templete sai falando que é a melhor comida de Havana! Sua especialidade é frutos do mar/peixes, feitos com perfeição. Reserve com antecedência para conseguir uma mesinha na varanda, que é muito mais agradável. Telefone: +53 7 866 8807.
- Esto No Es Un Café
Endereço: San Ignacio No. 58 A e/ O’Reilly y Empedrado. Callejón del Chorro, Plaza de la Catedral
“Uma lindeza de restaurante, bem próximo ao La Bodeguita del Medio.” – comentário da leitora Ana Paula Guimarães.
Pelas fotos, achei mesmo muito fofo! E adoreeeei o trocadilho do nome/desenho no logo com o quadro de Magritte “Ceci n’est pas une pipe”. Quero conhecê-lo na próxima ida a Havana.
Veja no mapa abaixo a localização de todos os hotéis e restaurantes citados aqui no post. Os pins azuis são os hotéis e os pins amarelos são os restaurantes! 🙂
Pronto… Hotel escolhido e restaurantes anotados? Então… Hora de ir para La Habana! Para dicas mais completas de roteiros, vôos, vistos, museus, transportes e tudo o que você precisa saber para aproveitar cuba ao máximo, clique aqui.
Bom, como vocês devem imaginar, CUBA ESTÁ EXPLODINDO!! A cada dia surgem novos restaurantes, bares, opções de hospedagem… Quero manter este post seeempre atualizado! Se você foi ao país recentemente e tem alguma descoberta bacana, ou qualquer atualização, deixe aqui nos comentários. Adicionarei ao post 🙂
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
*** PASSAGENS AÉREAS ***
Uso o site da eDestinos para pesquisar e comprar passagens aéreas e gosto bastante! O site é cheio de ofertas para vários destinos. Clique aqui para acessar.
Beijos,
Lala Rebelo
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
Comes e Bebes
<div class=”separa”><span> BARES e RESTAURANTES – Onde comer e beber </span></div>
Este é um clássico de Havana, o mais famoso e turístico, porém imperdível. É onde Ernest Hemingway costumava tomar seus mojitos. Também, não é pra menos: La Bodeguita del Medio tem o melhor MOJITO de Cuba. A área do bar é BEEEM cheia e apertadinha. Portanto, não deixe de ir comer no restaurante que está mais atrás (e não ficar apenas na área do bar). O prato de moros y cristianos (arroz e feijão misturado) con ropa vieja (carne de panela desfiada) de lá é uma delícia. E o lugar tem TODAS as paredes rabiscadas por turistas. Encontre um espacinho e deixe sua marca por lá!
2. El Floridita
Outro clássico de Havana, que com certeza está na lista de qualquer turista que visita o país. Apelidado de La Cuna del Daiquiri, é conhecido por fazer o melhor DAIQUIRI do país (bebida feita com rum, suco de limão e açúcar – adoooro! Pra mim, melhor do que mojito!), e também era um dos bares queridinhos do escritor Ernest Hemingway. O lugar tem aquele estilão cubano (o tal do luxo decadente – tipo Hotel Inglaterra) e um ambiente bem agradável, geralmente com música ao vivo (e ar condicionado!!). Além de bar, é também restaurante. Parada obrigatória na sua visita a Havana.
Engraçado que encontramos o Zé de Abreu em Cuba, e do nada também o encontramos no meio da rua de SIEM REAP, no CAMBOJA! Veja a foto aqui neste post. Que coincidência! hahaha.
3. La Guarida
Pra mim, o jantar no La Guarida é um dos pontos mais altos de uma viagem a Havana. Que lugar FANTÁSTICO! Ao chegar no endereço do restaurante, uma rua vazia e abandonada, você pensa que está no lugar errado. A entrada é por uma porta imensa e não existe “nada” do lado de dentro (uma mansão antiga e, aparentemente, abandonada). Ao chegar no terceiro andar, a confirmação de que você não errou de porta. Adorei o ambiente (cenário do filme Fresa y Chocolate) e principalmente AMEI a comida. Pratos impecáveis como: frango ao mel e limão, cordeiro marinado com sumo de papaia e atum à cana-de-açúcar. Peça uma mesinha no pequeno terraço pra ter uma experiência ainda mais incrível. A reserva deve ser feita com bastante antecedência pelo site (clique aqui) ou escrevendo diretamente para o restaurante (email: paladar@laguarida.com).
(atualização em 30/11/15)
Agora há um rooftop no La Guarida, mais moderninho, que funciona como bar. Muuuuuito bacana! Anda ainda mais cheio, por isso, recomendo que RESERVE coooom certeza!! 🙂
4. Nazdarovie
Conhecemos este restaurante na última vez que fomos a Havana (foi inaugurado em 2014) e é IMPERDÍVEL principalmente pela VISTA maravilhooooosa do Malecón, da cidade e do Castillo de San Salvador de La Punta. Se for no horário do por do sol, prepare-se para assistir a um espetáculo de camarote. Sim, como você deve ter imaginado, trata-se de um restaurante SOVIÉTICO! Para celebrar a amizade entre URSS e Cuba nos anos passados (há muitos cubanos que viveram na Rússia, e muitos russos vivendo em Havana). Um ambiente super nostálgico, porém elegante. Nazdarovie significa “saúde!”, um brinde… Uma espécie de “tim tim!!” russo. Reserve com antecedência pelo telefone +53 7 8602947 para conseguir uma mesa no terraço, de preferência uma dessas em que estou nas fotos abaixo, DE FRENTE para o Malecón. O menu é todo de especialidades russas. Não deixe de provar o STROGONOFF original (strogAnoff na verdade), com carne de porco e muito cogumelo, e claro, coquetéis feitos com vodka! Veja menu aqui.
5. El Patio (Plaza de La Catedral)
Na praça onde está a Catedral de San Cristóbal (linda!), pertinho da Bodeguita del Medio (Calle Empedrado) existem alguns restaurantes bem legais. Um deles é o El Patio, com visual bacana, ambiente gostoso ao ar livre, e às vezes, música ao vivo. Antes, era permitido colocar as mesinhas no meio da praça. Agora, não mais. Mesmo assim, vale apena almoçar ou jantar por lá! Não precisa de reserva.
(atualização em 30/11/15)
Infelizmente, os restaurantes não colocam mais mesinhas no meio da praça, mas o ambiente continua delicioso, principalmente a noite!!!
6. El Templete
Muita gente que vai ao El Templete sai falando que é a melhor comida de Havana! Sua especialidade é frutos do mar/peixes, feitos com perfeição. Reserve com antecedência para conseguir uma mesinha na varanda, que é muito mais agradável. Telefone: +53 7 866 8807.
Dica da leitora Ana Paula Guimarães:
- Esto No Es Un Café
Endereço: San Ignacio No. 58 A e/ O’Reilly y Empedrado. Callejón del Chorro, Plaza de la Catedral
“Uma lindeza de restaurante, bem próximo ao La Bodeguita del Medio.”. Pelas fotos, achei mesmo muito fofo! E adoreeeei o trocadilho do nome/desenho no logo com o quadro de Magritte “Ceci n’est pas une pipe”. Quero conhecê-lo na próxima ida a Havana.
Veja no mapa abaixo a localização de todos os hotéis e restaurantes citados aqui no post. Os pins azuis são os hotéis e os pins amarelos são os restaurantes! 🙂
<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/embed?mid=zEUGcK52gYEY.k0zFoVEXwF4Q” width=”680″ height=”480″></iframe>
Pronto… Hotel escolhido e restaurantes anotados? Então… Hora de ir para La Habana! Para dicas mais completas de roteiros, vôos, vistos, museus, transportes e tudo o que você precisa saber para aproveitar cuba ao máximo, clique aqui.
Bom, como vocês devem imaginar, CUBA ESTÁ EXPLODINDO!! A cada dia surgem novos restaurantes, bares, opções de hospedagem… Quero manter este post seeempre atualizado! Se você foi ao país recentemente e tem alguma descoberta bacana, ou qualquer atualização, deixe aqui nos comentários. Adicionarei ao post 🙂
<div class=”separa”><span> ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL </span></div>
Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Beijos,
Lala Rebelo
(siga minhas viagens em tempo real pelo Instagram – @lalarebelo_travelblog)
↑ Voltar ao começo do post